Nozes pecan

12 Benefícios das Nozes Pecan – Para Que Serve e Propriedades

As nozes são alimentos saborosos e muito nutritivos. As nozes pecan, em especial, são um tipo mais nutritivo ainda do que as nozes comuns. Dentre os benefícios das nozes pecan, destacam-se o auxílio na perda de peso, a proteção contra doenças e uma melhor saúde mental.

A noz pecan é uma ótima fonte de gordura saudável para incluir na nossa dieta. Vamos mostrar os principais benefícios das nozes pecan e discutir suas propriedades interessantes para nossa saúde.

Nozes Pecan

As nozes pecan são frutos que crescem em árvores verdes e exuberantes encontradas principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Central dos EUA e no México. Essa variedade de noz é muito parecida com as outras, em que o fruto é composto por uma casca e uma semente carnuda.

Para Que Serve

A noz pecan serve para o tratamento e prevenção de diversas condições de saúde, além de ser uma fonte de gorduras saudáveis essenciais à manutenção de processos metabólicos importantes envolvidos principalmente na saúde do cérebro e do coração.

Propriedades

Devido às suas inúmeras propriedades nutricionais, antioxidantes e anti-inflamatórias, as nozes pecan tornam-se um item indispensável na dieta de quem preza pela qualidade de vida e saúde sempre em dia.

O valor nutricional da noz pecan é algo impressionante. Ela apresenta 11 vitaminas essenciais ao organismo humano e apesar de ser rica em gordura e muito calórica, ajuda também na manutenção do peso, já que todo seu conteúdo é aproveitado pelo corpo para processos metabólicos e geração de energia. A noz pecan também apresenta diversos minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

Uma porção de cerca de 30 gramas de nozes pecan apresenta cerca de: 193 calorias, 3,9 gramas de carboidratos, 2,6 gramas de proteína, 20,2 gramas de gordura e 2,7 gramas de fibra. Dentre as vitaminas e minerais, essa mesma porção de nozes pecan apresenta 1,3 miligramas de manganês (63% do valor diário recomendado = 17% VD), 0,3 miligramas de cobre (17% VD), 0,2 miligramas de tiamina (12% VD), 33,9 miligramas de magnésio (8% VD), 1,3 miligramas de zinco (8% VD), 77, 5 miligramas de fósforo (8% VD), 0,7 miligramas de ferro (4% VD), 0,1 miligramas de vitamina B6 (3% VD) e 115 miligramas de potássio (3% VD).

12 Benefícios das Nozes Pecan

1. Perda de peso

Ao contrário do que você pode imaginar, uma dieta com restrição de gordura não é saudável. A ingestão de gorduras é importante, pois dentre outros efeitos, esse macronutriente ajuda a manter a sensação de saciedade.

Gorduras saudáveis como as encontradas nas nozes pecan, por exemplo, afetam um hormônio vital para a manutenção do peso, o cortisol. Altos níveis desse hormônio no cérebro estão associados a altos níveis de estresse e a um constante desejo de comer.

Além disso, as nozes pecan apresentam mais da metade da quantidade diária recomendada de manganês, que também é útil para a perda de peso. A presença de fibras também pode ajudar no emagrecimento.

2. Energia

O cobre presente nas nozes pecan participa de mais de 50 reações enzimáticas no metabolismo humano, gerando energia para o corpo na formação de ATP (adenosina trifosfato). Na produção de ATP, que é a principal fonte de energia metabólica, o corpo também precisa de vitamina B1 ou tiamina, que além de ajudar a aumentar os níveis de energia, também participa da produção de glóbulos vermelhos.

3. Prevenção contra o estresse oxidativo

Mais um dos benefícios das nozes pecan devido a suas gorduras saudáveis, que são antioxidantes potentes. Problemas ambientais como a poluição e má alimentação promovem danos oxidativos ao nosso organismo, o que pode resultar em diversas doenças.

Assim, a ingestão de substâncias antioxidantes é essencial para tentar reverter ou neutralizar esses possíveis danos, evitando o desenvolvimento de doenças como câncer e doenças cardíacas.

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), indicam que a ingestão de nozes pecan aumenta a quantidade de antioxidantes na corrente sanguínea por até 24 horas após o consumo, fazendo com que eliminem os radicais livres nesse período.

Além disso, pessoas que adotam a noz na dieta têm um risco menor de desenvolver doenças resultantes do estresse oxidativo e uma melhor imunidade.

4. Saúde do coração e diminuição do colesterol

Suas propriedades antioxidantes também são responsáveis por benefícios das nozes pecan para um coração mais saudável, já que evitam doenças cardíacas resultantes do estresse oxidativo.

Além disso, as nozes em geral são conhecidas por reduzir a pressão arterial sistólica em pacientes sem diabetes, o que acaba diminuindo os riscos relacionados à saúde do músculo. Estudos da Universidade de Loma Linda também indicam que dietas ricas em noz pecan estão relacionadas com uma redução de lipídios (gordura) presente na corrente sanguínea, diminuindo assim o colesterol.

Por fim, a tiamina também tem um papel importante na melhoria da função cardíaca.

5. Redução da inflamação

Diversas funções do nosso corpo dependem de processos inflamatórios, como a própria defesa do corpo quando há células danificadas que precisam de reparo. Porém, uma inflamação crônica não é interessante, já que leva ao desenvolvimento de diversas doenças por meio de mutações celulares e estresse em várias partes dos sistemas do corpo.

Os processos inflamatórios são bastante complexos, porém os antioxidantes presentes na noz pecan têm um papel muito importante nesses processos. A enzima superóxido dismutase, por exemplo, controla a distribuição do radical superóxido no organismo, que é uma uma função importante na inflamação e na proteção contra o estresse oxidativo. A produção e função dessa enzima são essenciais para reduzir o risco de doenças cardíacas, bem como de inflamações como em casos de artrite, por exemplo.

Uma das formas dessa enzima depende da presença do manganês encontrado na noz para operar de modo adequado. Além disso, o cobre presente na noz pecan também contribui para as propriedades anti-inflamatórias do alimento, principalmente contra a dor e rigidez bem comuns em pacientes com artrite.

6. Saúde dos ossos

Em conjunto com outros nutrientes, o manganês, cobre e zinco são usados no tratamento dos sintomas da osteoporose. Estudos mostraram que esses nutrientes representam importantes benefícios das nozes pecan no tratamento de perda óssea (principalmente de mulheres), diminuindo a perda e aumentando a densidade óssea.

7. Saúde do cérebro

Muitos dos minerais encontrados na noz pecan contribuem para um bom funcionamento do nosso cérebro. A tiamina, por exemplo, é comumente usada no tratamento de distúrbios cerebrais resultantes de dependência química relacionada ao abuso de álcool.

O cobre também é muito importante para o bom funcionamento do cérebro, já que afeta vias do órgão que envolvem processos hormonais da dopamina e galactose.

As propriedades da noz pecan também previnem danos causados por radicais livres que podem gerar doenças degenerativas como a doença de Parkinson e de Alzheimer. Processos sinápticos do cérebro que envolvem a comunicação entre os neurônios também dependem do manganês, que é um mineral essencial para as reações metabólicas na região e para a sinalização cerebral.

Estudos indicam que a deficiência de manganês resulta em problemas de humor e de concentração, dificuldade de aprendizagem, doenças mentais e até casos de epilepsia. Desta forma, há muitos benefícios das nozes pecan para o bom funcionamento do cérebro.

8. Redução de sintomas da TPM

O manganês encontrado na noz pecan também ajuda na diminuição dos sintomas de tensão pré-menstrual (TPM) como variações de humor e cãibras. Em conjunto com o cálcio, o mineral pode potencializar os benefícios e ter um impacto positivo nos sintomas da TPM.

9. Tratamento de diabetes

Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas científicas na área, existem indícios que mostram que suplementar a dieta com alimentos ricos em manganês como as nozes pecan pode ajudar a administrar os sintomas da diabetes, principalmente do tipo II.

Isso porque níveis altos de manganês no organismo estão relacionados a uma melhor secreção de insulina e uma maior tolerância à glicose, que ajudam a controlar a diabetes e também a prevenir o desenvolvimento da doença.

10. Redução da pressão arterial

Relacionada também com a saúde do coração, a diminuição da pressão arterial é um dos importnates benefícios das nozes pecan. As propriedades da noz como a vitamina E e sua ação antioxidante ajudam a proteger o coração e a reduzir o risco de hipertensão, e por consequência, diminuir o risco de acidentes vasculares cerebrais e derrames.

11. Saúde da pele e cabelos

Por conter muitos antioxidantes e vitaminas como a vitamina A, vitamina E e ácido elágico, há benefícios das nozes pecan para saúde da pele, através da prevenção do envelhecimento prematuro e a redução do aparecimento de rugas. Além disso, o teor de zinco presente nas nozes pecan é responsável por uma aparência saudável na pele.

Quanto ao cabelo, a noz pecan é amplamente usada em métodos para tratar calvície masculina. O aminoácido L-arginina presente na noz é capaz de aumentar a circulação sanguínea em todo o corpo, fortalecendo também as raízes do cabelo. Além disso, o ferro presente nela evita o desenvolvimento de anemia, que pode causar perda de cabelo.

12. Saúde dos olhos

A vitamina E presente em abundância na noz pecan está associada à redução de problemas de visão. Tal vitamina é essencial para diminuir os riscos relacionados à degeneração macular e ao desenvolvimento de catarata, mantendo então a saúde ocular.

Ao sentir qualquer sintoma de reação alérgica, interrompa a ingestão da noz pecan e procure ajuda médica. Do contrário, aproveite os inúmeros benefícios das nozes pecan e inclua-as em uma dieta saudável e equilibrada.

Referências adicionais:

O que você achou desses benefícios das nozes pecan que separamos acima? Pretende incluir o alimento em sua dieta para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*