O grande erro que sabota a dieta de muitas pessoas

Especialista:
atualizado em 07/04/2021

Se não aconteceu com você já deve ter ocorrido com alguém que você conhece. Embora esteja se esforçando e até sofrendo com a dieta, a pessoa não vê resultados em termos de perda de peso. Os números na balança simplesmente não descem!

  Continua Depois da Publicidade  

Mas por que será que isso acontece? Bem, o problema pode ser um grande erro que sabota a dieta de muitos: a restrição excessiva. Afinal, muitos acreditam que para emagrecer é preciso ser radical, sofrer e passar fome, o que não é verdade.

Ao tentar fazer uma dieta por conta própria, algumas pessoas cortam várias coisas da alimentação. Por exemplo, há quem elimine qualquer tipo de doce por completo, enquanto outros cortam grupos alimentares inteiros.

Assim, a pessoa decide que a sua dieta vai basicamente girar em torno de peito de frango e salada até chegar ao peso que deseja.

Prática é insustentável

Dieta radical

O problema é que impor muitas restrições a si mesmo é completamente insustentável. Afinal, é difícil demais aguentar muito tempo sofrendo por não poder comer uma porção de coisas.

Sem contar que esses métodos radicais, que cortam grupos alimentares e restringem demais as calorias podem trazer problemas de saúde. Além disso, após se restringir por certo tempo, pode chegar um momento em que a pessoa não suporta mais ficar sem comer o que gosta.

Então, ela acaba não resistindo e vai correndo atrás das comidas proibidas. A questão é que por ter passado tanto tempo sem elas, em vez de comer um pedacinho apenas para matar a vontade, a pessoa se joga na comilança e come muito de uma vez, recuperando o peso que perdeu.

O que funciona para você

Assim, o ideal é procurar um método de emagrecimento que se adapte a você e não se obrigar a se adequar a uma dieta super difícil e sofrida. Lembre-se de que nem sempre o que deu certo para alguém que você conhece será necessariamente bom para você.

Tudo porque cada pessoa é única e tem diferentes gostos e rotinas. Como se não bastasse, a saúde e o organismo de cada pessoa também são diferentes.

Por exemplo, tem pessoas que conseguem fazer um jejum intermitente e ficar várias horas por dia sem comer. Já outras sentem muita fome e até passam mal se ficam muito tempo sem se alimentar.

  Continua Depois da Publicidade  

Há ainda aqueles que preferem uma dieta low carb porque não precisam contar calorias, basta manter o nível de carboidratos baixo.

Por outro lado, alguns não conseguem reduzir tanto os carboidratos, não querem ficar sem comer uma massa e enjoam com muita carne ou ovo como ocorre na low carb. Para eles, uma reeducação alimentar com pequenas quantias dos alimentos que gostam é mais interessante.

Enfim, os casos e as possibilidades de dieta que funcionam são muitas. O objetivo deve ser encontrar uma que não faça mal para a sua saúde, que combine com a sua rotina e seus gostos e que te ajude a emagrecer sem precisar sofrer.

Para achar a melhor dieta para você, conte com a orientação de um nutricionista.

Uma dica: substituições inteligentes e saudáveis

Satisfeito

Para não perder o prazer pela alimentação durante a dieta, o truque é consumir pratos gostosos, saudáveis e pouco calóricos. Ao aprender a preparar versões saudáveis das comidas favoritas, a dieta se torna mais prazerosa, você não sente falta daquilo que engorda e não sofre por isso.

Por exemplo, a pizza. No lugar de pedir uma super calórica de um restaurante, dá para preparar uma versão mais light em casa. Existem receitas de pizza light, de pizza low carb e até pizza sem farinha.

Há uma diferença de calorias entre uma pizza de pizzaria com requeijão, bacon, linguiça, presunto e molhos calóricos no recheio e uma pizza caseira com recheio de mussarela light, tomate e manjericão.

Ou seja, melhor do que eliminar tudo o que gosta de comer da dieta é aprender a fazer substituições que tornem seus pratos favoritos mais saudáveis e aliados da boa forma. Conheça outros exemplos de trocas saudáveis para emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

No vídeo a seguir, a nossa nutricionista também apresenta o principal motivo porque a sua dieta está dando errado!

Você já sabia desse erro? Já cometeu? Então, conte como foi!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário