Refrigerante é remoso? Ele causa inflamação?

Especialista da área:
atualizado em 08/11/2021

Remoso é um termo usado para descrever um alimento com efeito inflamatório. Isso significa que esses alimentos geram inflamação e dificultam a cicatrização de feridas na pele. Alimentos remosos clássicos são aqueles ricos em gorduras trans, carne processada, carboidratos refinados, mas será que o refrigerante entra nesta lista?

  Continua Depois da Publicidade  

A resposta é sim, o refrigerante é um dos alimentos que devem ser evitados durante qualquer tipo de cicatrização, já que seu consumo aumenta o risco de processos inflamatórios no organismo e prejudica a cura.

Por isso, é importante evitar alimentos remosos depois de passar por uma cirurgia, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem. Nestes casos, optar por alimentos anti-inflamatórios é a melhor estratégia para uma recuperação mais rápida e saudável.

Por que o refrigerante é remoso?

Coca-cola

O estímulo à inflamação causado pelos refrigerantes ocorre por conta do excesso de açúcar e aditivos alimentares, como por exemplo os conservantes, edulcorantes e aromas artificiais, na maioria dos refrigerantes. Além disso, a bebida contribui para o estresse oxidativo que danifica as células e eleva o risco de doenças crônicas.

De acordo com um estudo publicado pela revista científica American Journal of Clinical Nutrition, a ingestão de muito açúcar pode causar a liberação de citocinas, que são proteínas que regulam várias respostas inflamatórias. Quando muitas citocinas estão agindo ao mesmo tempo, o sistema imunológico pode ser prejudicado e há o risco de uma inflamação crônica.

O excesso de açúcar na alimentação também causa outros problemas que incluem a alteração na produção de colágeno e elastina, que prejudica a elasticidade e saúde da pele. O açúcar também pode ser viciante e levar ao aumento de peso, pois ele afeta negativamente a leptina, um hormônio responsável pela sensação de saciedade.

Mesmo as versões diet deveriam ter seu consumo limitado, já que eles podem conter adoçantes artificiais que estão relacionados ao ganho de peso e a doenças como a diabetes, as doenças cardiovasculares e a síndrome metabólica.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você tem dificuldade em largar o refrigerante, diminuir o consumo já é um bom começo. Além disso, você pode testar as seguintes alternativas para substituir a bebida:

  • Água gelada;
  • Água com limão espremido;
  • Suco de fruta natural sem açúcar adicionado;
  • Água com gás;
  • Chá gelado.

Outros alimentos remosos

Os alimentos ricos em açúcar refinado ou adicionado são os que mais causam inflamação no organismo e que, por isso, são remosos. Os açúcares adicionados estão presentes em grandes quantidades em alimentos processados como os refrigerantes e sucos.

Além disso, os alimentos ricos em gordura também podem estimular processos inflamatórios. Exemplos desse tipo de alimento incluem os produtos de fast food, as frituras, a carne de porco, a carne processada e qualquer outro tipo de gordura animal.

Ainda que você não esteja se recuperando de um pós-operatório ou tratando uma lesão na pele, é importante limitar ao máximo o consumo de alimentos remosos para reduzir o risco de inflamações e preservar a saúde.

Fontes e referências adicionais

Você sabia que o refrigerante é considerado um alimento remoso? Costuma tomar essa bebida com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário