Banana Faz Mal Para Gastrite?

Se você sofre com a gastrite, sabe que uma dieta balanceada e com a exclusão de alguns alimentos é essencial. A banana é uma fruta muito saborosa e que costuma deixar dúvidas para quem tem gastrite. Abaixo, você descobrirá se a banana faz mal para gastrite, além de descobrir o que faz um alimento atacar a sua gastrite e como evitar isso.

A gastrite é uma doença caracterizada pela erosão, inflamação ou infecção do revestimento do estômago. Quem tem a condição sofre com um enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam por causar danos à parede do estômago.

É possível experimentar uma gastrite aguda, que dura um período curto, ou uma versão crônica da doença, que permanece por meses ou até mesmo anos. A condição pode ser causada por fatores como: a bactéria Helicobacter pylori, vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e o abuso de bebidas alcoólicas.

Nessa linha, vale muito a pena se informar sobre os alimentos que são contraindicados para gastrite. Você encontrará muito mais informações sobre o tema e aprenderá exatamente o que muitos dos alimentos fazem com o seu organismo.

O tratamento da doença depende das particularidades do caso de cada paciente, que será avaliado pelo médico, e inclui o uso de medicamentos e mudanças na alimentação, de modo que a dieta não cause ainda mais irritação ao estômago.

A banana faz mal para gastrite? 

Ou seja, quem já foi diagnosticado com a doença precisa manter-se afastado de alguns alimentos. Mas será que a banana faz mal para gastrite e faz parte dessa lista de alimentos que devem ser evitados pelas pessoas que sofrem da condição?

A resposta para esse questionamento é que não. Não é verdade que a banana faz mal para gastrite porque trata-se de uma fruta recomendada para as pessoas que sofrem com dores gastrointestinais, graças ao fato de ser mole e fácil de ser digerida.

Quando é ingerida, ela oferece uma proteção contra o ácido estomacal por meio de sua ação de revestir o estômago com uma espécie de muco espesso.

No mesmo sentido, a banana pode beneficiar as pessoas que sofrem com a gastrite justamente por meio da produção de uma barreira mais espessa contra o ácido em questão.

Não podemos afirmar que a banana faz mal para gastrite ainda porque a página explica que as frutas são uma ótima alternativa na alimentação para quem possui gastrite, salvo algumas exceções.

É recomendada, por exemplo, a ingestão de duas a quatro porções diariamente de frutas como bananas, peras, pêssegos, uvas, melões e kiwis para esses pacientes.

Para ajudar a reduzir a inflamação na mucosa do estômago, nada melhor do que um suco natural. Certamente, a maneira mais gostosa de acabar com a gastrite. Mas cuidado, muitas frutas podem piorar o quadro de inflamação. Por isso, saiba quais são os 10 melhores sucos para gastrite. E se você ficar empolgado com as soluções que a natureza nos dá para nos curar de tantos males, não deixe de conhecer também os 6 remédios naturais para gastrite.

Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é obtida por meio do cozimento e processamento da banana verde. Quando cozida, a banana verde carrega um amido resistente que é descrito como um prebiótico que alimenta os lactobacilos, fazendo com que eles sejam mantidos vivos.

Os lactobacilos combatem a carência da flora intestinal. Quando a flora intestinal é reduzida, a digestão se torna mais difícil e o aparelho digestivo torna-se mais vulnerável ao ataque de microrganismos que podem causar danos.

Quando uma pessoa desenvolve um quadro de gastrite, o seu estômago fica cheio de bactérias “más”, o que resulta em uma diminuição da quantidade de bactérias boas – ou seja, na redução da flora intestinal que mencionamos no parágrafo anterior.

Já quando o diagnosticado com a condição consome a biomassa de banana verde, os lactobacilos permanecem vivos e conseguem exercer o seu trabalho, o que inclui a recuperação do tecido.

Alimentos que não são indicados para a gastrite 

Já vimos que não é verdade que a banana faz mal para gastrite – muito pelo contrário. No entanto, existem alguns alimentos que podem de fato prejudicar um quadro de gastrite. Nós trazemos alguns exemplos deles na lista a seguir:

  • Café;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Chá preto e chá verde;
  • Alimentos apimentados/picantes;
  • Pimenta preta/pimenta-do-reino;
  • Produtos laticínios com alto teor de gorduras;
  • Tomate;
  • Produtos à base de tomate;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Laranja;
  • Toranja;
  • Figo;
  • Frutas secas;
  • Frituras;
  • Embutidos curados;
  • Junk food;
  • Manteiga.

Veja também: Alimentos bons para gastrite.

Os sintomas da gastrite

Como saber se tenho gastrite? Alguns sintomas da doença podem ser um indício que você tenha desenvolvido a condição. Os sinais mais comuns da gastrite são: náusea, sensação de saciedade na parte superior do abdômen (particularmente depois de fazer uma refeição), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou uma substância que se assemelha a borras de café.

Ao experimentar um ou mais desses sintomas, é fundamental buscar ajuda médica para saber se realmente tem gastrite e dar início ao tratamento. É o médico que também pode definir como será a dieta do paciente a partir da identificação da doença.

Assim, por mais que este artigo pode ser útil a um nível informativo, ele não substitui o diagnóstico e a prescrição do tratamento por parte de um médico, que pode definir o que é mais indicado para cada paciente, tendo em vista as especificidades de seu quadro.

Outro ponto importante é que a gastrite não causa sintomas perceptíveis em todas as pessoas. Sendo assim, vale a pena fazer consultas regulares com o médico para saber se anda tudo bem com a saúde, mesmo que não sinta nada diferente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acreditava que a banana faz mal para gastrite, diferente da verdade? Já foi diagnosticado e sofre com a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

8 comentários em “Banana Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Para mim a banana é um dos alimentos que provocam uma crise gástrica! Infelizmente, pq adoro! Já li na internet sobre o assunto e parece que isto é algo pessoal na gastrite. Portanto, individualmente, para mim NENHUM TIPO DE BANANA PODE SER INGERIDO QUANDO TENHO GASTRITE.

  2. Infelizmente quando eu como banana imediatamente eu vômito, antes eu comia eu não fazia mal , mas agora tá fazendo ?

  3. Tenho gastrite e exofagite. No início achava que não poderia comer bananas, mas tem alguns dias que comecei a comer e estranhei o fato de não ter me sentido mal, então vim pesquisar sobre a banana pra quem sofre de gastrite. Só estou consumindo banana prata, tem uma que realmente me faz mal, essa eu não posso arriscar, conheço ela como banana casca-verde. Li o seu post completo e me ajudou muito. Obrigada.

  4. Infelizmente no meu caso, a banana in natura é um dos alimentos que não posso comer, pois realmente ataca a minha gastrite. Adoro a fruta, porém evito comê-la .

  5. Quando fui diagnosticada com gastrite o dr me proibiu de comer banana por conta da quantidade de cálcio que faz mal para o estômago assim como o leite faz muito mal por esse motivo tbm

Deixe um comentário