Receita de nhoque de mandioca sem glúten e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 06/12/2021

Se a mandioca frita não é o modo mais saudável de consumir o alimento, a mandioca cozida passa longe de ser a única forma de usar o vegetal nas refeições. Então, que tal aprender um jeito diferente de aproveitá-lo?

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, é possível usar a mandioca (aipim ou macaxeira, dependendo do lugar onde você mora) para fazer um nhoque. Assim, você tira o seu almoço ou jantar da rotina e deixa a refeição mais diferente e saborosa.

Para preparar este nhoque de mandioca, você também vai precisar de ingredientes como amido de milho, queijo ralado, ovo e manteiga. Isso mesmo: sem farinha de trigo, ele é uma opção para quem não pode ingerir o glúten.

Além disso, a receita pede azeite de oliva e pimenta-do-reino para o tempero. No entanto, você sempre pode adicionar outros temperos naturais favoritos para dar o seu toque personalizado ao prato. Só fuja dos temperos industrializados, pois eles costumam ser cheios de sódio.

Aprenda como fazer o nhoque de mandioca fit e experimente esta delícia no seu próximo almoço ou jantar! Você encontra o modo de preparo logo a seguir:

Nhoque de mandioca

Nhoque de mandioca

Um jeito diferente e saboroso de aproveitar a mandioca. Um belo nhoque sem glúten para o seu almoço ou jantar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 25 mins
Tempo de Espera 20 mins
Tempo Total 45 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 6
Calorias 537 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque a mandioca em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo para cozinhar até ela ficar macia.
  • Após cozinhar bem a mandioca, escorra a água e amasse em uma tigela grande, até atingir a consistência de um purê sem grumos. Você deve conseguir em torno de duas xícaras de purê.
  • Tempere o purê de mandioca com azeite de oliva, pimenta-do-reino e um pouco de sal.
  • Acrescente a manteiga, o queijo ralado e misture. Adicione o ovo e misture novamente, até que ele se incorpore completamente à massa.
  • Então, acrescente metade do amido de milho e misture bem outra vez, de preferência usando as mãos. Deixe a mistura repousar por 20 minutos para que o amido de milho absorva a umidade da massa.
  • Passado esse tempo, junte o restante do amido de milho com a mistura da tigela. Misture e amasse mais uma vez até a massa ficar consistente o suficiente para ser modelada no formato de uma bola.
  • Depois que modelar a massa no formato de uma bola, separe-a em duas ou três partes iguais. Em cima de uma superfície bem limpa e polvilhada com amido de milho, modele na forma de rolinhos com a espessura de um dedo.
  • Então, corte os rolinhos em quadradinhos de 2 a 3 cm de largura. Aperte cada um dos quadradinhos de nhoque com um garfo para decorar.
  • Leve uma panela com água ao fogo. Quando ferver, adicione um pouco de sal e coloque os nhoques para cozinhar. Eles estarão prontos quando flutuarem na superfície da água.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de nhoque que você servir por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Nhoque de mandioca
Quantidade por Porção
Calorias 537 Calorias da Gordura 90
% Valores Diários*
Gordura Total 10g15%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Colesterol 48mg16%
Sódio 215mg11%
Potássio 480mg10%
Carboidratos 103g34%
Fibras 3g12%
Açúcar 3g
Proteína 7g14%
Vitamina A 259IU9%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 34mg38%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 5mcg4%
Cálcio 169mg13%
Cobre 1mg
Folato 50mcg13%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 43mg10%
Fósforo 144mg12%
Selênio 7mcg13%
Zinco 1mg9%
Colina 65mg12%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave nhoque, nhoque de mandioca, nhoque de mandioca fit
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário