Receita de nhoque de mandioca sem glúten e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 06/12/2021

Se a mandioca frita não é o modo mais saudável de consumir o alimento, a mandioca cozida passa longe de ser a única forma de usar o vegetal nas refeições. Então, que tal aprender um jeito diferente de aproveitá-lo?

Por exemplo, é possível usar a mandioca (aipim ou macaxeira, dependendo do lugar onde você mora) para fazer um nhoque. Assim, você tira o seu almoço ou jantar da rotina e deixa a refeição mais diferente e saborosa.

  Continua Depois da Publicidade  

Para preparar este nhoque de mandioca, você também vai precisar de ingredientes como amido de milho, queijo ralado, ovo e manteiga. Isso mesmo: sem farinha de trigo, ele é uma opção para quem não pode ingerir o glúten.

Além disso, a receita pede azeite de oliva e pimenta-do-reino para o tempero. No entanto, você sempre pode adicionar outros temperos naturais favoritos para dar o seu toque personalizado ao prato. Só fuja dos temperos industrializados, pois eles costumam ser cheios de sódio.

Aprenda como fazer o nhoque de mandioca fit e experimente esta delícia no seu próximo almoço ou jantar! Você encontra o modo de preparo logo a seguir:

Nhoque de mandioca

Nhoque de mandioca

Um jeito diferente e saboroso de aproveitar a mandioca. Um belo nhoque sem glúten para o seu almoço ou jantar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 25 mins
Tempo de Espera 20 mins
Tempo Total 45 mins
Refeição Almoço, Jantar
Porções 6
Calorias 537 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque a mandioca em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo para cozinhar até ela ficar macia.
  • Após cozinhar bem a mandioca, escorra a água e amasse em uma tigela grande, até atingir a consistência de um purê sem grumos. Você deve conseguir em torno de duas xícaras de purê.
  • Tempere o purê de mandioca com azeite de oliva, pimenta-do-reino e um pouco de sal.
  • Acrescente a manteiga, o queijo ralado e misture. Adicione o ovo e misture novamente, até que ele se incorpore completamente à massa.
  • Então, acrescente metade do amido de milho e misture bem outra vez, de preferência usando as mãos. Deixe a mistura repousar por 20 minutos para que o amido de milho absorva a umidade da massa.
  • Passado esse tempo, junte o restante do amido de milho com a mistura da tigela. Misture e amasse mais uma vez até a massa ficar consistente o suficiente para ser modelada no formato de uma bola.
  • Depois que modelar a massa no formato de uma bola, separe-a em duas ou três partes iguais. Em cima de uma superfície bem limpa e polvilhada com amido de milho, modele na forma de rolinhos com a espessura de um dedo.
  • Então, corte os rolinhos em quadradinhos de 2 a 3 cm de largura. Aperte cada um dos quadradinhos de nhoque com um garfo para decorar.
  • Leve uma panela com água ao fogo. Quando ferver, adicione um pouco de sal e coloque os nhoques para cozinhar. Eles estarão prontos quando flutuarem na superfície da água.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de nhoque que você servir por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Nhoque de mandioca
Quantidade por Porção
Calorias 537 Calorias da Gordura 90
% Valores Diários*
Gordura Total 10g15%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Colesterol 48mg16%
Sódio 215mg11%
Potássio 480mg10%
Carboidratos 103g34%
Fibras 3g12%
Açúcar 3g
Proteína 7g14%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave nhoque, nhoque de mandioca, nhoque de mandioca fit
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário