1 a cada 5 brasileiros não come carne de boi, de frango e de porco, mostra pesquisa inédita

publicado em

De acordo com um levantamento exclusivo divulgado por O Globo, aproximadamente 20% ou 1 a cada 5 brasileiros escolhe não consumir carne de boi, de frango ou de porco de forma intencional. 

Esses dados são resultados de uma pesquisa realizada pela Ipsos para o programa EscolhaVeg, da ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA).

Vegetariana
Não é tão raro encontrar quem tenha reduzido ou eliminado o consumo de carne

O estudo teve como objetivo analisar os hábitos alimentares no país e identificar as motivações por trás do crescente interesse em opções alimentares baseadas exclusivamente em vegetais.

A pesquisa foi conduzida entre 26 de janeiro a 7 de fevereiro de 2023. Ela contou com a participação de 1.001 pessoas, representativas da população brasileira em termos de idade, localização geográfica e sexo.

Entre os entrevistados que afirmaram não consumir carne de boi, de frango e de porco, foram identificados três grupos distintos.

  Continua Depois da Publicidade  

Os veganos, também conhecidos como vegetarianos estritos, representaram aproximadamente 8% do total. Essas pessoas excluem completamente os produtos de origem animal de sua alimentação, incluindo carne, leite, ovos e outros derivados.

Os ovolactovegetarianos, ou vegetarianos tradicionais, corresponderam a cerca de 5% dos participantes da pesquisa. Esse grupo não come carne animal, mas consome leites, ovos e seus derivados.

Além disso, os pescetarianos somaram aproximadamente 7% dos entrevistados. Eles consomem apenas peixes e frutos-do-mar, excluindo as outras carnes de sua dieta.

Ao juntar esses três estilos alimentares, temos um total de cerca de 20% que opta por não consumir as principais carnes de origem animal.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, cerca de 22% dos participantes se autodenominaram flexitarianos, o que significa que essas pessoas buscam reduzir o consumo de carnes vermelhas e brancas, ovos e laticínios, evitando-os em um ou mais dias da semana.

Apesar dessas tendências, a maioria dos brasileiros segue uma alimentação onívora, sem restrições alimentares e que inclui todos os tipos de alimentos, representando aproximadamente 55% da população. As informações são de O Globo. 

Estilos de alimentação que reduzem o consumo de carne

Vegetarianismo

O vegetarianismo é um estilo de alimentação que exclui carne, aves, frutos-do-mar e, em alguns casos, produtos de origem animal, como laticínios e ovos.

No entanto, diferentes variações do vegetarianismo permitem o consumo de certos alimentos de origem animal, como laticínios ou ovos. 

Veganismo

O veganismo é uma dieta baseada exclusivamente em alimentos de origem vegetal, que exclui todos os produtos de origem animal, incluindo carne, aves, frutos-do-mar, laticínios, ovos e mel.

  Continua Depois da Publicidade  

Além da alimentação, o veganismo também envolve um estilo de vida que evita o uso de produtos derivados de animais, como couro e cosméticos testados em animais.

Pescetarianismo

O pescetarianismo é um estilo de alimentação que segue uma base predominantemente vegetal, mas inclui peixes e frutos-do-mar na dieta. Os pescetarianos evitam carne de outros animais, como aves e carne vermelha. Pescetarianismo, o que é, dieta e receitas.

Flexitarianismo

O flexitarianismo é uma abordagem alimentar flexível, em que a maioria das refeições é baseada em plantas, mas ocasionalmente são consumidos alimentos de origem animal.

Os flexitarianos reduzem significativamente o consumo de carne, priorizando alimentos vegetais em sua dieta diária.

Alimentação baseada em plantas

Esse estilo de alimentação enfatiza o consumo de alimentos provenientes de plantas, como frutas, legumes, grãos integrais, nozes, sementes e leguminosas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Embora a carne e os produtos de origem animal não sejam excluídos completamente, essa abordagem promove o aumento do consumo de alimentos vegetais e a redução da dependência de produtos animais.

É importante destacar que cada pessoa tem suas próprias motivações e preferências alimentares.

Além disso, é fundamental garantir uma alimentação equilibrada e nutricionalmente adequada, independentemente do estilo de alimentação escolhido.

Fontes e referências adicionais

Você imaginava que os brasileiros estavam diminuindo o consumo de carne? O que achou dos dados dessa pesquisa? Você está reduzindo o consumo de carne na sua dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário