5 Benefícios da Abóbora Cabotiá – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Utilizada com frequência na elaboração de alguns pratos asiáticos, principalmente no Japão e na Coréia, a abóbora cabotiá – também conhecida como abóbora japonesa, é um alimento rico em vitaminas, fibras e diversos outros nutrientes indicados para compor cardápios saudáveis para crianças, adultos e idosos.

Dentre suas principais propriedades, a concentração de betacaroteno – que pode ser convertido em vitamina A pelo organismo – bem como a presença elevada de complexo B, vitaminas C e E, fibras, potássio e ferro faz com que a abóbora cabotiá seja um forte aliado contra o envelhecimento, ajude no fortalecimento dos ossos e dentes, ofereça benefícios para o coração, além de possuir poucas calorias e ajudar no emagrecimento com saúde.

O betacaroteno é um antioxidante e, como já dito, tem a capacidade de se transformar em vitamina A, um composto essencial para nossa saúde, capaz de interagir com os glóbulos brancos saudáveis e, consequentemente, influenciar diretamente na saúde dos olhos, da pele e cabelo.

Já as vitaminas do complexo B, além de converter os carboidratos e gorduras em energia, também interagem com novas proteínas, oferecem proteção aos sistemas imunológico e neurológico, interagem com o sistema digestivo e muscular, além de participar no crescimento de novas células.

Vamos abordar as características da abóbora cabotiá, os principais benefícios e de quais maneiras essa abóbora pode contribuir para nossa saúde.

Conheça um pouco mais sobre a abóbora cabotiá

Apesar de o nome abóbora japonesa sugerir a origem asiática, essa abóbora é originária da África e espalhou-se pelo mundo através das peregrinações dos portugueses. Na Ásia, sua utilização na culinária é mais frequente, oferecendo suas propriedades nutricionais para receitas como tempurá, sopas e algumas sobremesas. No Brasil, apesar de menos popular que outros tipos de abóbora, a abóbora cabotiá tem suas qualidades amplamente reconhecidas pelos profissionais da saúde.

Além de ser rica em vitamina A, a abóbora cabotiá também apresenta índices consideráveis de vitaminas C e E. Entretanto, outro fato que também impressiona diz respeito à baixa concentração de calorias presente no alimento. 1 xícara de abóbora cabotiá contém aproximadamente 40 calorias, que representam 20 calorias a menos quando comparada com outros tipos de abóbora.

A abóbora japonesa é saborosa, possui a polpa doce, cremosa e de cor laranja forte, devido ao alto teor de betacaroteno presente no alimento. O sabor assemelha-se ao gosto da batata doce, mas com as propriedades nutricionais que somente as abóboras japonesas podem oferecer. A casca possui uma cor verde escura, fosca e pode ser consumida sem preocupações, pois é uma fonte de fibras, ferro e vitamina C.

Para que serve a abóbora cabotiá

Na culinária, a abóbora cabotiá é reconhecida por sua versatilidade. Ela pode ser assada, cozida na pressão ou no vapor, consumida em forma de purê, sopas, tempurá, molhos e até mesmo em pratos mais requintados, com tortas, doces, sobremesas. As sementes e a casca também possuem qualidades nutricionais e são indicadas para consumo.

Entretanto, apesar de a abóbora japonesa oferecer seu sabor único, doce e cremoso para diversos tipos de pratos, ela contribui muito para a saúde do nosso corpo, tendo em vista a concentração de nutrientes e vitaminas específicas que ajudam a manter o sistema imunológico em alta. Abaixo, vamos conhecer um pouco mais sobre as qualidades nutricionais e alguns benefícios que a abóbora cabotiá tem a nos oferecer.

5 benefícios da abóbora cabotiá

Por conter propriedades únicas, a abóbora cabotiá (ou abóbora japonesa) oferece benefícios à saúde em geral, principalmente para nossa pele, os olhos e o coração. O uso desta abóbora no dia-a-dia também ajuda na perda de peso com saúde e auxilia na digestão dos outros alimentos, devido à sua polpa e casca, altamente fibrosas.

Além do mais, por conter cucurbitacina em sua composição – uma proteína facilmente encontrada na família das abóboras – a abóbora japonesa ajuda na prevenção de certos tipos de câncer, alcançando resultados impressionantes no combate aos radicais livres no corpo humano. Vamos conhecer um pouco mais sobre os principais benefícios da abóbora cabotiá para a nossa saúde.

1. Oferece cuidados à nossa visão

O betacaroteno talvez seja o principal nutriente encontrado na abóbora cabotiá, devido ao fato de poder ser convertido em vitamina A naturalmente pelo nosso organismo. A vitamina A, além de antioxidante, é conhecida como a vitamina da visão, tendo em vista que ela desempenha um papel importantíssimo na saúde ocular, contribuindo para a prevenção de cataratas e reduzindo o risco de degeneração macular (perda de visão devido a danos na retina).

É importante frisar que a carência de vitamina A no organismo pode levar à dificuldade de enxergar em locais escuros (cegueira noturna), podendo evoluir até mesmo para cegueira total em casos extremos. Além do mais, quando alimentamos nosso corpo com vitamina A, permitimos que ele fortifique a imunidade, tendo em vista que a vitamina A é essencial para manter os glóbulos brancos saudáveis.

2. Cuidados para a pele

Como já dito acima, a vitamina A presente na abóbora cabotiá oferece qualidades antioxidantes. O consumo regular do alimento pode reduzir inclusive algumas cicatrizes e manchas presentes na nossa pele. A vitamina A, quando absorvida pelo organismo, estimula a renovação celular e pode ser uma grande aliada na busca pelo retardo no envelhecimento da pele. Uma porção de abóbora japonesa contém o equivalente a 70% do uso diário de vitamina A indicado para uma pessoa.

O betacaroteno existente em sua composição nutricional, juntamente com outros antioxidantes encontrados nesse tipo de abóbora pode interagir diretamente no estresse da pele, alcançando resultados positivos e perceptíveis principalmente na redução das inflamações da pele e nos sinais de envelhecimento.

3. Qualidades que auxiliam na prevenção do câncer

Nos últimos anos, diversos estudos sugeriram que uma substância presente na família das abóboras age diretamente na inibição e na proliferação das células cancerígenas. Trata-se da cucurbitacina, um fármaco presente nas abóboras japonesas. A cucurbitacina também oferece atividades biológicas anti-inflamatórias, proteção contra doenças hepáticas e funções antimicrobianas.

Além da presença da cucurbitacina no alimento, os efeitos antioxidantes citados logo acima auxiliam no combate aos radicais livres cancerígenos, tornando a abóbora cabotiá um excelente produto natural que ajuda no combate a alguns tipos de câncer, como o câncer da próstata.

4. Abóbora japonesa ajuda a emagrecer com saúde

Uma das principais dúvidas que os pesquisadores constataram em seus estudos está relacionada aos valores nutricionais, calorias e dúvidas se a abóbora cabotiá engorda. A boa notícia é que a abóbora japonesa pode compor pratos deliciosos, com poucas calorias e sem deixar de contribuir para a nutrição do corpo.

– Baixa caloria e muita fibra

Para efeitos de comparação, as abóboras tradicionais possuem, em média, 60 calorias em uma xícara do alimento. Por outro lado, uma xícara de abóbora japonesa contém aproximadamente 39 calorias. Esses valores representam cerca de 2% das calorias que uma pessoa precisa ingerir diariamente (baseando-se em uma dieta de 2.000 calorias).

Além do mais, a polpa do alimento é muito fibrosa, o que ajuda a manter a sensação de saciedade no corpo por mais tempo. 10 gramas de abóbora cabotiá podem conter até 1,74 gramas de fibras. É importante frisar que a ingestão de fibras ajuda a regular os movimentos intestinais, melhora nossa digestão e acelera nosso metabolismo.

– Carboidratos, gorduras e açúcar

Uma boa parte das calorias presentes na abóbora vem dos carboidratos. Uma porção de abóbora cabotiá contém aproximadamente 10 gramas de carboidratos em sua composição. Entretanto, esses valores ainda são considerados baixos numa dieta de 2.000 calorias, representando entre 3,1% a 4,5% do recomendado para o uso diário.

Já uma xícara de abóbora japonesa contém aproximadamente 2,5 gramas de açúcar e menos de 1 grama de gorduras. Não podemos nos esquecer de citar a presença de 1,1 gramas de proteínas em uma xícara de abóbora japonesa. Essa combinação faz com que ela seja uma ótima opção para compor diversos cardápios saudáveis.

5. Cuidados com o coração

É amplamente divulgado que a alta concentração do colesterol ruim (LDL) em nosso sangue pode levar às doenças cardíacas. Uma saída indicada pelos profissionais é a substituição de alguns tipos de comidas por alimentos saudáveis, como a abóbora japonesa. A polpa da abóbora é carregada de fibras dietéticas, essenciais para manter os índices do chamado colesterol bom (HDL) altos em nosso organismo.

A cucurbitacina também ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca. Além do mais, existe uma série de outros nutrientes e vitaminas que mantêm o coração saudável e livre de doenças, como é o caso do complexo B e um de seus derivados, o folato, que são associados à diminuição de insuficiência cardíaca em homens e à redução do risco de AVC em mulheres.

Uma quantidade considerável de ferro, vitamina C e já citada vitamina A ainda ajudam a manter a integridade dos vasos sanguíneos e das artérias, reduzindo a pressão do sangue e garantindo uma circulação sanguínea saudável. O betacaroteno também oferece proteção ao diminuir o risco de derrames.

As abóboras japonesas podem ser encontradas praticamente durante o ano todo, porém, as mais saborosas costumam ser colhidas no final do verão e início do outono. Elas podem variar de tamanho, geralmente pesando de 2 kg a 4 kg e podem ser conservadas em temperatura ambiente por até um mês sem refrigeração.

Se você se interessou pelas propriedades da abóbora japonesa, aprenda uma receita simples utilizando esse alimento:

Receita de creme de abóbora cabotiá com frango

Essa receita é bem simples e saborosa. Para executá-la, você irá precisar de:

  • 1/2 abóbora cabotiá cozida e descascada;
  • 01 peito de frango (grande) cozido e desfiado;
  • 01 lata de creme de leite;
  • Cebola, alho e sal a gosto.

Modo de preparo:

Comece batendo a abóbora japonesa cozida no liquidificador. Bata bem até ficar cremoso e reserve. Em um panela, frite a cebola e o alho como de costume e acrescente o frango desfiado. Quando incorporar o tempero, acrescente o creme da abóbora cabotiá batido no liquidificar e o sal. Se quiser, pode adicionar algumas ervas a seu gosto. Deixe cozinhar até ferver, desligue e adicione o creme de leite. Sirva quente e delicie-se.

Ao escolher abóboras japonesas, opte por aquelas que pareçam pesadas para o seu tamanho e lembre-se de que quanto mais clara a casca, mais doce será a polpa. Se você procura por um sabor totalmente novo recheado de vitaminas e nutrientes, inclua a abóbora cabotiá em receitas do seu cardápio diário e surpreenda-se.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia todos os benefícios da abóbora cabotiá para a saúde e boa forma? Já experimentou essa espécie de abóbora? Que tal incluir em seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “5 Benefícios da Abóbora Cabotiá – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Dedcobri o sabor desta maravilhosa abobora na casa de minha filha em Porto Alegre,nesta semana fiquei come do so abobora cozida com casca, carne bovina cozida salada de agriao rucula tomate alface Americana temperado com vinagre azeite,percebi a saciedade,estou maravilhada preciso eliminate nice quilos!

  2. Consumo abóbora cabotiã com frequência. Faço pure(troco o azeite por queijo ralado). E utilizo também como recheio para alcachofras, e já usei como recheio para pão de beirute, junto com bacalhau. Aprovado por todos da família.

  3. Eu adoro ela refogada pura sem nada no meio uma delícia. Ela sendo reforçada engorda?

  4. Eu como abóbora com leite. Cozinho,deixo esfriar coloco leite gelado numa tigela. Mexo até fornatmum creme e tomo com colher. Sacia mesmo ,

  5. Fiz um crente delicioso com uma abóbora inteira cortada em pedaços pequenos 1/2 pimentão verde 1/2 pimentão vermelho um pedaço de gengibre. Refoguei 4 dentes de alho no azeite. Coloquei tudo para cozinhar depois de 20 minutos tirei da panela. Bati tudo no liquidificador .(coloque um pouco de sal) servir com salsinha. Fica muito bom. Abraços

  6. Como molho de abóbora cambotia quase todos os dias, faço com quiabo e outro dia faço com jiló, faço no meio da sopa e faço ela cozida em cubinhos e tempero com salsinha fresca. Fica uma delícia!

    • A casca da Cabotiá é rica em proteínas e nutrientes. Quando é cozida fica macia, um pouco crocante e tem o gosto parecido com o pinhão. Tempero com sal e azeite. Fica muito saboroso.

  7. Eu quando criança morava na roça,no café da manhã era abóbora ou cuscuz… No jantar também era abóbora e café não tinha opção,era o que tinha prá comer. Hoje ainda como abóbora, com manteiga, com leite ou na sopa é uma delícia… Principalmente q a abóbora camboitan ela é uma delícia!!! Amo.

  8. Amo abobora cabotia desde que eu era criança minha avó servia essa delicia, feita refogada com cheiro verde, em doce feito em pedaços ou em purê é simplesmente maravilhosa

    • Adoro abóbora de qualquer forma, mas principalmente com quiabo, essa mistura com quiabo interfere nas
      propriedade da abóbora ?