Chá de Centella Asiática – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 25/05/2020

Saiba para que serve o chá de Centella Asiática e aprenda como fazer para aproveitar ao máximos todos os benefícios desta bebida milenar.

Considerada a “erva da longevidade”, a Centella Asiática, que também é conhecida como gotu kola, é um item essencial da medicina tradicional chinesa, ayurvédica e da Indonésia.

Trata-se de uma planta perene nativa das áreas úmidas tropicais do sudeste da Ásia onde é um dos vegetais de folhas verdes mais usados.

Várias pesquisas foram realizadas para entender todos os benefícios da Centella Asiática e alguns estudos parecem concordar com o que os profissionais afirmam a seu respeito.

Profissionais da medicina tradicional afirmam que a Centella Asiática tem o poder de curar problemas de pele, aumentar a capacidade cerebral e promover a saúde do fígado e dos rins.

O que faz com que o chá ou seu suplemento se torne cada vez mais popular é que há indícios de que a Centella Asiática ajuda a emagrecer. Vamos ver para que serve e como fazer o chá de Centella Asiática a seguir.

Composição nutricional

A Centella Asiática geralmente é uma fonte rica de minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio além de vitaminas, incluindo as vitaminas K, C, E e muitas das vitaminas do complexo B.

Essa planta também fornece uma variedade de fitonutrientes incluindo luteínas, P-caroteno, zeaxantina e neoxantina que protegem as células humanas de lesões oculares causadas por problemas relacionados à idade, entre muitos outros efeitos.

Seus macronutrientes são principalmente proteínas, fibras e carboidratos, porém em pequenas quantidades, sendo 2,4% de proteínas, 6,7% de carboidratos e 0,2% de gordura.

Foi relatado que ela contém cerca de 87,7% de umidade, 5,4% de fibra alimentar insolúvel e 0,49% de fibra alimentar solúvel. Entre 17,0 mg / 100 g de fósforo, 14,9 mg / 100 g de ferro e 107,8 mg de sódio.

O total de calorias em 100 g de Centella Asiática é de 37,0 kcal. Em geral, ela contém uma alta concentração de potássio (345 mg) e cálcio (171 mg).

Entre suas vitaminas, estão a vitamina C (48,5 mg / 100 g), B1 (0,09 mg / 100 g), B2 (0,19 mg / 100 g), niacina (0,1 mg / 100 g), caroteno (2649 pg / 100 g) e vitamina A (442 pg / 100 g).

A Centella Asiátia também contém outros elementos como: fósforo, sódio, zinco, antioxidantes, flavonóides, esteróis, aminoácidos, gordurosos ácidos, alcalóides, esteróis e triterpenóides ou saponinas, como asiaticosídeo, madecassosídeo e ácido madasiático.

Benefícios do chá de Centella Asiática

Se você está se perguntando para que serve o chá de Centella Asiática, veja agora quais são os seus benefícios.

1. Tônico para o fígado e desintoxicação

Um dos vários benefícios do chá de Centella Asiática é que ele pode servir como um tônico para o fígado ao fornecer proteção e trazer alívio para esse órgão.

Diz-se que este chá pode ajudar a estimular a função hepática e servir como uma forma de tratamento para doenças hepáticas, como cirrose, hepatite viral ou icterícia.

Ao estimular a função hepática, ele pode ajudar a desintoxicar o corpo inteiro e servir como um chá de desintoxicação. Veja outras opções de chá para o fígado que também podem ser úteis.

2. Tônico Mental

Diz-se que esta bebida melhora a circulação ajudando a fornecer oxigênio ao cérebro, e por isso te ajuda a pensar melhor, obter maior concentração e a se concentrar por períodos mais longos.

Diz-se que este chá pode ajudar a nutrir e revitalizar o cérebro, limpando-o de toxinas e funcionando como um tônico mental, além de ajudar a lidar com a fadiga cerebral aumentando seu estado de alerta, inteligência e função cognitiva ao longo do tempo.

Pode ser por isso que esta erva é frequentemente chamada de “erva da iluminação”.

Beber o chá de Centella Asiática também pode melhorar e aguçar a memória. Acredita-se que isso é especialmente benéfico para as pessoas que estão com problemas de aprendizagem e têm dificuldade em armazenar conhecimento.

Novos estudos estão sendo feitos para verificar a possibilidade de o chá ajudar a retardar os efeitos de distúrbios como a doença de Alzheimer e a demência.

Acredita-se que os antioxidantes presentes neste chá possam proteger as pessoas contra os radicais livres responsáveis por causar danos oxidativos no cérebro.

Por estimular as vias neurais, ele também pode ajudar a manter o cérebro mais jovem, retardando os efeitos da velhice e estimulando as vias associadas à memória de longo prazo.

3. Impulsiona o sistema imunológico e ajuda a prevenir resfriados

O chá de Centella Asiática pode prevenir resfriados devido à sua capacidade de estimular o sistema imunológico e, assim, ajudar a combater e prevenir infecções ou inflamações.

A Centella Asiática é considerada antibacteriana, antimicrobiana e antiviral.

Ela pode ajudar a prevenir graves danos causados ​​por inflamação crônica ao fornecer para o corpo os antioxidantes necessários para criar defesas no nível celular, protegendo assim órgãos e sistemas vitais do corpo.

Diz-se que este chá ajuda o corpo a expulsar os agentes tóxicos que são a causa de várias doenças. Se você tiver febre, sua atividade anti-inflamatória pode ajudar o seu corpo a esfriar e aliviar a congestão.

Também pode ser usado como gargarejo para combater a dor de garganta ou outros sintomas associados à amigdalite.

Outro benefício de beber este chá anti-inflamatório é o potencial para reduzir a dor nas articulações.

O chá de Centella Asiática acalma a inflamação, promove a circulação de fluidos e evita a degeneração da cartilagem. Tomar este chá pode ajudar a reduzir a dor relacionada à artrite e reumatismo.

4. Tônico do coração

Diz-se que o chá de Centella Asiática estimula a circulação, além de limpar o sangue de toxinas prejudiciais e fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

Isso pode ser benéfico para o coração, já que pode prevenir perigosos coágulos sanguíneos e também para outros órgãos, pois o sangue fornece oxigênio que é essencial para todos os órgãos vitais.

Outro benefício deste chá é que ele pode impedir o aparecimento de varizes, já que erva tem a capacidade de aumentar a elasticidade das veias diminuindo o risco de hemorragia.

O aumento do fluxo sanguíneo também impede que as pernas e os tornozelos inchem ou se sintam dormentes.

Beber este chá pode ajudar a regular a pressão sanguínea e reduzir o risco de hipertensão, mas você deve conversar com seu médico, pois este chá não deve ser tomado por longos períodos de tempo.

Essa infusão de ervas pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim) e também os triglicerídeos, dois elementos responsáveis ​​por doenças cardíacas e derrames.

Se você está sofrendo de anemia, este chá também pode ser benéfico para você, pois é rico em ferro, entre outros elementos.

5. Combate a infecções urinárias

Como trata-se de um chá diurético, você pode sentir uma necessidade maior e mais frequente de urinar.

Isso pode ser útil não apenas para ajudar a reduzir a retenção de líquidos em excesso no corpo, mas também para lidar com outros problemas urinários.

Sua ação anti-inflamatória pode ajudar a tratar infecções do trato urinário limpando a bexiga e os rins de toxinas prejudiciais.

6. Chá calmante

Apesar de também ser conhecida como gotu kola, esta erva não tem relação alguma com as ervas de cola com cafeína e, na realidade, tem um efeito calmante e sedativo.

O chá de Centella Asiática não contém absolutamente nenhuma cafeína, mas contém elementos que são benéficos para equilibrar um sistema nervoso estressado.

Diz-se que beber este chá ajuda a superar o estresse e a exaustão e que ele pode ser bom para os nervos e a fadiga, promovendo relaxamento e restaurando energia.

Se você sofre de insônia, beber uma xícara deste chá pode ajudar a acalmar sua mente e permitir que você durma melhor.

Ele pode servir como um tônico para os nervos, tratando, fortalecendo e estimulando o sistema nervoso e permite que você responda melhor a situações de irritação e ansiedade. Acredita-se também que diminui a frequência e a gravidade de seus ataques de pânico, possivelmente impedindo um colapso nervoso.

Aproveite para conhecer outras opções de chá calmante se esse é um problema que você vem enfrentando no dia a dia.

7. Efeito rejuvenescedor para o cérebro

Este chá pode ajudar a rejuvenescer o cérebro e talvez em certos casos ajudar a melhorar a saúde cerebral como por exemplo, doença de Alzheimer, TDAH e, convulsões epilépticas.

Ele também pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão ou outros distúrbios psiquiátricos, mas você nunca deve tentar tratar a depressão por conta própria.

Procure o conselho do seu médico sobre o uso deste chá como tratamento complementar.

8. Chá digestivo

Quando você sofre de indigestão e dores de estômago, tomar uma xícara deste chá pode ser uma boa ideia, já que acredita-se que ele acalma o estômago e o sistema nervoso, trazendo uma sensação geral de alívio calmante.

O chá de Centella Asiática pode ajudar a fortalecer o revestimento interno do estômago, reduzindo assim o desconforto e outras formas de distúrbios estomacais que podem ser causadas ​​por bactérias nocivas.

Outra maneira pela qual este chá pode ajudar o estômago é ajudando a tratar e prevenir úlceras no estômago. Ele pode reduzir o tamanho das úlceras gástricas e fornecer a barreira necessária contra futuras lesões.

Obviamente, o tratamento de úlceras deve ser associado à dieta apropriada e limitar o consumo de bebidas alcoólicas durante esse período.

Beber este chá também é considerado saudável para o intestino, pois pode aumentar suas defesas antibacterianas e anti-inflamatórias, tratar a diarreia e aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

9. Prevenção da diabetes

Dizem que beber chá de Centella Asiática pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e, portanto, pode ser usado como uma forma de prevenção de doenças diabéticas.

No entanto, se você sofre de diabetes, este chá não deve ser usado no lugar de sua medicação habitual. Verifique com o seu médico se este chá realmente pode servir como um complemento ao seu tratamento.

10. Equilíbrio hormonal

Esta bebida também pode trazer equilíbrio para a produção de hormônios no fígado e por isso algumas pessoas acreditam que ela serve como um afrodisíaco, pois pode estimular a produção hormonal e proporcionar um aumento nos níveis de energia.

O chá de Centella Asiática também pode ajudar a regular os ciclos menstruais.

Essa ação estimulante do útero pode ter sido usada como uma forma de controle de natalidade, mas é sempre melhor procurar aconselhamento profissional e pedir a um médico que prescreva o controle de natalidade adequado para você.

11. Pode ajudar a combater o câncer

Estudos estão sendo feitos para entender melhor os seus efeitos sob o câncer, já que acredita-se que ele possa ser usado por pacientes submetidos a quimioterapia ou radioterapia porque reduz a toxicidade envolvida nessas formas de tratamento.

São necessárias mais pesquisas científicas, mas a Centella Asiática talvez possa ser usada como uma maneira de interromper o crescimento e a disseminação de alguns tipos de tumores.

12. Combate à celulite

Um dos motivos para que serve e é muito utilizado o chá de Centella Asiática é para reduzir a celulite.

Sua ação diurética ajuda a reduzir o excesso de líquidos acumulados nos tecidos, limpando a pele e reparando os tecidos danificados.

Ele também contém triterpenos que são essenciais para a construção de colágeno, que por sua vez ajuda a reduzir a celulite.

Quando aplicada à pele, essa infusão de ervas ajuda a estimular a circulação e a tratar qualquer inflamação oculta ao mesmo tempo em que repara as células da pele.

Benefícios externos

  • A aplicação do chá de Centella Asiático – quando fresco – na pele pode ajudar a aliviar a dor e acelerar a cicatrização de feridas, pequenas queimaduras e lesões.
  • Essa infusão também pode ajudar a limpar e curar pequenos cortes evitando a infecção.
  • Ele pode ajudar a manter a pele úmida e hidratada, evitando também cicatrizes, rugas, estrias ou outros sinais de envelhecimento prematuro.
  • A aplicação tópica deste chá pode acelerar o tempo de recuperação da pele queimada pelo sol.
  • Este chá de ervas também pode ajudar a combater certas formas de doenças de pele, como eczema e psoríase, mas teste-o primeiro em um pequeno pedaço da pele para garantir que não cause mais irritação ou inflamação.
  • Ainda são necessários mais estudos, mas pode haver alguma promessa para este chá em relação a promover o crescimento saudável e prevenir a perda de cabelo estimulando o fluxo sanguíneo no couro cabeludo.

Como fazer

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de ervas secas de Centella Asiática para cada xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva uma xícara de água, desligue o fogo, coloque as folhas, tampe e deixe-as infundidas por 10 minutos. Em seguida, coe e ele já está pronto.

Você pode bebê-lo quente ou frio, mas para aplicá-lo na pele, nunca use o chá quente.

Antes de fazer qualquer alteração em sua dieta ou usar o chá de Centella Asiática para tratar qualquer condição de saúde, fale sempre com o seu médico.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia alguns dos benefícios do chá de Centella Asiática para a saúde? Pretende experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário