Publicidade

 

Arroz Integral

Arroz Integral Emagrece ou Engorda? Calorias, Benefícios e Dicas

Arroz integral é melhor que o branco – a maioria de nós sabe disso! A maioria dos consumidores geralmente escolhe arroz branco ao invés de arroz integral por causa da aparência. Apesar de ser verdade que o arroz branco parece mais gostoso que o arroz integral, isso não quer dizer que é a alternativa mais saudável. De acordo com um estudo conduzido pelo American Journal of Clinical Nutrition (Revista Americana de Nutrição Clínica), o arroz integral emagrece em relação ao branco, e é a melhor escolha em termos nutricionais.

Publicidade

Por Que Arroz Integral?

O arroz integral é a versão “não refinada” do arroz branco. Antes do arroz branco passar pelo processo de refinamento, ele tinha a mesma aparência do arroz integral. O arroz integral, diferente do arroz branco, ainda tem a casca e o farelo, o que faz com que ele cozinhe mais rápido e seja mais fácil de digerir, porque é muito mais “leve” no estômago.

As cascas e o farelo oferecem integridade ao grão e são ricas em proteínas, tiamina, cálcio, magnésio, fibras e potássio. Para aqueles tentando perder peso ou aqueles que sofrem de diabetes, o arroz integral pode se provar um alimento saudável devido a seu baixo índice glicêmico, que ajuda a reduzir picos de insulina.

Especialistas em dieta têm muitas recomendações dos melhores alimentos que podem te ajudar a perder peso. Um deles é o arroz integral. É certo que o arroz integral emagrece, mas também tem muitos benefícios nutricionais que vão além disso.

Enquanto a maioria das pessoas evita arroz em suas dietas devido à grande quantidade de calorias, mais pessoas estão descobrindo que elas ainda podem comer esse alimento na forma integral. Aqui estão cinco fatos que você precisa saber sobre como o arroz integral emagrece e o que mais você precisa saber sobre ele.

O arroz integral tem baixa densidade

Isso quer dizer que o arroz integral pode te fazer se sentir cheio consumindo menos calorias. Sua água e fibras fazem com que ele tenha pouca densidade enérgica. Ele te ajudará a perder peso, já que te faz comer menos porque você fica satisfeito mais rápido.

É recomendado que você coma o arroz no início da sua refeição. Ele faz com que você sinta menos fome, assim fazendo com que você coma menos dos outros alimentos na mesa. Houve um estudo feito com mulheres em dietas de alta e baixa densidade. Aquelas que consumiam alimentos mais densos ganharam três vezes mais peso que aquelas que comiam alimentos de baixa densidade em um período de seis anos.

Publicidade

Arroz integral é rico em fibras

Fibras ajudam na boa digestão. Isso se traduz no seu intestino funcionando, o que te ajuda a eliminar o que você comeu. Elas também otimizam sua função metabólica, o que é bom se você está perdendo peso. O arroz integral estabiliza sua digestão e previne prisão de ventre, também. Uma xícara de arroz integral contém 3,5 gramas de fibras ou 14% da sua necessidade diária de 25 gramas.

O arroz integral facilita a liberação lenta do açúcar

Um dos benefícios do arroz integral é que ele ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue através de liberação lenta de açúcar. Para diabéticos em dieta, o arroz integral definitivamente será benéfico. Pesquisas mostram que meia xícara de arroz integral diariamente reduz o risco de uma pessoa desenvolver diabetes em 60%. O arroz integral libera açúcar lentamente, assim permitindo que seu corpo processe-o constantemente.

Seus esforços de perda de peso são suportados ao manter o açúcar no sangue equilibrado. Conforme carboidratos entram na sua corrente sanguínea, o açúcar no sangue sobe, e causa a liberação de insulina. Uma forma de a insulina tirar o excesso de açúcar do seu sangue é ao estimular o fígado a transformar o açúcar em gordura, e guardá-la no que é chamado de tecido adiposo.

Outro problema com o açúcar no sangue é que, depois que ele sobe, ele também cai, e você sente fome de novo. O arroz integral tem pouco impacto no açúcar no sangue. Outros carboidratos, como arroz branco e batatas, significantemente aumentam o açúcar no sangue. Portanto, substitua-os por arroz integral!

O arroz integral é rico em selênio

O selênio é um mineral que fortalece seu sistema imune ao diminuir os riscos de adquirir doenças. O arroz integral é rico em selênio e te dará uma boa proteção contra doenças comuns. Isso é crucial especialmente se você está tentando perder peso, já que seu corpo está se ajustando a um novo regime e pode te deixar fraco durante os estágios iniciais da sua dieta.

Publicidade

Por que arroz integral emagrece?

Sendo integral, o arroz integral não tece seus componentes nutricionais removidos comparado a grãos refinados como arroz branco. Em 2008 o American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo sobre pessoas que estão em uma dieta de baixa caloria que inclui grãos integrais como o arroz integral e outro grupo em uma dieta de baixa caloria com grãos refinados.

Os resultados mostraram que aqueles que comiam grãos integrais perderam mais gordura abdominal do que os que comeram grãos refinados. Além disso, uma xícara de arroz contém apenas 1,8 gramas de gordura, o que é menos de 3% da quantidade diária recomendada.

Os benefícios do arroz integral não são apenas para sua dieta, mas também para sua saúde geral. Esse grão integral é cheio de vitaminas, ferro, potássio, manganês e outros nutrientes. Ele é saciante, mas não engorda. Ele pode ser combinado com outros alimentos ou comido sozinho, já que tem um sabor único. Integre o arroz integral à sua dieta e experimente todos os seus benefícios.

Em Resumo

No fim do dia, a perda de peso acontece quando se elimina calorias. Uma xícara de arroz integral cozido tem 216 calorias. Não é exatamente um alimento pouco calórico, mas você pode encaixá-lo em uma dieta de perda de peso, especialmente se misturá-lo a vegetais e frango ou peixe em uma refeição.

O arroz integral tem pouca gordura e tem 5 gramas de proteína. A proteína é uma contribuição adicional para a perda de peso. A Faculdade de Saúde Pública de Harvard diz que você queima mais calorias digerindo proteína do que gordura ou carboidratos, e isso também te ajuda a se sentir cheio por mais tempo.

“Mas sempre me falaram que arroz integral engorda também. É verdade?”

Se você consumir arroz integral em grande quantidade e algumas vezes por dia, certamente é uma situação em que o arroz integral engorda. Mas isso valeria também para o macarrão ou batata por exemplo. Se você está praticando exercícios você pode até consumir uma quantidade maior de arroz integral no seu dia.

A grande questão é que arroz integral não engorda se você analisá-lo como um alimento de lenta digestão e necessário para uma dieta saudável. É claro que você pode optar por somente vegetais e alimentos menos calóricos, mas é bom você saber que e ele não engorda por si só, por ser arroz. Ele pode sim ser consumido em uma dieta de emagrecimento.

Video: Arroz ou Macarrão – Qual Engorda Mais?

Gostou das dicas!?

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você é um dos que ainda não substituíram o arroz branco pelo arroz integral em sua dieta? Por quê? O que ainda te impede? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (48 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

28 comentários

  1. eu como arroz integral desdes agosto de 2014, e desde então nao como arroz branco. procuro colocar vegetais no arroz integral, como cenoura ralada, jilo cozido abobrinha e as vezes faço couve refogada separada e como com o arroz integral, mas a minha barriga ainda nao está sequinha como antes e olha que já cheguei a pesar 52,5kg em setembro e a barriga me pertuba, tive gravidez e foi cesariana , a minha barriga nao voltou ao antes, desde 2012. cortei tudo refri, manteiga, como muita verdura, nada gorduroso, só faço pular corda antes todos os dias, agora 3 vezes na semana 700 pulos.

  2. Também só consumo arroz integral, só não concordo com a parte do texto que diz que o arroz integral: …diferente do arroz branco, ainda tem a casca e o farelo, o que faz com que ele cozinhe mais rápido…
    na verdade ele demora muito mais que o arroz branco para cozinhar.

  3. Sirlene Barreto Azevedo

    O arroz integral demora muito, estou até pensando em cozinhar em panela de pressão.

  4. Olha, eu comecei a comer arroz integral e gostei muito! O que as pessoas não se tocam é que é questão de acostumar, e também o arroz integral tem que ser feito ou na panela elétrica ou na panela de pressão, senão é difícil ficar bom!! Mas depois que a gente acerta fazer, fica uma delícia!

    • Não precisa fazer na pressao. Hidrate como vc faz com o feijao. E não frite nem refogue o arroz. Frite a cebola, alho, temperos, etc. Acrescente água e qdo estiver fervendo coloque o arroz e cozinhe normalmente como faria com o arroz branco. Pronto, nd de panela de pressao. Se quiser acrescente gotas de limão ao hidrata-lo para inativar enzimas prejudiciais.

  5. Comecei a comer o arroz integral e eu amei, nunca tinha comido e mesmo assim eu falava que não gostava, mas pra mim não tem diferença nenhuma do arroz branco. Para que ele não demore a cozinhar, só deixar de molho de um dia para o outro, e depois faz ele normal, ficar perfeito, soltinho e gostoso. Ja é meu aliado na dieta, e realmente, eu coloco duas colheres, salada e algum tipo de carne e ele enche, a gente se sente satisfeito, no começo eu sentia que ainda tinha um buraco no meu estômago pedindo mais comida, mas isso é cabeça e pensamento de gordo. Façam que vocês vão adorar. Sucesso pra todos!!!!

    • Eu também estou adorando o arroz integral, não o acho ruim não é até gostoso, mas sempre esqueço de coloca-lo de molho pra que seu preparo seja mais rápido, não utilizo temperos, nem óleo ou sal no seu preparo, já que faço a quantidade pra semana toda e não quero enjoar do gosto, então meu aliado pra dar mais sabor a ele é justamente os vegetais do dia em que consumo.

    • E assim mesmo comecei a comer arroz integral estou adorando no início e assim mesmo um buraco no estômago mais dps avostuma

  6. se o arroz integral é melhor porque fazer o processo de clareamento do arroz comum? E porque ele é mais caro se tem menos processamento?

  7. Olha eu consumia ms agora estou gostando

  8. Viramos adeptos do arroz integral depois que aprendi a fazer. Meu marido e meu filho são chatos pra comer e estão comendo e perguntando se é mesmo arroz integral. O segredo é deixar o arroz de molho por umas 3 horas. Não fritar o arroz. E outra coisa quanto mais ele fica de molho, mais ele rende. Duas xícaras de molho se transforma em 4 ou 5 xícaras.

  9. ola nunca gostei do arroz integral mais por necessidade tive que aderir esta opção pois engordei 30 quilos não foi legal passei a ter problema de saúde e principalmente gordura no figado que já um risco me preocupo muito com minha saúde mais depois da perda de minha mãe entrei em depredação ai foi somente tristeza mais hoje meus amore eu agradeço muito ao meu medico que me receito o arroz integral passei a comer por nesse cidade tem varias maneiras de cozinha ele pra fica mais saboroso ele meio durinho não fica legal então passei a cozinha ele em panela de preção e com azeite fico muito bom e não como carne vermelha só frango de vez em quando adoro verduras hoje eu com uma chiçara de arroz no almoço estou me sentindo muito bem graças a Deus fica ai a dica

  10. Bom dia também concordo que o arroz demore mas eu faço assim deixo ele de molho 30 minutos antes coloco uma agua para ferver ,fritos os temperos e adiciono ele com depois de mexido coloco a agua ja fervendo e não demora muito claro que mais que o arroz normal mas fica maravilhoso,ate a minha filha de 7 anos aprendeu a comer.rs

  11. Esse texto foi muito esclarecedor de maneira que qualquer pessoa pode entender.
    Vocês estão de parabéns.

  12. Gostei mt do texto. Foi esclarecedor. Já usava arroz integral cozinhava na pressão, não conhecia suas propriedades e não sabia que podia por de molho.

  13. emilson dejacir de sousa

    Começei a comer arroz integral, faz uns 3 meses, é gostoso, ao contrário do que me falavam, não demora tanto tempo assim para cozinhar, realmente satisfaz, a saciedade de comer mais, estou fazendo isso, para ver se perdo um pouco de barriga, se bem que a minha barriga, digamos é hereditária…….

  14. Depois que conheci o arroz integral nunca mais comi o outro e nem faço questão. Pra mim é a mesma coisa, alias, quando vou em restaurante que so tem o branco eu nem sirvo pq so serve pra embuchar a gente mais rapido, e pelo menos o integral contem propriedades boas. Não acho que demora pra fazer não, nunca uso oleo, nem alho frito, so agua e sal e pra mim continua sendo um arroz igual os demais, kkkkk

  15. Agora só como arroz integral, pois me sinto muito melhor, mais leve e mais alimentada. Cozinho em panela de pressão pq demora um pouco, mas fica bem cozidinho e soltinho sempre, ponho bem temperado com alho e pimentão picadinho com legumes, ótimo! Experimentem pq vale a pena e imagrece mesmo.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×