Chá de Hibisco emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 24/03/2021

O hibisco é conhecido em todo o mundo, graças às propriedades do seu chá, que muitos dizem emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

E, além de ser facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, supermercados e até pela internet, o chá pode ainda trazer benefícios para a saúde.

Por isso, vamos agora conhecer um pouco mais sobre esta bebida e seus benefícios para a saúde, além de descobrir se o chá de hibisco emagrece mesmo.

Chá de hibisco emagrece mesmo?

hibisco seco para fazer chá
Hibisco seco para fazer chá

Sim, o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer, devido à sua composição nutricional, que inclui a presença de antioxidantes flavonoides.

Esses compostos ajudam a melhorar o funcionamento do corpo, propiciando, quando usado de forma adequada, uma perda de peso com saúde.

Um estudo preliminar feito com animais e publicado no periódico Journal of Ethnopharmacology demonstrou que o hibisco pode ajudar a reduzir o peso de indivíduos com obesidade.

Além disso, o uso da planta também foi associado à redução dos níveis de colesterol e triglicérides nas cobaias, sem, no entanto, apresentar grandes efeitos colaterais.

Veja então como o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer:

1. Melhora a sensibilidade à insulina

Os polifenóis presentes no hibisco podem reduzir a inflamação em seu corpo, e assim melhora a ação da insulina no organismo. Isso ocorre porque a inflamação crônica, causada principalmente pela obesidade, é uma das causas da resistência à insulina.

Assim, o consumo do chá ajuda o corpo a lidar melhor com o açúcar, evitando a ocorrência dos temidos picos de insulina, que propiciam o ganho de peso e o acúmulo de gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Ajuda a diminuir a absorção de açúcares 

Em um estudo realizado na Universidade Federal de Lavras os pesquisadores demonstraram que o hibisco pode reduzir a absorção de açúcares durante o processo de digestão.

Por isso, ele pode contribuir tanto na perda de peso quanto no controle das taxas de açúcar no sangue, ajudando no tratamento de pessoas com diabetes e síndrome metabólica.

3. Reduz a absorção de gordura

O mesmo estudo realizado na Universidade Federal de Lavras, citado anteriormente, também demonstrou que o hibisco contribui para a redução da absorção e do acúmulo de gordura corporal.

4. Melhora a retenção de líquidos

Outro efeito do chá de hibisco é a melhora da retenção de líquidos, ajudando assim a reduzir o inchaço em geral e também contribui para um corpo mais magro.

Isso ocorre porque a planta tem um leve efeito diurético, facilitando assim a eliminação de líquidos através da urina.

5. Baixo teor de calorias

Uma xícara de aproximadamente 250 ml de chá de hibisco sem açúcar não contém calorias, então ele se torna um excelente substituto para bebidas açucaradas, como os refrigerantes.

Mas é sempre bom lembrar que os chás não podem substituir todas as bebidas, principalmente a água.

Além disso, sucos e vitaminas podem, assim como o chá de hibisco, fazer parte de uma dieta de emagrecimento, desde que consumidos com moderação.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Promove saciedade

E, justamente por ser pobre em calorias, consumir o chá de hibisco é uma ótima forma de promover a sensação de saciedade, uma vez que a bebida vai ocupar espaço no estômago, sinalizando para o cérebro que ele está cheio.

Assim, beber o chá cerca de 30 minutos antes de uma refeição pode ajudar a reduzir o consumo de calorias, contribuindo para o emagrecimento.

chá de hibisco

Outros benefícios

Além de contribuir para a perda de peso, o chá de hibisco pode trazer outros benefícios para a saúde, como veremos abaixo:

1. Efeito antioxidante

Alguns estudos sugeriram que as propriedades antioxidantes do chá de podem ajudar no tratamento e na prevenção de uma série de doenças que estão associadas com a ação dos radicais livres.

São elas:

  • Alguns tipos de câncer: As mutações que os radicais livres podem causar ao DNA das células são responsáveis pelo desenvolvimento de certos tipos de câncer. Por isso, uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode ajudar a reduzir o risco da doença;
  • Doenças do fígado: O fígado comumente sofre danos causados pelo estresse oxidativo, uma vez que ele é o órgão responsável por desintoxicar o corpo;
  • Inflamações: Esse efeito se deve à regulação do sistema imunológico feita pelo chá de hibisco, que ajuda a reduzir as reações exageradas.

2. Ajuda a proteger o coração

Outro efeito do chá de hibisco, que não está ligado ao emagrecimento, é a proteção do coração. Isso ocorre porque este chá ajuda a reduzir tanto a pressão arterial quanto as taxas de colesterol e triglicérides.

Assim, pode-se dizer que o consumo do chá de hibisco pode diminuir o risco de desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares.

chá de hibisco gelado

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Ainda que o chá de hibisco seja seguro para a maior parte das pessoas, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, especialmente quando consumido de forma exagerada.

Veja os principais deles abaixo:

  • Queda da pressão;
  • Problemas no fígado;
  • Desconforto gástrico;
  • Tontura e vertigem.

Além disso, o chá de hibisco não foi testado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Então, esse grupo não deve consumir o chá.

Como tomar o chá de hibisco para emagrecer?

Como vimos, o consumo do chá de hibisco pode ajudar bastante na perda de peso. Mas, para isso, ele deve ser consumido da forma correta:

  • De preferência, sem açúcar ou mel;
  • Sem exageros, para evitar o aparecimento de efeitos colaterais. Então, não se deve tomar mais que 600 ml do chá por dia.

Além disso, o consumo do chá de hibisco deve estar associado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos.

Onde encontrar?

O hibisco é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados.

Além disso, ele está disponível em diferentes formatos, como:

  • Flores secas de hibisco;
  • Sachês para preparação do chá;
  • Pó para preparação de chá instantâneo;
  • Cápsulas.

Mas é sempre importante pesquisar se o fornecedor é de confiança, para não acabar comprando um produto adulterado ou contaminado.

Como preparar o chá de hibisco?

chá de hibisco

O preparo do chá de hibisco é bem simples, e ele pode ser guardado na geladeira para ser consumido em outros horários.

Além disso, caso queira variar o sabor do chá, você pode acrescentar outros ingredientes, como o limão ou a canela.

Ingredientes:

  • 600 ml de água filtrada;
  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco;
  • Açúcar, mel ou adoçante (opcional).

Modo de preparo:

  • Aqueça a água em uma panela e desligue assim que iniciar a fervura;
  • Depois, adicione o hibisco e deixe em infusão por 10 minutos;
  • Por fim, coe o chá e, caso queira, adoce.

Observação: Não consuma mais de 600 ml do chá de hibisco por dia, para evitar problemas associados ao uso exagerado.

Então, você pode dividir essa quantidade em porções menores para ir tomando durante o dia. Por exemplo, dividir em três porções de 200 ml de chá de hibisco, e tomar antes das principais refeições.

Aliás, aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista em que ela lista cuidados ao tomar chá de hibisco:

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que chá de hibisco emagrece e resolveu tomar por isso? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média 4,36)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Chá de Hibisco emagrece mesmo?”

  1. Eslany Santana Cerqueira você pode toma o chá de hibisco sem medo, porque vale a pena e você emagrece mesmo .

    Responder
  2. Esse chá e muito bom eu pesava 78 k e depois que comecei a tomar o chá de hibisco já emagrece, muito hojeestou pesando 63k eu recomendo

    Responder