Água com limão em jejum emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 22/03/2021

A água com limão, principalmente em jejum, ganhou recentemente os holofotes, uma vez que traz benefícios para a saúde e, dizem, emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Na verdade, existem poucos estudos sobre o uso da água com limão, embora os benefícios tanto da água quanto do limão já sejam conhecidos e comprovados.

Então, a seguir você descobrirá se a água com limão em jejum realmente emagrece, além de conhecer os outros benefícios e aprender como tomar para ter os melhores resultados.

Água com limão para emagrecer

água com limão

Antes de mais nada, é importante saber que nenhum alimento ou bebida isolado é capaz de fazer milagres. Ou seja, de nada adianta ingerir algo que ajuda na perda de peso sem fazer outras mudanças na dieta e nos hábitos diários.

A fórmula para perder peso não é nenhum segredo: é preciso ingerir menos calorias do que o seu corpo gasta durante o dia. E, claro, gastar calorias extras durante exercícios físicos ajuda no processo de emagrecimento.

Mas isso não quer dizer que a água com limão não possa auxiliar nesse processo, ou que seu uso não sirva para nada. Isso porque o limão, por si só, já traz diversos benefícios para a saúde, que podem contribuir com a perda de peso.

Então, vamos entender como a água com limão pode ajudar seu corpo a queimar calorias e perder gordura:

1. Água

É consenso que uma boa hidratação traz vários benefícios para a saúde e para a boa forma.

De acordo com um estudo publicado no periódico Nutrients, ela pode ajudar na perda de peso através de diferentes mecanismos:

  • Aumenta o gasto energético;
  • Reduz a ingestão calórica;
  • Aumenta a queima de gorduras.

Além disso, a substituição de bebidas calóricas por água contribui de forma significativa para o emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Limão

O limão é uma fruta pouco calórica e que é rico em diversos nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

A principal dessas vitaminas é a C, que é essencial para a manutenção das estruturas do corpo, desde os ossos até a pele.  Essa vitamina também participa da regulação do metabolismo, possibilitando assim a queima de gordura.

Além do mais, o limão é rico em uma substância chamada limonina, que possui efeitos emagrecedores e hipoglicemiantes, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Biochemical and Biophysical Research Communications.

Assim, a água com limão pode ajudar tanto pessoas que querem perder peso, quanto àquelas que precisam controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.

Como preparar?

água com limão

A água com limão pode ser preparada com a água morna, natural ou gelada, com efeitos bastante semelhantes.

Mas, embora a temperatura da água possa ser diferente, dependendo de quem esteja orientando, existe um consenso sobre o horário ideal para ingerir a mistura: pela manhã, cerca de 30 minutos antes do café da manhã.

Isso se deve ao fato de o estômago estar vazio há um bom tempo, sem resíduos de alimentos. Assim, acredita-se que a absorção dos nutrientes seria melhor.

Água com limão em jejum emagrece mesmo?

Apesar de trazer diversos benefícios para a saúde, que podem auxiliar na perda de peso, o consumo da água com limão por si só não emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns desses benefícios são:

  • Aumento da imunidade: Os antioxidantes contidos no limão ajudam na eliminação de radicais livres e também a regular melhor o funcionamento do sistema imunológico;
  • Auxílio no processo digestivo: O limão contém ácido cítrico e pectina em sua composição, que ajudam na digestão. A pectina também auxilia na redução da velocidade com que a comida deixa o estômago, fazendo você se sentir saciado por mais tempo. Além disso, o limão é capaz de tornar a salivação e a digestão como um todo mais efetiva, já que ele consegue fazer uma espécie de pré-digestão, devido à sua acidez natural, de alimentos como carboidratos complexos, proteínas e gorduras;
  • Agente contra a obesidade: A limonina presente nos limões é uma substância que ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue e a aumentar a queima de gordura, além de contribuir para a eliminação de gases;
  • Efeito antioxidante: Por conter antioxidantes, o limão consegue prevenir os danos causados pelos radicais livres;
  • Retardo do envelhecimento: O limão é rico em antioxidantes, como a vitamina C, que ajuda a reduzir o risco de danos causados por radicais livres, que podem acelerar alguns processos relacionados com o envelhecimento e causar algumas doenças. Além disso, o limão também ajuda na produção de colágeno, suavizando marcas relacionadas à idade;
  • Saúde óssea: A vitamina C presente no limão é uma das responsáveis pela manutenção da saúde dos ossos, contribuindo para a prevenção de fraturas.

Efeitos colaterais

O consumo de muita água com limão pode causar alguns sintomas e problemas de saúde, como:

  • Náusea;
  • Azia;
  • Desgaste do esmalte dos dentes;
  • Refluxo ácido;
  • Piora de sintomas de problemas gástricos, como úlcera e gastrite.

Mas para evitar esses efeitos adversos, pode-se tomar alguns cuidados, como:

  • Dilua bem o limão em água, de preferência em pelo menos 250 ml;
  • Enxague a boca com água após o consumo da água com limão;
  • E evite o uso da água com limão caso tenha sido diagnosticado com algum problema que envolva o sistema digestivo.

As controvérsias envolvendo a água com limão

Não existem provas científicas de que a água com limão em jejum faz mal, embora também não existam evidências de que ela de fato emagreça.

A maioria das pessoas que não aprova o uso da água com limão para emagrecer tem como principalmente argumento os efeitos colaterais causados pelo uso em excesso, além do fato de que não existe alimento ou bebida milagrosa para emagrecer.

Já as pessoas que acreditam que água com limão em jejum emagrece têm sempre em mente os benefícios da fruta para a saúde e processos de emagrecimento.

Dessa forma, é mais uma questão de opinião do que de evidências.

O que já foi comprovado que funciona?

Os benefícios do limão para a saúde são inegáveis, mas ele sozinho não irá fazer você perder peso.

Para isso, você deve associar a água com limão à algumas mudanças de estilo de vida, que irão, juntas, levar à um emagrecimento saudável.

Algumas dessas mudanças são:

1. Exercícios físicos

A prática de exercícios é indispensável para quem quer perder peso, além de ajudar a manter a saúde.

Os exercícios físicos ajudam a queimar calorias e a aumentar o déficit calórico, o que te ajuda a perder peso mais rapidamente. Além disso, ao praticar exercícios, é mais provável que você queime gordura, o que resultará em uma perda de peso saudável.

2. Alimentação adequada

Também é importante tomar cuidado com a alimentação. Além de planejar sua dieta diária com base em um déficit calórico, é importante ingerir alimentos saudáveis e nutritivos, para assim emagrecer com saúde.

Para isso, é necessário incluir todos os macronutrientes, como gorduras, proteínas e carboidratos, além das fibras alimentares, vitaminas e minerais.

3. Evite o álcool

O consumo de álcool em si não leva ao ganho de peso, mas, quando em excesso, pode levar à retenção de líquidos, além de trazer alguns prejuízos para a saúde.

4. Evite o cigarro

Por fim, o tabagismo pode ser um inimigo da perda de peso. Não por sua ação direta no processo de ganho ou perda de gordura, mas por sua ação inflamatória, além de outros malefícios para a saúde.

Veja no vídeo abaixo nossa nutricionista falando sobre as propriedades da água com limão.

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que água com limão em jejum emagrece? Já aderiu a esta prática para ajudar na sua perda de peso ou não acredita nela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Água com limão em jejum emagrece mesmo?”

  1. Eu ja faco o uso do limao com agua morna, ha uns 2 anos, nao pra emagrecer, mas pelos nutrientes que ele possui e os beneficios pra o nosso organismo.

  2. Eu todos os dias de manhã tomo um copo com limão para limpar o organismo , mas também temos que ter o bom senso de associar esse hábito com uma vida mais saudável !
    muito obrigada pela dica adorei!

  3. Gostaria de saber como usar o limão.Se é só fatiar com casca e colocar dentro do copo e já beber ou tem que esperar alguns minutos?

  4. POSITIVO!
    Associado a uma alimentação saudável e caminhadas, limão em jejum e ao longo do dia, ajudaram a estabilizar minha pressão arterial e gordura no fígado.
    Em 3 meses já emagreci 14 quilos.

  5. Emagrece sim,desde que incluímos axercicios físicos e uma reeducação alimentar. Eu tomo todos os dias pela manhã de jejum!!