8 Benefícios da Coalhada – Para Que Serve e Propriedades

A coalhada é um alimento proveniente do leite e sua origem se dá por meio da fermentação natural ou estimulada da bebida. Ela é a parte sólida da coagulação do leite. Quais são os grandes benefícios da coalhada para nossa saúde? É isso que vamos descobrir aqui!

Com 98 calorias encontradas a cada 100 g, a coalhada possui importantes propriedades. Ela é fonte de nutrientes como proteínas (11 g a cada 100 g), potássio (104 mg a cada 100 g), cálcio (83 mg a cada 100 g), ferro (0,1 mg a cada 100 g), magnésio (8 mg a cada 100 g) e vitamina B12 (0,4 mcg a cada 100 g). Se você está pensando em acrescentar a coalhada a sua dieta, não deixe de conferir o artigo 11 Benefícios do Kefir – Para Que Serve e Propriedades, que também é muito interessante.

Informações Nutricionais da Coalhada

  • Porção: 100g
  • Energia: 98 calorias
  • Gordura: 4,3 g
  • Gordura Saturada: 1,7 g
  • Colesterol: 17 mg
  • Sódio: 364 mg
  • Carboidratos: 3,4 g
  • Fibras: 0 g
  • Proteínas: 11 g

Mas, para que serve a coalhada? Quais os benefícios da coalhada para a saúde, boa forma e ganho de massa muscular? Vamos descobrir agora:

8 benefícios da coalhada – Propriedades e Para que serve

Veremos a seguir de que forma a coalhada pode contribuir com sua saúde e bem estar.

1 – Saúde digestiva

O alimento ajuda a melhorar o processo de digestão do organismo e pode contribuir com o tratamento de infecções estomacais, como a causada pela bactéria H. Plyori (Helicobater Plyori), que se não for tratada pode causar problemas como gastrite e câncer no estômago.

O consumo da coalhada também ajuda na melhoria da absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos ingeridos.

2 – Melhora a imunidade

Outro dos benefícios da coalhada é o estímulo à imunidade que ela oferece. Isso ocorre graças à presença de bactérias do bem em sua composição. Juntas, elas formam a flora intestinal. Uma vez que se tem uma flora intestinal saudável, têm-se também um sistema imunológico mais fortalecido.

Essas bactérias do bem ainda protegem o organismo com as bactérias do mal, que podem causar prejuízos à saúde do organismo.

3 – Fortalecimento dos ossos e dentes

A coalhada é fonte de dois minerais importantes para os ossos e os dentes: o fósforo e o cálcio. Eles ajudam a promover o crescimento dos ossos e atuam no fortalecimento dos dentes. Ter ossos fortes e saudáveis é fundamental para evitar o surgimento de doenças como osteoporose e artrite.

4 – Auxilia a perda de peso

Temos aqui outro benefício graças à presença de cálcio na composição da coalhada. É que o mineral ajuda a evitar a formação de cortisol no corpo. Na ausência de cálcio, ocorre um desequilíbrio em relação aos níveis de cortisol no organismo.

Conhecido também como o hormônio do estresse, quando encontra-se em taxas elevadas, o cortisol traz sintomas como a vontade de consumir comidas com bastante valor calórico, como os doces, as ricas em carboidratos e as repletas de gorduras.

Além disso, uma das respostas do organismo para a alta presença do hormônio do estresse é a elevação das taxas de glicose no sangue, o que também causa o crescimento do apetite e pode gerar um aumento de gordura abdominal.

Vale ressaltar também que a coalhada tem um baixo índice glicêmico e não tem muitas calorias por porção. Estes são dois pontos muito positivos para quem desejar ter alimentos que contribuem com o emagrecimento.

5 – Desestimula a formação de colesterol e faz bem à saúde do coração

O alimento desestimula a formação de colesterol nas artérias. Isso acontece devido à prevenção ao engrossamento das artérias carótidas que o produto traz. Com isso, são reduzidos os riscos de desenvolvimento de problemas como a doença arterial coronariana e a aterosclerose.

A coalhada ainda contribui com a manutenção da saúde do coração e diminui os riscos do desenvolvimento de pressão arterial alta.

Veja também: 11 Alimentos Que Baixam o Colesterol

6 – Pode ser consumido por intolerantes à lactose

Pessoas que possuem intolerância à lactose podem substituir o leite pela coalhada. É que em forma de coalhada, a lactose encontrada no leite é transformada em ácido lático, o que torna a sua digestão mais fácil.

Dessa maneira, o intolerante à lactose pode aproveitar as vantagens nutricionais do produto lácteo sem sofrer as consequências negativas da ingestão de lactose. Em casos extremos é bom ter cuidado e analisar se o alimento realmente não provoca dano a saúde da pessoa.

7 – Faz bem para a saúde da pele

Por ser fonte de zinco e vitamina E, nutrientes que beneficiam a pele, a coalhada pode ser utilizada como um produto de beleza caseira para estimular a saúde da pele. Uma receitinha de creme que leva coalhada, limão e farinha de grão-de-bico ajuda a deixar a pele do rosto mais brilhante.

Caso sua pele seja sensível ou você sofra com alergias, cheque antes com seu dermatologista se aplicar o creme em seu rosto não fará mal.

8 – Contribui com o alívio da ansiedade e do estresse

Quem nunca se sentiu estressado e ansioso em frente a correria, falta de tempo e obrigações que os tempos atuais demandam? Pois bem, a coalhada pode ajudar neste sentido. Não, ela não acaba magicamente com a ansiedade e o estresse, porém, pode amenizar a situação.

Pelo menos foi isso o que um estudo da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos indicou. A pesquisa identificou que o consumo de coalhada esteve associado à diminuição de atividade na parte do cérebro responsável pela emoção e pela dor, que em algumas situações estão relacionadas com a ansiedade e o estresse.

O que achou dos benefícios da coalhada? Agora que já sabe para que serve e como as suas propriedades são importantes, pensa em inclui-la mais na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

10 comentários

  1. Coalhada sempre fez parte de minha vida. Cresci me deliciando com isso. Minha vo sempre fazia e todos os dias eu comia coalhada, é uma delicia.

  2. Gostei muito do artigo sobre a coalhada . Faço uso diário e aqui tirei minhas dúvidas

  3. Lí os ítens sobre qualhada e achei muito interessante as informações sobre os benefícios nela existente; gosto muito de apreciar esses tipos de informações que contribuem para o nosso aprendizado e prática diária. Obrigado.

  4. Muito Interessante! Que legal saber que a coalhada pode ser consumido por aqueles que tem intolerancia a lactosa.
    Obrigado!

  5. Fiquei muito feliz por essa informação, pois pensei que a coalhada não engorda.

  6. ÓTIMO SABER AMO COALHADA…

  7. Adoro coalhada e ela faz parte do meu café matinal.

  8. José Marinho dos Passos

    Sou um apaixonado pela coalhada á mais de cinquenta anos, sempre que tenho oportunidade reforço meus conhecimentos.
    Muito obrigado pela informação!

  9. Li esse artigo consumindo coalhada não é incrível ? Só não sabia que ela trazia tantos benefícios para nossa saúde mais isso é maravilhoso

  10. Aprendi a fazer coalhada lisinha e espessa, hummmm!!! Dá saciedade, auxilia mesmo na digestão ( tenho gastrite há anos), e a sensação de satisfação que me invade qdo faço uso diário me deixa muito feliz!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*