O Que o Diabético Pode Comer no Café da Manhã?

Especialista:
atualizado em 03/08/2020

Viver com diabetes não é fácil e envolve uma série de cuidados e restrições alimentares para manter os níveis de açúcar no sangue adequados. Mesmo assim, é possível ter uma alimentação equilibrada e restrita sem deixar o sabor de lado.

Quem tem diabetes sabe que ficar períodos longos sem se alimentar não é uma boa ideia, pois isso pode resultar em um pico de glicose no sangue na próxima refeição.

Por esse motivo, o diabético precisa ter um cuidado especial no desjejum, já que se trata de um período em que o organismo está a uma média de 8 horas sem receber alimentos.

Vamos conferir ideias e sugestões sobre o que o diabético pode comer no café da manhã sem medo de estourar o índice glicêmico logo na primeira refeição do dia.

Diabetes

A diabetes é uma condição que causa o aumento da glicose no sangue e que quando não tratada pode causar uma série de complicações principalmente no sistema cardiovascular.

A diabetes do tipo 1 é a manifestação menos comum da doença, que é causada por um problema metabólico em que o organismo não é capaz de produzir a insulina ou a produz em quantidades insuficientes para as necessidades fisiológicas.

Já a diabetes do tipo 2 consiste em uma espécie de resistência à insulina, em que o corpo começa a produzir insulina em excesso, o que resulta em aumento nos níveis de glicose no sangue.

Restrições na dieta

A diabetes do tipo 1 deve ser tratada com reposição de insulina diária para o corpo exercer suas funções de forma adequada. Já os diabéticos do tipo 2 precisam mudar hábitos diários que incluem alterações na dieta para evitar picos de açúcar no sangue.

Essas alterações incluem algumas restrições principalmente em relação ao tipo de alimento ingerido e à frequência das refeições.

A ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico, que incluem principalmente os alimentos muito doces, representa um perigo para os diabéticos, pois esse tipo de alimento é rapidamente absorvido pelo organismo, aumentando os níveis de glicose.

De uma maneira geral, os diabéticos são aconselhados a restringir a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico e evitar ficar períodos muito longos de tempo sem comer.

Isso é recomendado porque, ao fazer uma refeição após muito tempo, os níveis de glicose podem aumentar mais rapidamente do que quando nos alimentamos frequentemente, principalmente quando essa refeição é composta majoritariamente por carboidratos.

Por isso, o café da manhã é uma refeição que os diabéticos precisam prestar mais atenção para manter os níveis de glicose no sangue regulados e evitar complicações.

O que o diabético pode comer no café da manhã?

Existem muitos alimentos que podem ser ingeridos no café da manhã sem causar picos de açúcar no sangue. A seguir, listamos alguns tipos de alimentos para você que procura o que o diabético pode comer no café da manhã sem preocupações.

1. Proteínas como ovos e carne

No Brasil, não é comum incluir muitas proteínas no café da manhã. Mas os diabéticos podem se beneficiar muito dessa prática.

A proteína é um macronutriente essencial em qualquer dieta. Ela nos deixa saciados por mais tempo e não provoca picos de glicose no sangue como os carboidratos de fácil digestão.

Segundo a American Diabetes Association, cada refeição, incluindo o café da manhã, deve conter pelo menos um quarto de sua composição em proteínas. Ótimas opções são os ovos, que podem ser cozidos ou mexidos, legumes com alto teor proteico ou um bife.

Um ovo grande cozido contém cerca de 6 a 7 gramas de proteína em sua composição. Além disso, estudos indicam que ele pode ajudar no combate à diabetes.

Um estudo publicado em 2015 mostrou que homens de meia idade e idosos que ingeriram mais ovos do que os demais apresentaram 38% menos probabilidade de desenvolver diabetes.

Outro estudo sugere que pessoas com diabetes que comem ovos diariamente podem reduzir a gordura corporal e o IMC.

2. Produtos lácteos

Leite com baixo teor de gordura ou derivados lácteos como iogurtes e queijos têm baixo índice glicêmico. Isso significa que sua digestão é feita lentamente e não causa o aumento súbito de insulina no organismo. Além disso, essas opções contêm proteínas e são ótimas fontes de cálcio para a dieta.

É possível, por exemplo, combinar iogurte com nozes e um pedaço de queijo para o desjejum.

3. Suplementos proteicos

Se você acha estranho comer uma fonte de proteínas logo pela manhã, uma boa saída são os shakes. É possível preparar smoothies ou vitaminas com leite desnatado ou semidesnatado e proteína em pó como whey protein, proteína de soja ou proteína de arroz que não sejam enriquecidas com açúcar e que tenham poucos ou nenhum carboidrato em sua composição.

Além disso, é possível substituir a farinha em diversas receitas por proteína em pó. Isso inclui massas de panquecas, cookies ou muffins.

4. Carboidratos moderados

Os carboidratos em moderação também são bem-vindos no café da manhã. Boas opções com índices glicêmicos baixos são a aveia, o pão de centeio, a soja, cereais integrais, pão de linhaça e frutas.

É importante incluí-los na dieta para que o corpo também receba fibras dietéticas e minerais no café da manhã.

Quanto aos cereais, preste atenção aos rótulos, já que muitos deles contêm quantidades exorbitantes de açúcar. Opte sempre por versões que contêm pouco (menos de 5 gramas por porção) ou que não apresentam açúcar em sua composição e que sejam ricos em fibras.

5. Fibras

Fontes de fibras como a aveia são ótimas para retardar a absorção do açúcar pelo sangue, facilitar o processo digestivo e para promover a sensação de saciedade. Além das fibras, a aveia contém cerca de 5,5 gramas de proteínas por cada porção de uma xícara de farinha de aveia cozida.

Para melhorar o sabor, polvilhe a aveia com canela ou frutas frescas como framboesas, cerejas ou mirtilos, mas evite usar mel, açúcar ou adoçantes.

6. Gorduras

Boas fontes de gordura saudável podem ser incluídas no café da manhã dos diabéticos. Alguns exemplos são sementes de chia e nozes. As nozes, por exemplo, podem fornecer ácidos graxos do tipo ômega 3, que são saudáveis para a saúde cardiovascular além de também oferecer proteínas.

Outra boa opção para quem procura o que o diabético pode comer no café da manhã são os iogurtes sem açúcar. Se possível, procure versões que contém mais proteínas, como os iogurtes gregos, do que os tradicionais.

Regras simples para ter um delicioso e saudável café da manhã

Apesar dos cuidados que devem ser tomados, não há necessidade de paranoia. Existem algumas regras simples de combinação de nutrientes que podem tornar o planejamento do café da manhã para diabético uma tarefa bem simples.

1. Maximize a ingestão de proteínas

Além de tornar a digestão mais lenta e promover a sensação de saciedade, as proteínas são importantes para o desenvolvimento de tecidos e músculos. Os principais exemplos incluem legumes, ovos, nozes, laticínios e carne.

2. Não se esqueça das fibras

A fibra ajuda a combater picos de açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade e melhora a saúde digestiva.

3. Evite sucos

Mesmo o suco natural da fruta não deve ser tomado no café da manhã se você é diabético. Isso porque o suco raramente preserva o teor de fibras da fruta, o que resulta em um consumo de açúcar desnecessário no desjejum.

O ideal é não beber nenhum tipo de bebida açucarada pela manhã. Prefira tomar um copo de água ou um café ou chá sem açúcar.

4. Evite o sal

O alto teor de sódio em uma dieta pode prejudicar a saúde do coração e aumentar a pressão arterial. Diabéticos devem ter mais cautela com a ingestão de sal, já que essas pessoas têm pré-disposição a problemas cardiovasculares.

Assim, evite a ingestão de alimentos que contêm sódio, principalmente os industrializados não só no café da manhã, mas em todas as outras refeições.

5. Fique de olho na porção

Mesmo sabendo o que o diabético pode comer no café da manhã e fazendo a escolha correta de nutrientes, é importante tomar cuidado com o tamanho da porção.

Isso porque um café da manhã sem controle calórico pode levar ao ganho de peso, o que é um fator de risco para quem tem diabetes.

Alimentos que devem ter atenção redobrada

Frutas

As frutas são boas opções para um café da manhã saudável. Porém, diabéticos precisam ter cuidado com as frutas mais ricas em açúcares como a frutose que podem causar picos de açúcar no sangue.

Para evitar esse problema, uma ótima opção é o abacate. Além de fornecer cerca de 10 gramas de fibra por xícara, é um fruto rico em gorduras saudáveis para o coração.

Pães

Nem todo tipo de pão é ruim para diabéticos. No entanto, o pão branco é pobre em nutrientes e seu teor de carboidratos por aumentar muito o nível de glicose no sangue.

Melhores opções de pães são os de grãos torrados ou integrais que contêm boa quantidade de fibras, probióticos e são melhor digeridos pelo organismo, o que retarda a absorção de nutrientes e evita picos de sangue.

Outras dicas

De uma maneira geral, um café da manhã rico em fibras e com baixo teor de carboidratos, açúcar e sal são ótimas opções para os diabéticos.

Algumas dicas de receitas simples que podem ser preparadas para o café da manhã são:

Smoothies

Um smoothie é uma ótima bebida para começar o dia, desde que feito a partir de uma combinação de nutrientes e com pouco ou nenhum açúcar adicionado.

Diferente do suco de frutas, que geralmente contém muito açúcar e pode causar picos de açúcar no sangue ou até mesmo afetar a sensibilidade do organismo à insulina e as bactérias presentes no intestino, o smoothie pode oferecer diversos nutrientes sem deixar de ser saboroso.

É possível preparar uma bebida contendo sementes de chia e mirtilo, por exemplo, e aumentar a quantidade de fibras utilizando ingredientes como espinafre, couve ou abacate. Para deixar o smoothie mais doce sem adicionar açúcar, opte por frutas como bananas, maçãs ou pêssegos.

Também é possível adicionar alguma fonte de gordura ou proteína para deixar a bebida ainda mais nutritiva e balanceada e retardar a digestão. Isso pode ser feito através da adição de uma porção de proteína em pó ou de um iogurte natural.

Uma ideia de receita de smoothie para o desjejum consiste em misturar cerca de duas xícaras de frutas vermelhas como a framboesa, o morango e o mirtilo com abacate e metade de uma xícara de couve.

Adicione um pouco de água e bata tudo no liquidificador. Também é interessante usar sementes de chia que são ótimas fontes de fibra e de gordura saudável.

Ovos

O ovo é uma das proteínas mais versáteis para o preparo de receitas no café da manhã de diabéticos. O mais saudável é preparar o ovo cozido, mas desde que preparado com um óleo de boa qualidade ou apenas usando uma frigideira antiaderente, o omelete ou o ovo mexido também são boas opções.

Para temperar, a dica é evitar o sal e experimentar temperos mais saudáveis como a pimenta preta ou a pimenta caiena.

Para aumentar a ingestão de fibras dietéticas, é possível adicionar verduras como espinafre e couve em um omelete, por exemplo.

Não pule o café da manhã

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia justamente devido ao longo período sem se alimentar antes dele. É importante saber o que o diabético pode comer no café da manhã e lembrar que eles não devem, em hipótese alguma, pular essa refeição.

Ao combinar carboidratos de lenta digestão com boas fontes de proteínas, fibras e de gordura saudável, o diabético terá um café da manhã completo e nutritivo que o deixará saciado por boa parte da manhã sem o risco de ter picos de glicose sanguínea.

Veja abaixo uma receita deliciosa para diabéticos.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o que o diabético pode comer no café da manhã? Possui essa condição e tem dificuldades para manter uma dieta correta ao longo do dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “O Que o Diabético Pode Comer no Café da Manhã?”

  1. Dicas excelentes e orientações muito precisas e fáceis de entender. Parabéns a equipe deste trabalho. Obrigado.

  2. Bom dia. Fui diagnosticada com pré diabética, o médico clinico , ñ passou remédio e nem dieta , foi muito ignorante ,simplesmente disse q eu sei o q devo comer e o q ñ devo comer.

  3. gostei muito. muito esclarecedor.
    Os alimentos que mais terei dificuldade:

    farinha branca
    batata frita
    frutas secas

  4. MINHA ESPOSA FOI DIAGNOSTICADA COM DIABETES HA TRÊS DIAS. AGORA A POUCO A GLICEMIA ESTÁ EM 404 . AINDA ESTOU SEM SABER COMO ADAPTAR A ALIMENTAÇÃO. AINDA NÃO COMPREI NADA, ESTOU MEIO DESORIENTADO EM MEIO A ISSO

    • Bom dia. Sou a Marlene. Tenho 55 anos. Fui diagnosticada como pré diabética, o médico clínico foi muito ignorante, ñ passou remédio nem dieta, disse q eu sei o q devo comer e o q ñ devo. Pra quem comeu de tudo a vida toda é difícil saber.

  5. Fui disgnosticado com diabetes recentemente e ainda estou aprendendo a conviver com a doença. O video me ajudou bastante. Uma consulta: posso consumir iogurtes? Obrigado

  6. Pessoal e especialistas no assunto , estas informacoes foi de grande ugilidade para mim pq logo eu posuo a diabete, muito o brigado.

  7. Eu sou pré-escola diabética a mais de 3 anos até o momento não consigui ter um cardápio para controlar pois tenho também a síndrome de ovário policístico tenho ainda dificuldades para controlar tudo isto