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Melhores Frutas para Grávidas

Veja uma lista com as melhores frutas para grávidas que, se estiver esperando um bebê, certamente vai querer incluir na sua dieta.

A revista acadêmica Nutrition and Dietetics Journal afirma que apenas metade das mulheres grávidas come a quantidade de frutas frescas necessárias para manter uma gravidez saudável, e que uma dieta saudável na gravidez tem o potencial de melhorar o resultado obstétrico, incluindo o fato de minimizar o risco de macrossomia – a dimensão exagerada de todas as partes do corpo.

As frutas são extremamente importantes em uma dieta, e manter uma alimentação cheia dos alimentos essenciais durante a gravidez é uma maneira de garantir a longo prazo a saúde tanto da mãe como do bebê. Além delas, existem também aqueles alimentos perigosos que grávidas devem evitar.

Mas por que as frutas são importantes durante a gravidez?

As frutas são ótimas fonte de nutrientes essenciais, e desempenham um papel muito importante para uma gravidez saudável.

  1. O potássio ajuda na manutenção da pressão arterial.
  2. O folato ajuda na formação de glóbulos vermelhos e reduz o risco de espinha bífida, anencefalia e defeito do tubo neural em bebês.
  3. A vitamina C ajuda a reparar os tecidos do corpo, cura feridas e cortes, mantém a saúde da gengiva e dos dentes e é essencial para que a mulher mantenha a imunidade forte.
  4. O cálcio contribui para o desenvolvimento dos ossos e dentes dos bebês.
  5. A fibra presente nas frutas promove a digestão, reduz o risco de doenças cardíacas, reduz os níveis de colesterol e previne a formação de hemorroidas e a constipação.

A maioria das frutas tem baixo teor de sódio, calorias, gorduras, além de não ter colesterol, o que as tornam alimentos perfeitos.

Benefícios das frutas na gravidez

Tanto as frutas como os vegetais e verduras são alimentos densos em nutrientes e satisfazem as necessidades tanto da mulher grávida como do feto de vitaminas, fibras e minerais.

Os benefícios das frutas para grávidas são:

  1. Reduzem o risco de diabetes gestacional e diabetes tipo 2;
  2. Reduzem o risco de formação de pedras nos rins;
  3. Reduzem o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer;
  4. Ajudam a manter o peso saudável;
  5. Seus compostos vegetais (fitoquímicos) previnem doenças;
  6. Mantêm uma pressão arterial saudável;
  7. Evitam a perda óssea;
  8. Diminuem os níveis de colesterol no sangue;
  9. O folato presente nas frutas reduz o risco de defeitos congênitos durante o primeiro trimestre de gravidez;
  10. Ajudam a limitar a sua ingestão total de calorias.

Melhores frutas para grávidas

Ao saber sobre todos esses benefícios, veja agora as melhores frutas para grávidas e o motivo de cada uma delas:

1. Melancia

A melancia sacia a sua sede, além de ser uma rica fonte de nutrientes vitais, incluindo vitamina A, C, B6, magnésio, potássio e está carregada com fibras e minerais.

No último trimestre de gravidez, a melancia ajuda a mitigar a azia, o inchaço nos pés e nas mãos e as cãibras musculares, além de manter a mulher hidratada. Aproveite para conferir todos os benefícios da melancia para a saúde.

2. Framboesas

As framboesas, principalmente o extrato de folhas de framboesas, ajudam a aliviar a dor do parto devido às suas propriedades estimuladoras do útero e relaxantes. A alta quantidade de folato previne o risco de defeitos do tubo neural em bebês.

A fibra e o manganês promovem a digestão e previnem o risco de distúrbios digestivos. Essas ótimas frutas para grávidas são ricas em ácido elágico (fitonutrientes) e antioxidantes que diminuem o risco de câncer em mulheres grávidas

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As framboesas estimulam a hemoglobina e protegem as mamães da anemia e da fadiga.

3. Romãs

As romãs são frutas ricas em nutrientes. Elas contêm boas quantidades de cálcio, ferro, energia, proteína, folato e outros nutrientes, além de uma quantidade de fibras que ajuda a aliviar a dor da constipação.

Essas frutas são consideradas uma das melhores curas naturais para problemas de deficiência de ferro, e a vitamina K desempenha um papel proeminente no fortalecimento dos ossos da futura mamãe e bebê.

Beber suco de romã com moderação ajuda a diminuir o risco de lesões na placenta.

4. Pêra

As pêras contêm grandes quantidades de ácido fólico, ideal para mulheres grávidas, e desempenham um papel fundamental na prevenção de defeitos do tubo neural em bebês.

Elas são boas frutas para grávidas por serem uma boa fonte de fibras, que combatem a constipação, e o seu conteúdo de potássio ajuda o coração tanto da mãe como do bebê a funcionar melhor. Além disso, estimulam a regeneração celular.

5. Kiwi

O kiwi está na lista das melhores frutas na gravidez porque são densos em nutrientes. Essa fruta é muito conhecida por ter efeitos curativos no sistema respiratório humano, reduzir a coagulação do sangue devido ao seu rico teor de fósforo e facilitar a absorção natural de ferro. É menos provável que você tenha tosse ou resfriado se comer kiwi todos os dias. Veja todos os benefícios do kiwi em detalhes.

6. Abacaxi

Quando consumido em moderação, o abacaxi é uma escolha segura e saudável, pois suas baixas gorduras e alto teor de fibras ajudam a aliviar a constipação, que é uma das principais queixas durante a gravidez.

A vitamina C aumenta a imunidade e promove a produção de colágeno, e a quantidade mínima de cobre presente no abacaxi promove a produção de glóbulos vermelhos, que ajudam no crescimento e na saúde dos olhos e cabelos.

A bromelaína do abacaxi combate as bactérias que abrigam no intestino e ajuda o trato gastrointestinal.

7. Laranjas

As laranjas são frutas ricas em vitamina C, o que ajuda na digestão, na absorção de ferro pelo sangue e previne o dano celular, além de ajudar a mulher grávida a se manter hidratada e contribuir para a ingestão diária de líquidos.

O folato reduz o risco de defeitos no cérebro e na medula espinhal dos bebês e o potássio ajuda a prevenir a pressão alta durante a gravidez.

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8. Mirtilos

Quantidades excessivas de mirtilos ou, como também são conhecidos, “blueberries” devem ser evitadas, mas uma xícara desta frutinha contém 114mg de potássio, que é vital para regular a pressão arterial e prevenir a pré-eclâmpsia.

São frutas com poucas calorias, ricas em vitamina C e possuem antioxidantes que protegem a futura mamãe do estresse oxidativo e melhoram o funcionamento cognitivo do cérebro.

9. Caquis

Os caquis são frutas ricas em fósforo e cálcio que ajudam no crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebê. O caroteno e a vitamina A fortalecem os músculos do coração e a visão e a vitamina C aumenta a imunidade.

O teor de magnésio ajuda a baixar a pressão arterial e, portanto, é eficaz no tratamento da hipertensão.

A vitamina C combate a insônia, estresse e alivia gripes, resfriados e o conteúdo antioxidante desta fruta ajuda a desintoxicar o corpo e neutraliza os radicais livres.

10. Cerejas

As cerejas são boas frutas para grávidas por serem importante fonte de vitamina C, e toda mulher grávida precisa de quantidades suficientes desta vitamina para combater infecções como erupções cutâneas ou um resfriado comum.

Comer cerejas também ajuda no fortalecimento do sangue para a placenta e para o bebê, além delas conterem melatonina, que é um poderoso hormônio antioxidante que ajuda a estimular o crescimento celular enquanto a barriga cresce e a pele estica durante a gravidez.

Especialistas dizem que a melatonina também ajuda as pessoas a terem uma boa noite de sono devido ao seu potente fator anti-estresse.

11. Maçã

As maçãs são frutas cheias de fibras e antioxidantes, o que as tornam ótimas frutas para grávidas e para o bebê. Consumi-las com frequência reduz o risco de chiado no peito, eczema e asma nos estágios posteriores da vida do bebê. Elas são ricas em fibras insolúveis, e por isso auxiliam na digestão, melhoram o metabolismo e diminuem os distúrbios intestinais.

Aproveite e confira todos os benefícios da maçã para a saúde.

12. Abacates

Os abacates têm mais folato do que qualquer outra fruta e são densos em nutrientes e fontes importantes de vitamina C, K, B, magnésio, fibras, potássio e colina. O potássio e o magnésio ajudam a aliviar a náusea.

Consumir essas frutas na gravidez é uma maneira eficaz de aliviar as cãibras nas pernas que são frequentemente causadas devido aos baixos níveis de potássio e magnésio durante a gravidez.

A colina é essencial para o desenvolvimento nervoso e cerebral em bebês, e as gorduras monoinsaturadas saudáveis do abacate mantêm a mãe longe de doenças cardíacas.

13. Amoras

As amoras são uma rica fonte de energia e possuem fibras que contribuem para a saúde geral e melhoram a constipação. O folato é importante para prevenir defeitos congênitos e diminuem as chances de aborto espontâneo.

O cálcio, o potássio e o magnésio promovem o crescimento e o desenvolvimento adequado dos ossos no feto e as antocianinas e flavonóis protegem as mulheres grávidas de doenças relacionadas ao coração.

14. Toranja

A toranja é uma fruta com um alto teor de fibras, o que faz com que ela seja um laxante eficaz e facilita os movimentos intestinais durante a gravidez. Ela também é rica em vitamina C, que previne resfriados, reduz a retenção de água, mantém sua pele flexível e pode diminuir as chances de náuseas e vômitos, o que é um problema muito comum no início da gravidez.

Comer toranja antes de dormir te ajuda a relaxar e ter uma boa noite de sono e as suas quantidades significativas de ácido fólico reduzem as chances de defeitos do tubo neural do bebê.

15. Damasco

Os damascos são frutas do tipo drupas, ou seja, tanto o miolo quanto a polpa são comestíveis. Eles contêm vitamina A, C, E, betacaroteno, fósforo, silício, cálcio, ferro e potássio.

Essas ótimas frutas para grávidas são carregadas com todos os super nutrientes que ajudam no desenvolvimento saudável do bebê: você pode comer até quatro damascos por dia. Aproveite para conferir todos os benefícios do damasco para a saúde.

16. Manga

As mangas contêm grande quantidade de vitamina C, que regula a digestão, reduz a constipação e alivia infecções secundárias, além de serem ricas em fibras, antioxidantes e calorias – o que promove energia para a gestante.

Essas frutas doces são uma deliciosa alternativa para um bom lanche no terceiro trimestre, que é quando a mulher grávida mais precisa das calorias. Falando nisso, você sabe quanto engordar na gravidez, mês a mês?

17. Sapoti

Composto por uma polpa macia e facilmente digerível, o sapoti é uma fruta rica em nutrientes. É cheia de eletrólitos, vitamina A, carboidratos e energia, sendo também perfeitas para as mamães que estão amamentando.

Essa fruta ajuda a lidar com tonturas e náuseas, previne contra condições como síndrome do intestino irritável e também ajuda a combater distúrbios relacionados ao estômago, como a disenteria e diarreia. Que tal conhecer melhor os benefícios da fruta sapoti?

18. Limões

Os limões são frutas ricas em vitamina C, que estimula o sistema digestivo e trata a constipação. O suco desta fruta mantém você hidratada, elimina as toxinas e combate a doença matinal, além de prevenir infecções comuns e melhorar o mecanismo de defesa natural do corpo.

Os limões são uma ótima fonte de magnésio e cálcio, que melhoram o desenvolvimento ósseo da mãe e do bebê, além de serem diuréticos, ou seja, são benéficos para o funcionamento dos rins e previnem infecções urogenitais em mulheres grávidas.

19. Uvas

As uvas podem ser a sua melhor opção de lanche saudável durante a gravidez, pois estão cheias de nutrientes vitais como antioxidantes, vitaminas, ácidos orgânicos, fibras, ácidos fólicos, pectina, entre outros nutrientes que ajudam nas mudanças biológicas que ocorrem durante a gravidez.

Elas contêm antioxidantes como o flavonol, antocianinas, linalol, geraniol e tanino, que aumentam a imunidade e previnem infecções.

Os polifenóis das uvas fortalecem o funcionamento do coração e devido a todos esses benefícios, ela é uma das melhores frutas para grávidas.

20. Bananas

As bananas também são ótimas frutas para grávidas porque possuem folato, vitamina B6, C, magnésio e potássio. O folato faz o seu trabalho de proteger os defeitos do tubo neural, a vitamina B6 ajuda a regular os níveis de sódio e controla náuseas e vômitos, o magnésio ajuda a restaurar um equilíbrio saudável dos fluidos e o potássio protege contra o derrame ou qualquer outra complicação relacionada à gravidez.

Os médicos geralmente recomendam consumir uma banana todos os dias durante o primeiro trimestre.

21. Melão

O melão é uma fruta que contém nutrientes essenciais necessários para a gravidez e é uma rica fonte de fibra e com alto teor de água, o que alivia a constipação.

Os carotenoides e a vitamina C estimulam o sistema imunológico tanto da mãe como do bebê. Ela é ainda uma boa fonte de folato.

O complexo B presente no melão reduz o enjoo matinal e previne a azia, o potássio é ideal para regular a pressão sanguínea e o ferro auxilia na produção de hemoglobina e previne a anemia.

21. Morangos

Assim como as cerejas, os morangos são boas frutas para grávidas porque mantêm você nutrida com quantidades significativas de fibras e vitaminas. São uma rica fonte de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a normalizar a pressão arterial.

Ricos em potássio e manganês, os morangos constroem e fortalecem os ossos do feto em crescimento, além de conterem folato, que ajuda a minimizar o risco de defeitos do tubo neural.

Essa lista foi feita para dar uma ideia completa das melhores frutas na gravidez e por que elas foram selecionadas. Agora, é hora de incluí-las em sua dieta e aproveitar uma vida mais saudável para você e o seu bebê.

Fontes e Referências Adicionais:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22380723

Você já costuma consumir essas melhores frutas para grávidas em sua dieta? Agora que está esperando um bebê, pretende aumentar a ingestão? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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