Como Fazer Chá de Salsa – Receita e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Vamos conferir mais abaixo como fazer chá de salsa, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de salsa e algumas dicas especiais.

Você provavelmente utiliza salsa para temperar carnes, para aromatizar sopas e outras receitas, mas você já pensou em utilizar a salsa para preparar chá? É uma forma nada convencional de preparo, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e também emagrecimento.

A salsa ou salsinha é um poderoso diurético, que ajuda a reduzir o inchaço, contém vitamina C, K, B12, A e minerais como ferro, fósforo e cálcio. A erva é originária do Mediterrâneo e utilizada como importante diurético, ou seja, sabe-se que pode ajudar na eliminação de inchaço ao reduzir a retenção de líquido, ajudando a emagrecer.

Porém, existem muitos outros benefícios atrelados à salsa, como por exemplo sua ação no tratamento de anemia, ação anti-inflamatória e auxílio no combate à osteoporose.

Benefícios do chá de salsa – para que serve 

  • Ajuda a combater o câncer: A presença da miristicina ajuda a inibir tumores cancerígenos. Trata-se de um alimento quimiopreventivo.
  • Poder anti-inflamatório: O chá de salsa, por ser rico em vitamina C, pode tratar distúrbios inflamatórios. Ajuda na prevenção da osteoartrite quando consumido com frequência. A celulite causada pela inflamação também pode sumir.
  • Ação antioxidante: O chá também combate doenças ligadas ao envelhecimento precoce das células e ajuda na eliminação de toxinas prejudiciais.
  • Melhora do sistema imunológico: A presença de vitamina A e C ajuda a aumentar a defesa do organismo e prevenir várias doenças. A vitamina C é eficiente em aumentar a capacidade do corpo de reparar feridas e manter ossos e dentes saudáveis.
  • Evita doenças do coração: A presença de ácido fólico controla a homocisteína no organismo que, em quantidades altas pode levar a doenças do coração (ataque cardíaco, derrame e aterosclerose).
  • Atenua fadiga: O ferro e vitamina C ajudam a reduzir cansaço, fadiga e combate anemia.
  • Poder de renovação: A clorofila presente na salsa ajuda a manter cabelos, unhas e pele mais saudáveis.
  • É diurético: Ao estimular o funcionamento dos rins e a circulação em geral, esse chá ajuda a eliminar as toxinas do organismo com sua ação diurética. Ajuda a combater e a eliminar infecções urinárias, já que ajuda a expulsas microorganismos presentes na bexiga.
  • Atenua cólicas: Mulheres que sofrem de cólicas menstruais podem se sentir aliviadas, pois esse chá alivia os sintomas da cólica menstrual. Isso se deve à sua atuação calmante e relaxante, que alivia dores pelo corpo.
  • Melhora digestão: Ao estimular a produção de mais saliva e de enzimas que atuam na digestão e combatem a sensação de estufamento e azia após refeições. Diminui também a acidez do estômago, tratando problemas estomacais.
  • Evita mau hálito: Quem sofre com isso sabe o quão inconveniente é, porém, uma forma natural de tratar o problema é com o chá de salsa, pois a clorofila ajuda a trazer um hálito mais saudável e agradável.
  • Previne doenças: A ingestão desse chá garante um sistema imunológico muito mais fortalecido, evitando problemas como gripes, resfriados e infecções diversas.

Chá de salsa emagrece? 

O chá de salsa ajuda a emagrecer devido às suas propriedades diuréticas. A retenção de líquido é diminuída, eliminando inchaço. Por melhorar funcionamento de rins e fígado, o chá de salsa promove uma melhor digestão, e assim, elimina gordura do corpo. Esse chá também promove sensação de saciedade, fornecendo saciedade ao longo do tempo e evitando o consumo de comidas calóricas em excesso.

O efeito relaxante do chá de salsa ainda ajuda a reduzir a ansiedade e, portanto, a compulsão por comida. A vontade de comer por tédio, irritabilidade ou depressão também é evitada, assim é muito mais fácil manter o peso ideal, pois um dos fatores que mais levam a engordar é a ansiedade.

A salsinha contribui na eliminação de líquidos e de toxinas, estimulando o metabolismo, ajudando no funcionamento dos órgãos, e desta maneira, na queima de gordura.

Como fazer o chá de salsa – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de salsa. Aprenda como fazer o chá de salsa para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de chá de Salsa Simples

Separe um maço de salsa (ex: 5 ramos) e lave bem. Deixe-os bem picados. Leve duas colheres de salsa em uma panela com 500 ml de água filtrada e deixe ferver por cerca de 5 minutos com a tampa. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe tampado por mais 10 minutos. Sirva o chá natural ou adoçado com mel. Beba duas vezes por dia. Se quiser, pode adicionar gotas de limão para realçar o sabor.

2. Receita de chá de Salsa com Gengibre

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • 1 pedaço de gengibre de 4 cm.

Modo de preparo:

Lave a salsinha e gengibre. Corte o gengibre e reserve. Leve o gengibre na água para ferver, quando ferver deixe por 5 minutos e adicione a salsa. Desligue, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Coe. Deve ser consumido três xícaras ao dia.

3. Receita de chá de Salsa com Limão

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • suco de 1 limão;
  • mel para adoçar.

Modo de preparo:

Lave bem os ramos de salsa, leve a uma panela com água fervente. Deixe a salsa ferver, desligue, adicione o limão e tampe por 10 minutos. Sirva coado e adoçado.

4. Receita de chá de Salsa com Canela

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com a salsa previamente lavada e a canela. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e sirva. A canela ajuda a acelerar o metabolismo.

Cuidados e dicas

O chá de salsa pode ser consumido 4 vezes ao dia, sendo que o primeiro copo de 250 ml deve ser ingerido em jejum logo pela manhã. O segundo pode ser antes do almoço, o terceiro na hora do almoço e o quarto, depois do jantar.

Pode ser consumido por 5 dias consecutivos, mas depois o ideal é fazer uma pausa e repetir novamente depois de passados 20 dias. Evite consumir o chá se estiver grávida, já que pode causar contrações uterinas e induzir ao parto. Em estágios iniciais de gravidez, a ingestão desse chá pode levar a um aborto. Evite consumir antes de dormir, pois pode causar insônia.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas dicas e receitas de como fazer chá de salsa que separamos acima? Tem vontade de adicionar esta bebida em sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (208 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

36 comentários em “Como Fazer Chá de Salsa – Receita e Dicas”

  1. Vou fazer cha de salsa e sumo se limão para minha tia que esta com cólica renal. obrigada pelas vossas dicas Gosto muito.

  2. Olá, tomo um copo de 200 ml de chá de salsa todos os dias em jejum, tem algum problema? Pode trazer algum efeito colateral negativo? Te no me sentido muito bem? Não sentindo mais dores nas articulações e corpo.

  3. A salsa deve brnefica sim, mas deve cuidar quando procura explicar os motivos com referencias conflitantes como o ja isto:
    A miristicina actua como antagonista do receptor da serotonina [5] e é fraca inibidora da monoamina oxidase-MAO, paradoxalmente um dos indicadores dessa ação é a elevação dos níveis de serotonina.[6].[7] No geral a toxicidade aguda por este composto é baixa, mas quando ocorre está associada a dano de órgãos. Além de induzir citotoxicidade por apoptose: neuroblastomas – tumor maligno nos neuroblastos, localizados na glândula supra-renal​- também forma aductos com o DNA, no entanto há falta de estudos quanto à sua carcinogenicidade. Induz o citocromo P450: isoenzimas 1A1/2, 2B1/2, 3A4 e 2E1​https://www.google.com.br/search?q=miristicina&oq=miristicina&aqs=chrome..69i57j0l3.5734j0j7&client=ms-android-om-lge&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

  4. Bom dia .

    Gostaria de receber , por email algumas orientação sobre tudo , sobre saude do mundo boa forma .

    Desde já.

    Agradeço.

    Att: Marcos Bustamante.

  5. Boa noite. Tenho Hipotireoidismo, há momentos que como e outros que não como . Fico a maior parte do tempo inchada e sinto dores pelo corpo, ja fiz caminhada mas paro pela dor no calcanhar e acabo desanimando e paro de fazer. Agora com o chá vou tentar de novo. Obrigado pelas dicas. Uma ultima dúvida: posso fazer o chá e colocar na geladeira para tomar?

  6. Ok Obrigado pela dica, eu sentia dores nos calcanhares e insônia simplesmente desapareceu estas dificuldades, espero emagrecer também, Daí postarei o desenvolvimento.

  7. Bom dia!
    Gostaria de saber se a salsa desidratada tem o mesmo efeito. E como seria a receita?

    Parabens! as informacoes sao bem esclarecedoras.

    Muito Obrigado.