Tibolona Engorda ou Emagrece? O Que é, Para Que Serve e Indicações

Especialista:
atualizado em 25/04/2017

Tibolona é um medicamento genérico de uso adulto e oral que é indicado para o tratamento de sintomas que aparecem em decorrência da deficiência do hormônio estrogênio em mulheres que estejam no período pós-menopausa, com mais de um ano de menopausa.

De acordo com a bula do remédio disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), outra das indicações de Tibolona é para a prevenção da osteoporose em mulheres que se encontrem na pós-menopausa e apresentem alto risco de fraturas.

Nesse segundo caso, o medicamento é utilizado quando existe intolerância ou contraindicação de outros remédios aprovados para a prevenção da osteoporose. Seu uso é adulto e sua via de administração é oral.

Ele é encontrado à venda em embalagens contendo 28 comprimidos de 2,5 mg. Sua comercialização é permitida somente mediante a apresentação de receita médica.

Tibolona engorda ou emagrece? 

Agora que já entendemos o que é e para que serve o remédio, vamos procurar compreender se a Tibolona engorda ou emagrece para quem se importa com a boa forma e não deseja ganhar peso.

De acordo com informações contidas na bula disponibilizada pela Anvisa, é possível afirmar que Tibolona engorda para algumas pessoas. Isso porque um dos efeitos indesejáveis listados é justamente o aumento de peso.

Segundo a bula, a reação é classificada na categoria dos efeitos colaterais comuns, ou seja, que acontecem com 1% a 10% das mulheres que utilizam o medicamento, conforme observado em estudos clínicos.

Isso nos leva a entender que a paciente que faz uso do remédio tem sim chances de engordar. Entretanto, vamos passar algumas dicas que podem ajudar a amenizar a situação, se realmente for o seu caso de sentir esse efeito colateral.

Primeiramente, ao receber a indicação do medicamento por parte do seu médico, converse com ele para saber se não existe a possibilidade de utilizar outro remédio que traga o mesmo resultado, porém, não apresente riscos de aumentar o peso.

Se a resposta do profissional for negativa, questione-o em relação a táticas que você pode adotar para evitar que isso aconteça. Além disso, você pode aproveitar os riscos de engordar apresentados pelo remédio para fazer mudanças em seu estilo de vida e buscar comer de maneira mais saudável e controlada.

Caso siga uma vida sedentária, você pode ainda começar a praticar uma atividade física para maximizar a sua eliminação de calorias. Porém, antes disso, faça uma avaliação médica para saber que tipo de treinamento você pode executar e em que intensidade está apta a malhar.

Se, ainda assim, você perceber que ganhou muito peso ao tomar o remédio, retorne ao consultório do médico que prescreveu Tibolona para saber como proceder em frente ao problema.

Mas vale ressaltar que não é uma certeza que Tibolona engorda. Ou seja, não é porque uma porcentagem de usuárias ganha peso ao utilizar o medicamento você necessariamente também passará por isso. Você pode utilizá-lo normalmente e ver como o seu corpo reage.

Efeitos colaterais de Tibolona 

Conforme informações de sua bula, o remédio pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Sangramento vaginal ou pequenas perdas de sangue;
  • Dor abdominal;
  • Dor nas mamas;
  • Crescimento anormal de pelos;
  • Corrimento, coceira e irritação vaginal;
  • Acne;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Enxaqueca;
  • Depressão;
  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Distúrbios visuais;
  • Transtornos gastrointestinais;
  • Retenção de líquido;
  • Dor nas articulações;
  • Dores musculares;
  • Alterações na função do fígado;
  • Câncer de mama;
  • Proliferação de células do endométrio;
  • Câncer do endométrio.

As reações adversas da lista abaixo podem surgir em decorrência da terapia de reposição hormonal (TRH) combinada (estrogênios e progestagênios):

  • Tumores benignos e malignos dependentes de hormônios;
  • Coágulos em vasos sanguíneos;
  • Ataque do coração;
  • Derrame;
  • Doença da vesícula biliar;
  • Problemas de pele como erupções, alterações da coloração da pele ou aparecimento de manchas na pele;
  • Demência – declínio da função mental com de perda de memória.

Ao experimentar um ou mais dos efeitos colaterais mencionados ou não nas listas acima, não deixe de consultar o seu médico e informá-lo a respeito dos problemas para que ele te oriente a respeito da melhor forma de proceder.

Contraindicações de Tibolona

O medicamento não deve ser utilizado por mulheres que tenham chance de engravidar, que já estejam gestantes ou se encontrem em processo de amamentação de seus bebês. As pacientes que já tiveram, têm ou possuem suspeita de câncer de mama também não devem usar o medicamento.

Além disso, quem tem confirmação ou suspeita de tumores dependentes do estrogênio, como é o caso câncer de endométrio, apresenta sangramento vaginal anormal não avaliado pelo médico ou tem espessamento anormal da parede do útero (hiperplasia endometrial) não pode fazer uso de Tibolona.

O remédio também está contraindicado para mulheres que têm ou tiveram distúrbios da circulação como coágulos de sangue na veia das pernas ou dos pulmões, possuem problema de coagulação sanguínea e tiveram problemas cardíacos como angina ou infarto.

Pacientes que já tiveram derrame cerebral, isquemia aguda transitória e porfiria e possuem ou já possuíram problemas no fígado cujos exames não normalizaram também não estão autorizadas a usar o medicamento.

Da mesma forma, quem apresenta alergia a qualquer um dos componentes da fórmula de Tibolona deve manter-se longe do remédio.

Caso uma das condições mencionadas acima apareça pela primeira vez durante a utilização do medicamento, a recomendação da bula é parar o uso de uma vez e consultar o médico imediatamente.

Também é importante informar ao médico caso esteja fazendo uso de qualquer outro tipo de medicamento para que ele verifique se não existem riscos de interações entre os dois remédios.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o consumo da Tibolona engorda? Tem receio de utilizar este medicamento por conta deste efeito colateral? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (431 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Tibolona Engorda ou Emagrece? O Que é, Para Que Serve e Indicações”

  1. Eu,me,chamo, Silvia Alves,eu,era, magrinha,fis,acirugia,,ectomia, tirei, tudo,comei,,toma, tibolona, comecei, engorda,as, minha, roupa, rebentar, todas ((não, cabe,em,mim, engordei

  2. Eu uso tibolona a algum tempo e aumentei de peso, o pior é que a barriga cresce bastante.
    Tô fazendo de tudo pra vê se meu corpo volta ao que era antes.