Leite de amendoim

12 Benefícios de Leite de Amendoim – Como Fazer, Calorias e Receitas

O leite é o primeiro alimento que ingerimos na vida e é através dele que recebemos os nutrientes essenciais que garantem um desenvolvimento saudável. À medida que crescemos, outros tipos de leite são inseridos na nossa alimentação, e para a maioria das pessoas ele continua sendo parte da dieta ao longo da vida.

O leite mais comum e consumido mundialmente é o de vaca, mas algumas pessoas não podem consumi-lo porque são alérgicas, o que significa que elas não são capazes de digerir a lactose, que é o açúcar presente no leite. Porém, esse não é o único motivo que impede algumas pessoas de tomar leite de vaca: ele pode não ser bem vindo em algumas dietas por ser de origem animal. Esse é o caso dos veganos, algumas pessoas não se identificam com o sabor ou buscam nutrientes diferentes e vários outros motivos.

A questão é que o aumento dos diagnósticos de intolerância a lactose, as mudanças no estilo de vida e a preferência pessoal fizeram os fabricantes buscarem alternativas para que outras versões de leite estejam disponíveis para os seus consumidores, como o leite de amendoim.

Com o objetivo de conhecer melhor essa bebida, vamos conhecer os benefícios do leite de amendoim para a saúde, como fazer a bebida, quais são suas calorias e algumas receitas para inserir esse alimento no seu cardápio.

Leite de amendoim – O que é?

O leite de amendoim é uma opção se você pretende obter uma dieta livre de caseína, que é a proteína encontrada no leite fresco. Isso acontece porque esta bebida é feita misturando os amendoins com água, e depois que a mistura está pronta, é possível adoçar ou inserir condimentos, como a canela, por exemplo.

Para entender o seu valor nutricional e benefícios para a saúde, é preciso analisar o próprio amendoim, pois como ele é a principal base para o preparo do leite, fatalmente irá carregar todos os seus nutrientes.

Nutrição do amendoim

O amendoim é originário da América do Sul. Seu nome cientifico é Arachis hypogea, e ele pertence à família das leguminosas como os feijões, lentilhas e soja.

Em muitos países os amendoins são consumidos crus, torrados e salgados, mas também é possível encontrar uma infinidade de produtos que têm como base esse ingrediente, como o óleo de amendoim, a farinha e também o leite.

Esse alimento é rico em proteínas, gorduras, mas também contém muito outros nutrientes saudáveis.

Aproximadamente 100 gramas de amendoim contêm:

  • 567 Calorias;
  • 7 % de água;
  • 25,8 gramas de proteínas;
  • 8,5 gramas de fibra;
  • 16,1 gramas de carboidrato;
  • 4,7 gramas de açúcar;
  • 49,2 gramas de gorduras, sendo 6,28 gramas saturadas, 24,43 gramas monoinsaturadas e 15,56 gramas poli-insaturadas e não contém quantidades significativas de gorduras trans;
  • 15,56 gramas de ácidos graxos do tipo ômega-6.

Veja detalhadamente alguns nutrientes importantes:

– Gorduras

Amendoins são ricos em gordura. O conteúdo varia entre 44 e 56% e é composto principalmente de gordura mono e poli-insaturada, sendo entre 40 e 60% de ácido oleico e ácido linoleico.

– Proteínas

Amendoim é uma boa fonte de proteína: sua composição varia entre 22 e 30% de calorias, o que o torna uma rica fonte de proteína à base de plantas.

As proteínas mais abundantes são a arachina e conaraquina, mas elas podem desenvolver alergia em algumas pessoas.

– Carboidratos

Os amendoins contêm poucos carboidratos. Eles representam cerca de 13 a 16% do peso total. O fato de ser pobre em carboidratos e rico em proteína, gordura e fibras possibilita que o amendoim tenha um baixo índice glicêmico, que é uma medida da rapidez com que os carboidratos entram na corrente sanguínea após uma refeição. Isso torna o amendoim um alimento adequado para pessoas com diabetes e para algumas dietas específicas.

– Vitaminas e minerais

Os amendoins são uma excelente fonte de várias vitaminas e minerais, sendo que algumas estão presentes em quantidades particularmente elevadas.

  • Biotina: O amendoim é uma das fontes alimentares mais ricas de biotina, o que é particularmente importante durante a gravidez.
  • Cobre: Um mineral importante para o corpo, e sua deficiência pode impactar a saúde do coração.
  • Niacina: Também conhecida como vitamina B3, ela tem várias funções importantes no corpo e tem sido constantemente associada à redução do risco de doença cardíaca.
  • Folato: Também conhecido como vitamina B9 ou ácido fólico, tem muitas funções importantes, além de ser essencial na gravidez.
  • Manganês: Um elemento encontrado na água potável e na maioria dos alimentos.
  • Vitamina E: Encontrada em grandes quantidades em alimentos gordurosos e considerada um poderoso antioxidante.
  • Tiamina: Uma das vitaminas do complexo B, também conhecida como vitamina B1. Ele ajuda as células do corpo a converter carboidratos em energia e é essencial para o funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso.
  • Fósforo: O amendoim é uma boa fonte de fósforo, um mineral que desempenha um papel essencial no crescimento e manutenção dos tecidos corporais.
  • Magnésio: Um mineral essencial com várias funções importantes. Acredita-se que a ingestão de magnésio proteja contra doenças cardíacas.

Os amendoins também contêm vários compostos de plantas bioativas e seus níveis de antioxidantes são tão relevantes que são comparados aos de algumas frutas. O fato da maioria deles estar localizado na pele do amendoim faz com que raramente eles sejam comidos, então vamos abordar os compostos vegetais encontrados nos grãos de amendoim, que são ingeridos com mais frequência e embora a sua composição nutricional seja significativa, existem outros que podem não ser tão benéficos.

  • Ácido p-cumárico: É um polifenol e um dos principais antioxidantes do amendoim.
  • Resveratrol: Um antioxidante que ajuda a reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Uma das bebidas que contêm esse componente em quantidades relevantes é o vinho tinto.
  • Isoflavonas: É uma classe de polifenóis antioxidantes, sendo a mais comum a genisteína. Categorizados como fitoestrógenos, as isoflavonas estão associadas a uma variedade de efeitos na saúde, tanto bons quanto ruins.
  • Ácido Fítico: Encontrado em sementes de plantas, sua absorção pode prejudicar a absorção de ferro e zinco do amendoim e outros alimentos ingeridos ao mesmo tempo.
  • Fitosteróis: O óleo de amendoim contém quantidades consideráveis ​​de fitoesteróis, sendo o mais comum o betasitosterol. Eles podem prejudicar a absorção do colesterol do trato digestivo.

Benefícios do leite de amendoim para a saúde

Como vimos, o valor nutricional dos amendoins é muito significativo e todos eles são transferidos para o leite de amendoim, gerando diversos benefícios para a saúde. Conheça a seguir todos eles.

1. Ajuda a prevenir a diabetes

A diabetes tipo 2 é mais comum em adultos, e um dos principais motivos é a obesidade. A principal característica dessa doença é a resistência à insulina ou a produção ineficaz do hormônio. É uma doença que não tem cura, mas pode ser gerenciada com mudanças na alimentação e também medicamentos, em alguns casos.

Um dos alimentos que podem contribuir com o tratamento de diabetes tipo 2 é o leite de amendoim, pois ele contém manganês, que promove o metabolismo de gorduras e carboidratos, permitindo que mais glicose entre nas células musculares e hepáticas, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, seu teor de carboidratos e açúcar é relativamente baixo, o que o torna um alimento ideal para manter a sensibilidade à insulina e preservar a função normal.

2. Ajuda a prevenir o câncer de estômago

O amendoim contém polifenóis, que são antioxidantes capazes de prevenir uma série de doenças. Quando o assunto é câncer no estômago, particularmente o ácido p-cumárico pode ajudar, pois ele reduz a formação de compostos à base de nitrogênio tóxico no estômago, conhecidos como nitrosaminas.

As nitrosaminas são subprodutos comuns produzidos pelo nosso corpo quando consumimos carnes defumadas que contêm nitratos, que são aditivos químicos adicionados para ajudar a conservar. Isso significa que o leite de amendoim pode ajudar a reduzir os impactos que esses conservantes causam ao organismo e consequentemente o risco de desenvolver câncer no estômago.

3. Pode prevenir o desenvolvimento de cálculos biliares

Os cálculos biliares são gotas semi-sólidas de ácidos biliares que podem conter muito colesterol. Esta é sem dúvida a principal causa de seu desenvolvimento e alguns alimentos podem ajudar a prevenir essa condição.

O leite de amendoim é repleto de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue e aumentar a quantidade de colesterol HDL. Ou seja, ele diminui os níveis “ruins” e aumenta os “bons” e isso reduz a probabilidade de produção de ácidos biliares ricos em colesterol, diminuindo as chances dos cálculos se desenvolverem.

4. Promove o bem-estar do seu coração

A doença cardíaca é considerada a principal causa de mortes em todo o mundo e os amendoins possuem inúmeras características benéficas que podem contribuir com a saúde do coração.

O leite de amendoim contém gorduras boas como o resveratrol e vários outros minerais que ajudam a impedir que os vasos sanguíneos fiquem estreitos, ajudando a eliminar o colesterol e equilibrar seus níveis, o que não é benéfico apenas para impedir a formação de cálculos biliares, mas também para impedir o desenvolvimento de doenças cardíacas. Manter esses nutrientes na sua dieta pode contribuir com o funcionamento ideal do coração.

5. Amendoim pode aumentar a memória

Se você é aquela pessoa que tem boa memória, com certeza já ouviu falar de alguém que tem “uma memória de elefante”. Será que isso acontece porque os elefantes adoram amendoim? Coincidência ou não, o amendoim é um alimento que pode impulsionar a sua memória. Sua composição contém niacina e resveratrol anti-oxidante, e ambos ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Inclusive o resveratrol é constantemente estudado e apontado por sua capacidade de prevenir doenças cerebrais neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

6. Ajuda a reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O resveratrol pode prevenir danos aos vasos sanguíneos, causados ​​pela angiotensina, que é um hormônio que ajuda na constrição dos vasos sanguíneos. O leite de amendoim pode ajudar a aumentar os níveis de óxido nítrico produzido, ajudando os vasos sanguíneos a relaxar e a se dilatar com maior facilidade. Então, esse efeito pode diminuir consideravelmente a probabilidade de ter um derrame.

7. Pode ajudar a prevenir “erros” genéticos

A biotina presente no leite de amendoim ajuda a regular a expressão gênica. Os erros genéticos costumam ser o gatilho para o surgimento de algumas doenças, pois ao invés de formar uma célula saudável, um erro pode conduzir o corpo a criar células imperfeitas. Ainda que eles sejam frequentes e muitas vezes inofensivos, alguns podem ser responsáveis por mudanças negativas.

A biotina é frequentemente consumida por diabéticos ou pessoas com doenças neurodegenerativas, na tentativa de retardar a progressão e a degradação da matéria celular.

8. Ajuda a prevenir a depressão

Os motivos que desencadeiam a depressão são diversos. Embora ela possa ter uma origem genética, as mudanças ambientais e neurológicas também podem contribuir.

Os baixos níveis de serotonina podem contribuir com o diagnóstico de depressão e o fato do amendoim conter triptofano, um componente necessário para converter a serotonina, pode ajudar. Nós precisamos dela porque a serotonina ajuda na promoção do bom humor e o amendoim pode trazer um efeito semelhante ao de muitos medicamentos prescritos para esse fim.

9. Contribui com a redução de peso corporal

O leite de amendoim é repleto de proteína e fibra e os dois têm efeitos supressores de apetite. Consumi-lo pode ajudar a diminuir a vontade de comer algo doce, ou ficar “beliscando” entre as refeições. Porém, não podemos esquecer que ele é um alimento calórico, então controlar a quantidade consumida é fundamental para não ter o efeito contrário e acabar ganhando peso.

10. Contribui com a pele saudável

Os cuidados com a pele são crescentes e não é à toa que centenas de produtos são lançados anualmente com a proposta de promover uma pele saudável, jovem e vibrante. No entanto, quando observamos a sua composição, podemos perceber que eles são carregados com muitas vitaminas, presentes também no leite de amendoim.

Os amendoins são ricos em vitamina E, e várias vitaminas do complexo B, que são conhecidas por ajudar a preservar a saúde da pele. Mas não é só isso, as gorduras contidas nele ajudam a fortalecer as membranas celulares, que é importante para evitar a perda excessiva de água, mantendo a pele hidratada. Então, esse alimento pode ser um excelente complemento para os seus tratamentos de beleza.

11. Ajuda o desenvolvimento saudável do feto durante a gravidez

Durante a gravidez, os cuidados com a alimentação e com a ingestão de vitaminas são frequentes, pois é através deles que o bebê poderá se desenvolver de maneira saudável.

Entre todos os nutrientes necessários está o ácido fólico, e ele tem uma participação muito relevante no desenvolvimento do tubo neural do feto, evitando a formação da espinha bífida e também no desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro.

O leite de amendoim pode proporcionar a ingestão de ácido fólico, além de diminuir a probabilidade de desenvolver alergias ao amendoim, pois quando ele é inserido desde cedo o corpo não agrupa antígenos tão fortemente.

12. Ajuda a produzir energia para manter alguns processos corporais

O magnésio é o responsável por facilitar diversos processos metabólicos do corpo, e isso ajuda a produzir energia para garantir que seus músculos, nervos e coração trabalhem plenamente. Outro aspecto importante é que ele diminui a pressão sanguínea e é essencial para a construção e manutenção de ossos fortes. Os amendoins são boas fontes desse importante mineral e, dependendo da quantidade de amendoins usados para fazer leite, a bebida pode oferecer uma parte das necessidades diárias que seu corpo precisa.

Uma porção de 1 xícara deve conter cerca de 65 miligramas de magnésio, se o seu consumo de calorias diárias for de aproximadamente 2.000, esse valor fornecerá 16% da quantidade de magnésio que você precisa todos os dias.

Como fazer?

O leite de amendoim é facilmente encontrado pronto nos supermercados e mercearias, mas você pode fazer a sua própria receita. Tome nota dos ingredientes e modo de preparo:

Ingredientes:

  • 1 xícara de amendoim sem sal;
  • 1 1/2 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Coloque o amendoim em uma recipiente e cubra com água, deixe descansar durante toda a noite.
  2. Na manhã seguinte escorra toda a água restante e coloque os amendoins em um liquidificador de alta potência junto com a água. Deixe bater por cerca de 1 minuto.
  3. Passe a mistura por uma peneira fina e esprema para sair o máximo de líquido possível. Transfira o leite de amendoim para um recipiente e guarde na geladeira.
  4. Se desejar adicione um pouco de baunilha ou adoçante de sua preferência.

Receitas

Usar o leite de amendoim é muito fácil. Se preferir, pode ingerir puro, mas ele também pode ser inserido como um ingrediente no preparo de algumas receitas. Veja algumas sugestões:

1. Donuts de leite de amendoim

Ingredientes:

  • ½ xícara de farinha de trigo;
  • ½ xícara de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de canela;
  • Uma pitada de sal;
  • Uma pitada de noz-moscada;
  • ½ xícara de leite de amendoim;
  • 2 colheres de sopa de mel ou agave;
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 220º;
  2. Misture os ingredientes secos em uma tigela grande;
  3. Em uma tigela pequena, misture leite de amendoim com o extrato de baunilha;
  4. Adicione os ingredientes molhados aos secos e misture até obter uma mistura homogênea;
  5. Molde os dunuts, coloque em uma forma e leve ao forno por aproximadamente 9 minutos ou até que esteja assado;
  6. Sirva frio quente ou frio.

2. Mochaccino de leite de amendoim

Ingredientes:

  • 1 dose de café expresso (ou 60 ml de café bem forte);
  • ½ xícara de leite de amendoim quente, misturado com chocolate;
  • Uma pitada de canela;
  • Chantilly a gosto;
  • Cacau sem açúcar (opcional).

Modo de preparo:

Combine os três primeiros ingredientes. Cubra com chantilly e adicione a canela e cacau sem açúcar.

3. Rabanada recheada com banana e manteiga de amendoim

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de manteiga de amendoim;
  • 1 banana madura média;
  • 8 fatias de pão integral;
  • 1 xícara de leite de amendoim;
  • 6 ovos grandes;
  • ¼ colher de chá de canela;
  • 1 colher de chá de manteiga.

Modo de preparo:

  1. Amasse a banana e misture com manteiga de amendoim. Espalhe a mistura uniformemente em 4 fatias de pão e cubra com as outras 4 fatias para fazer os sanduíches.
  2. Em uma tigela grande e rasa misture o leite de amendoim, os ovos e canela.
  3. Mergulhe cada sanduíche na mistura de ovo e leite de amendoim, permitindo que cada lado absorva a mistura.
  4. Adicione ¼ colher de chá de manteiga à panela antiaderente e aqueça a panela em fogo médio e frite o sanduiche dos dois lados.
  5. Sirva quente. 

Pronto para adicionar o leite de amendoim na sua alimentação? Sem dúvida você não irá se arrepender, pois ele é uma excelente fonte de nutrientes vegetais e pode ser útil para promover a saúde de várias formas. Mas não esqueça, ele é um alimento calórico, então consuma de forma moderada, sem exageros.

Referências adicionais:

Você já experimentou leite de amendoim alguma vez? O que acha do sabor desse leite? Pretende aprender como fazer para aproveitar os benefícios dessa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Olá só faltou comentar que o descanso do amendoim em água deve ser entre 10 e 12 horas,e que se for feito com amendoins crus,deverá ser fervido este leite depois de coado,pois os amendoins crus podem contém fungos nocivos a saúde

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*