Saiba o que é esse substituto do açúcar, seus potenciais benefícios para a saúde e se o uso do xilitol para diabéticos é indicado mesmo e faz bem.
Este pó cristalino branco e inodoro tem sido usado como agente adoçante em alimentos há mais de 40 anos. Graças à sua doçura e consistência, está cada vez mais popular entre os alimentos, produtos farmacêuticos e produtos de saúde bucal.
Atualmente aprovado em mais de 35 países, esse ingrediente possui um sabor doce e agradável, a mesma doçura e volume da sacarose, porém com um terço a menos de calorias – cerca de 2,4 calorias por grama.
Entre todos os tipos de adoçantes naturais, ele vem ganhando cada vez mais popularidade e sendo usado nas mais diversas receitas de sobremesas para diabéticos. Por isso, cada vez mais as pessoas querem entender se o adoçante xilitol faz mal ou não.
A sua crescente popularidade ocorre, porque além de saboroso, ao contrário de outros álcoois de açúcar, ele se dissolve rapidamente, produz e deixa uma sensação de refrescância na boca e oferece vários benefícios para a saúde, sendo muito indicado para pessoas com diabetes.
O que é xilitol
O xilitol é um adoçante natural considerado um álcool de açúcar ou poliol. Polióis são compostos solúveis em água que ocorrem naturalmente em muitas frutas e vegetais. Veja em maiores detalhes o que são polóis, para que serve e como usar.
Comercialmente, o xilitol também é produzido a partir da casca de bétula e espiga de milho para substituir calorias de carboidratos e açúcares.
O seu nome é derivado da palavra “xilose” ou “açúcar de madeira” por ser produzido a partir de bétulas.
Por causar a sensação de frescor na boca, ele é o ingrediente favorito dos fabricantes de gomas de mascar sem açúcar e outros produtos de saúde bucal como creme dental, enxaguante bucal, balas para o hálito, pastilhas para garganta, etc.
Mas será que utilizar xilitol para diabéticos é bom mesmo?
Xilitol para diabéticos
A diabetes é uma condição de saúde em que ocorre a incapacidade do organismo de lidar com a glicose, que é a principal fonte energética alimentícia.
Normalmente, as pessoas consome mais glicose do que precisam através das suas dietas ricas em carboidratos e açúcar.
Existem alguns sintomas de hiperglicemia (níveis altos de glicose no sangue) que podem te ajudar a saber se você está com essa condição.
É por isso que qualquer coisa que permita que as pessoas diminuam o consumo de glicose através das suas dietas irá ajudar a lidar melhor com a diabetes.
Um recente estudo que utilizou xilitol em ratos diabéticos mostrou que ele ajudou a normalizar todos os marcadores de laboratório desta condição.
Isso acontece porque os álcoois de açúcar são adoçantes que produzem um aumento menor nos níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Substituir o açúcar por alternativas naturais é sempre uma boa opção para quem deseja manter uma dieta saudável, mas é preciso prestar atenção em quanto cada um altera o seu nível glicêmico.
Xilitol não causa hiperglicemia
Ao ser comparado com os outros carboidratos, o xilitol não causa a hipoglicemia, podendo ajudar a gerenciar os níveis de açúcar no sangue das pessoas diabéticas.
Uma pessoa que consome este adoçante 100% natural não sofre com os picos de insulina porque os níveis de açúcar no sangue estão estabilizados.
Por isso, além de ser bom para diabéticos, ele também ajuda a combater inúmeros problemas de saúde causados pelos níveis elevados de glicose.
Ao metabolizar a insulina, o xilitol possui um índice glicêmico de 7, enquanto que o açúcar possui um índice glicêmico de 65.
Outro estudo realizado na Universidade de KwaZulu-Natal, da África do Sul, examinou os efeitos da alimentação com xilitol nos parâmetros associados a diabetes em ratos não diabéticos.
Este estudo sugeriu que o xilitol pode ser um adoçante melhor que a sacarose para manter os parâmetros relacionados a diabetes em uma condição fisiologicamente estável e segura.
Outros benefícios do xilitol
Além do uso de xilitol para diabéticos ser uma ótima opção, ele também oferece vários outros benefícios para a saúde. Alguns deles são:
1. Corta a formação da placa dentária
Estudos foram realizados nos Estados Unidos para analisar o efeito das misturas de xilitol e sorbitol nas gomas de mascar e balas em relação às placas dentárias, que são as principais causas de cárie e doença gengival.
Como resultado, eles mostraram um declínio considerável no crescimento da placa.
2. Ajuda a prevenir o desenvolvimento da cárie dentária
Testes clínicos mostraram que o consumo de alimentos que foram adoçados com xilitol entre as refeições reduziu significativamente a formação de novas cáries, mesmo nas pessoas que já praticavam boa higiene bucal.
Este adoçante natural também inibe o crescimento de S. mutan, que é uma bactéria primária que está associada à cárie dentária.
3. Estimula o fluxo salivar
A saliva é muito importante porque ela ajuda na limpeza e proteção dos dentes contra as cáries.
Os produtos que são adoçados com xilitol, como balas e chicletes, por exemplo, produzem um agradável efeito de refrescância.
A combinação da refrescância com a sua doçura cria um aumento no fluxo salivar que ajuda a reparar o esmalte dentário danificado.
Onde comprar xilitol
Os adoçantes de xilitol estão disponíveis para compra na maioria das lojas de produtos naturais, dietéticos e até mesmo supermercados, já que hoje são bastante populares.
Como usar
Esse adoçante natural pode ser usado da mesma forma que o açúcar de mesa tradicional, pois reage da mesma forma que o açúcar quando assado, cozido ou quando dissolvido em líquidos. Veja, por exemplo, se o xilitol pode ir ao fogo e como usar.
O único lugar em que ele não deve ser usado como substituto do açúcar é em receitas que exigem uma crocância maior, como é o caso, por exemplo, do creme brulée.
O uso de xilitol para diabéticos não só pode como é bastante recomendado. Apenas lembre-se de consular o seu médico antes de fazer qualquer mudança em sua dieta.
Vídeo: Xilitol é saudável?
Quem pensa em usar xilitol não pode deixar de assistir ao vídeo abaixo!
Fontes e Referências Adicionais:
- https://www.diabetes.co.uk/diet-basics.html
- https://www.diabetes.co.uk/sweeteners/sugar-alcohols.html
- https://xylitol.org/what-is-xylitol/
- https://xylitol.org/five-unexpected-benefits-xylitol/
- https://www.academia.edu/35200188/Sweeteners_and_Sugar_Alternatives_in_Food_Technology
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/400132
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5093271/
- https://www.aapd.org/media/policies_guidelines/p_xylitol.pdf
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3812061/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8600188
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4241604/
- https://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/chewing-gum
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4232036/