Quais são os alimentos zero carboidratos?

Especialista da área:
atualizado em 29/10/2021

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso organismo. Entretanto, por questões de saúde, algumas pessoas precisam restringir o consumo desse nutriente em sua alimentação.

Também existem aquelas que escolhem cortar os carboidratos das refeições e passam a seguir uma dieta low carb com o objetivo de estimular a perda de peso.

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Para esses dois grupos de pessoas, vale a pena conhecer alguns exemplos de alimentos com zero carboidratos que estão totalmente liberados em qualquer tipo de dieta.

Mas o que são alimentos zero carboidratos?

alimentos zero carboidratos

Podemos classificar dentro do grupo de alimentos zero carboidratos aqueles que realmente não possuem carboidrato algum em sua composição, assim como os que apresentam uma quantidade bem pequena deste nutriente.

Além disso, também podemos incluir aqueles alimentos que a maioria (leia-se quase 100%) do seu teor de carboidratos corresponde a fibras, já que elas são um tipo de carboidrato que o organismo não consegue digerir.

A fibra alimentar consiste em um grupo de carboidratos complexos encontrados principalmente nos vegetais, frutas e legumes. A sua estrutura fibrosa a torna indigerível para os humanos, então elas não contribuem com nenhuma caloria ou energia para a dieta. A maioria das fibras alimentares passa pelo seu trato intestinal completamente não digerida.

Além disso, a fibra alimentar faz com que o corpo se sinta saciado com maior rapidez e por mais tempo, o que colabora com o controle do peso.

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Exemplos de alimentos zero carboidratos

Confira abaixo alguns exemplos de alimentos zero carboidratos.

Alface

A verdura é bem pobre em carboidratos, uma folha grande do nutriente é composta por apenas 0,5 g do nutriente.

Chia

A chia é um exemplo dos alimentos zero carboidratos porque quase todos os seus carboidratos são fibras.

Por exemplo, uma porção correspondente a uma colher e meia de sopa ou 15 g de chia em grãos da marca Jasmine possui 6 g de carboidratos, dos quais 5,3 g são fibras. Vale a pena conhecer os benefícios da chia para a saúde e boa forma.

Ovo

O ovo é uma proteína super presente em uma dieta low carb. Um ovo cozido grande contém somente 0,56 g de carboidratos. Aproveite para conhecer todos os benefícios do ovo.

ovos

Abacate

A fruta é rica em gorduras saudáveis, porém, não se deve exagerar no seu consumo devido ao seu alto teor calórico. Mas você sabia que o abacate também pode ser considerado um dos alimentos zero carboidratos?

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Uma porção de 100 g dessa fruta apresenta 8,53 g de carboidratos, dos quais 6,7 g correspondem a fibras.

Linhaça

A linhaça também possui boa parte de seus carboidratos na forma de fibras. Uma colher de sopa ou 15 g da semente de linhaça marrom da marca Vitão, por exemplo, contém 4,3 g de carboidratos, dos quais 4,1 g são fibras. Aproveite e conheça todos os benefícios da linhaça.

Aipo

Aipo

O aipo também conhecido como salsão é um vegetal com um teor muito baixo de carboidratos. Um talo médio de aipo é composto por 1,19 g de carboidratos e 0,6 g fibras.

Rúcula

A rúcula é um vegetal muito saudável, sendo uma excelente fonte de nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Calcula-se que uma xícara de rúcula apresenta apenas 0,72 g de carboidratos e 0,2 g de fibras.

Brócolis

São inúmeros os benefícios do brócolis para a saúde a boa forma. Uma porção de 100 g de brócolis cozido possui 4,4 g de carboidratos, dos quais 2,4 g correspondem a fibras.

Tomate

O tomate é um antioxidante rico em betacaroteno que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de diversas doenças. Um tomate médio e inteiro (6,5 cm de diâmetro) possui 4,82 g de carboidratos, dos quais 1,5 g são fibras.

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Aspargo

O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do complexo B (ácido fólico), betacaroteno (provitamina A), além dos minerais, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, é uma excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerí­gena.

Uma porção de 100 g de aspargos cozidos traz 3,88 g de carboidratos, sendo que dessa quantidade 2,1 g são equivalentes a fibras. Vale a pena conferir todos os benefícios do aspargo para sua dieta.

aspargos

Frango grelhado

Outra proteína que costuma ser bastante consumida em uma dieta low carb é o filé de frango grelhado, que carrega 0 g de carboidratos em uma porção de 160 g. Definitivamente, é um dos melhores alimentos zero carboidratos para sua dieta.

Bife de carne de vaca

Assim como o frango grelhado, um bife de carne de vaca de tamanho médio também possui uma quantidade zerada de carboidratos em sua composição. Que tal conhecer os melhores tipos de carne vermelha magra para sua dieta?

Salmão

Para quem adora esse peixe, vale a pena saber que um filé médio de salmão, com 1,5 cm de espessura, preparado no forno ou grelhado, tem apenas 0,7 g de carboidratos.

Atum

Uma porção de três colheres de sopa ou 60 g de atum ralado em óleo da marca Coqueiro contém zero carboidratos, sendo uma boa opção para uma dieta low carb.

Atum enlatado

Amêndoas

Uma porção com sete unidades ou 10 g de amêndoa natural da marca Brasil Frutt possui somente 2 g de carboidratos.

Só não dá para exagerar no consumo da amêndoa porque ela é um alimento bastante calórico. A mesma porção citada acima possui 251 calorias, porém, mesmo assim, são vários os benefícios das amêndoas para a nossa saúde.

Limão

A fruta pode ser uma boa alternativa de alimento zero carboidratos para temperar uma refeição low carb, já que uma unidade de 5,5 cm de diâmetro carrega somente 5,41 g de carboidratos.

Atenção

Os alimentos mencionados acima não foram submetidos a uma análise nutricional, simplesmente foram reproduzidas informações apresentadas em sites comerciais. Portanto, os valores servem apenas como uma estimativa.

Para conferir a quantidade exata de carboidratos de um alimento, confira a tabela nutricional que aparece na embalagem do produto.

Você já sabia quais são os alimentos zero carboidratos? Pretende incluir alguns destes na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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