Xilitol para Diabéticos – Pode Mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 11/05/2020

Saiba o que é esse substituto do açúcar, seus potenciais benefícios para a saúde e se o uso do xilitol para diabéticos é indicado mesmo e faz bem.

  Continua Depois da Publicidade  

Este pó cristalino branco e inodoro tem sido usado como agente adoçante em alimentos há mais de 40 anos. Graças à sua doçura e consistência, está cada vez mais popular entre os alimentos, produtos farmacêuticos e produtos de saúde bucal.

Atualmente aprovado em mais de 35 países, esse ingrediente possui um sabor doce e agradável, a mesma doçura e volume da sacarose, porém com um terço a menos de calorias – cerca de 2,4 calorias por grama.

Entre todos os tipos de adoçantes naturais, ele vem ganhando cada vez mais popularidade e sendo usado nas mais diversas receitas de sobremesas para diabéticos. Por isso, cada vez mais as pessoas querem entender se o adoçante xilitol faz mal ou não.

A sua crescente popularidade ocorre, porque além de saboroso, ao contrário de outros álcoois de açúcar, ele se dissolve rapidamente, produz e deixa uma sensação de refrescância na boca e oferece vários benefícios para a saúde, sendo muito indicado para pessoas com diabetes.

O que é Xilitol

O xilitol é um adoçante natural considerado um álcool de açúcar ou poliol. Polióis são compostos solúveis em água que ocorrem naturalmente em muitas frutas e vegetais. Veja em maiores detalhes o que são polóis, para que serve e como usar.

Comercialmente, o xilitol também é produzido a partir da casca de bétula e espiga de milho para substituir calorias de carboidratos e açúcares.

  Continua Depois da Publicidade  

O seu nome é derivado da palavra “xilose” ou “açúcar de madeira” por ser produzido a partir de bétulas.

Por causar a sensação de frescor na boca, ele é o ingrediente favorito dos fabricantes de gomas de mascar sem açúcar e outros produtos de saúde bucal como creme dental, enxaguante bucal, balas para o hálito, pastilhas para garganta, etc.

Mas será que utilizar xilitol para diabéticos é bom mesmo?

Xilitol para diabéticos

A diabetes é uma condição de saúde em que ocorre a incapacidade do organismo de lidar com a glicose, que é a principal fonte energética alimentícia.

Normalmente, as pessoas consome mais glicose do que precisam através das suas dietas ricas em carboidratos e açúcar.

Existem alguns sintomas de hiperglicemia (níveis altos de glicose no sangue) que podem te ajudar a saber se você está com essa condição.

  Continua Depois da Publicidade  

É por isso que qualquer coisa que permita que as pessoas diminuam o consumo de glicose através das suas dietas irá ajudar a lidar melhor com a diabetes.

Um recente estudo que utilizou xilitol em ratos diabéticos mostrou que ele ajudou a normalizar todos os marcadores de laboratório desta condição.

Isso acontece porque os álcoois de açúcar são adoçantes que produzem um aumento menor nos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Substituir o açúcar por alternativas naturais é sempre uma boa opção para quem deseja manter uma dieta saudável, mas é preciso prestar atenção em quanto cada um altera o seu nível glicêmico.

Xilitol não causa hiperglicemia

Ao ser comparado com os outros carboidratos, o xilitol não causa a hipoglicemia, podendo ajudar a gerenciar os níveis de açúcar no sangue das pessoas diabéticas.

Uma pessoa que consome este adoçante 100% natural não sofre com os picos de insulina porque os níveis de açúcar no sangue estão estabilizados.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, além de ser bom para diabéticos, ele também ajuda a combater inúmeros problemas de saúde causados pelos níveis elevados de glicose.

Ao metabolizar a insulina, o xilitol possui um índice glicêmico de 7, enquanto que o açúcar possui um índice glicêmico de 65.

Outro estudo realizado na Universidade de KwaZulu-Natal, da África do Sul, examinou os efeitos da alimentação com xilitol nos parâmetros associados a diabetes em ratos não diabéticos.

Este estudo sugeriu que o xilitol pode ser um adoçante melhor que a sacarose para manter os parâmetros relacionados a diabetes em uma condição fisiologicamente estável e segura.

Outros benefícios do xilitol

Além do uso de xilitol para diabéticos ser uma ótima opção, ele também oferece vários outros benefícios para a saúde. Alguns deles são:

1. Corta a formação da placa dentária

Estudos foram realizados nos Estados Unidos para analisar o efeito das misturas de xilitol e sorbitol nas gomas de mascar e balas em relação às placas dentárias, que são as principais causas de cárie e doença gengival.

  Continua Depois da Publicidade  

Como resultado, eles mostraram um declínio considerável no crescimento da placa.

2. Ajuda a prevenir o desenvolvimento da cárie dentária

Testes clínicos mostraram que o consumo de alimentos que foram adoçados com xilitol entre as refeições reduziu significativamente a formação de novas cáries, mesmo nas pessoas que já praticavam boa higiene bucal.

Este adoçante natural também inibe o crescimento de S. mutan, que é uma bactéria primária que está associada à cárie dentária.

3. Estimula o fluxo salivar

A saliva é muito importante porque ela ajuda na limpeza e proteção dos dentes contra as cáries.

Os produtos que são adoçados com xilitol, como balas e chicletes, por exemplo, produzem um agradável efeito de refrescância.

A combinação da refrescância com a sua doçura cria um aumento no fluxo salivar que ajuda a reparar o esmalte dentário danificado.

Onde comprar xilitol

Os adoçantes de xilitol estão disponíveis para compra na maioria das lojas de produtos naturais, dietéticos e até mesmo supermercados, já que hoje são bastante populares.

Como usar

Esse adoçante natural pode ser usado da mesma forma que o açúcar de mesa tradicional, pois reage da mesma forma que o açúcar quando assado, cozido ou quando dissolvido em líquidos. Veja, por exemplo, se o xilitol pode ir ao fogo e como usar.

O único lugar em que ele não deve ser usado como substituto do açúcar é em receitas que exigem uma crocância maior, como é o caso, por exemplo, do creme brulée.

O uso de xilitol para diabéticos não só pode como é bastante recomendado. Apenas lembre-se de consular o seu médico antes de fazer qualquer mudança em sua dieta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do xilitol para diabéticos? Possui esta condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,20)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário