O Jeito Certo de Tomar Água com Limão Para os Melhores Resultados

Especialista:
atualizado em 21/02/2020

Tomar água com limão é uma nova mania nacional. Além de aliviar dores de garganta, ajudar na digestão e ser desintoxicante, tem muitos outros benefícios associados. A partir de agora, você aprenderá o jeito certo de tomar água com limão para os melhores resultados. Não deixe de conferir.

Além de aliviar a dor de garganta, ajudar na digestão e eliminar as toxinas, beber água com limão produz vários benefícios para a saúde, certo? De fato, as vantagens da água com limão não são um mito, mas são melhores quando se sabe tirar o máximo proveito de cada copo tomado. Vamos conferir algumas dicas?

Tomar líquidos para perder peso já é uma realidade, mas tornar um hábito a ingestão de água com limão pode fazer com que seus benefícios apareçam de forma consistente na sua vida. Com a frequência, você terá um sangue mais alcalino, um desinchaço natural, maior proteção no organismo, uma melhora na digestão e muito mais. Você vai gostar de saber os 10 maiores benefícios de tomar água com limão diariamente.

Um estudo publicado na revista Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition sugere que ao adicionar limão na água você adiciona polifenóis que ajudam a limitar o aumento da gordura corporal, por outro lado, algumas pessoas dizem que a acidez do limão pode prejudicar o estômago quando ingerida em jejum. Você vai gostar de saber se água com limão em jejum emagrece mesmo.

Outros alimentos milagrosos podem ser associados à água com limão para potencializar seus benefícios. É o caso do gengibre que, além de ter propriedades termogênicas e diuréticas, auxilia na perda de peso, combate a azia e gases intestinais, atua como antioxidante e anti-inflamatório, melhora náuseas e vômitos, protege o estômago contra úlceras, previne o câncer cólon-retal e regula a pressão arterial. Você precisa saber mais sobre a água de limão com gengibre.

Quanto de limão você deve usar para obter os resultados?

Você pode colher todos os benefícios da água com limão contanto que incorpore toda a fruta à bebida, incluindo a casca. Um estudo publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition mostrou que certos polifenóis encontrados em uma casca de limão ajudaram a perda de peso em ratos com uma dieta rica em gordura.

Além de potencialmente ajudar a perder peso, a fruta contém vitamina C. Um limão contém uma quantidade elevada de vitamina C necessária para produzir colágeno em seu corpo, estimular seu sistema imunológico e regenerar a glutationa (o poderoso antioxidante do corpo usado na desintoxicação diária).

Adicione pelo menos meio limão (fatiado com casca e tudo) a 250 ml de água. Você também pode usar apenas o suco do limão, mas tenha em mente que dessa forma você vai perder os nutrientes e as fibras encontradas na casca e no bagaço da fruta.

Veja a seguir mais detalhes sobre os benefícios que o consumo de água com limão pode trazer para a sua saúde.

Benefícios da água com limão

– Efeito antioxidante

A água de limão é rica em flavonoides que tem propriedades antioxidantes que protegem as células do organismo contra danos. Estudos feitos com animais – como o publicado em 2016 na revista científica Electronic Physician – sugerem que os flavonoides do limão diminuem o estresse oxidativo e evitam danos celulares causados pela ação de radicais livres.

– Menor risco de ter pedras nos rins

O limão contém ácido cítrico que ajuda a prevenir o desenvolvimento de pedras nos rins. O citrato formado no corpo após a absorção do ácido cítrico torna a urina menos ácida e reduz a formação de oxalato de cálcio, compostos que quando acumulado nos rins pode se solidificar.

O citrato atua se ligando ao cálcio e evitando que o mineral se ligue ao oxalato, o que impede a formação de cálculos renais e ajuda no tratamento da condição.

– Hidratação

As diretrizes gerais da associação The Food and Nutrition Board estabelece que as mulheres devem consumir pelo menos 2,6 litros de água e os homens devem ingerir cerca de 3,6 litros de água por dia. Essa quantidade deve incluir a água que você bebe e também a água encontrada em outras bebidas e alimentos.

A água com limão pode tornar o sabor da água mais agradável e contribuir para a hidratação do corpo, já que quem não tem o costume de tomar muita água pode aumentar o consumo ao adicionar sabor à bebida.

Água com limão e a perda de peso

A fibra pectina encontrada no limão pode promover a sensação de saciedade. Além disso, tomar um copo de água com limão pela manhã pode suprimir o apetite ao longo do dia.

Como já mencionado anteriormente, uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition em 2008 mostrou que os polifenóis reduzem o acúmulo de gordura corporal e contribui de forma significativa com o aumento de peso.

Esse mesmo estudo indica que os antioxidantes do limão também melhoram a resistência à insulina e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue.

O processo digestivo também é beneficiado pela água com limão e a saúde digestiva é muito importante para tornar qualquer plano de perda de peso mais fácil de cumprir. Tomar a água com limão estimula a produção de bile pelo fígado e ajuda a promover os movimentos digestivos. Tudo isso contribui para a desintoxicação do corpo e também para diminuir a retenção de líquidos.

É melhor adicionar limão à água fria, morna ou quente?

Água morna. Essa temperatura ajuda a extrair vitamina C e polifenóis do limão e da casca. Embora a vitamina C não seja estável ao calor – o que significa que pode degradar-se quando atinge uma certa temperatura -, até mesmo a temperatura de ebulição não é quente o suficiente para anular os benefícios da fruta.

No entanto, a água morna é ideal porque é mais fácil beber em grandes quantidades, enquanto os líquidos quentes foram ligados ao câncer pela Organização Mundial de Saúde.

Esse debate sobre a temperatura da água com limão ainda não terminou, pois existe muito pouca pesquisa sobre o tema. Assim, apesar de a água morna parece extrair mais os nutrientes do limão, a diferença é pouco significativa e nada impede que você tome a água fria se assim preferir. 

Qual é a melhor hora do dia para beber água com limão?

Nosso corpo está extremamente desidratado no momento em que acordamos, então o melhor é tomar um copo logo pela manhã.

Enquanto dormimos, perdemos muita água através da respiração. Hidratar-se com um copo de água morna com limão é o melhor a fazer quando você acorda para ajudar a repor o que foi perdido durante a noite e começar o seu dia com o pé direito.

Além de adicionar sabor à sua água (e ajudar a sua ingestão como resultado), o limão pode impulsionar o sistema imunológico e formar colágeno em seu corpo (que promove a saúde da pele e articulações), graças aos seus altos níveis de vitamina C.

Mas esteja avisado: você também pode estar correndo o risco de desbastar o esmalte de seus dentes bebendo água com limão o dia todo, todos os dias. Pessoas com altos níveis de ferro no sangue também devem limitar sua ingestão, pois o limão pode aumentar a capacidade do seu corpo de absorver ferro.

O maior benefício de tomar a água com limão logo cedo é hidratar o seu corpo e estimular os movimentos intestinais para que as toxinas processadas durante a noite sejam mais facilmente eliminadas.

Além disso, beber água com limão de manhã pode te dar mais energia para enfrentar o dia devido ao consumo de nutrientes importantes.

Água com limão funciona mesmo?

Uma dieta saudável e equilibrada é muito mais benéfica do que confiar apenas na água com limão. Assim, o primeiro mito a ser desmentido é que tomar água com limão vai resolver todos os seus problemas.

A água com limão pode sim trazer vários benefícios, mas eles são mínimos quando comparados com o que uma dieta saudável e bons hábitos diários podem te gerar no dia a dia.

Apesar de muitos dos benefícios de tomar a água com limão não serem apoiados pela ciência (ou pela falta de estudo ou pela quantidade baixa de nutrientes por porção), é fato que o consumo de uma fruta com água não te fará mal. Mas é preciso combinar a ingestão da bebida com outros hábitos saudáveis. 

Desde que você não adicione açúcar à sua bebida, o hábito de tomar água com limão em qualquer horário do seu dia pode te estimular a beber mais água e a contribuir com a ingestão de vitaminas e minerais.

Videos:

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Você costuma tomar água com limão diariamente? Fazia do jeito, na hora e na quantidade certa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (491 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

233 comentários em “O Jeito Certo de Tomar Água com Limão Para os Melhores Resultados”

  1. Todo dia de manhã, ao acordar eu tomo 500ml de água e depois de uns 15/20 minutos eu tomo 2 copos de água com um limão espremido e mastigo as cascas mas não engulo. Isso me faz muito bem. Já ficou na rotina matinal.
    OBS: depois de uma meia hora tomo meu bulletproof coffee e minhas suplementações. Não como nada. Alimentação somente no almoço por voltas das 13:00hs.

  2. Eu tomei água com limão em jejum e arrebentou uma úlcera duodenal que me deixou traumatizada…alem da gastrite…

  3. Sou professor de história. advogado e escritor ,membro fundador da Academia de Letras de Volta Redonda, e sócio do GREBAL de Barra Mansa Rio de Janeiro,
    Sou autor do meu segundo livro que está no prelo para publicação.Titulo: Ibitipoca – Serra de Cristal.Distrito de Lima Duarte. Reporta este romance no Século XVIII,cujos personagens, saem de Portugal para percorrerem o caminho do ouro,velho.até Ibitipoca. cheio de aventuras desbravadoras. especificamente em busca de raízes curativas e frutas medicinais. Os personagens acadêmicos identificaram no limão,natural da mata. mais de 250 qualidades efetivas da cura de doenças regenerativas, com o seu sumo milagroso…È um belo romance cheio de emoções.

  4. Tenho mais de 62 anos e tomo água com limão e açafrão todos os dias em jejum. 1 limão espremido, 1colher (café) de açafrão em meio Copom de água natural.
    Obs: Não tomo nenhum outro medicamento.

  5. Boa Noite, bom posso informar para as pessoas interessadas que fiz uma experiência que ingeri limão congelado, ralado pela manhã e realmente emagreci 6 KG em 4 meses. Deve ter sido beneficiado com as outras vantagens citadas no texto que acabei de ler recentemente neste site.

  6. Depois de emagrecer bastante você gastará um bom dinheiro para curar de gastrites e assemelhados. Melhor meso é esparadrapo nas boca, no nariz e no zóio.

  7. Doutora Patrícia Leite é deusa nesse ramo. Acompanho sempre os vídeos dela no Youtube e recomendo a todos, não apenas pela riqueza de informações sobre vários assuntos sobre nutrição, saúde, suplementos… mas também pela forma que ela nos passa isso: com alegria, com sorriso, com uma voz doce e encantadora.
    Amo demais!

    • Para ter o título de doutor, de vc emos ter um doutorado. Então pergunto em que área e universidade a Patrícia Leite fez o doutorado, pois até ministro está inventado doutorado que não têm?