Tipos de melão – Como escolher, calorias e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 16/07/2021

O melão é umas das frutas mais apreciadas no Brasil, especialmente nos dias quentes porque possui um sabor doce e suave. Você pode consumir a fruta em si ou acompanhada de mel, aveia ou granola, por exemplo. O melão também pode ser apreciado através de receitas de saladas de frutas, sucos, bolos, geleias, mousses e sorvetes, dentre outros.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, seja qual for a sua preferência, é importante saber qual dos tipos de melão você deve escolher para sua receita. E para isso, listamos abaixo as diferentes variedades desta fruta.

Quais são os diferentes tipos de melão?

Existem diversos tipos de melão pelo mundo, mas podemos considerar o melão amarelo, melão pele-de-sapo, melão cantaloupe, melão orange, melão gália e melão matisse como os principais consumidos pelos brasileiros.

Melão amarelo

Melão amarelo

O melão amarelo se diferencia por ter a polpa branca (ou verde bem clara) e uma casca amarela levemente enrugada. Este tipo de melão possui um alto teor de bioflavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas, fibras e minerais como potássio. Ele ajuda a desintoxicar o organismo, contribui para a perda de peso e controle do colesterol. Uma boa dica é consumi-lo in natura durante o café da manhã. 

Recomenda-se utilizar o melão amarelo em receitas de saladas ou carpaccio de frutas, cortando a fruta em fatias bem fininhas para dar crocância.

Melão pele-de-sapo

Melão pele-de-sapo

O melão pele de sapo contêm fibras alimentares, vitaminas (A e C) e minerais que não podem faltar na nossa alimentação. Possui uma aparência ovalada e uma casca que lembra a pele de um sapo, meio rajada, e sua polpa é branca e doce.

Este melão é muito utilizado na preparação de drinques, sorbets (sobremesa gelada à base de água e frutas), e no recheio de massas.

  Continua Depois da Publicidade  

Melão cantaloupe

melão cantaloupe

O melão cantaloupe possui uma grande quantidade betacaroteno, o que significa que ele fornece muita vitamina A para o organismo, ajudando no combate aos radicais livres, na saúde dos olhos e no sistema imunológico. Ele ainda ajuda a repor a vitamina C do organismo e possui apenas 34 calorias numa porção de 100 gramas. Sua casca é esverdeada e dispõe de uma polpa laranja bem nutritiva.

O melão cantaloupe também oferece uma quantidade significativa de potássio, fibras, ferro, proteínas vitaminas, magnésio e selênio.

Aconselha-se utilizar esta variedade de melão para preparar mousses ou contrastar com carnes curadas e salgadas.

Melão orange

O melão orange possui uma casca lisa e sua polpa é doce e alaranjada. Esta fruta também é rica em betacaroteno, um antioxidante capaz de proteger a pele, minimizando os danos causados pelo sol. Ele ainda é repleto de potássio e o seu consumo ajuda no controle da pressão arterial.

Dispõe ainda de uma alta concentração de água, que possibilita manter o corpo hidratado, reduzindo o risco de cãibras.

O melão orange é muito utilizado nas receitas de caipirinhas.

  Continua Depois da Publicidade  

Melão gália ou israelense

Melão gália

O melão gália ou israelense tem um formato redondo, uma casca amarela e uma polpa esverdeada. É rico em vitaminas e minerais e possui níveis significativos de fibras dietéticas. Além disso, ele possui baixas calorias e não tem gordura e nem colesterol. O melão gália é muito utilizado no preparo de canapés.

Melão matisse

Melão matisse

Novo no Brasil, este melão é branco por fora e por dentro, e possui uma casca coberta por rajadas de coloração esverdeada. Esta variedade é apresentada como um dos tipos de melão mais doces e na culinária é utilizado em saladas, sorbets e como acompanhamento de carnes defumadas.

As calorias dos diversos tipos de melão

Na tabela a seguir, você vai conhecer aproximadamente a quantidade de calorias que podem ser encontradas em diferentes variedades do melão:

Tipo de melãoCalorias em 100 gCalorias em 30 g
  Melão amarelo    29 calorias    8,7   calorias  
  Melão pele-de-sapo    31 calorias    9,3   calorias  
  Melão cantaloupe    34 calorias    10,2   calorias  
  Melão gália ou israelense    25 calorias    7,5   calorias  
  Melão orange    25 calorias    7,5   calorias  

O melão matisse não está presente na tabela porque não foram encontradas informações referentes à quantidade de calorias em porções dessa variedade.

As propriedades do melão

O melão é uma fruta com baixas calorias e possui propriedades diuréticas, que ajudam diminuir a retenção de líquidos. Sua composição é rica em antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce da pele, além de conter uma grande quantidade de minerais e fibras que ajudam a fortalecer os ossos e dentes, ainda auxiliam na redução da pressão arterial.

É uma fruta rica em carotenóides, que atuam prevenindo doenças cardíacas. Além disso, o melão é um alimento rico em água, que melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e ajudando na hidratação do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Saiba também que, quanto mais madura a fruta estiver, mais substâncias ativas ela conterá.

Você já conhecia os diferentes tipos de melão? Qual deles você costuma consumir com mais frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário