10 Benefícios da Tapioca – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

A tapioca é um excelente alimento livre de glúten, que ajuda a perder peso, que pode ajudar no ganho de peso saudável (se você desejar) e que é rica em vitaminas do complexo B. Você conhecerá a seguir todos os benefícios da tapioca e ainda aprenderá a fazer uma receita deliciosa.

A tapioca é riquíssima em amido, que é uma excelente fonte de carboidratos, a melhor fonte de energia para o seu corpo. Além disso, ela também tem um pouco de zinco, potássio e apresenta poucas fibras. Antes de consumir, vale a pena conferir se a tapioca faz bem ou mal pra saúde.

Segundo um estudo da universidade de Winsconsing nos Estados Unidos, o aumento dos níveis de triglicérides pode estar associado à quantidade de carboidratos ingeridos. Por outro lado, ele é um alimento livre de colesterol. Para entender mais sobre isso, você pode conferir se a tapioca aumenta o triglicérides e o colesterol.

A tapioca é um amido, extraído da raiz de mandioca (Manihot esculenta). Nas regiões norte e nordeste do Brasil, a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de muitas pessoas. Mas quem poderia imaginar que a goma de mandioca, que tanta gente consome com manteiga, leite condensado, queijo coalho, entre outros recheios, faria sucesso no mundo saudável, como tem feito atualmente?

Um dos principais motivos pelos quais a tapioca ganhou popularidade recentemente é por ser um alimento livre de glúten, e servir como espessante, para melhorar a consistência de alimentos, em receitas onde originalmente se usaria a farinha de trigo. Outros benefícios da tapioca incluem sua capacidade em ajudar no ganho de peso saudável, aumentar a circulação e a produção de células vermelhas do sangue, proteger contra má formação do feto, melhorar a digestão, reduzir o colesterol, prevenir o diabetes, melhorar as atividades metabólicas, proteger a densidade óssea, prevenir a doença de Alzheimer, proteger a saúde do coração e manter o equilíbrio de líquidos no interior do corpo.

Como surgiu a tapioca – Um pouco de História

Os índios Tupi-Guarani já usavam a fécula de mandioca como alimentos antes da colonização pelos Portugueses e foram eles os responsáveis ​​por popularizar o seu consumo. Quando o Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias, os colonos que formaram a província de Pernambuco descobriram que, devido a sua maior durabilidade, a tapioca poderia ser um bom substituto para o pão. No século dezesseis, na cidade de pernambucana de Olinda, o beiju, uma versão da tapioca que conhecemos atualmente, já era consumida. Com o passar dos anos, o produto passou a ser consumido em toda a região nordeste, chegando a outras tribos, aos colonizadores até tornar-se um alimento também dos escravos.

Por ser uma iguaria muito consumida na região Nordeste, em 2006 a tapioca ganhou o reconhecimento do Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda. Desde então a tapioca detém o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. Olinda tem o título de primeira Capital Brasileira da Cultura, concedido pelo Ministério da Cultura e Turismo.

Propriedades da tapioca

A mandioca, matéria prima da tapioca, é uma das mais ricas fontes de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. Ela é uma fonte significativa de ferro e com baixo teor de sódio.

A tapioca é um alimento feito com a fécula da mandioca, substância farinácea extraída das suas raízes, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). Ela é preparada como uma panqueca, e também conhecida como beiju. São muitas as opções de recheio que se pode usar na tapioca, basta ficar alerta para que o recheio escolhido não destrua o seu benefício nutricional.

Informação nutricional por unidade sem recheio

  • Energia: 68 calorias
  • Carboidratos: 16,7 g
  • Açúcar: 0,6 g
  • Proteína: 0,05 g
  • Gorduras: 0 g
  • Fibras: 0,2

10 Benefícios da tapioca – Para que serve e propriedades

Abordaremos a seguir para que serve a tapioca em termos de saúde, trazendo uma lista das suas propriedades e benefícios.

1- Livre de glúten

A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten, que quando consumida por pessoas que não conseguem digeri-la, causa uma reação imunológica no intestino iniciando um processo inflamatório crônico. Por isso ela pode ser consumida sem medo por pessoas com doença celíaca, ou seja, que têm intolerância ao glúten.

Agora que já sabemos que a tapioca é glúten free, é muito importante que você conheça a quantidade correta de carboidratos em uma porção de tapioca. Você conseguirá extrair informações suficientes para responder se ela é um alimento próprio para a sua dieta.

2- Ajuda a perda de peso

A tapioca ser tornou a queridinha das dietas de emagrecimento. Baixa em calorias e livre de glúten, ela é ainda absorvida mais lentamente que o pão. Para entender melhor como aproveitar os benefícios da tapioca para emagrecer vejaComo Fazer Tapioca Para Emagrecer – 10 Receitas e Dicas

3- Ajuda o ganho de peso saudável

Os benefícios da tapioca abrangem também os que desejam ganhar peso. Embora a maioria das pessoas esteja preocupada com a perda de peso, há os que procuram ganhar peso. A tapioca fornece uma maneira rápida de ganhar peso de forma saudável. Por conter alto teor de carboidratos, ela pode ser adicionada em sua dieta, sem os inconvenientes de colesterol e gorduras ruins, que, por sua vez, quando elevados, podem causar diversos problemas de saúde. Portanto, o consumo de tapioca é uma escolha benéfica para ganhar peso de forma saudável.

4- Rica em vitaminas do complexo B

A tapioca contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, que é bastante importante para reduzir as chances de defeitos do tubo neural em bebês. Portanto, é uma boa escolha para as grávidas.

5- Melhora a saúde dos ossos

A tapioca é uma boa fonte de vitamina K, cálcio e ferro. Estes nutrientes desempenham um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos. A densidade mineral óssea diminui com a idade, acarretando problemas como a osteoporose, a osteoartrose e a diminuição da flexibilidade. Os benefícios da tapioca propiciam uma melhora na saúde dos ossos.

6- Propriedades que beneficiam o sangue

O teor de ferro é um dos benefícios da tapioca para o sangue, no geral. O ferro é essencial para o funcionamento normal do corpo, e contribui para várias funções mais importantes, como a produção de células vermelhas. Juntamente com o cobre (também presente neste alimento), o ferro aumenta a quantidade de células vermelhas do sangue no corpo, impedindo, assim, condições como anemia e outras doenças relacionadas.

7- Aumenta a energia

Os carboidratos são o combustível do corpo. A tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, e, em contrapartida, não possui colesterol nem gorduras saturadas, proporcionado uma boa carga de energia para o dia.

8- Fonte de vitamina K: uma ajuda neurológica

A tapioca é uma fonte em vitamina K, que tem papel importante no funcionamento neural. A vitamina K está relacionada à diminuição nas chances de desenvolver o mal de Alzheimer, ao beneficiar algumas atividades e mecanismos do cérebro. A vitamina K mantém as vias neurais ativas e livres de radicais livres que podem causar danos aos tecidos do cérebro.

9- Auxilia no controle da pressão arterial

Outro dos benefícios da tapioca vem de seu teor de potássio, um mineral essencial para o corpo. O potássio é um vasodilatador, ou seja, reduz a tensão e o estresse dos vasos sanguíneos e artérias. Por ser conter muito deste mineral, consumindo tapioca se pode aumentar o fluxo de sangue no corpo e reduzir a pressão sobre o coração.

O resultado disto é uma redução das chances de aterosclerose e coágulos sanguíneos. Além de também reduzir as chances de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. O potássio também é fundamental para o equilíbrio dos fluidos do corpo. Quando este está em equilíbrio com o teor de sódio no organismo, todas as trocas de fluidos celulares se tornam mais eficientes, aumentando ainda mais a capacidade metabólica e a energia vital do corpo.

10 – Auxilia no crescimento muscular

Tapioca é uma boa fonte de carboidratos complexos que podem ser usados para uma refeição antes da musculação. Ela dará energia para o treino sem riscos de picos de insulina como aconteceria com sanduiches de pão. Isso vale também para outras refeições.

Atenção aos recheios

Dependendo dos acompanhamentos utilizados, a tapioca pode deixar de ser um alimento pouco calórico e se tornar uma verdadeira bomba. Para aumentar o teor de fibras na tapioca, adicione chia, linhaça ou aveia em flocos.

Para melhorar a ingestão de vitaminas e minerais associados, use frutas e legumes como recheio.

Se a ideia é reduzir o índice glicêmico, o ideal é rechear com fontes de proteínas ou fibras como carnes e vegetais.

Veja também: 12 Ideias de Recheios para Tapioca Doce Light

Receita de tapioca

Se você vai fazer tapioca pela primeira vez, você pode encontrar com facilidade a goma da tapioca em supermercados, mercearias ou até mesmo nas feiras, já hidratada. Esse tipo é ideal para quem ainda não conhece o ponto da liga e não sabe manusear a goma. A chamada tapioca tradicional é bem simples e fácil de fazer.

Ingrediente

Tapioca hidratada.

Como fazer:

  • Peneire uma porção de tapioca hidratada em uma vasilha;
  • Pré-aqueça a frigideira (antiaderente);
  • Com uma colher, polvilhe a tapioca na frigideira preenchendo toda sua superfície com a goma;
  • Passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a plana e uniforme;
  • Aqueça na frigideira por cerca de 5 minutos;
  • Depois, basta acrescentar o recheio do seu gosto e enrolá-la.

Vídeo:

Aqui neste vídeo você encontra algumas opções de recheio saudáveis e fáceis para a sua tapioca:

E ai, gostou das dicas?

Você já imaginava todos esses benefícios da tapioca para a boa forma e saúde? Já é um adepto deste alimento para suas refeições em dieta? Irá consumir mais dela agora que conhece sua propriedades e sabe para que serve? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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27 comentários em “10 Benefícios da Tapioca – Para Que Serve e Propriedades”

  1. como Tapioca, como chamam hj em dia, desde criança, minha mae, ralava a Mandioca ou Aipim(Como e´chamada aqui em Curitiba-PR), e fazia tdo natural, mas ainda hj na minha terceira idade, não abandono, uma delicia, e traz muitos beneficios para o nosso organismo, Agradeço a DEUS, por esta dadiva tao abençoada.!!!!

  2. Olá! Gostei da matéria, sou uma amante da tapioca, conheço o gostinho da tapioca de Olinda, sou Pernambucana com muito orgulho. A tapioca faz parte do meu cardápio há 2 anos substituindo o pão e a carne vermelha. Sou corredora de rua e base da minha alimentação é a goma.

    • Passei a usar tapioca pela manhã no almoço e na janta com recheios saudáveis já pedi a barriga estou ótimo de saúde. Recheio… ovos cozidos ou feito no óleo de côco, azeite importado, tomates cozido.

  3. Tou com o açúcar e colesterol um pouquinho alto posso fazer uso da tapioca com pouquinho de manteiga todos os dias pela manhã. Aguardando resposta Grata.