Chá de hibisco

Chá de Hibisco Emagrece Mesmo?

O hibisco é conhecido pelas suas belas flores. Seu nome científico é Hibiscus Sabdariffa e originou-se no norte da África e no sudeste da Ásia, mas já é possível encontrá-lo em muitos outros lugares. Pessoas do mundo todo usam várias partes da planta como alimento e remédio.

O chá de hibisco é preparado fervendo particularmente a flor, que é conhecida como “Roselle” em alguns lugares. Algumas das características marcantes são sua cor vermelha e seu sabor amargo. Por esse motivo, costuma ser chamado de chá azedo e muitos afirmam que seu sabor é semelhante ao cranberry.

O chá de hibisco é facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, supermercados, zonas cerealistas e até pela internet. Ele pode ser consumido quente ou frio, além de ter poucas calorias e ser livre de cafeína.

Ele se tornou popular devido aos benefícios que ele traz para a saúde, mas muitas pessoas o consomem porque acreditam que o chá de hibisco emagrece. Mas será verdade mesmo? Confira esta e outras informações abaixo.

Chá de hibisco emagrece mesmo?

O chá de hibisco pode fornecer alguns benefícios durante a perda de peso. Ele contém muitos nutrientes, mas quatro componentes principais que são os ácidos orgânicos, antocianinas, polissacarídeos e flavonoides trabalham em parceria para equilibrar o metabolismo e facilitar a perda de peso. Veja como o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer em detalhes:

– Ajuda a diminuir a inflamação

Estudos mostram que os polifenóis do hibisco podem reduzir a inflamação em seu corpo e ela está relacionada ao ganho e à dificuldade de perder peso. Isso acontece porque a inflamação prejudica a função da insulina, o que significa que seu corpo pode não processar a glicose adequadamente, e isso leva ao ganho de peso.

Além disso, o excesso de peso ou a síndrome metabólica provocam inflamação crônica, que pode avançar e causar doenças como diabetes e doença hepática gordurosa. Ou seja, a inflamação pode levar ao ganho de peso e esse excesso de peso pode desencadear mais inflamação em seu corpo e desenvolver outras doenças. O chá de hibisco ajuda a prevenir e reduzir isso.

– Pode ajudar a reverter o ganho de peso

Um estudo realizado com camundongos evidenciou que as antocianinas presentes no hibisco foram capazes de reduzir o ganho de peso em indivíduos obesos. Além disso, elas também ajudaram a aumentar a ingestão de líquidos em indivíduos saudáveis ​​e obesos.

– Ajuda a diminuir a absorção de amido 

Outro estudo realizado mostrou que o chá de hibisco ajudou a bloquear a absorção de açúcar e amido, evitando o ganho de peso em excesso. Os açucares costumam estar ocultos em muitos alimentos, sendo assim, trazem calorias extras para a nossa alimentação. Por exemplo, bebidas, molhos, iogurtes, pão e praticamente todos os alimentos processados contêm açúcar.

A recomendação da The American Heart Association (AHA) para o consumo de açúcar é de 6 colheres de chá por dia para mulheres e 9 colheres de chá por dia para homens.

O chá de hibisco pode ajudá-lo a reduzir o impacto deste excesso de açúcar no organismo.

– Melhora a absorção de gordura

Mais um benefício do hibisco para o emagrecimento é que ele melhora a forma como a gordura é processada no seu corpo. Essa confirmação veio após um estudo descobrir que o chá de hibisco melhorou o consumo e a eficiência dos alimentos. Isso significa que ele ajuda a processar a gordura dos alimentos de forma que ela seja usada como energia, ao invés de ser armazenada nas células adiposas.

– Reduz a gordura corporal

O hibisco contém polifenóis que ajudam a reduzir a gordura corporal, pois impedem a formação de gordura em primeiro lugar. Além disso, ele bloqueia a formação de lipídios no fígado e a criação de células de gordura no corpo. Pesquisas mostram que beber chá de hibisco reduziu o peso corporal, o IMC, a gordura corporal e a relação cintura-quadril.

– Ajuda a digestão e retenção de líquidos

O chá de hibisco ajuda a digestão e também contribui com os movimentos intestinais, o que proporciona um fluxo intestinal saudável, livre de constipação, que ajuda a perder peso. Ele também ajuda a micção, pois tem propriedades diuréticas. Essa condição ajuda a eliminar a retenção de líquidos, o que promove uma melhora no inchaço em geral e também contribui para um corpo mais magro.

– Baixo em calorias

Uma xícara de aproximadamente 250ml de chá de hibisco sem açúcar não tem calorias, então ele se torna um excelente substituto para bebidas açucaradas. Por exemplo, a mesma quantidade de um refrigerante de cola contém 104 calorias, já uma limonada, 99 calorias. Isso significa que pode reduzir a ingestão calórica, o que ajuda a perder cerca de ½ quilo por semana.

Substituir o refrigerante e outras bebidas açucaradas de alto teor calórico por chá de hibisco aumentará sua chance de perder peso, e nesse ponto de vista, o chá de hibisco emagrece.

– Promove saciedade

Beber chá de hibisco emagrece também porque ele ajuda a encher, sem adicionar calorias extras, o que reduz efetivamente a ingestão calórica total (você não deve adicionar açúcar à bebida). Uma revisão publicada em 2010 no Journal for Nurse Practitioners relata que chás de ervas suportam a perda de peso aumentando a ingestão de líquidos, enquanto diminuem o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos.

Além dos benefícios citados pelos quais o chá de hibisco emagrece, ele pode proporcionar outros benefícios importantes para o corpo, como por exemplo:

Outros benefícios potenciais

Uma revisão publicada em 2013 na revista “Fitoterapia” relata que o consumo de chá de hibisco reduz a pressão arterial em pessoas com diabetes tipo 2. A revisão mostrou que o chá pode ajudar a diminuir o colesterol total, o colesterol de lipoproteína de baixa densidade e os níveis de triglicerídeos, enquanto aumenta o colesterol de lipoproteína de alta densidade, que é o bom colesterol. Outros benefícios também são percebidos com o consumo do chá, conforme informações abaixo.

– Ajuda a controlar a pressão arterial

O consumo do chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão  arterial em adultos pré-hipertensos e levemente hipertensos. Essa foi à afirmação feita através de um relatório da AHA (American Heart Association), publicado em novembro de 2008.

Um estudo conduzido por Odigie IP sugere que ele tem propriedades anti-hipertensivas e cardioprotetoras, o que pode ser benéfico para pessoas que sofrem de hipertensão e aquelas com alto risco de doenças cardiovasculares.

Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de hibisco pode reduzir a pressão arterial em até 10 pontos, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade Tufts, em Boston. Além disso, o chá de hibisco contém propriedades diuréticas que aumentam a micção e, simultaneamente, diminuem a pressão arterial.

– Ajuda a reduzir o colesterol

Esses benefícios são possíveis devido às propriedades hipolipidêmicas e hipoglicêmicas presentes no chá de hibisco. Elas podem trazer benefícios para aqueles que sofrem de distúrbios do açúcar no sangue, como a diabetes.

Um estudo conduzido em pacientes com diabetes tipo 2 sugere que o consumo de chá de hibisco reduz o colesterol, triglicérides e colesterol de lipoproteína de baixa densidade, o que ajuda a gerenciar esta doença imprevisível. Também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) do corpo, reduzindo o risco de doenças cardíacas e protegendo os vasos sanguíneos contra danos.

– Ajuda a proteger o fígado

Alguns estudos sugeriram que as propriedades antioxidantes do chá de hibisco também ajudam no tratamento de doenças do fígado. Os antioxidantes colaboram com a proteção de doenças, pois neutralizam os radicais livres presentes nos tecidos e células do corpo.

– Contém propriedades que ajudam a evitar o câncer

O chá de hibisco contém ácido protocatecuico, que possui propriedades antitumorais e antioxidantes. Um estudo realizado pelo Departamento de Bioquímica e Instituto no Chung Shan, em Taichung, sugere que o hibisco retarda o crescimento de células cancerosas. Isso é possível porque ele induz apoptose, mais conhecida como morte celular programada. Ou seja, é capaz de matar células ruins no corpo.

– Agente anti-inflamatório e antibacteriano

É rico em  vitamina C, que é essencial para estimular a atividade do sistema imunológico. O chá de hibisco é também conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Portanto, ele protege o corpo contra o resfriado e gripe. Pode ajudar a tratar o desconforto causado pela febre, devido ao seu efeito de resfriamento.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Ainda que o chá de hibisco seja um estimulante da saúde e um impulsionador da perda de peso natural, existem possíveis efeitos colaterais. Veja abaixo.

  1. Um dos benefícios do chá de hibisco é a redução da pressão arterial, sendo assim ele não é recomendado para pessoas que já têm pressão arterial baixa. Pessoas com essas condições, após tomar o chá de hibisco, podem sentir fraqueza e tontura, e o excesso e uso prolongado podem até danificar o coração ou o cérebro se consumido por qualquer pessoa com pressão arterial baixa.
  2. O chá de hibisco não é recomendado para mulheres grávidas, pois sua composição contém propriedades que podem estimular a menstruação ou o fluxo sanguíneo no útero ou na região pélvica.
  3. A pessoas que realizam tratamentos hormonais ou que tomam pílulas anticoncepcionais, recomenda-se consultar o médico especialista em relação ao consumo dessa variedade de chá, pois ele pode interagir com o medicamento.
  4. Algumas pessoas podem se sentir intoxicadas ou ter alucinações depois de beber chá de hibisco. Portanto, seja cauteloso até saber como seu corpo reage ao chá. Não dirija um carro ou tente algo particularmente perigoso até saber quais são seus efeitos no sistema.

Como tomar o chá de hibisco para emagrecer?

Como vimos, o consumo do chá de hibisco emagrece realmente, mas isso só é possível se ele for ingerido da forma certa. Muitas pessoas tomam o chá de hibisco diariamente, porém não se atentam com a quantidade e modo de preparo, e isso pode impedir que o copo receba todos os benefícios do chá. Além disso, o excesso pode provocar efeitos colaterais e pouco chá pode não trazer nenhum resultado.

Qual é o melhor tipo de chá de hibisco para perder peso?

O chá de hibisco é muito conhecido e facilmente encontrado. Versões em pó de hibisco, solúvel ou cápsulas são comercializadas em muitos lugares. Para o chá de hibisco, o melhor produto é o hibisco desidratado. Ele costuma ser puro e garante todas as vitaminas e nutrientes para que o seu corpo trabalhe a favor do emagrecimento.

Como preparar o chá de hibisco?

Preparar o chá de hibisco é outra etapa importante, pois esse preparo é essencial para manter ativos todos os nutrientes presentes. Para fazer o chá, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 600ml de água filtrada;
  • 02 colheres de sopa de flor de hibisco.

Modo de preparo:

Coloque a água em uma panela e leve para ferver. Quando a água iniciar o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione o hibisco. Deixe essa mistura descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe. O chá de hibisco pode ser tomado quente, logo depois de coar ou frio, se preferir.

Por causa do sabor azedo do chá, algumas pessoas o adoçam com açúcar ou escolhem chás de hibisco que já contêm açúcar adicionado. Evite o chá doce se você está tentando perder peso. O chá de hibisco adoçado contém 88 calorias por copo de 250 ml e fornece mais de 14 gramas de açúcar adicionado.

Se você não gosta do sabor do chá de hibisco sem açúcar, experimente adoçar com uma fatia de limão ou stevia. Para potencializar as propriedades do chá de hibisco e turbinar a perda de peso, você também pode adicionar outros alimentos, como abacaxi, canela, dente de alho, chá verde, gengibre e limão. Isso trará nutrientes adicionais e pode até ajudar a melhorar o sabor amargo do chá, que incomoda algumas pessoas.

Quanto chá de hibisco pode ser consumido por dia?

O ideal é ingerir 600 ml de chá de hibisco por dia. Se nenhuma contraindicação existir, ele pode ser consumido todos os dias, mas é importante respeitar a quantidade, pois o excesso pode não fazer bem.

O chá de hibisco emagrece mesmo, e pesquisas recentes confirmam esses benefícios, mas vale ressaltar que ele não é um chá milagroso. Isso significa que seus efeitos serão relevantes se forem combinados com uma dieta equilibrada que seja pobre em açucares, por exemplo, e também atividade física. Uma combinação como essa, associada ao consumo do chá de hibisco, pode trazer resultados significativos para o emagrecimento.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o chá de hibisco emagrece? Tem costume de consumir esse chá em sua dieta, ou pretende a partir de agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Esse chá e muito bom eu pesava 78 k e depois que comecei a tomar o chá de hibisco já emagrece, muito hojeestou pesando 63k eu recomendo

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*