Como emagrecer as pernas rápido – 8 dicas

Especialista da área:
atualizado em 01/04/2021

Você se sente mal com a gordura localizada nas suas pernas? Então você está no lugar certo. Confira agora algumas dicas simples, mas eficazes, de como emagrecer as pernas rapidamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Há como emagrecer as pernas especificamente?

Embora um regime de emagrecimento normal foque em perder peso do corpo todo, certas pessoas precisam emagrecer uma área específica. E é muito comum acumular gordura nas penas, principalmente para as mulheres.

perna de mulher com celulite

Infelizmente, a reduzir o peso em apenas uma área do corpo não é possível, já que a quantidade de gordura em áreas específicas do seu corpo depende da sua genética. Essa é a razão pela qual as pessoas não conseguem perder apenas a gordura das pernas, apesar de fazerem vários exercícios para os membros inferiores.

Isso acontece porque esses exercícios são feitos para tonificar seus músculos, e não para queimar gordura. Sendo assim, para emagrecer as suas pernas você deve fazer exercícios com o corpo todo.

Confira agora algumas dicas para perder a gordura localizada nas pernas. Lembrando que para perder peso é necessário seguir uma dieta equilibrada e saudável, além de praticar alguma atividade física.

Alimentação

como emagrecer as pernas

1. Preste atenção no que você come

Para perder a gordura de uma região específica, você precisa queimar mais calorias do que consome. No entanto, não é aconselhável que você corte a sua ingestão calórica drasticamente, já que isso pode privar seu corpo da energia e causar fadiga e tontura.

Sendo assim, você deve cortar sua ingestão de calorias gradativamente e queimar mais calorias que o normal. Para saber exatamente quantas calorias você deve consumir diariamente para emagrecer, é indicado consultar uma nutricionista.

Além disso, é importante seguir uma dieta adequada para conseguir emagrecer as pernas rapidamente. Por isso, aposte nesses alimentos:

Ao consumir alimentos saudáveis a saciedade é maior, consequentemente a ingestão calórica menor, e, além disso, o seu corpo vai queimar mais gordura.

Além de saber o que se deve comer, também é importante saber quais alimentos você deve evitar para perder peso e manter o corpo saudável, são eles:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Refrigerantes;
  • Álcool;
  • Farinhas refinadas;
  • Alimentos e bebidas com açúcar;
  • Alimentos processados;
  • Gorduras saturadas.

Veja também: Diferença entre gordura saturada e insaturada

2. Beba Muita Água

beber água para emagrecer

Beba pelo menos 8 copos de água entre as refeições para controlar seu apetite. No entanto, não beba muita água enquanto come, já que isso pode diluir o ácido estomacal e prejudicar a digestão.

Além disso, beber água mineral pura desintoxica o organismo e equilibra os níveis de cortisol, conhecido também como o hormônios do estresse.

3. Faça refeições menores

É aconselhável ter refeições pequenas e frequentes, ao invés de poucas refeições grandes, já que isso permite que seu corpo se recupere após os exercícios, enquanto mantém seus níveis de açúcar no sangue baixos. Além disso, fazer poucas refeições te deixa menos propenso a comer demais.

4. Tome um café da manhã reforçado

Se você quer perder peso, você deve tomar um café da manhã saudável e balanceado, composto de proteínas magras e carboidratos ricos em fibras, o que também traz mais saciedade pelo resto do dia.

5. Reabasteça seus músculos após cada treino

É preciso repor os nutrientes dos seus músculos após um treino. Por isso, é aconselhável fazer uma refeição líquida, como um shake de proteína, pois os líquidos são digeridos mais rapidamente do que os alimentos sólidos.

Além disso, faça alguma refeição pelo menos 30 minutos antes de praticar alguma atividade física.

Exercícios

exercícios cardiovasculares para perder peso

Confira agora os melhores exercícios para emagrecer as pernas.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Exercícios cardiovasculares

Você pode fazer exercícios cardiovasculares para perder peso mais rápido, como caminhada, corrida, natação, aeróbica, bicicleta e pular corda.

Além disso, é recomendado fazer cerca de 20 minutos de exercícios aeróbicos, de 3 a 4 vezes por semana. A duração do exercício deve ser aumentada gradualmente para 30 a 45 minutos e a frequência para 5 a 6 vezes por semana, conforme sua resistência física aumenta.

7. Musculação

Fazer musculação também ajuda a emagrecer as pernas. Além disso, você pode fazer a maioria dos exercícios para fortalecer os membros inferiores em casa e sem usar pesos. O agachamento é um bom exemplo, ele é fácil de fazer e não demanda o uso de nenhum acessório.

Como fazer o agachamento livre:

Agachamento livre
  • Primeiro, fique em pé e deixe as pernas paralelas aos ombros. Posicione as pontas dos pés para fora, formando um ângulo de aproximadamente 45 graus;
  • Em seguida, agache até que suas coxas fiquem paralelas ao chão;
  • Então, retorne à posição inicial
  • Faça 4 séries com 12 repetições cada. Aos poucos você pode aumentar o número de repetições.

Outro exercício muito bom para as pernas, que você poder realizar em casa sem pesos, é a passada, ou agachamento unilateral

Como fazer o agachamento unilateral (afundo):

agachamento afundo com halteres
  • Primeiro, fique em pé e simule um passo à frente;
  • Em seguida, agache, levando o joelho da perna de trás o mais próximo possível do chão, pondo o peso sobre a perna posicionada a frente;
  • Então, faça 15 agachamentos com a perna direita a frente, e em seguida, faça com a esquerda.

O uso de halteres é opcional e serve para aumentar a dificuldade do exercício.

Pessoas que dispõe de um espaço amplo para a prática de atividades físicas podem realizar a passada com movimentação, ou seja, fazendo um circuito de ida e volta.

Vídeo do especialista

Aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista mostrando como queimar gordura nas pernas.

Que parte do corpo mais te incomoda por mostrar que você pode estar acima do peso? O que você tem feito para mudar isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (62 votos, média 3,71)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

19 comentários em “Como emagrecer as pernas rápido – 8 dicas”

  1. Olá, Quando saiu um pouco mais do peso o sitio que se nota logo são as pernas. Não me queixo das coxas mas da perna, a minha perna é cheia por toda e nunca gostei de não ter tornozelos mais finos. Sempre me disseram que sou maluca mas eu realmente não gosto. Queria saber se algum exercício para me ajudar a controlar este volume? Porque todos que fiz só dilatam mais o musculo e sinto-me cada vez pior com esta aparência.

    Responder
  2. Eu estava pecando nas calorias, calculando errado.. não via resultados!! Agora sim arrumei e os resultados estão aparecendo com essas dicas!!

    Responder
  3. Faço dieta com restricao de CarboCarbo refinado tomo muito liquido com musculação e exercício cardiovascular 5 vezes por semana e continuo ganhando permnperna. E fiz todos os exames de hormônio estão todos normais.

    Responder
  4. Olá! Estou acima do peso, mas, isso não me incomoda. O que me incomoda é o fato de minha panturrilha ser muito desproporcional, mede 52cm e queria perde pelo menos 10cm da circunferência da minha panturilha.
    Tem como ?

    Responder
  5. nunca gostei das minhas pernas.. sempre achei grossas demais.. todos dizem que é besteira mas sempre busco exercicios que possam afiná-las

    Responder
  6. Desde que ando no ginásio ganhei muita perna e algum braço. Estou a ter dificuldade de eliminar. Tinha 56kg antes de entrar no ginásio e neste momento estou com 63kg… andei a tomar uma proteína isolada que me aconselharam.
    Agora sinto.me mal com o meu peso e por ter ganho muita perna. Que devo fazer ? Parei de tomar a proteína por ter começado a engordar.

    Responder
  7. Já faço musculação há 3 meses. Meu corpo modificou algumas coisas, porém percebi que o interno de coxa está com fricção, algo que não tinha antes. Li em alguns lugares que essa fricção do interno de coxa próxima à região da virilha (pouco acima da metade da coxa), só consegue ser eliminado com cirurgia plástica. Isso é verdade? Qual o tempo médio para definir interno de coxa? É normal passar a ter fricção em uma área que não existia?

    Responder
    • Pode descrever melhor esta fricção? Fazendo exercícios para as pernas, um treino aeróbico e uma dieta equilibrado você verá resultados.

      Responder
  8. Meu corpo e tipo pêra, e estou fazendo reeducacao alimentar, ja perdir 4kg so q nao vejo essa diferenca nas pernas e no bubum.Eu estava com 74 , faco so aerobica quero saber se fazendo musculacao vai me ajudar perder gordura das pernas bubum e quadris. O q eu faco?

    Responder
    • Pode ajudar sim. Mais massa muscular ajuda a queima de gordura. Você pode fazer séries de agachamento em casa, com diferentes variações. Ou então fazer exercícios variados para pernas e braço na academia. Se você tem mais gorduras nas pernas e bumbum é possível que estes sejam os últimos lugares para você perder a gordura, comparativamente falando.

      Responder