Especialista da Área:

16 Benefícios do Gergelim – Para Que Serve e Propriedades

🕐 17/12/2019

Gergelim é um alimento extremamente saboroso e benéfico para o corpo humano, mas ainda é pouco consumido no Brasil. O seu uso mais popular são nos pães com gergelim, porém, ainda é pouco para a quantidade de propriedades que a semente tem. Além dos pães, as sementinhas são usadas em bolachas salgadas, bolos, sushis, para temperar saladas, entre outros. Mas para que serve o gergelim? Quais são os maiores benefícios do gergelim para nosso corpo?

As sementes de gergelim vem sendo cultivadas intencionalmente a mais de 3500 anos e utilizadas para remédio e alimento por várias civilizações. Elas podem ser consumidas cruas, como óleo ou manteiga. A manteiga de gergelim é conhecida como Tahine, muito popular na culinária árabe.

O gergelim tem propriedades tão benéficas porque está cheio de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína, e triptofano – muitos nutrientes para uma semente tão pequena.

16 Benefícios do Gergelim – Para que serve e Propriedades

Entre os benefícios do gergelim está a prevenção da diabetes e do câncer, a melhora da saúde do coração e dos ossos, além de desacelerar o processo de envelhecimento do corpo como um todo e auxiliar no emagrecimento. Entenda para que serve o gergelim.

1- Pressão sob controle

Estudos mostram que o consumo de gergelim reduz a hipertensão e ajuda a prevenir doenças cardíacas em geral. O magnésio presente nas sementes é um famoso aliado dos hipertensos e apenas uma mão cheia de sementes oferece 25% do magnésio necessário em um dia.

Um estudo publicado no Jornal de Medicina Biológica de Yale em 2006 mostrou que trocar outros óleos por óleo de gergelim diminui e pressão arterial diastólica e sistólica, além de diminuir a peroxidação lipídica (ranço corporal).

2- Ajuda na prevenção do câncer

Um dos minerais que mais ajuda a prevenir o câncer é o magnésio, que, como falamos antes, o gergelim está cheio. Um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica mostra que o risco de tumores colorretais diminui 13% e o risco de câncer colorretais diminui 12% a cada 100 mg magnésio consumido.

Para completar, gergelim tem uma lenhina solúvel conhecida como sesamina, que tem sido objeto de muitos estudos e se mostrado eficiente na inibição de células cancerígenas como a da leucemia, câncer de cólon, próstata, mama, pulmão e pâncreas. Além disso, as sementes contém fitato que possui funções antioxidantes que tiram os efeitos dos radicais livres e evitam que células cancerígenas se desenvolvam.

3- Protege contra o envelhecimento da pele

Estes mesmo antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer também desaceleram o envelhecimento da pele. Evitam os efeitos nocivos dos raios ultravioletas, que inclui rugas e pigmentação da pele.

Além disso, o zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade para a pele e ajudando a reparar os tecidos do corpo em geral. As sementes ainda são ricas em vitamina B, que mantém cabelo, pele e olhos saudáveis e bonitos.

4- Ajuda a digestão e emagrece

As sementes possuem muitas fibras, que são fundamentais para uma digestão saudável, evitando constipação, diarreia e mantendo o cólon saudável. Além disso, as fibras auxiliam na perda de peso, pois elas aumentam a sensação de saciedade. Isso acontece porque elas demoram para ser digeridas, então você fica satisfeito mais rapidamente e demora mais para sentir fome mesmo consumindo menos calorias.

5- Bom para quem faz exercícios e quer desenvolver a musculatura

Gergelim é extremamente rico em proteína (são 4,7 gramas de proteína a cada 28 gramas de sementes), além de ser uma boa alternativa para os vegetarianos, ela é ideal para quem faz atividade física e quer desenvolver a musculatura. As proteínas ajudam a aumentar força, a acelerar o crescimento celular, aumentam a energia e aceleram o metabolismo como um todo (o que também ajuda a emagrecer).

6- Remédio para diabéticos

O magnésio presente nas sementes também tem propriedades que reduzem a chance de desenvolver diabetes e ajudar a administrar os sintomas da doença. Uma pesquisa publicada em 2011 no Jornal de Nutrição Clinica mostrou que o óleo de gergelim aumenta o efeito do remédio glibenclamida em pacientes que sofrem com a diabetes tipo 2.

7- Ossos saudáveis

As sementes de gergelim são um pequeno coquetel para os ossos: elas são ricas em zinco, cálcio e fósforo. Uma porção de semente de gergelim tem mais cálcio que um copo inteiro de leite! Esses minerais são fundamentais para o corpo regenerar o tecido dos ossos e evitar osteoporose. Um estudo no Jornal Americano de Nutrição Clínica provou que consumir menos zinco que o necessário pode causar osteoporose no quadril e na espinha.

Apesar de osteoporose ser mais comum em mulheres pós menopausa, esta também é uma doença comum nos homens. Estudos mostram que um em cada oito homens acima de 50 anos terão uma fraturas por osteoporose.

8- Baixa o colesterol

Os fitoesteróis presentes no gergelim tem uma estrutura química muito similar a do colesterol e conseguem diminuir o nível de LDL (colesterol ruim) no sangue ao bloquear a sua produção. Sementes de gergelim tem o maior nível fitoesteróis da natureza (400-413 mg a cada 100g). A substância ainda potencializa o poder do sistema imunológico e diminui a chance de desenvolver câncer.

Além disso, o gergelim é rico em ácidos (como o oléico) que também diminui o LDL e aumentam o HDL (colesterol bom) no sangue. Portanto, baixar o colesterol é um dos benefícios do gergelim.

9- Alivia artrite

Gergelim é rico em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nas juntas, ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação

10- Protege da radiação

As sementes de gergelim protegem o DNA dos efeitos nocivos da radiação – seja radiação de fontes acidentais ou de tratamentos como quimioterapia. Protegendo o corpo dos efeitos da radiação, o gergelim diminui a probabilidade de câncer por mutação celular.

Um estudo feito com ratos estendeu o tempo de vida dos animais que estavam sendo tratados com radiação ao incluir gergelim na dieta diária, prevenindo os danos causados pelo tratamento.

11- Saúde bucal

Os benefícios do gergelim são tão abrangentes que chegam até a saúde bucal. O óleo das sementes na boca tem um poderoso efeito antibacteriano, previne placa bacteriana e clareia os dentes. Mas para ter esses efeitos, é preciso deixar o óleo na boca até ele ficar grosso e esbranquiçado.

12- Alivia dores de cabeça e enxaqueca

Quem sofre com enxaquecas frequentemente pode usar gergelim para diminuir as dores. O magnésio presente no gergelim evita espasmos dos vasos sanguíneos que desencadeia crises de enxaqueca. Já o cálcio, previne enxaquecas e dores de cabeça em geral.

13- Melhora respiração e evita asma

Além de todos os benefícios do gergelim, o magnésio presente no gergelim também previne asma e outros problemas da respiração – tornando todo sistema respiratório mais saudável.

14- Diminui a ansiedade

Sim, a semente de gergelim ainda possui minerais que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse como o magnésio e o cálcio. As vitaminas tiamina e triptofano, também presentes no gergelim, ajudam a produzir serotonina – o famoso hormônio da felicidade.

15- Ajuda na prevenção da esclerose múltipla

O óleo de gergelim evita o desenvolvimento da esclerose multipla ao diminuir a secreção de IFN-GAMA, um fator chave para iniciar inflamações e lesões no sistema nervoso. Estudos mostram também que gergelim é benéfico contra a doença de Huntington

16- Alivia anemia

As sementes, principalmente as pretas, são ricas em ferro, o que é fundamental para quem sofre com anemia.

Atenção

Porém, como tudo, o consumo em excesso pode ser um problema. As sementes podem irritar o estomago e o cólon, além de aparecer em teste de drogas devido a uma pequena quantidade de THC.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências: 

  1. Kamal-Eldin, Afaf, Ali Moazzami, and Sidiga Washi. “Sesame seed lignans: potent physiological modulators and possible ingredients in functional foods & nutraceuticals.” Recent patents on food, nutrition & agriculture 3.1 (2011): 17-29.
  2. Paddon-Jones, Douglas, et al. “Protein, weight management, and satiety.” The American journal of clinical nutrition 87.5 (2008): 1558S-1561S.
  3. Hirata, Fumihiko, et al. “Hypocholesterolemic effect of sesame lignan in humans.” Atherosclerosis 122.1 (1996): 135-136.
  4. Hyun, Taisun H., Elizabeth Barrett-Connor, and David B. Milne. “Zinc intakes and plasma concentrations in men with osteoporosis: the Rancho Bernardo Study.” The American journal of clinical nutrition 80.3 (2004): 715-721.
  5. Nakai, Masaaki, et al. “Novel antioxidative metabolites in rat liver with ingested sesamin.” Journal of Agricultural and food Chemistry 51.6 (2003): 1666-1670.
  6. Phillips, Katherine M., David M. Ruggio, and Mehdi Ashraf-Khorassani. “Phytosterol composition of nuts and seeds commonly consumed in the United States.” Journal of Agricultural and Food Chemistry 53.24 (2005): 9436-9445.

Você já conhecia esses benefícios do gergelim para a saúde? Utiliza estas sementes em que tipo de receitas? Agora que sabe para que serve o gergelim pretende usá-lo mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (114 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...

60 comentários em “16 Benefícios do Gergelim – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Vou fazer leite com estas sementes ,sofro de intestino irritável e tenho uma diverticulose. O médico desaconselhou-me o leite de vaca por isso tenho andado á procura de substiutos para ele. Tenho 88 anos veremos se resulta. Obrigada pela informação. Fiquei entusiasmada.

  2. adora a semente de gergelim passei a consumir todos os dias indicado pela nutricionista os beneficios e visível com a rotina de intruzir na alimentação fiz uma reducacao alimentar emagreci 30 ki los e nunca mais engordei 4 anos meu cabelo minhas unhas minha pele minha saúde ficou melhor mais não foi milagre foi disciplina e muita perseveranca e comer saudável não dietas malucas que não dá resultados e nos dá fome …

  3. Estou descobrindo as motivações para o consumo. Quero usar para o meu dia de rotinas como um coadjuvante da minha saúde.

    Gosto do sabor e me parece ser semelhante ao do amendoim.

  4. Já uso o preto em mixe,de farelos e farinhas que faço uso no café da manhã ( banana verde, farelo de trigo, soja texturizada, flocos de aveia, caroço de abacate, farinha de linhaça.
    meia maçã, um pequeno pedaço de gengibre e outro de cenoura.
    recentemente, passei a utilizar o gergelim preto, que produzo na fazenda.

    Obs. a farinha de abacate, gergelim, cenoura e gengibre.incorporei no mixe, por minha conta.

    a outra parte, por orientação da geriatra. Estou me dando bem! Tenho 70 anos. E já uso este mix. a uns 15 anos.

    Ah!
    o mixe, é batido em liquidificador com 1 caneca de leite de leite.

  5. gente, observei que gerjilin está tirando minha ansiedade, impressionante tomo hoje em 3 horas ja vejo o efeito, estou ingerindo o gerjilin preto com leite ou no danone já faz um mes de uso , e estou me sentindo bem e recuperando meus cabelos estavam muito brancos ,estao voltando a cor natural!

  6. Tenho 80 anos e uso Tahine (creme de gergelim) todos os dias. ! colher de sobremesa. Passo no pão no lugar de manteiga.
    Existe alguma contra indicação para este procedimento?
    Gosto muito de Tahine. É uma delícia.
    Aguado retorno. É importante.
    Atenciosamente agradeço.
    Neuza

  7. Estou consumindo tanto a semente preta quanto a pasta e gosto demas,porém não sabia de tantas propriedades q ela tinha. Agradeço muito essas informações. Tenho osteopenia.

  8. Estou com inchaço na barriga, muitas gazes pressas, já tem maisde um mês queestou assim.como faço pra tomar gergelim?

  9. A pouco tempo descobri que estou desenvolvndo osteopróse estou mastigando o gegerlim ele serve para gordura no figado tamben ou nào obrigada bom dia

  10. Comprei o doce de gergelim quê é doce sírio, bom para o colesterol e mais e mais conheço a mais de 65 anos é Doces sírio…

  11. Faço diariamente: 1 colher de sopa de gergelim + 1 colher de sopa de semente (seca) de abóbora dentro de 1 copo com água. Na manhã seguinte bato tudo no liquidificador, deixo triturar bem. Tomo o suco em jejum, as migalhas também tomo. Além das indicações acima citadas é um excelente remédio para a memória. Combate o Mal de Ailzaimer. Pode crer!

    • Sou de imperatiz Maranhão
      Desde criança que conheço gegilim mas só agora estou consumindo diariamente gostei das informações.

  12. Boa noite estou com falta de cálcio e estou com osteupenia na coluna a nutricionista mandou eu consumir gergelim Preta na alimentação que é muito bom. Tenho artrose nos dois joelhos tambem tenho uma dúvida tenho que deicha de molho na água igual a chia ou não eu não tenho vesícula posso fazer uso sem nem um poblema

  13. Uma coisa que pouca gente sabe é que, o chá de gergelim com hortelã Cessa rapidamente. enfarte, trombose, congestão por alimentação e choque térmico, como corpo quente, e coisa fria ou gelada, já evitei estes tipos de acidentes em mim por umas 5 vezes e outras pessoas que estavam iniciando este tipo de acidente , Não há remédio igual em tais casos.

  14. Sou um distribuidor de TAHINE aqui em Sao Paulo, potinho de 200G ideial para uso caseiro otimo preço, meu telef e waths 951220223/Flavio

  15. Meu irmão estar.com câncer de esófago. Faço sua alimentação.usando cereais. Posso acrescentar gergelin?

    • Acredito que não . A nutricionista me passou essa mesma quantidade Prata uso diário . Utilizo na vitamina com semente de girassol.

  16. Minha mãe sofreu derrame e ficou com sequelas, fiz uma infusão de gergelim preto no álcool e com ela fazia massagem todas as noites em seu corpo e umedecia sua cabeça em alguns dias ela se recuperando das sequelas deixadas pelo derrame.

  17. Hoje usei gergelim em uma vitamina de mamão, aveia e leite. Fui trabalhar e cheguei aí final do dia com muita energia. Diferente dos outros dias. Pesquisei e me deparei com esta excelente explicação. Obrigada de coração.

  18. Faço uso da sementinha na refeição junto com os alimentos está correto? E já faz uns 2 meses qdo vou começar a sentir o resultado?
    Aguardo resposta obrigado

  19. Uso gergelim para dor crônica que sinto devido artrose nos dois joelhos, imcrivelmente substitui o Tilenol, consumo 2 colheres de sopa diariamente que equivalem a 130 calorias.Agradeco a matéria informando outros benefícios

  20. Boa noite!

    Agora que estou conhecendo essa sementinha, tão forte e benéfica, estou entusiasmada, vou usá-la doravante. Quero agradecer a disposição de postar esses benefícios.

    Gratidão,

    Rosângela Medeiros.
    Manaus / Amazonas / Brasil

  21. Um dos melhores medicamentos para gripes fortes que conheço é o leite do gergilin,conhecimento passado de geração para geração na minha família.Foi o único que curou meu irmão ainda criança de uma bronquite.
    Matéria ótima,mostrando tds os benefícios dessa super sementinha.
    #Sóliverdade

  22. Sempre gostei de comidas bem coloridas e enfeitadas. Mas não tinha o conhecimento que esta semente tinha tantas vitaminas e benefícios. O gergelim acrescento geralmente junto com o arroz (cozidos juntos), pão integral, enfeitar carnes e saladas. Amei a reportagem 🙂

  23. Ha 2 snos consumo o gergelim em minha dieta.e ja emagreci 15 kilos .o meu consumo diario é uma colher de cafe na coalhada .

  24. Gostei da matéria sobre o gergelim! Uma dúvida, de que forma podemos aproveitar melhor os nutrientes? semente, óleo… como a semente é pequena, é possível que não seja triturada na mastigação e não seja absorvida por completo?

    • Eu coloco de molho um colher sopa a noite toda e aproveito e coloco tb uma colher de linhaça de molho e npela manha bato com leite e uma fruta e tomo,

  25. Eu comecei uma dieta .para perder peso .
    E comprei bolacha com gergelim .mais vou consumir de manhã e a noite .tá na medida certa .ou tenho q aumentar ou diminuir .tbm vou agregar na comida pra família tbm .
    Obrigada

  26. bom dia; gostei da discrição a cerca do gingelim, mais gostaria de saber a porção diária a ser consumido. obrigado fico no aguardo

  27. Boa noite.
    Eu consumo o gergelim a um bom tempo, porque gosto, agora sabendo de todos estes benefícios, não deixarei jamais de agrega los aos pratos, além do que os deixa muito mais saborosos.

  28. A poucos dias descobri que tenho osteosporose.por esse problema soube que gergelim e otimo para curar essa doença então comecei a consumi o gergelim na minha alimentação.Agora gostaria de saber o quanto devo consumi o produto,se posso consumi todos os dias ou tenho tempo certo para consumi?

Deixe um comentário