Água com Limão em Jejum Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 22/01/2020

A água com limão promete melhorar a digestão, é diurética, estimula o sistema imunológico, purifica a pele, dá energia e bom humor e ainda estimula a cicatrização de feridas. Você descobrirá a seguir se a água com limão em jejum emagrece mesmo, além de outros benefícios e como tomar para ter os melhores resultados.

Existem muitos adeptos da ingestão de água com limão para emagrecer. Algumas pessoas relatam que se isso for feito em jejum, os resultados são ainda melhores. Por outro lado, há aqueles que não acreditam nessa artimanha para emagrecer e rebatem os benefícios alegados por quem usa a bebida para a perda de peso.

O limão é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. E o gengibre é um poderoso termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal para queimar a gordura acumulada. Com essa combinação, temos uma fórmula mágica de emagrecimento, correto? Cuidado com as expectativas. Descubra se a água com limão e gengibre emagrece mesmo.

Vamos discutir se a água com limão em jejum emagrece mesmo e mostrar os dois lados da moeda para que você chegue em uma conclusão sobre os prós e contras dessa prática.

Água com limão para emagrecer

É importante começar essa discussão com a ideia de que nenhum alimento ou bebida isolado é capaz de fazer milagres. Ou seja, de nada adianta ingerir algo que ajuda na perda de peso sem fazer outras mudanças na dieta e nos hábitos diários.

A fórmula para perder peso não é nenhum segredo: é preciso ingerir menos calorias do que o seu corpo precisa para se manter da mesma forma. Se você quer uma mudança no seu peso, você precisa reduzir o consumo de calorias para que o seu organismo possa queimar estoques de gordura e assim obter o resto da energia necessária para as suas funções.

Então, não pense que beber água com limão em jejum emagrece se você tiver uma dieta desequilibrada aliada à ausência de exercícios físicos no restante do dia.

Dito isso, especialistas afirmam que beber água com limão em jejum pode aumentar de forma significativa a perda de peso quando aliada a uma dieta hipocalórica (com menos calorias do que o seu corpo necessita) e à prática regular de exercícios.

A médica Erica Matluck afirma que apenas beber água com limão não é uma boa estratégia para a perda de pesa, mas a bebida pode ajudar a aumentar a saciedade, evitando os excessos na alimentação ao longo do dia.

Além dos benefícios citados acima, a frequência com que se toma água com limão é muito importante para que os benefícios sejam potencializados. Com a frequência, você terá um sangue mais alcalino, um desinchaço natural, maior proteção no organismo, uma melhora na digestão e muito mais. Descubra os maiores benefícios em tomar água com limão todas as manhãs.

As vantagens de tomar água com limão não são poucas e a tentação de substituir quase todo o líquido que você ingere no dia a dia por água com limão é grande. Não faça isso. Aprenda o jeito correto de tomar água com limão para obter os melhores resultados. Você vai descobrir a melhor temperatura da água, os horários e de qual forma deve fazer essa água aromatizada.

– Água

Já é de conhecimento geral que beber grandes quantidades de água pode ser útil para pessoas que buscam a perda de peso. Um estudo publicado em 2011 pela revista científica Obesity mostrou que pessoas que bebem cerca de 2 xícaras de água antes de cada refeição perdiam mais peso do que pessoas com uma dieta semelhante sem a ingestão de água antes das refeições. Isso ocorre porque a água ajuda a preencher o estômago e dá a sensação de saciedade mais rapidamente, o que fará com que você coma menos.

Sabemos também que o ser humano não sobrevive sem água. Além de evitar a desidratação das células, beber bastante água pode ajudar a melhorar a perda de peso, o desempenho nos exercícios físicos, a saúde mental por meio da otimização de recursos como a memória e o humor e a saúde digestiva já que ela ajuda a digestão como um todo e evita a constipação.

– Limão

O limão é uma fruta pouco calórica que fornece diversos nutrientes como vitamina A, folato, vitamina E, vitamina C e colina e minerais como o cálcio, magnésio, fósforo, potássio e sódio.

Dados da USDA (United States Department of Agriculture), a água com limão preparada a partir do suco de meio limão pode conter:

  • 9 calorias;
  • Menos de 1 grama de carboidratos;
  • 25% da recomendação diária de vitamina C;
  • 1% da quantidade recomendada de folato e de potássio por dia.

Outros minerais e vitaminas também estão presentes no limão, mas em baixas quantidades. Apesar de parecer pouco nutritivo, o limão se destaca pelo baixo teor calórico e por facilitar a ingestão de vitamina C.

A fruta também conta com a presença de antioxidantes do tipo polifenóis que podem ajudar a diminuir o ganho de peso e a reduzir o risco de diabetes do tipo 2.

– Água com limão

Ao adicionar limão à água, você adicionar também polifenóis, que são substâncias presentes no fruto que, de acordo com um estudo publicado em 2008 pela revista científica Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, ajudam a limitar o aumento da gordura corporal. Porém, esse estudo foi realizado com animais e são necessários outros estudos clínicos para atestar essa condição.

A presença de potássio no limão representa cerca de 49 miligramas em um suco de um limão, o que é cerca de 1% do que o seu corpo necessita do mineral por dia. Mesmo essa pequena quantidade é capaz de auxiliar no metabolismo e no processo digestivo. Além disso, o suco de um limão é capaz de fornecer quase um quarto das necessidades diárias de vitamina C, que também pode ajudar na perda de peso.

Uma pesquisa cujos resultados foram publicados na revista científica Nutrition and Metabolism em 2006 mostrou que pessoas que apresentam menos vitamina C em seus tecidos não queimam gordura com tanta eficiência durante a prática de exercícios físicos. Dessa forma, ao ingerir água com limão e fazer uma atividade física, a queima de gordura é potencializada durante a atividade.

A água com limão, desde que não seja adoçada, apresenta baixo teor calórico. Isso ajuda a minimizar a ingestão calórica diária. Dessa forma, a bebida pode ser uma boa alternativa a outras bebidas também ao longo do dia.

Adicionar o limão na água também ajuda algumas pessoas a se hidratar melhor ao longo do dia por melhorar o sabor da água. Como a hidratação é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, essa estratégia pode ser interessante para quem não gosta muito de beber água pura.

Como tomar

Ingerir água com limão em jejum parece funcionar melhor para a perda de peso. Mas por quê?

Os praticantes dessa técnica costumam beber 1 xícara de água com meio limão espremido com o estômago vazio logo no início da manhã. Profissionais da saúde sugerem que, ao tomar a água com limão com o estômago vazio, os benefícios são mais efetivos.

O efeito detox do limão, por exemplo, parece funcionar melhor pela manhã já que é o horário em que o estômago e intestino estão mais “limpos”, sendo capaz de eliminar mais toxinas. Ou seja, manter o jejum é importante porque facilita as reações metabólicas de digestão e ajuda na eliminação de restos metabólicos produzidos no dia anterior e durante a noite, limpando melhor o organismo.

Um estudo publicado em 2016 no Journal of Ayurveda and Integrative Medicine mostra que algumas pessoas bebem água com limão e adicionam ainda xarope de bordo com pimenta caiena durante um jejum de água para perder peso. Eles chamam isso de desintoxicação de limão e ingerem a bebida várias vezes ao dia por até 7 dias seguidos de jejum.

No entanto, o cientista de alimentos Joy Dubost afirma que dietas de desintoxicação como essas privam o seu corpo de nutrientes importantes e que é possível limpar o organismo sem recorrer a métodos extremos como um jejum de vários dias. Ele sugere que manter uma alimentação rica em fibras e beber muita água é mais do que suficiente para que o seu sistema fique limpo e funcional.

Algumas pessoas afirmam que beber 1 xícara de água com limão com uma pitada de sal durante um treino pode ajudar a repor os minerais perdidos durante o exercício e ajudar na queima de gordura.

Outros ainda indicam tomar água com limão cerca de 30 minutos antes de cada refeição como almoço e jantar.

Água morna ou gelada?

Ambos os jeitos de tomar a água com limão são benéficos. Porém, ao tomar o limão com água morna, a eliminação de resíduos ou gorduras grudados na parede intestinal é mais efetiva.

Segundo a medicina ayurvédica, o sabor azedo do limão ajuda a estimular o sistema digestivo, facilitando a digestão e evitando o acúmulo de toxinas. Além disso, a ingestão da bebida morna pode prevenir a constipação.

Se optar pela água gelada, além de ser mais refrescante em dias de calor, a queima de gordura pode ser beneficiada devido ao efeito termogênico natural causado pela ingestão de algo gelado, que faz com que o corpo queime mais gordura e calorias devido à temperatura diferente da temperatura normal do nosso organismo.

Como ambos são benéficos para fins diferentes, você pode alternar: tomar água com limão morna 3 vezes por semana e água gelada com limão nos outros 4 dias.

Água com limão em jejum emagrece mesmo?

A água com limão traz diversos benefícios que ajudam no emagrecimento. A seguir, listamos benefícios para a saúde e também para a perda de peso que as propriedades do limão nos oferece.

  1. Aumento da imunidade: Os antioxidantes contidos no limão ajudam na eliminação de radicais livres e também a impulsionar o sistema imunológico contra resfriados e outras doenças.
  2. Auxílio no processo digestivo: O limão contém ácido cítrico e pectina em sua composição, que ajudam na digestão. A pectina também auxilia na redução da velocidade com que a comida deixa o estômago, fazendo você se sentir saciado por mais tempo. Além disso, o limão é capaz de tornar a salivação e a digestão como um todo mais efetiva, já que ele consegue fazer uma espécie de pré-digestão, devido à sua acidez natural, de alimentos como carboidratos complexos, proteínas e gorduras.
  3. Agente contra a obesidade: A limonina presente nos limões é uma substância que ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue e a aumentar a queima de gordura, além de contribuir para a remoção de gases.
  4. Eliminação de toxinas: Por conter antioxidantes, o limão consegue eliminar radicais livres e liberar toxinas presentes no intestino e em outros órgãos. Além disso, o limão é diurético, tornando essa remoção de substâncias nocivas mais rápida.
  5. Retardo do envelhecimento: O limão é rico em antioxidantes como a vitamina C, que ajuda a reduzir o risco de danos causados por radicais livres, que podem acelerar alguns processos relacionados com o envelhecimento e causar algumas doenças. Além disso, o limão também ajuda na produção de colágeno, suavizando marcas relacionadas à idade.
  6. Saúde óssea: A presença de vitamina C é responsável por ajudar a manter os ossos saudáveis, prevenindo danos ósseos causados por infecções microbianas, por exemplo.
  7. Suporte a funções do fígado e do rim: A pectina, fibra presente no limão, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no fígado além de impedir a formação de pedras nos rins. Os polifenóis também ajudam a melhorar o metabolismo e a atividade de enzimas hepáticas importantes para o bom funcionamento do órgão.
  8. Melhoria do humor: Há quem diga que o suco de limão em jejum é capaz de melhorar o humor devido ao sabor cítrico e cheiro refrescante e agradável, que ajudam a melhorar o humor e relaxar o corpo e também a mente.

Efeitos colaterais

O consumo de muita água com limão pode causar alguns desconfortos como náusea, azia, erosão do esmalte dos dentes, refluxo ácido e urina em excesso. Para evitar esses efeitos adversos, dilua bem o limão em água antes de tomar.

O ácido cítrico presente no limão pode corroer o esmalte dos dentes, mas esse efeito pode ser minimizado adotando o hábito de enxaguar a boca com água após o consumo da água com limão e de evitar escovar os dentes logo após a ingestão da bebida.

Quanto à azia e ao refluxo ácido, o ácido cítrico também é o culpado já que a acidez do limão pode causar desconforto em algumas pessoas.

Algumas pessoas acreditam que a vitamina C encontrada no limão atua como um diurético, mas isso não foi comprovado por meio de evidencias cientifica. Assim, é mais provável que o aumento na frequência da urina seja apenas um resultado da sua maior ingestão de água e não tenha nada a ver com a vitamina C.

Para evitar esses efeitos adversos, dilua bem o limão em água antes de tomar. O indicado é espremer meio limão em cerca de 230 mL de água.

Mas por que alguns são a favor e outros contra essa prática?

Não existem provas científicas de que a água com limão em jejum faz mal. Dessa forma, é mais uma questão de opinião do que de evidências.

A maioria das pessoas que não aprova o uso da água com limão para emagrecer tem como principalmente argumento os efeitos colaterais causados pelo uso em excesso devido à própria acidez do limão e devido ao fato de não acreditarem em um alimento ou bebida milagrosa para emagrecer.

Já as pessoas que acreditam que água com limão em jejum emagrece têm sempre em mente os benefícios da fruta para a saúde e processos de emagrecimento.

O que realmente funciona

O que realmente funciona é o bom senso. Os benefícios do limão já são comprovados, mas ele sozinho não irá fazer você perder peso. Você pode tomar a água com limão em jejum como preferir desde que adote outras medidas para perder o peso, usando o a bebida como um auxílio e para potencializar a sua perda de peso, mas não como única arma para emagrecer.

– Exercícios físicos

A prática de exercícios é indispensável se você quer perder peso. É recomendado por órgãos de saúde que adultos façam exercícios de força pelo menos duas vezes por semana e cerca de 150 minutos de algum tipo de atividade aeróbica por semana. Os exercícios físicos ajudam a queimar calorias e a aumentar o déficit calórico, o que te ajuda a perder peso mais rapidamente. Além disso, ao praticar exercícios, é mais provável que você queime gordura, o que resultará em uma perda de peso saudável.

Ser ativo fisicamente é tão bom para a saúde que deveria ser uma prioridade na vida de qualquer pessoa, mesmo que ela não esteja interessada em perder peso. A atividade física regular faz com que seu corpo use mais energia, o que vai queimar mais calorias e te ajudar no emagrecimento.

Se por algum motivo você não pode ir na academia ou praticar exercícios mais intensos, qualquer tipo de movimento vale para você gastar energia. Isso inclui dar uma volta no quarteirão, ir ao mercado andando ao invés de ir de carro, passear com o cachorro e até mesmo limpar a casa. O mais importante é que você inclua mais e mais movimento à sua rotina e se puder escolher um exercício físico para praticar regularmente, melhor ainda.

– Alimentação adequada

Também é importante tomar cuidado com a alimentação. Além de planejar sua dieta diária com base em um déficit calórico, é importante ingerir alimentos saudáveis e nutritivos para emagrecer com saúde.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a recomendação é que todos os adultos consumam no mínimo 25 gramas de fibras por dia através da dieta. Essa quantidade de fibras dietéticas pode ser facilmente alcançada com a ingestão de uma boa variedade de legumes, frutas e alimentos integrais.

Uma dieta hipocalórica bem planejada e baseada em alimentos saudáveis vai permitir que você emagreça sem deixar de obter os nutrientes essenciais para que os seus órgãos funcionem corretamente. Ou seja, você vai perder peso sem perder a saúde, que deve ser a prioridade em qualquer plano de emagrecimento.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que água com limão em jejum emagrece? Já aderiu a esta prática para ajudar na sua perda de peso ou não acredita nela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Água com Limão em Jejum Emagrece Mesmo?”

  1. Eu ja faco o uso do limao com agua morna, ha uns 2 anos, nao pra emagrecer, mas pelos nutrientes que ele possui e os beneficios pra o nosso organismo.

  2. Eu todos os dias de manhã tomo um copo com limão para limpar o organismo , mas também temos que ter o bom senso de associar esse hábito com uma vida mais saudável !
    muito obrigada pela dica adorei!

  3. Gostaria de saber como usar o limão.Se é só fatiar com casca e colocar dentro do copo e já beber ou tem que esperar alguns minutos?

  4. POSITIVO!
    Associado a uma alimentação saudável e caminhadas, limão em jejum e ao longo do dia, ajudaram a estabilizar minha pressão arterial e gordura no fígado.
    Em 3 meses já emagreci 14 quilos.

  5. Emagrece sim,desde que incluímos axercicios físicos e uma reeducação alimentar. Eu tomo todos os dias pela manhã de jejum!!