Especialista da Área:

Como Emagrecer Sem Fazer Exercícios – Perder Gordura e Medidas

Se por um lado muita gente sonha em ficar livre das indesejáveis gordurinhas a mais no corpo, por outro, nem todo mundo tem a disposição, disponibilidade ou até aval médico para ir treinar na academia várias vezes por semana para queimá-las por meio da prática de exercícios físicos.

Mas você sabia que dá para estimular a queima de gorduras e perder barriga sem precisar praticar treinamentos físicos? Parece um sonho, mas o segredo reside na alimentação, mais especificamente no controle do consumo de carboidratos, no jejum intermitente ou no corte de calorias.

Os carboidratos costumam estar presentes em diversos momentos da dieta diária de muitas pessoas. Quando há um consumo constante do nutriente e, consequentemente, uma descompensação nos níveis de glicose no sangue, o cérebro sinaliza ao pâncreas que é hora de liberar insulina para que o excedente de açúcar seja armazenado dentro da célula de gordura. Algo que caminha contra a queima de gorduras.

Portanto, para queimar mais gorduras é necessário diminuir a secreção de insulina. Uma ferramenta para isso é a dieta low carb. Para quem não pode ou não consegue seguir o programa alimentar, existe a alternativa de compor a alimentação com carboidratos que impactem menos a glicemia e, consequentemente, não provoquem a secreção de tanta insulina. Em outras palavras, a tática é aprender a escolher entre os carboidratos bons e os carboidratos ruins.

Alguns exemplos desses alimentos são: lentilha, grão-de-bico, quinoa e outros com índice glicêmico menor, com pontuação de 55 ou menos. Entretanto, mesmo eles não devem ser consumidos em quantidades elevadas.

Já para prevenir o pico de insulina, fontes de carboidratos ruins como açúcar, farinha branca, pão branco, macarrão branco, batata, produtos industrializados, doces e sorvetes devem ser evitadas.

Outra recomendação, que pode ser seguida ao lado do controle de carboidratos ou não, é fazer 12 horas de jejum para entrar em lipólise, que é o processo de quebra de gorduras.

Para isso, não é necessário pular o café da manhã: basta jantar mais cedo e tomar o café da manhã em um horário normal, ficando de jejum somente durante o período noturno. Por exemplo: uma pessoa pode jantar às 18h e tomar o café da manhã às 6h. Para quem optar pelo jejum, é importante conhecer o que quebra um jejum intermitente.

A diminuição do teor de calorias consumidas diariamente é outra estratégia que pode ser útil porque quando há um déficit calórico, a queima de calorias é mais elevada do que a quantidade ingerida de calorias.

Para gastar mais calorias, também vale a pena procurar ter um dia a dia mais ativo mesmo sem frequentar os treinos: você pode andar de escadas, parar o carro mais longe e andar mais a pé ao seu local de destino e fazer tarefas do dia a dia que ajudam a queimar mais calorias, por exemplo. Isso se não houver alguma contraindicação, é claro.

Quanto tempo para ver resultados?

Isso é algo que varia de pessoa para pessoa. Para alguns, podem ser dois dias e para outros, dois meses, por exemplo. Não há uma resposta que vale para todas as pessoas, mas acredita-se que, em média, em sete dias já se possa começar a ter diferenças no peso.

Para que todo o processo ocorra de maneira segura e eficiente, é necessário contar com o acompanhamento individual com o nutricionista ou médico, que indicará o que funciona melhor para o seu caso em particular.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou das dicas para perder gordura mesmo sem frequentar uma academia? Pretende incluir na sua rotina diária agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário