Banana faz mal para gastrite?

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Quem sofre com a gastrite sabe que para tratar o problema, precisa excluir alguns alimentos que fazem mal, mas será que a banana é um deles?

  Continua Depois da Publicidade  

Essa é uma questão que tem intrigado muitas pessoas, já que a gastrite tem se tornado um problema bastante comum, principalmente devido à má alimentação e ao estresse do dia a dia.

Então, vamos descobrir de uma vez por todas se a banana faz mal para a gastrite, além de conhecer um pouco mais sobre a doença, seus sintomas e tratamentos.

O que é a gastrite?

gastrite

A gastrite é uma inflamação no estômago, que pode durar pouco tempo, na gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos, no caso de uma gastrite crônica.

Ela pode ter diversas causas, como:

  • Infecção, como a causada pelo H. pylori;
  • Uso excessivo de medicamentos, como os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs);
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Estresse.

Já com relação aos sintomas, normalmente vemos dor na parte superior da barriga, náuseas e vômitos, embora existam casos nos quais não há sintomas.

A banana faz mal para gastrite? 

pencas de bananas

Quem já foi diagnosticado com gastrite precisa evitar alguns alimentos. Mas será que a banana é um deles? A resposta para esse questionamento é que não.

A banana não faz mal para gastrite, e inclusive é uma fruta recomendada para as pessoas que sofrem com dores gastrointestinais.

Isso acontece porque ela é de fácil digestão, além de fazer parte do grupo de frutas não-ácidas, e que são indicadas para pessoas que sofrem de gastrite e outros problemas gástricos.

Banana verde

bananas verdes

Sabemos que a banana verde possui algumas propriedades diferentes daquelas vistas na banana madura. Mas será que ela também pode ser consumida por quem tem gastrite?

A resposta é sim, como foi observado em um estudo realizado na Suécia e publicado no periódico Scandinavian journal of gastroenterology.

  Continua Depois da Publicidade  

No estudo os pesquisadores observaram que a banana verde ajuda a proteger a mucosa gástrica, embora o mecanismo de ação não seja bem definido.

Já a biomassa de banana verde, que é obtida por meio do cozimento e processamento da fruta, parece ter o mesmo efeito protetor, além de conter boas quantidades de amido resistente, que funciona como um prebiótico.

Assim, a biomassa pode, além de proteger a mucosa do estômago, ajudar a manter a saúde da flora intestinal, contribuindo para a prevenção de outros problemas gástricos.

Alimentos não indicados para quem tem gastrite 

Agora que já sabemos que a banana não faz mal para quem sofre de gastrite, vamos conhecer alguns alimentos que realmente se deve evitar:

  • Café;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Chá preto e chá verde;
  • Alimentos apimentados e picantes;
  • Pimentas;
  • Laticínios com alto teor de gorduras;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Frutas secas;
  • Frituras;
  • Embutidos curados;
  • Fast food.

Veja também: Alimentos bons para gastrite.

Diagnóstico e tratamento da gastrite

A gastrite deve ser diagnosticada por um médico, que irá analisar os sintomas e pedir alguns exames, como a endoscopia.

Só após o diagnóstico é que se pode iniciar o tratamento, que normalmente inclui o uso de medicamentos que diminuam a acidez do estômago, além de algumas mudanças de hábitos alimentares, como:

  • Evitar alimentos como frituras, refrigerantes, café e outras bebidas cafeinadas;
  • Não se deitar logo após as refeições;
  • Seguir uma alimentação saudável, de preferência com a orientação de um nutricionista;
  • Não ficar muito tempo com o estômago vazio.

Veja mais: Dieta para gastrite – Alimentos, cardápio e dicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais informações sobre os benefícios da banana, e os alimentos mais apropriados para quem sofre com a gastrite.

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você acreditava que a banana fazia mal para a gastrite? Já foi diagnosticado e sofre com a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média 4,37)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

21 comentários em “Banana faz mal para gastrite?”

  1. Fiquei assustada quando li o artigo, mas aliviada de ler os comentários. Banana e kiwi são terríveis pra mim e pelo visto, para todo mundo que tem gastrite…
    Só não fazem mal pra quem estuda só a teoria e escreve isso…

    Responder
  2. Tenho gastrite, já fiz e ja fiz varias endoscopias e tb cólonoscopia.
    Ontem comi salmão, lentilhas e macarrão alho e oleo.
    Senti o gosto do alho ate hoje e depois que comi u m a banana
    meio verde, começaram as pontadas agudas no estômago.
    Tomei esomesoprazol.

    Responder
  3. Tenho grastete nervosa quando como banana ela min ataca muito fico com abarriga inchada e muito ruim ok!

    Responder
    • Ñ sei de onde tirou essa ideia que banana ñ faz mal!!! Faz sim, pra nós que temos gastrite . É é ácida! Só existe uma q ñ faz mal. Vim aqui tentar descobrir o nome. Mas foi decepcinante! Lembro muito bem, que é uma pequenininha! Mas ñ é a nanica!!!

      Responder
      • Deve ser a banana maçã que é pequena e e dada para bebês por ser mais levinha. Já a banana nanica é muito pesada e indigesta, pelo menos para mim.

        Responder
  4. Banana é um veneno para meu estômago quando, sinto como estivesse roendo meu estômago, da muita azia, o gastro me proibiu de consumir quando estiver com crise, não recomendo.

    Responder
  5. Tenho gastrite diagnosticada, inclusive, úlcera de 4mm e já percebi que tenho uma forte crise de dor no estômago quando ingiro banana em jejum e quando como somente ela em outros momentos dá um desconforto um pouco mais leve do que estando em jejum, porém, se eu comer ela assada, cozida, etc, não me acontece nada.

    Responder
  6. Para nim qualquer banana crua faz eu ter uma crise de gastrite. Já se cozinhar ou assar não tenho pronlemas. A nanica é a que mais faz mal pra mim. E olha que eu gosto. Uma pena

    Responder
  7. Dependendo da bacana me dá queimação sim, antes eu achava que não poderia ser a bacana e comecei a observar melhor. Depois de várias vezes que comia bacana com estômago totalmente vazio presenciava a terrível gastrite. Esse estudo deve ser feito mais detalhado.

    Responder
  8. Para mim a banana é um dos alimentos que provocam uma crise gástrica! Infelizmente, pq adoro! Já li na internet sobre o assunto e parece que isto é algo pessoal na gastrite. Portanto, individualmente, para mim NENHUM TIPO DE BANANA PODE SER INGERIDO QUANDO TENHO GASTRITE.

    Responder
  9. Infelizmente quando eu como banana imediatamente eu vômito, antes eu comia eu não fazia mal , mas agora tá fazendo ?

    Responder
  10. Tenho gastrite e exofagite. No início achava que não poderia comer bananas, mas tem alguns dias que comecei a comer e estranhei o fato de não ter me sentido mal, então vim pesquisar sobre a banana pra quem sofre de gastrite. Só estou consumindo banana prata, tem uma que realmente me faz mal, essa eu não posso arriscar, conheço ela como banana casca-verde. Li o seu post completo e me ajudou muito. Obrigada.

    Responder
  11. Infelizmente no meu caso, a banana in natura é um dos alimentos que não posso comer, pois realmente ataca a minha gastrite. Adoro a fruta, porém evito comê-la .

    Responder
  12. Quando fui diagnosticada com gastrite o dr me proibiu de comer banana por conta da quantidade de cálcio que faz mal para o estômago assim como o leite faz muito mal por esse motivo tbm

    Responder