Como o próprio nome já indica, uma receita de pão Dukan é uma mão na roda para quem segue a dieta Dukan e sente saudade de comer um pãozinho no dia a dia. Afinal, como um dos princípios da dieta é a redução da ingestão de carboidratos, o clássico pão branco não cabe.
Isso porque o pão tradicional é feito à base de farinha de trigo e, como tal, é um alimento rico em carboidratos. No pão Dukan, quem aparece na massa é o farelo de aveia. Ele está lado de outros ingredientes, como linhaça, iogurte desnatado e leite em pó desnatado.
Por não conter a farinha de trigo, a receita também pode ser uma opção para o café da manhã ou lanchinho das pessoas que não seguem a dieta Dukan, mas não consomem esse tipo de farinha.
Alguns cortam a farinha branca das refeições devido a problemas de saúde, como a alergia ao trigo. Já outros a deixam de lado devido à preocupação de que a farinha de trigo faz mal.
Qualquer que seja o seu caso, certamente valerá a pena experimentar a receita. E ela não é difícil de fazer não, viu?
Quer tirar a prova dos nove? Então aproveite que já está por aqui mesmo, aprenda o passo a passo de como fazer este pão Dukan e coloque já a mão na massa:
Pão dukan
Equipamento
- Tigela
- Forma de bolo inglês
- Papel-manteiga
Ingredientes
- 10 colheres de sopa farelo de aveia sem glúten
- 10 colheres de sopa leite desnatado em pó
- 1 colher de sopa semente de linhaça
- 2 ovos
- 1 pote iogurte natural desnatado
- 2 colheres de sopa requeijão
- 1 pitada sal
- 1 colher de sopa fermento químico em pó sem glúten
- 1 colher de sopa gergelim
Instruções
- Preaquecer o forno em 180º C. Juntar o farelo de aveia, o leite em pó, a linhaça e o sal em uma tigela. Misturar bem.
- Acrescentar os ovos, o iogurte e o requeijão. Misturar novamente até a massa ficar homogênea.
- Forrar a forma com papel-manteiga, despejar a massa e polvilhar o gergelim por cima da massa. Levar ao forno para assar por 30 minutos ou até dourar. Esperar esfriar para cortar e servir o pão.
Notas
- Para garantir que o farelo de aveia usado na receita realmente não tem glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito no rótulo do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem conter algum teor de glúten.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?