5 Tipos de Leite Sem Lactose – Benefícios, Diferenças e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 09/07/2020

Melhor digestão, mais saudáveis para o coração e ainda contribuem com a saúde da pele: conheça os benefícios do leite sem lactose e como usar!

Opção para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína leite e para os veganos que não consomem nada de origem animal, alguns tipos de leite zero lactose são muito benéficos para a saúde, principalmente quando feitos de forma natural e com produtos orgânicos. Além disso, a maioria destes leites é bem menos gordurosa que o leite de vaca.

Tipos de leite sem lactose

  1. Leite comum sem lactose: Leite de vaca que teve a lactose removida. Ele é rico em cálcio, potássio, zinco magnésio, além de vitamina A, K e do complexo B;
  2. Leite de amêndoas: A textura do leite de amêndoas é a mais parecida com a do leite de vaca, apesar de sua coloração ser mais puxada para o bege. Em 250 ml do leite de amêndoas, você vai encontrar 30 calorias e dois gramas de gordura, além de maiores quantidades de cálcio, vitamina D e E do que o leite de vaca. O ponto negativo é que este leite vegetal contém pouca proteína, apenas um grama na porção de 250 ml; Veja se leite de amêndoas emagrece?
  3. Leite de arroz: O leite de arroz é feito a partir dos grãos processador do arroz e pode ser encontrado em sua versão neutra ou saborizada, normalmente de baunilha ou chocolate. Este leite zero lactose também tem zero colesterol e em uma porção de 250 ml estão 110 calorias, um grama de gordura e dois gramas de proteína; Veja mais sobre o leite de arroz – benefícios, como fazer, receita e dicas.
  4. Leite de soja: Este é provavelmente o leite sem lactose mais conhecido, mas é necessário tomar alguns cuidados. Escolha sempre produtos feitos de soja orgânica, já que a soja transgênica pode ser prejudicial à nossa saúde. No leite de soja encontramos potássio, flavonoides, que são ótimos antioxidantes, e estrogênio. Este último pode ser prejudicial à saúde, por isso é bom regular a quantidade. Em uma porção de 250 ml estão 80 calorias, sete gramas de proteína e quatro gramas de gordura, sendo que apenas 0,5 gramas são de gordura saturada;
  5. Leite de coco: Apesar de ter gordura, a gordura do coco é saudável e dá uma cremosidade boa ao leite de coco. Além disso, contém triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura que pode ajudar a acelerar o metabolismo, contribuindo com a perda de peso. Entenda se o leite de coco engorda ou emagrece.

Para que serve?

Estudos e análises têm demonstrado os benefícios do leite sem lactose. Descubra para que serve a bebida:

  • Melhor digeridos;
  • Fonte de nutrientes;
  • Não dão cólicas;
  • Saúde do coração;
  • Saúde da pele.

Benefícios do leite sem lactose: saiba como usar!

O leite sem lactose pode ser usado no lugar do leite de vaca comum para o consumo habitual ou em receitas mais elaboradas.

Aprenda como fazer brigadeiro fit com leite de coco, por exemplo, algumas receitas com leite de soja interessantes e receitas de creme de leite de soja.

Uma boa notícia é que você pode preparar um leite sem lactose em casa: aprenda como fazer:

Intolerância a lactose

A lactose é um tipo de açúcar encontrado naturalmente no leite da vaca e que requer do nosso corpo uma enzima especial para poder ser digerida. Se o seu organismo conta com pouco ou quase nada dessa enzima chamada lactase, seu sistema digestivo será incapaz de quebrar as moléculas da lactose e a sua digestão será muito prejudicada.

Quando a lactose não digerida passa pelo intestino grosso, ela pode causar alguns sintomas indesejados, como gases, dores de barriga e inchaço.

Existem níveis diferentes de intolerância a lactose. Algumas pessoas não podem consumir nenhum tipo de derivado do leite, enquanto outras conseguem lidar melhor com pequenas quantidades do leite e de seus derivados. Saiba mais sobre a intolerância a lactose – sintomas, causas, tratamento e dieta.

Você já experimentou algum destes tipos de leite sem lactose? Por que motivo? O que acha de aproveitar os benefícios deles? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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12 comentários em “5 Tipos de Leite Sem Lactose – Benefícios, Diferenças e Como Usar!”

  1. Começei a tomar hoje o zero lactose normal e não estou me sentindo mal até agora. Quando tomava o integral, eu virava uma bomba de gases e o desnatado, tomava mas chegava no meio do copo já tinha que ir ao banheiro. Gosto de um mingau, mas quando fazia com o desnatado, chegava no meio do prato, me dava um desconforto, só comia para não jogar fora. Agora fiz o mesmo mingau com o zero e comi o prato inteiro sem nenhum incômodo. Obrigada a quem inventou o leite sem lactose.

  2. Eu, deixei o leite desnatado e passei para o leite zero lactose. Só o ano passado fui diagnosticada mais de 10 vezes com virose, e fiquei internada por 2 vezes, este ano desde de janeiro mudei minha alimentação, e agora tomo leite zero lactose.
    Não tive mais problemas de dores abdominais, nem vômitos e este ano não precisei ir nenhuma vez para o hospital com diagnostico de virose.
    Estou muito feliz.

  3. Gostaria de saber se leite ou outros produtos enzimados fazem mal a saúde sendo consumidos todos os dias,posso tomar o leite de vaca zero llactose todos os dias ou não é aconselhado porque com o tempo meu organismo pode acostumar e não tolerar mais.

  4. Comecei a fazer uso de leite comum com zero lactose devido a uma crise de diverticulite e achei que funcionou pra mim pois não tive mais problemas de gases….

  5. Me mostra qual comprovante científico que diz que transgênicos fazem mal a saude humana??? Isso não passa de uma falácia da mídia orgânica e de quem nao entende nada de plantas, muito menos de transgênia!! E inclusive não existe nada que comprova o mal aos humanos!!

    • Se não faz mal pelo consumo de alimentos transgênicos, por que então é feito anúncios nos rótulos de tais produtos em geral, que dizem: Este produto contem semente transgênica.

      Caixa preta ninguém avisa, só depois do acidente.

    • Será que não éo tipo de leite? Por exemplo: o leite de aveia pode servir para uma pessoa mas fazer mal para a outra. Tem que encontrar o leite que se ajuste bem a você.
      Obs:. Não me leve tão a sério, isso estou apenas opinando, mas também tenho dúvida disso.
      Qualquer dúvida fale com o nutricionista.