Tibolona Engorda ou Emagrece? O Que é, Para Que Serve e Indicações

🕐 25/04/2017

Tibolona é um medicamento genérico de uso adulto e oral que é indicado para o tratamento de sintomas que aparecem em decorrência da deficiência do hormônio estrogênio em mulheres que estejam no período pós-menopausa, com mais de um ano de menopausa.

De acordo com a bula do remédio disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), outra das indicações de Tibolona é para a prevenção da osteoporose em mulheres que se encontrem na pós-menopausa e apresentem alto risco de fraturas.

Nesse segundo caso, o medicamento é utilizado quando existe intolerância ou contraindicação de outros remédios aprovados para a prevenção da osteoporose. Seu uso é adulto e sua via de administração é oral.

Ele é encontrado à venda em embalagens contendo 28 comprimidos de 2,5 mg. Sua comercialização é permitida somente mediante a apresentação de receita médica.

Tibolona engorda ou emagrece? 

Agora que já entendemos o que é e para que serve o remédio, vamos procurar compreender se a Tibolona engorda ou emagrece para quem se importa com a boa forma e não deseja ganhar peso.

De acordo com informações contidas na bula disponibilizada pela Anvisa, é possível afirmar que Tibolona engorda para algumas pessoas. Isso porque um dos efeitos indesejáveis listados é justamente o aumento de peso.

Segundo a bula, a reação é classificada na categoria dos efeitos colaterais comuns, ou seja, que acontecem com 1% a 10% das mulheres que utilizam o medicamento, conforme observado em estudos clínicos.

Isso nos leva a entender que a paciente que faz uso do remédio tem sim chances de engordar. Entretanto, vamos passar algumas dicas que podem ajudar a amenizar a situação, se realmente for o seu caso de sentir esse efeito colateral.

Primeiramente, ao receber a indicação do medicamento por parte do seu médico, converse com ele para saber se não existe a possibilidade de utilizar outro remédio que traga o mesmo resultado, porém, não apresente riscos de aumentar o peso.

Se a resposta do profissional for negativa, questione-o em relação a táticas que você pode adotar para evitar que isso aconteça. Além disso, você pode aproveitar os riscos de engordar apresentados pelo remédio para fazer mudanças em seu estilo de vida e buscar comer de maneira mais saudável e controlada.

Caso siga uma vida sedentária, você pode ainda começar a praticar uma atividade física para maximizar a sua eliminação de calorias. Porém, antes disso, faça uma avaliação médica para saber que tipo de treinamento você pode executar e em que intensidade está apta a malhar.

Se, ainda assim, você perceber que ganhou muito peso ao tomar o remédio, retorne ao consultório do médico que prescreveu Tibolona para saber como proceder em frente ao problema.

Mas vale ressaltar que não é uma certeza que Tibolona engorda. Ou seja, não é porque uma porcentagem de usuárias ganha peso ao utilizar o medicamento você necessariamente também passará por isso. Você pode utilizá-lo normalmente e ver como o seu corpo reage.

Efeitos colaterais de Tibolona 

Conforme informações de sua bula, o remédio pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Sangramento vaginal ou pequenas perdas de sangue;
  • Dor abdominal;
  • Dor nas mamas;
  • Crescimento anormal de pelos;
  • Corrimento, coceira e irritação vaginal;
  • Acne;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Enxaqueca;
  • Depressão;
  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Distúrbios visuais;
  • Transtornos gastrointestinais;
  • Retenção de líquido;
  • Dor nas articulações;
  • Dores musculares;
  • Alterações na função do fígado;
  • Câncer de mama;
  • Proliferação de células do endométrio;
  • Câncer do endométrio.

As reações adversas da lista abaixo podem surgir em decorrência da terapia de reposição hormonal (TRH) combinada (estrogênios e progestagênios):

  • Tumores benignos e malignos dependentes de hormônios;
  • Coágulos em vasos sanguíneos;
  • Ataque do coração;
  • Derrame;
  • Doença da vesícula biliar;
  • Problemas de pele como erupções, alterações da coloração da pele ou aparecimento de manchas na pele;
  • Demência – declínio da função mental com de perda de memória.

Ao experimentar um ou mais dos efeitos colaterais mencionados ou não nas listas acima, não deixe de consultar o seu médico e informá-lo a respeito dos problemas para que ele te oriente a respeito da melhor forma de proceder.

Contraindicações de Tibolona

O medicamento não deve ser utilizado por mulheres que tenham chance de engravidar, que já estejam gestantes ou se encontrem em processo de amamentação de seus bebês. As pacientes que já tiveram, têm ou possuem suspeita de câncer de mama também não devem usar o medicamento.

Além disso, quem tem confirmação ou suspeita de tumores dependentes do estrogênio, como é o caso câncer de endométrio, apresenta sangramento vaginal anormal não avaliado pelo médico ou tem espessamento anormal da parede do útero (hiperplasia endometrial) não pode fazer uso de Tibolona.

O remédio também está contraindicado para mulheres que têm ou tiveram distúrbios da circulação como coágulos de sangue na veia das pernas ou dos pulmões, possuem problema de coagulação sanguínea e tiveram problemas cardíacos como angina ou infarto.

Pacientes que já tiveram derrame cerebral, isquemia aguda transitória e porfiria e possuem ou já possuíram problemas no fígado cujos exames não normalizaram também não estão autorizadas a usar o medicamento.

Da mesma forma, quem apresenta alergia a qualquer um dos componentes da fórmula de Tibolona deve manter-se longe do remédio.

Caso uma das condições mencionadas acima apareça pela primeira vez durante a utilização do medicamento, a recomendação da bula é parar o uso de uma vez e consultar o médico imediatamente.

Também é importante informar ao médico caso esteja fazendo uso de qualquer outro tipo de medicamento para que ele verifique se não existem riscos de interações entre os dois remédios.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o consumo da Tibolona engorda? Tem receio de utilizar este medicamento por conta deste efeito colateral? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (424 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...

126 comentários em “Tibolona Engorda ou Emagrece? O Que é, Para Que Serve e Indicações”

  1. Tomei menoprim durante tres anos ..so q n tem mais pra vender ..falta a.materia..tomei durante tres meses o tiboloba..me senti bem..agora por conta disso me sinto diseccionada a tomar tibolona de novo

  2. Tenho 49 anos, tem dois meses que comecei a tomar. Engordei 03 kg, retenção de líquido e tive uma alteração na PA. Melhorou os fogachos, libido tudo de bom. Parei de tomar a uma semana.

  3. Eu tenho 34 há 9 meses fiz histerectomia radical por causa da endometriose. Então o médico me receitou o tibolona 2.5mg , estou tomando faz 6 meses e já engordei 3 kg. Faço musculação…pedalo e corro e o peso está aumentando. Tenha alimentação saudável e com nutricionista. Na data de hoje decidi parar de tomar. Além do mais desde que iniciei a reposição não sinto vontade de namorar sem libido. A única coisa que melhorou um pouco foi o fogacho. Para saber eu preciso tomar a reação pode não se igual para todas as mulheres. Espero ter ajudado!

  4. Gente meu nome é luyza tenho 52 anos tomo desde de 40 anos meu médico receitou ,só tive benefícios..quando completei 49 minha menstruação faltou de vez ,meu intestino ficou lento daí então engordei cinco quilos em decorrência da mudança do organismo, parei por um tempo de tomar tibolona comecei sentir ondas de calor ,e outras coisas …só que eu tomo três meses, paro por três..

    • Luyza, meu nome é Vânia, também tomo e me faz bem. Foi o médico que te orientou a tomar 3 meses e parar 3? Obrigada

  5. Comecei a tomar tem 20 dias os fogachos diminuiram não sumiram!
    Porém estou pesadissima de tão inchada engordei 6k em 20 dias!
    Porem durmo bem e as dores de cabeça sumiram.
    Vou fazer o desmame…
    Pra dor de cabeça neosaldina
    Pra insônia Alprazolam
    Fogachos vou aprender a conviver
    Só não posso engordar mais…

    • Eu tomo sem parar tem 7 anos desde quando comecei a menopausa com 47 anos e me sinto muito bem,pois nunca senti a maioria dos sintomas da menopausa e tb não engordei…

  6. Tenho 62 anos e tomo Tibolona 1,25 há 10 anos, nunca engordei nem tampouco tive qualquer reação ruim. Só tive benefícios, Não tenho calores, minha libido voltou. Tenho osteopenia desde que comecei a tomar e com o uso da Tibolona não progrediu. Recentemente fiz exame e continuo com a mesma classificação. Tentei usar remédios homeopáticos e fitoterápicos que são menos agressivos mas não tive resultado. A Tibolona para mim foi a minha salvação pois meus calores eram extremamente grandes. A minha qualidade de vida era zero.

  7. Putsss… me indicaram Tibolona, depois de todos esses relatos negativos, tô fora!
    Infelizmente estou com vários problemas… depressão o que me deixa mais pra baixo.
    Será que tem outra solução?

    • Detestei tibolona 6kg em 30 dias agora estou tomando DoTERRA óleo essencial clary sage é o óleo da mulher ,já me sinto bem melhor. sono então perfeito espero melhorar cada vez mais naturalmente

        • Tenho 48 anos faz um mês que comecei a tomar o tibolona engorde 1 kilo parei .estou mim sentindo muito pesada principalmente na barriga ela alamentou de tamanho sinto desconforto na barriga meu intestino já era lento e agora quase parado as ondas de calor o libido a lubrificação as dores melhoraram bastante. Melhoram em uma coisas outra n.nao sei o que fazer.

    • Minha médica me receitou isso ontem, ainda não tomei. Diante desses relatos e da bula cabulosa…estou pensando seriamente em não começar! Tenho tomado fitoterápicos, mas fazem pouco efeito. Alguém dá outra opinião?

  8. Tenho 52 anos e tomo Tibolona há três anos. Engordei seis quilos nesses três anos e definitivamente não sei mais o que fazer pois não consigo perdê-los. Tenho uma alimentação equilibrada e faço exercícios. Estou numa dieta bem restritiva e não perco um grama sequer. Decidi, por conta própria, parar com a Tibolona até minha próxima consulta com a ginecologista. Se a falta de libido, dor de cabeça voltarem, já estarei pronta!

    • Olá..faço uso há 4 meses e engordei 3 kg e não consigo perder. Faço atividades físicas diárias e possuo alimentação equilibrada. Estou pensando seriamente em parar de tomar, ainda mais com tantos riscos. Na próxima consulta já falarei isso com a médica.

  9. Tenho 45 anos e tomei tibolona por 2 anos, não engordei, pelo contrário, emagreci uns 4 kg.
    Os sintomas da menopausa passaram com o uso contínuo, mas agora comecei sentir dor nos seios e na barriga, a médica pediu vários exames.
    Tô torcendo pra não ser nada sério…?

    • Comecei a tomar faz uma semana, estou me sentindo muito bem, meu sono melhorou demais, porém estou com um pequeno sangramento, mas muito pouco, aconteceu com alguém no começo do tratamento?

      • Nossa acho que nao deveria ter lido isso tudo. Meu medico me receitou mas nao vou conseguir tomar de jeito nenhum. Vou tentar um paliativo

    • Tenho 58 anos e comecei a tomar a Tibolona há um mês. Acredito que ao contrário de engordar, emagreci 1 kilo.
      Agora esta semana que completou um mês do uso , estou sentindo muitas dores na barriga, tipo região do útero e ovários , como se fossem cólicas.

    • Tenho 55, comecei a tomar o tibolona tem 6 meses, engordei 5kg, vou parar por conta própria. Não dá certo, faço dieta, caminhada 1 hora por dia e pilates 2 x na semana e não perco 10gramas. Incrível! Esses 5 kg extras não me pertencem, eles se instalaram no meu corpo sem que eu comesse nada de gostoso, nem um sorvete, nem pizza, nem bolo, entendem? Por isso eu digo que eles não me pertencem! Vou pedir ao gineco para substituir o remedio. Bjs

    • Tenho 35 anos, meu medico receitou.
      Não quero engordar, mais.preciso ter minha disposição de volta.

  10. Meu nome é Ana, tenho 54 anos. Estou tomando faz três meses. Tem dias que estou bem, tem dias que estou muito desanimada e cansada. Não tenho vontade de namorar com meu marido. Na última vez que tentei (no mês passado?!)… continuava muito ressecada! Os vcalores diminuíram, mas tem dias e noites que ficam mais fortes e frequentes. Vivo enjoada e pensando em comida, mesmo me sentindo muito inchada. Estava com peso em torno de 53kg desde os 50 anos. Em 3 meses engordei 3 kg!! ! Estou pensando em ir diminuindo até parar.

    • Ītomo a tibolona há 3 anos e melhorou todos os sintomas, a libido melhorou, acabou os calores e as dores no corpo não tenho mais, fico um pouco inchada ,mas com exercício melhora,parei alguns dias para fazer uma cirurgia e voltei a sentir tudo de novo, até dor de cabeça e insônia

  11. Estou tô tomando há quatro meses, emagreci , minha barriga diminuiu de tamanho e os calores da menopausa passaram , eu me sentia muito inchada agora estou bem melhor , ao contrário de tudo o que falam eu estou ótima, sinto vontade de namorar , meu marido tbm está gostando bastante

      • Bom dia, eu tomei um mês tibolonae parei engordei e fique inchada hoje eu tomo soynati não tem efeito colateral nem um já tem ano muito bom

      • Faço uso da tibolona ah 1 ano, ñ sinto mais calor, cansaso, insônia, irritabilidade, melhorou minha qualidade de vida.porem de uns três meses p cá sinto meu cabelo ainda aos bolos, pele ressecada, boca amargando, ânsia de bonitos.dor na região do abdômen. Uma sensação de a cabeça está ouça. Acho que o fígado está pedindo socorro vou parar amanhã e quando me recuperar da cirurgia d coluna lombar que tem 5 dias que fiz , vou voltar na médica.ha no mês de julho minha menstruação desceu normal.

  12. Tomo Tibolona há quase dois anos e a unica coisa que resolveu foi a diminuição dos calores da menopausa e agora estou pensando em falar com a ginecologista porque estou muito gorda.

  13. MEU NOME E FLAVIANA, TENHO 35 ANOS TOMO TIBOLONA DÊS DE 2012 MEU ROSTO ESTA TODO MANCHADO E COM MUITA ACNE TIPO VULCANIZADA, E MEU ROSTO NEM CRAVOS TINHAS. EU TIVE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO AOS 28 ANOS E AGORA PRECISO TOMAR ESSE MEDICAMENTO O RESTO DA VIDA, FORA A GANHA DE PESO QUE EU TIVE, N SEI MAIS OQUE FAZER. ESSE REMÉDIO ESTA ACABANDO COMIGO.

  14. Olá estou fazendo uso de tibolona a um mês ,estava preocupada agora mas ainda,não pesei ainda mas já senti que ganhei alguns kilos pela roupas ,tenho tendências a engorda mesmo ,retirei e útero e com 15 dias comecei a sentir muito calor então meu médico passou o tibolona mas fiz manipulado,melhorou o calor ,mas ainda sinto ,não como antes um calor que me fazia tomar banho a noite toda ,a irritabilidade que sentia e a insônia tbm melhorou muito,meu libido está ótimo ,nem sinto tanta fome como sentia ,mas comecei a sentir dores nos joelhos a ponto de algumas vezes não consegui nem agacha,enfim ele passou pra eu usar por três meses se eu começar a ganha muito peso volto nele antes dos três meses .

    • Comecei usar Tem uma semana usava alguns meses o premarim que já não fabricam mais iniciei 2.5 sou operada histerectomia ha25 qdo para com o hormônio vem todos os sintomas horríveis. Só que estou preocupada me deu uma enorme dor no baixo ventre é meu estomado parece q leveium soco NÃO conso dormi de lado e de bruços para levantar da cama é quase impossível foi demais inclusive os quadris.
      A MINHA urina está escura quase marrom
      Se eu O causada pela tijolo?
      Grata por favor me ajude com esse orientação aqui os médicos não estão nos postos de saúde está todos sendo demitidos e eu preciso deles mas no momento não é possível. Gratidão

  15. É isso aí Rita! Também penso assim. Entre ter outros prejuízos em nome de um único suposto benefício não vale a pena. Existem outras substâncias que podem atuar melhor com outros benefícios e até menos prejuízos ou até nenhum. Ouço falar do Nafta Pro que em muitas mulheres têm um bom resultado e ainda vou ao medico saber sobre ele. Também estava inchada e com muito cansaço e sintomas de depressão até, apenas com 2 semanas de uso e DEIXEI MESMO O USO DELE. Desejo boa sorte em sua busca de um novo tratamento. Veja com seu médico se o Nafta Pro seria legal pra você. Abraços! Tudo de bom!

  16. Meu nome é Rita,
    Tenho 54 anos
    E tem poucos dias que estou tomando Ti bolona e já me sinto muito inchada, inclusive meus pés no fim da tarde, mas lendo esses depoimentos não vou mais tomar, até PQ tenho cisto nos seios e mesmo assim meu médico passou pra mim tomar. Só que parei nesse momento prefiro sentir calor do que ficar gorda.

    • Eu faço uso desta medicação a mais de cinco anos e até o momento não tive nenhum dos efeitos indicados. Meu peso continua na me,dia qdo fico parada sem muita atividade física chego a aumentar cinco quilos, mas qdo volto a práticas de exercícios o peso volta ao normal, assim percebo não está relacionado ao remédio e sim ao meu estilo de vida.

      • Estou tomando tibolona à 20 dias e percebi as roupas mais justas pela retenção de líquidos. Mas os fogachos e noites de insônia por conta do calor melhoraram muito. Agora a questão é tomar e aumentar pouco o peso ou ter qualidade de vida e noites bem dormidas..

    • Tenho 63 anos, tomei tibolona 1,25 por mais de 10 anos e não tive alteração de peso . Só parei agora por ordens médicas .

      • Já tomei e tive sérias alergias. Porquê?
        Sei que sou alergica a metais e alguns minerais. Mas li a composicao química e não tem. O que será?

Deixe um comentário