8 remédio para crescer cabelo mais usados e dicas!

Especialista:
atualizado em 03/10/2020

Há muitos produtos no mercado que prometem cabelos mais longos e mais saudáveis após o seu uso. Neste artigo, você encontrará uma lista com os remédios mais utilizados para fazer o cabelo crescer e saberá se eles realmente são eficazes.

Também vale a pena dar uma conferida nos 16 poderosos alimentos que fazem seu cabelo crescer para saber como você poderá adicioná-los ao seu dia a dia, para que eles ajudem no crescimento dos cabelos.

Por que o cabelo para de crescer?

Muitas mulheres têm a sensação de que seus cabelos não crescem, não importando o que elas façam. Mas os problemas com o crescimento do cabelo não preocupam apenas as mulheres. Homens também sofrem com fios fracos e queda de cabelo.

remédios para crescer cabelo

O crescimento do cabelo pode ser afetado por diversos fatores. Conforme as pessoas ficam mais velhas, o ritmo de crescimento do cabelo diminui, e também é comum notar que os fios ficam mais finos e quebradiços.

Há ainda fatores genéticos que influenciam no padrão de crescimento dos cabelos e outros fatores, como por exemplo:

  • Estresse;
  • Problemas na tireoide;
  • Alopecia;
  • Parto;
  • Deficiência nutricional.

Manter uma dieta saudável e nutritiva pode ajudar a evitar a perda de cabelo, desde que a causa do problema não seja uma doença genética. Uma boa alimentação também é capaz de prevenir condições capilares, por exemplo:

  • Caspas;
  • Fios quebradiços;
  • Frizz;
  • Ressecamento dos fios;
  • Opacidade.

8 remédios mais utilizados para crescer cabelo

Conheça os 8 remédios mais utilizados para promover o crescimentos dos fios e quais as dosagens recomendadas.

1. Viviscal

O Viviscal é um complexo capilar usado para promover o crescimento natural do cabelo em pessoas que sofrem com queda dos fios. Ele é composto por um complexo que contém vitaminas e sais minerais, como por exemplo, niacina, zinco e vitamina C.

Os resultados de um estudo clínico, publicado em 2015 no periódico Dermatology Research and Practice, mostraram que, após 3 meses de uso, a perda de cabelo em mulheres foi reduzida e o crescimento do cabelo foi estimulado.

Segundo o fabricante do Viviscal, o complexo é eficiente, pois ajuda a fortalecer as células capilares existentes e a estimular o crescimento de novas.

2. Biotina

Essa vitamina, solúvel em água, é uma das vitaminas do complexo B, essencial para converter nutrientes em energia para o organismo. Assim, a biotina atua como um remédio que fornece a energia necessária para estimular o crescimento do cabelo

Suplementos de biotina são facilmente encontrados na forma de cápsulas ou comprimidos e além de nutrir o cabelo, a biotina nutre também as unhas.

3. Finasterida

Nos homens, a queda ou baixo crescimento de cabelo pode ser influenciado por fatores genéticos, o que torna o problema mais difícil de resolver, mas não impossível, pois alguns medicamentos prescritos podem ajudar.

O principal exemplo desse tipo de remédio para crescer cabelo é a Finasterida (nome comercial Propecia). A Finasterida atua inibindo a conversão da testosterona em DHT (dihidrotestosterona), um hormônio que pode desencadear a perda de cabelo.

Porém, esse remédio é indicado apenas em casos comprovados de alopecia e quando ocorre queda de cabelo generalizada. Efeitos adversos como redução na libido e na função sexual são raros, mas podem acontecer, principalmente em doses altas.

Veja em mais detalhes se Finasterida faz mal.

4. Minoxidil

O Minoxidil (Rogaine) é outro remédio para crescer cabelo, que precisa ser usado por alguns meses até que os resultados possam ser observados.

No entanto, alguns estudos afirmam que o Minoxidil tem ação apenas temporária e que a queda de cabelo volta a ocorrer após a interrupção do uso.

Alguns efeitos colaterais também podem ser observados, como por exemplo, o surgimento de pelos em locais indesejados como no rosto e nas mãos, aumento da frequência cardíaca e irritação no couro cabeludo.

5. Nutrafol

O nutrafol é um suplemento indicado para o crescimento dos cabelos, pois combina nutrientes como biotina, vitamina E, curcumina, queratina e resveratrol.

Todos esses ingredientes trabalham juntos para nutrir o couro cabeludo e para reestabelecer o equilíbrio hormonal, evitando assim a queda de cabelo e promovendo o crescimento dos fios.

6. Cortisona

A cortisona é um corticosteroide que pode promover o crescimento do cabelo.

Injeções de cortisona aplicadas diretamente no couro cabeludo são mais eficazes, mas o medicamento também pode ser encontrado na forma de comprimidos de uso oral ou de pomadas para uso tópico.

7. Nioxin para crescer cabelo

Trata-se de um complexo de vitaminas e minerais que promove o crescimento do cabelo, que pode ser encontrado na forma de shampoos, condicionadores e loções.

Entretanto, o crescimento só ocorre onde ainda existe cabelo. Ele não funciona para tratar problemas de calvície, por exemplo.

8. Difenilciclopropenona

A difenilciclopropenona é um remédio para crescer cabelo encontrado na forma líquida. Ele deve ser aplicado como se fosse uma tinta diretamente no couro cabeludo.

A aplicação uma vez por semana garante o fortalecimento das raízes e estimula o crescimento dos fios.

Outras opções para crescer o cabelo

Confira a seguir outras opções de soluções caseiras para ajudar a crescer o cabelo, e também alguns alimentos que são benéficos para a saúde capilar.

Medicamentos homeopáticos

Exemplos incluem a Silicea e o Kalium carbonicum. A Silicea é um remédio homeopático que promete nutrir os folículos capilares e estimular o crescimento capilar.

Enquanto que o Kalium carbonicum é composto por carbonato de cálcio e evita que os cabelos fiquem fracos.

Contudo, não existem provas científicas que eles funcionam para esse fim.

Óleo essencial de alecrim

Conforme dados publicados em 2015 na revista científica SkinMed, o óleo essencial de alecrim estimula o crescimento de novos fios e pode ser útil no tratamento da alopecia androgenética.

Basta misturar algumas gotas do óleo em um óleo transportador como o óleo de coco e, em seguida, massagear o cabelo e o couro cabeludo antes do enxágue. Outra forma de uso consiste em adicionar algumas gotas do óleo de alecrim ao xampu ou ao condicionador.

Suco de cebola

Em 2002, um estudo publicado no Journal of Dermatology mostrou que o suco de cebola pode ser um tratamento eficaz para combater a alopécia.

Outro estudo de 2019 publicado no Skin Appendage Disorders constatou que o suco de cebola é eficaz para promover o crescimento dos cabelos.

“Em 8 semanas, 87% dos pacientes tratados com suco de cebola demonstraram crescimento total do cabelo contra 13% usando água. O efeito adverso mais comum relatado foi odor desagradável.”

Uma forma de testar isso é extrair o líquido de algumas cebolas e aplicá-lo no cabelo e no couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 15 minutos e em seguida lave normalmente. Faça isso por alguns dias e veja o resultado na prática.

Alimentos ricos em proteínas

Alimentos proteicos como ovos, peixes, nozes, sementes, leguminosas e carnes magras podem ajudar o cabelo a crescer. Isso porque os fios são compostos basicamente por proteínas e a falta delas no organismo pode prejudicar os cabelos.

Óleo ou suco de limão para crescer os cabelos

O óleo de limão pode deixar o couro cabeludo saudável e estimular o crescimento do cabelo, segundo dados publicados em 2016 na revista Parasitology Research sobre um estudo feito com animais.

Na ausência do óleo de limão, é possível usar o suco de limão fresco, pois ele também parece funcionar. O recomendado é aplicar um pouco se suco de limão fresco no cabelo e massagear o couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 15 minutos e em seguida lave o cabelo normalmente.

Faça isso por alguns dias e observe os resultados.

Óleo de coco

Ácidos graxos presentes no óleo de coco são capazes de penetrar no interior dos fios e diminuir a perda de proteína do cabelo, evitando quedas. É o que afirma uma publicação de 2003 indexada no Journal of Cosmetic Science.

No caso dos cabelos oleosos, pode-se utilizar apenas por algumas horas e, em seguida, remover o excesso com uma boa lavagem. Já cabelos secos podem receber o óleo de coco a qualquer momento.

Ferro

O ferro é um nutriente essencial para os cabelos e as unhas. Isso porque ele ajuda o fluxo sanguíneo chegar até o couro cabeludo e com isso fornecer oxigênio e outros nutrientes vitais para o cabelo.

Alimentos que contêm bastante ferro incluem feijão, lentilha, carne, espinafre e sementes de abóbora.

Aloe vera

O Aloe vera, conhecido também como babosa, é usado para evitar a queda de cabelo, além disso, ela também acalma o couro cabeludo e condiciona o cabelo.

Não é à toa que existem vários shampoos de babosa no mercado, pois a Aloe vera também ajuda a reduzir a caspa e a desobstruir folículos capilares tomados pela oleosidade em excesso.

Ginseng

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food em 2015, o ginseng (Red Ginseng) promove o crescimento do cabelo por meio do estímulo aos folículos capilares, pois contém compostos ativos, chamados de ginsenosídeos, responsáveis pelo crescimento do cabelo.

Óleo de peixe

Os ácidos graxos presentes no óleo de peixe, como o ômega 3, por exemplo, podem nutrir os cabelos com proteínas e outros nutrientes.

Um estudo de 2015 publicado no Journal of Cosmetic Dermatology sobre perda de cabelo em mulheres mostrou que a ingestão de ômega 3, em conjunto com compostos antioxidantes, ajuda a deixar o cabelo mais resistente, pois aumenta o diâmetro dos fios.

Massagens no couro cabeludo para o crescimento do cabelo

Uma pesquisa publicada em 2016 na revista Eplasty mostrou que massagear o couro cabeludo pode estimular e restaurar o crescimento do cabelo.

Além disso, uma boa massagem também é capaz de aliviar o estresse, que pode ser um fator contribuinte para a perda de cabelo.

É realmente possível fazer o cabelo crescer?

De uma forma geral, uma alimentação nutritiva e balanceada é a melhor forma de ter cabelos bonitos e saudáveis. Isso porque a nutrição adequada permite que os nutrientes certos cheguem até o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos cabelos.

O tratamento médico é cientificamente comprovado, no entanto só é indicado quando há algum problema hormonal ou genético que causa a queda de cabelo, pois existem efeitos colaterais relacionados ao seu uso que devem ser acompanhados pelo profissional.

A seguir nossa nutricionista dá 10 dicas de alimentos indicados para o crescimento rápido dos fios.

Gostou das dicas?

Você já tomou algum remédio para crescer cabelo? Pretende experimentar um desses citados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário