Quais São os Alimentos Zero Carboidratos?

Especialista:
atualizado em 26/03/2020

Veja o que são e quais são os alimentos zero carboidratos que estão totalmente liberados em qualquer tipo de dieta low carb.

Os carboidratos são uma das principais fontes de energia para o nosso organismo. Entretanto, por questões de saúde, algumas pessoas precisam restringir o consumo desse nutriente na alimentação.

Há ainda aquelas que escolhem cortar os carboidratos das refeições e passam a seguir uma dieta low carb com o objetivo de estimular o emagrecimento. Para esses dois grupos de pessoas, vale a pena conhecer alguns exemplos de alimentos zero carboidratos.

Mas o que são alimentos zero carboidratos?

Podemos classificar dentro do grupo de alimentos zero carboidratos aqueles que realmente não possuem carboidrato algum em sua composição, assim como as comidas que apresentam uma quantidade bem pequena do nutriente.

Além disso, a categoria engloba aqueles alimentos que a maioria (leia-se quase 100%) do seu teor de carboidratos corresponde às fibras, já as fibras são um tipo de carboidrato que o organismo não consegue digerir.

A fibra alimentar consiste em um grupo de carboidratos complexos encontrados principalmente nos vegetais, frutas e legumes. A sua estrutura fibrosa a torna indigestível para os humanos, então elas não contribuem com nenhuma caloria ou energia para a dieta. A maioria da fibras alimentares passa pelo seu trato intestinal completamente não digerida.

Além disso, a fibra alimentar faz com que o corpo se sinta saciado com maior rapidez e por mais tempo, o que colabora com o controle do peso.

Exemplos de alimentos zero carboidratos

Agora que já temos uma ideia do que são os alimentos zero carboidratos, precisamos conhecer alguns exemplos deles. É justamente isso o que traz a lista a seguir.

– Alface

A verdura é bem pobre em carboidratos – uma folha grande do nutriente é composta por apenas 0,45 g do nutriente.

– Chia

A chia é um exemplo dos alimentos zero carboidratos graças ao fato de quase todos os seus carboidratos serem fibras.

Por exemplo, uma porção correspondente a uma colher e meia de sopa ou 15 g de chia em grãos da marca Jasmine possui 6 g de carboidratos, dos quais 5,3 g são fibras. Vale a pena conhecer os benefícios da chia para a saúde e boa forma.

– Ovo

Não é à toa que o ovo costuma bater cartão nas refeições de quem segue uma dieta low carb: um ovo cozido grande carrega somente 0,56 g de carboidratos. Aproveite para conhecer todos os benefícios do ovo, se você é uma daquelas pessoas que ainda acredita que ele faz mal.

– Abacate

A fruta é rica em gorduras saudáveis, porém, é costumeiro recomendar não exagerar no seu consumo porque ela é calórica. Mas você sabia que o abacate também pode ser considerado um dos alimentos zero carboidratos?

Uma porção de 100 g do alimento apresenta 8,53 g de carboidratos. Desses 8,53 g, 6,7 g são equivalentes a fibras.

– Linhaça

É outra que segue a mesma linha de ter boa parte dos seus carboidratos na forma de fibras. Segundo informações, uma colher de sopa ou 15 g da semente de linhaça marrom da marca Vitao, por exemplo, contém 4,3 g de carboidratos, dos quais 4,1 g são fibras.

Aproveite e conheça todos os benefícios da linhaça.

– Aipo

De acordo com informações, um talo grande de aipo é composto por míseros 1,84 g de fibras.

– Rúcula

Calcula-se que uma xícara de rúcula apresente apenas 0,72 g de carboidratos.

– Brócolis

Uma porção de 100 g de brócolis cozido possui 7.14 g de carboidratos, dos quais 3,3 g são correspondentes a fibras. São inúmeros os benefícios do brócolis para a saúde a boa forma.

– Tomate

Um tomate pequeno e inteiro com 6 cm de diâmetro é dono de 3,57 g de carboidratos, dos quais 1,1 g são fibras.

– Aspargo

Uma porção de 100 g de aspargos cozidos traz 4,03 g de carboidratos, sendo que dessa quantidade, 1,9 g são equivalente a fibras. Vale a pena conferir todos os benefícios do aspargo para sua dieta.

– Frango grelhado

Outro que costuma aparecer em uma dieta low carb é o filé de frango grelhado, que carrega 0 g de carboidratos em uma porção de 160 g. Definitivamente, é um dos alimentos zero carboidratos para sua dieta.

– Bife de carne de vaca

Da mesma forma, um bife de carne de vaca de tamanho médio também possui uma quantidade zerada de carboidratos em sua composição. Que tal conhecer os melhores tipos de carne vermelha magra para sua dieta?

– Salmão

Para quem gosta de um peixe na dieta, vale a pena saber que um filé médio de salmão, com 1,5 cm de espessura, preparado no forno ou grelhado, tem apenas 0,7 g de carboidratos. Aprenda como fazer salmão grelhado light.

– Atum

Uma porção de três colheres de sopa ou 60 g de atum ralado em óleo da marca Coqueiro contém 1,1 g de carboidratos. Será verdade que o atum em lata faz mal à saúde?

– Amêndoas

Uma porção com sete unidades ou 10 g de amêndoa natural da marca Brasil Frutt possui somente 2 g de carboidratos.

Só não dá para exagerar no consumo da amêndoa porque ela é um alimento calórico. Isso sem contar que ao ingerir uma porção grande, o teor de carboidratos também será elevado. Mesmo assim, são vários os benefícios das amêndoas para a saúde.

– Limão

A fruta pode ser uma boa alternativa de alimentos zero carboidratos para temperar uma refeição low carb, já que uma unidade de 5,5 cm de diâmetro carrega somente 5,41 g de carboidratos.

Atenção

Nós não submetemos os alimentos zero carboidratos mencionados na lista acima a análises nutricionais – simplesmente reproduzimos informações apresentadas. Ou seja, os valores servem mais como uma estimativa para que tenhamos uma noção de quais eles podem ser.

Para conferir a quantidade exata de carboidratos de um alimento, confira a tabela nutricional que aparece na embalagem do produto que você encontrar no mercado.

Você já sabia quais são os alimentos zero carboidratos? Pretende incluir alguns destes na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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