Descubra como emagrecer sem deixar de comer pão

Especialista da área:
atualizado em 30/11/2020

O pão é um alimento clássico na alimentação do brasileiro, tanto que muitos o apreciam. Afinal, tem coisa mais gostosa que comer um pão quentinho com leite ou café pela manhã?

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Por outro lado, devido ao seu teor de calorias e por ser um alimento rico em carboidratos, o pão também é visto como o vilão da dieta, que pode atrapalhar o emagrecimento. Então, isso significa que quem segue uma dieta para emagrecer precisa cortar o pão das refeições?

Não necessariamente. Basta saber escolher o melhor pão para emagrecer. No entanto, como saber que pão é esse? Vamos conversar sobre alguns diferentes tipos de pão para trazer uma resposta!

Pão de forma branco e pão de forma integral

Pães

A quantidade de calorias do pão branco e do pão integral são bem semelhantes. Sabe o que torna o pão integral mais vantajoso para a dieta? É que ele tem mais fibras e costuma ter um pouquinho menos de carboidratos.

Ainda que o teor de fibras do pão integral não seja tão alto assim, as suas fibras tornam a absorção dos carboidratos mais lenta. Isso evita o pico de insulina, algo que contribui com o ganho de peso. Além disso, as fibras ajudam a dar saciedade.

Entretanto, embora seja uma opção melhor para a dieta que o pão branco, precisamos lembrar que o pão integral não é pobre em calorias. Assim, ainda é preciso controlar a quantidade de pão integral que come.

Garanta que seu pão integral é realmente integral

Alguns pães integrais que encontramos à venda por aí não são realmente integrais, portanto, não farão diferença na dieta.

Por isso, para garantir que está levando para casa um pão verdadeiramente integral é fundamental ler a lista de ingredientes presente na embalagem do produto.

Ela apresenta os ingredientes na seguinte ordem: os que estão presentes em maior quantidade no produto aparecem primeiro. Assim, se uma farinha integral aparecer logo no início da lista, o pão é realmente integral.

Já se o primeiro item da lista for farinha de trigo, farinha branca ou farinha enriquecida e a farinha integral estiver lá no final, o pão não é tão integral assim. Pior ainda se o açúcar for um dos primeiros ingredientes da lista!

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Pão low carb

Um pão low carb pode ser feito à base de amêndoa, linhaça ou farinha de coco, por exemplo. Como o nome já entrega, eles apresentam um teor reduzido de carboidratos. Ao mesmo tempo, costumam ter uma quantidade grande de gorduras e calorias. Conheça receitas de pão low carb.

Portanto, o pão low carb só é uma boa opção de pão para emagrecer para as pessoas que seguem uma dieta low carb. Por outro lado, começar a comer só pão low carb não fará muita diferença para uma pessoa que não faz uma dieta low carb no restante do dia.

Isso porque as outras refeições contarão com teor normal de carboidratos. Para quem não segue uma dieta com restrição de carboidratos, uma alternativa melhor são os substitutos do pão. Por exemplo, uma crepioca fit ou muffin fit.

A questão da quantidade

Enfim, o pão ideal para emagrecer varia conforme a linha de dieta que cada pessoa segue. Assim como a quantidade também varia.

Enquanto na low carb a quantidade não é uma grande preocupação, na reeducação alimentar é preciso controlar a quantia de pão ou substituto do pão que se consome, mesmo que seja um alimento com menos calorias.

Confira a seguir também o vídeo da nossa nutricionista, que também fala das melhores opções para emagrecer comendo pão:

Qual pão você consome na sua dieta? Acha que ele te ajuda a emagrecer? Conte para nós nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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