A alfavaca, ou Ocimum basilicum, vem chamando a atenção de especialistas nos últimos anos, devido aos benefícios que a planta pode trazer para a saúde. Esses benefícios se devem principalmente à presença de óleos essenciais ricos em fitonutrientes, que vem sendo estudados cada vez mais.
Então, a seguir iremos conhecer um pouco mais sobre essa planta tão usada no dia a dia, além de descobrir seus benefícios e aprender como preparar o seu chá.
- Veja também: Chá de alfavaca emagrece? Para que serve? Dá sono?
O que é alfavaca?
A alfavaca é uma erva que pertence à família da menta, e é muito requisitada na culinária por causa da sua capacidade de acrescentar mais sabor e aroma aos alimentos. Ela é conhecida popularmente por manjericão-de-folha-larga, alfavaca cheirosa e basilicão.
Benefícios da alfavaca
A alfavaca contém muitas substâncias importantes, entre elas a vitamina K, vitamina C, vitamina B9, vitamina A, compostos antioxidantes e diversos minerais, como o ferro e o cobre.
Por isso, ela é muito usada na medicina tradicional para o tratamento e a prevenção de uma série de problemas de saúde, como veremos a seguir:
1. Pode ajudar a regular o sistema imunológico
Por ser rica em compostos antioxidantes, a alfavaca pode ajudar a regular o sistema imune de forma natural. Assim, o seu consumo pode contribuir para a prevenção e o tratamento de problemas como:
- Inflamações, que são causadas por uma reação exagerada do sistema imune;
- Algumas formas de câncer, uma vez que o sistema imunológico é responsável pela eliminação de células cancerígenas.
2. Ajuda a saúde do coração
Alguns estudos mostraram que a sementes da planta podem ajudar a diminuir o colesterol ruim no sangue, o LDL. Além disso, o nível de potássio presente nas sementes contribui para a redução da pressão arterial. Por isso, o uso regular da alfavaca pode ajudar a prevenir algumas doenças cardiovasculares.
3. Reduz os efeitos do estresse oxidativo
Os radicais livres estão presentes em todas as partes, por esse motivo somos atingidos por eles o tempo todo, e essa condição pode trazer prejuízos para a saúde, como envelhecimento precoce da pele, inflamações e até mesmo o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão e até câncer.
Assim, o uso de alimentos ricos em antioxidantes, incluindo a alfavaca, são capazes de ajudar o nosso corpo a combater o estresse oxidativo e diminuir os danos que eles podem provocar.
4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
Um dos benefícios da alfavaca pode ser a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, embora este efeito ainda precise ser mais estudado. Por isso, caso você faça uso de algum medicamento para reduzir a glicemia e queira experimentar a alfavaca, fique atento aos seus níveis sanguíneos de açúcar, para evitar quedas bruscas.
5. Pode ajudar a reduzir o inchaço
Outro efeito da alfavaca é o estímulo à produção de urina, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquido. Esse efeito vem atraindo muitas pessoas que sofrem com a retenção de líquidos, um problema que atinge principalmente mulheres jovens.
6. Pode ajudar a prevenir a anemia
Por ser rica em ferro e cobre, a alfavaca pode ser útil na prevenção e no tratamento da anemia, uma vez que as células do sangue necessitam do ferro para transportar oxigênio. Mas é importante lembrar que a alfavaca não faz milagres, e por isso o seu uso deve estar associado ao consumo de outros alimentos ricos nesses nutrientes.
7. Promove a saúde do cérebro
O envelhecimento natural costuma afetar também o nosso cérebro, e a alfavaca pode ser útil para retardar essa degradação. Isso acontece porque ela é rica em manganês, que impulsiona a atividade dos transmissores no cérebro, que está ligada aos reflexos mentais.
Além disso, os antioxidantes presentes na planta ajudam a evitar o estresse oxidativo no sistema nervoso central, o que pode contribuir para a prevenção de algumas doenças neurodegenerativas.
8. Pode ter um efeito antibacteriano
Esses benefícios da alfavaca se dão devido aos seus muitos óleos voláteis como o estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno, e, de acordo com especialistas, esses compostos ajudam a inibir o crescimento de algumas espécies de bactérias.
Por isso, adicionar alfavaca fresca na salada pode trazer um toque extra de sabor, mas também pode ajudar a reduzir o número de bactérias nocivas.
9. Ajuda a aliviar o estresse
O estresse está muito presente no nosso dia a dia e muitas vezes pode interferir na nossa performance e também nas relações sociais. Algumas pesquisas relataram que o consumo regular de alfavaca pode ajudar a diminuir a depressão, impulsionar o humor e reduzir os níveis de hormônios de estresse no corpo, o cortisol.
10. Ajuda a aliviar a tosse e doenças respiratórias
Mais um dos benefícios da alfavaca é que ela pode ser usada para tratar a tosse, dor de garganta e outros problemas respiratórios. Isso acontece porque suas folhas possuem compostos com propriedades expectorantes, que ajudam a aliviar o congestionamento e outros sintomas respiratórios.
11. Melhora a saúde ocular
Os olhos são órgãos bastante sensíveis, e vulneráveis a ação de radicais livres, infecções virais, bacterianas e fúngicas, que podem ser muito perigosas. Assim, o consumo da alfavaca pode ajudar a prevenir esses problemas, uma vez que ela é rica em compostos com ação antimicrobiana e antioxidante.
Mas é importante lembrar que a alfavaca, seja na forma de chá ou de extrato, não deve ser aplicada diretamente nos olhos, para evitar irritação no local.
12. Cuida da saúde bucal
A saúde da gengiva, boca e dentes é extremamente importante, afinal, a boca é a porta de entrada para os alimentos. Mas, ao mesmo tempo, a boca é uma região com um número bastante grande de bactérias, e por isso devemos ter muito cuidado com a higiene.
Então, devido a suas propriedades, a alfavaca pode ser uma boa opção para os cuidados com dentes e gengivas, pois as suas folhas ajudam a matar as bactérias e os germes que provocam cáries, placa bacteriana, tártaro e mau hálito.
13. Pode prevenir e tratar a acne
Os óleos essenciais presentes nas folhas frescas da alfavaca ajudam a eliminar as bactérias da pele, além de promover a limpeza e a desobstrução de poros entupidos, que é uma das principais causas da acne.
Onde encontrar?
A alfavaca é facilmente encontrada em casas de produtos naturais, zonas cerealistas e lojas virtuais, além de poder ser cultivada em casa.
Geralmente, são vendidas as folhas secas, sementes, óleo e também extratos. As folhas, que são as mais comuns, têm um cheiro doce e um sabor mentolado. Se for comprar fresca, procure folhas que tenham uma cor verde viva, sem buracos ou manchas escuras.
Receita de chá de alfavaca
Ingredientes:
- 1 colher de chá de alfavaca;
- 1 xícara de chá de água;
- Açúcar ou adoçante natural (opcional).
Modo de preparo:
- Em uma panela, adicione a água e leve para ferver;
- Depois, quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a alfavaca;
- Então, abafe e deixe em infusão por cerca de 3 minutos;
- Por fim, coe e acrescente o adoçante natural, se desejar.
Dicas e cuidados
- Para promover a saúde bucal, você pode utilizar o chá feito a partir das folhas da alfavaca, sem açúcar, para bochechar;
- Já para tratar cortes, feridas ou picadas de inseto, você pode aplicar compressas do chá sem açúcar no local. Como ela é antibacteriana, antisséptica e anti-inflamatória, pode ser capaz de ajudar a acelerar o processo de cicatrização;
- Outra dica de uso é tomar o chá antes de dormir, uma vez que a planta também possui propriedades relaxantes;
- Por fim, caso os sintomas não melhorem com o uso da alfavaca, procure um profissional de saúde, para assim descobrir a real causa do problema e tratá-la de forma adequada.
Vídeo: Benefícios do chá de alfavaca
Saiba mais sobre as promessas do chá de alfavaca no vídeo a seguir!
Fontes e referências adicionais
- Anti-Arthritic And Anti Inflammatory Activity Of Beta Caryophyllene Against Freund’s Complete Adjuvant Induced Arthritis In Wistar Rats, Journal of Bone Research and Reports
- Basil, WebMD
- Biosorption of cesium-137 and strontium-90 by mucilaginous seeds of Ocimum basilicum, Bioresource Technology Volume 98, Issue 15, November 2007, Pages 2949-2952
- Ethnobotanical uses of medicinal plants of two ethnoecological regions of Cameroon, International Journal of Medicine and Medical Sciences Vol. 2(3), pp. 60-79, March 2010
- Effects of Nitrogen Fertilization on the Phenolic Composition and Antioxidant Properties of Basil (Ocimum basilicum L.), J. Agric. Food Chem. 2008, 56, 18, 8685–8691
- Comparative essential oil composition of flowers, leavesand stems of basil (Ocimum basilicum L.) used as herb, Food Chemistry Volume 110, Issue 2, 15 September 2008, Pages 501-503
- Cytotoxic activity of methanolic extract of Mentha longifolia and Ocimum basilicum against human breast cancer, Pakistan Journal of Biological Sciences : PJBS, 01 Dec 2013, 16(23):1744-1750
Fontes e referências adicionais
- Anti-Arthritic And Anti Inflammatory Activity Of Beta Caryophyllene Against Freund’s Complete Adjuvant Induced Arthritis In Wistar Rats, Journal of Bone Research and Reports
- Basil, WebMD
- Biosorption of cesium-137 and strontium-90 by mucilaginous seeds of Ocimum basilicum, Bioresource Technology Volume 98, Issue 15, November 2007, Pages 2949-2952
- Ethnobotanical uses of medicinal plants of two ethnoecological regions of Cameroon, International Journal of Medicine and Medical Sciences Vol. 2(3), pp. 60-79, March 2010
- Effects of Nitrogen Fertilization on the Phenolic Composition and Antioxidant Properties of Basil (Ocimum basilicum L.), J. Agric. Food Chem. 2008, 56, 18, 8685–8691
- Comparative essential oil composition of flowers, leavesand stems of basil (Ocimum basilicum L.) used as herb, Food Chemistry Volume 110, Issue 2, 15 September 2008, Pages 501-503
- Cytotoxic activity of methanolic extract of Mentha longifolia and Ocimum basilicum against human breast cancer, Pakistan Journal of Biological Sciences : PJBS, 01 Dec 2013, 16(23):1744-1750
Meu nome e Fernanda a uma semana comecei a toma o cha de alfavaca e estou amando ótimo para toma antes de dormir
Uso a alfavaca diariamente na comida e como chá. Cultivo no jardim da minha casa…A alfavaca faz parte da minha vida desde os tempos dos meus avós.Gosto muiiiito…
Sim, faço chás.Tenho pé de alfavaca em casa.
Gostei muito de conhecer os benefícios da alfavaca,em casa, só usava para temperar o tucupi líquido muito consumido na minha região (Pará)
Faço uso da alfavaca, chá, para os problemas renais. Em tratamento com médico, estava com infecção urinária incontrolável, depois de quarenta dias lembrei da alfavaca, tomei e me senti bem melhor quatro horas depois. Sempre que doi os rins, faço uso do chá e sinto aliviado. Depois de muito tempo, perei de tomar, fui parar no hospital com crises. Procurei a médica que eu me tratava e ela me falou que havia dez anos que eu não a procrava. Eu disse-lhe que estava tomando o chá de alfavaca. Ela me disse que era muito bom. Agora eu uso frequentemente. No momento estou tomando por causa de uma infecção urinária terrível!
Abraços!
Eu como folhas de alfavaca que tenho no quintal é muito bom
mlconfeccoes2009@hotmail.com
Tomo alfavaca todos os dias e me sinto muito bem pois parei de tomar café.
Fascinante, pretendia usar só na saboaria, mas agora vai fazer parte das minhas ervas preferidas e da minha dieta diária. Top D+!!!
Minha mãe e meus avós sempre tiveram o costume de usar alfavaca como chá para dores de garganta, feridas na boca,etc. Adorei a matéria.
Amo chá de alfavaca! Bebo sempre, e sempre tenho em meu quintal, nasce fácil igual ao manjericão ??
Nossa fique maravilhada com todos detalhes dessa maravilha se planra.uso ela pra tudo ponho em carnes sopas.só não havia tomado chá ainda gratidão pela informação tão relevante.parabens.Minas gerais…tenho aqui
casa muita po sinal..
Muito interessante,obrigada pelas informações, não sabia que tinha tanto beneficio.
Tenho alfavaca em casa uso para temperar carnes em geral.Gosto muito,apatir de agora,vou usar como chá também.Obrigada pelas informações.
Nunca usei como chá, mas, uso no preparo de comidas,ex.peixe,carne e frango, tenho a planta em vaso no meu quintal.
Nossa! Não sabia que a alfavaca tinha tantas propriedades. Sempre a usei para problemas respiratórios como bronquite, por exemplo.
Melhor cha q eu tomo sempre, porem nao sabia
De tantas indicações
Terapeuticas.
Gostei das informações.
Pode tomar TODOS os dias?
Eu fasso uso da alfavaca ela é eselemte para Nosa saúde em gerá-las é um tratamento alternativo para todas as emfermidades
Carlos Domingos: uso chá de alfavaca para aliviar o.estresse. É maravilhoso…tomo
antes de dormir.
Muito importante sobre essa erva nao conhecia tantos benefícios vou comecar a utilizar. Gratidão. Beijos no coração e na alma??
Adorei as dicas. Tenho a alfavaca no meu quintal.