Utrogestan Engorda? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Usar

Quando sofremos com uma doença ou condição de saúde e procuramos a ajuda de um médico para resolver o problema, é esperado que ele indique a utilização de algum tipo de medicamento como parte do tratamento.

E embora o seu uso seja necessário para cuidar daquilo que aflige o organismo, é bem verdade que alguns desses remédios podem trazer efeitos colaterais indesejáveis.

Assim, é importante conhecer o que um medicamento pode causar ao corpo para se preparar para enfrentar tais reações.

Por exemplo, você já ouviu falar do medicamento Utrogestan? Sabe dizer para que serve e quais os seus efeitos colaterais? E será que o Utrogestan engorda? Vamos descobrir isso agora!

O que é e para que serve o Utrogestan? 

O remédio está disponível nas versões 100 mg e 200 mg em embalagens de 14 ou 30 cápsulas gelatinosas moles. Seu uso é adulto e pode ser feito via oral ou via vaginal.

O princípio ativo do medicamento é a progesterona, um hormônio sexual que atua no ciclo menstrual e na gravidez. Sua comercialização está liberada somente com a apresentação da receita médica.

A versão oral de Utrogestan é indicada para distúrbios de ovulação relacionados à deficiência de progesterona como dor no ciclo menstrual, alterações no ciclo menstrual, ausência de menstruação e alterações benignas da mama.

O uso oral do remédio também aplica-se a casos de diminuição da progesterona na segunda fase do ciclo menstrual, casos de deficiência do hormônio durante a pré-menopausa e na reposição hormonal da menopausa.

O Utrogestan via vaginal é indicado para o suporte de progesterona em quadros de insuficiência ovariana ou carência ovariana completa e para a suplementação da fase lútea (em que ocorre a preparação para a fertilização durante a ovulação) durante ciclos de fertilização in vitro, em casos de subfertilidade e infertilidade ou durante ciclos menstruais espontâneos ou induzidos.

A versão vaginal do medicamento também pode ser usada para prevenir o aborto ou em casos de ameaça de aborto precoce durante os três primeiros meses de gravidez, que sejam motivados pela insuficiência lútea, em que não há uma produção suficiente de progesterona para manter a gestação, e na implantação do embrião.

Utrogestan engorda? 

Para descobrirmos se o uso de Utrogestan engorda, vamos primeiro verificar as informações da bula do medicamento em relação aos efeitos colaterais que ele pode causar.

E o que encontramos indica que o Utrogestan pode causar o aumento de peso. Isso porque as alterações no peso aparecem listadas como um dos efeitos colaterais muito comuns do remédio, ou seja, que podem atingir mais de 10% das pacientes que o utilizam. Na mesma categoria dos muito comuns, também está a alteração no apetite, que pode ser um aumento ou uma diminuição da fome.

Isso indica que apesar de poder engordar, Utrogestan também pode resultar em uma diminuição do peso. Entretanto, é importante saber que também é muito comum que o medicamento cause inchaço, inclusive abdominal.

Ainda na categoria das reações muito comuns, temos um efeito indireto de Utrogestan que pode influenciar o aumento de peso – o cansaço. Isso porque ao se sentir mais cansada, a mulher pode tornar-se menos ativa e praticar menos exercícios físicos, resultando em uma eliminação mais baixa de calorias.

De qualquer maneira, não podemos cravar que o Utrogestan engorda – apenas dizer que existe essa possibilidade. Assim, caso experimente alterações em seu peso, para mais ou para menos, converse com o seu médico e verifique com ele o que pode ser feito para reverter a situação.

Outros efeitos colaterais

O remédio também pode trazer as seguintes reações adversas:

  • Dor de cabeça;
  • Metrorragia – sangramento vaginal intenso;
  • Sonolência;
  • Irregularidade no período menstrual;
  • Tontura;
  • Enjoos;
  • Hepatite;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Infecção urinária;
  • Galactorreia – produção de leite sem que a paciente esteja em período de amamentação de um bebê;
  • Irritabilidade;
  • Dor nas mamas;
  • Acne;
  • Aumento ou diminuição de pelos no corpo;
  • Manchas escuras no rosto;
  • Coceira;
  • Erupção cutânea;
  • Dor torácica;
  • Dor nas costas;
  • Alterações na visão;
  • Dor nas pernas;
  • Tromboflebite;
  • Distensão abdominal;
  • Náuseas;
  • Reação alérgica grave;
  • Erosão do colo;
  • Eritema multiforme – hipersensibilidade que causa lesões na pele e na mucosa;
  • Eritema nodoso – inflamação que causa nódulos vermelhos dolorosos na pele, principalmente na canela;
  • Alopecia – queda de cabelo.

Ao experimentar um ou mais desses sintomas, informe ao médico responsável pelo tratamento para saber como proceder na sequência.

Contraindicações

Segundo a bula de Utrogestan, ele não deve ser utilizado por pacientes que sofrem com câncer de mama, no fígado ou em órgãos genitais, que têm sangramento vaginal de origem não determinada e que possuem hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Quem sofreu acidente vascular cerebral (AVC), teve um aborto incompleto com permanência de restos da gestação no útero ou tem doença tromboembólica (deslocamento de coágulo de sangue para dentro do vaso sanguíneo), tromboflebite (presença de coágulo sanguíneo com inflamação nos vasos sanguíneos) ou porfiria (doença metabólica do sangue) não deve fazer uso do medicamento.

Como usar Utrogestan

A melhor forma de usar o remédio – via oral e vaginal – deve ser determinada pelo médico que prescreveu Utrogestan. O profissional também é o responsável por determinar a dosagem ideal para o caso de cada paciente. Não custa ressaltarmos que o remédio só deve ser usado após indicação do médico.

No caso da via oral, a recomendação é ingerir a cápsula acompanhada de um copo de água com o estômago vazio, de preferência no período noturno antes de dormir. Já se o uso for via vaginal, a cápsula deve ser introduzida profundamente na vagina, sempre conforme as indicações e dosagens passadas pelo médico responsável pelo tratamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado o medicamento e afirme que o Utrogestan engorda? Tem receio de usá-lo por conta deste e outros efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (169 votos, média: 3,79 de 5)
Loading...

9 comentários em “Utrogestan Engorda? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Usar”

  1. Boa tarde estou com 10 semanas há de gravidez dia 10/10/19 tive pequeno sangramento sem dores fui ao hospital e pássarom uma ultra fiz deu tudo bem com o bebê e me passou ultrogestan 200mg dia 01/11/19 fiz outra ultra e deu deslocamento de placenta voltei no médico me receitou novamente o ultrogestan e muito repouso tanto físico como metal

  2. o utragestan causa sintomas de gravidez???
    Estou no 24 dia do ciclo usando e sentindo muita dor nos seios e cólicas leves, não sei se é efeito do medicamento ou gravidez, com teste de ovulaçao positivo.

  3. Minha menstruação e certinha. Estou menstruada posso começar tomar .utragestan hoje ou tenho que esperar para a menstruação?tenho que tomar por 3 meses se eu engravida posso continuar tomando utragestan?

  4. Minha menstruação e certinha. Estou menstruada posso começar tomar .utragestan hoje ou tenho que esperar para a menstruação.

    • o acido flurico Tam bem ajuda a engravida ja vi mulheres q tomam para engravida fica a dica mas nada q dá uma passada no ginecologista antes pra se informa melhor bjs flor

  5. Se o ultrogestan no primeiro trimestre de gravidez é indicado para desenvolvimento do embrião, instimulando o corpo lutei. Então não entendo porque eu na quarta semana e meio de gravidez sem a presença do corpo lutei o médico receitou ultrogestan.

  6. O olá bom dia olá queira o Diu mirena há 2 meses e desde então estou menstruada sim há dois meses menstruando e sou bariatrica já tomei transamim por 3 vezes indicação médica mas não ajudou em nada o Diu está no lugar certo porém não aguento mais sangrar uma cliente disse que aconteceu o mesmo com ela e o gineco há indicou tomar utrogestan 200mg . Ela até me deu .
    Será que tomo ? Confesso que tô com medo… podem me ajudar desde já agradeço

Deixe um comentário