Benefícios da pipoca – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

A pipoca era apreciada pelos nativos americanos muito antes da chegada dos europeus, mas só recentemente descobrimos a riqueza do valor nutricional deste delicioso alimento.

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Conheça os benefícios que a pipoca pode oferecer e suas propriedades.

Propriedades da pipoca: interessantes descobertas

Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca. Eles fizeram algumas descobertas interessantes:

Vantagens como aperitivo

A pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda, porque é frequentemente associada ao cinema e entretenimento.

No entanto, a verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menos calórica.

Além disso, ela tem mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos, porque contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras.

Rica em antioxidantes

Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis, presentes na casca do grão de milho. Isso representa de 200 a 300 mg, de um total de 2 g de polifenóis que devem ser ingeridos por dia, ou aproximadamente 13%.

Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos. Nesse sentido, a pipoca se destaca por não possuir água, o que leva ao aumento da concentração dos antioxidantes presentes nela.

pipoca estourada
pipoca estourada

Propriedades nutricionais da pipoca

Informação Nutricionalpor 1 xícara (de pipoca estourada)
Calorias31 calorias
Carboidratos6,2 g
Proteínas1,1 g
Gorduras0,35 g
Fibras1,2 g
Informação nutricional da pipoca estourada (sem manteiga ou óleo)

Para ver com mais detalhes a composição da pipoca com relação a calorias, gorduras, proteínas, fibras e carboidratos, em todas as suas variações, veja o artigo Calorias da Pipoca – Tipos, Porções e Dicas.

Cuidado com o preparo da pipoca

A pipoca tem muitas propriedades boas. Entretanto, a forma como é consumida pode quase que anular esses benefícios.

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O seu limite como um alimento saudável termina quando começa, por exemplo, a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados ou no caso de pipoca doce, aromas e coberturas.

O calor é tudo o que o milho de pipoca precisa para estourar, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de polifenóis presentes na casca da pipoca​​.

Maiores Benefícios da Pipoca

Vejamos agora os maiores benefícios da pipoca para a saúde e boa forma e porque ela não é a vilã que a maioria das pessoas imaginam:

Ajuda na prevenção e combate à doenças por ser fonte de antioxidantes

Os polifenóis presentes, principalmente na casca do milho de pipoca, são poderosos antioxidantes naturais.

Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos efeitos dos radicais livres, anulando-os e impedindo que eles danifiquem células vitais.

Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causam oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis, afetando órgãos vitais do corpo, e podendo até levar ao aparecimento de tumores.

Além disso, os radicais livres são responsáveis por diversos efeitos de envelhecimento, como por exemplo, o aparecimento de rugas, manchas senis, degeneração ocular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, queda de cabelo, e outras doenças degenerativas.

Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate ao efeitos da idade. Isso é uma ótima notícia e se deve à presença dos antioxidantes.

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Melhora o sistema digestivo e o intestino

A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e vitaminas do complexo B. As fibras estimulam os movimentos dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.

Além disso, a presença de fibras, como se sabe, faz bem para o funcionamento do intestino.

Auxilia no controle do diabetes

A alta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluam pipoca na sua dieta, porque se trata de uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.

Atua na perda de peso

Uma porção de pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina.

A pipoca também possui óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, ao contrário da maior parte dos salgadinhos industrializados cheios de gorduras saturadas.

É fonte de energia

A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo, pois cada uma, em particular, tem seus benefícios. Veja:

  • Tiamina (Vit. B1): ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico;
  • Niacina (Vit. B3): aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue;
  • Vitamina B6: tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas.

Dica: Ao comprar pipoca de microondas, ou qualquer variedade que já vem embalada, leia a tabela nutricional e escolha as marcas com menos calorias e sal.

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios da pipoca.

E ai, gostou das dicas?

Outras referências:

  1. Organic Facts.
  2. Popcorn: The snack with even higher antioxidants levels than fruits and vegetables

Você tinha noção de todos esses benefícios da pipoca para a saúde? Como você costuma consumi-la? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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56 comentários em “Benefícios da pipoca – Para que serve e como fazer”

  1. Sim faço na panela normal sem nada de oleo.
    Aqueço a panela 3 minutos depois ponho a pipoca e fico mexendo e quando começa a estourar tampo a panela.fica perfeita estoura tudo e fica sequinha.??

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  2. Pipoca é super saudavel..faco com manteiga ghee.
    Otimo para fincionamenti do intestino por conter muita quantidade de fibras .

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  3. Pipoca só faço na panela e com oleo de coco da EIKO VIDA, fica uma delicia e muito saudável também, minhas filhas adoram e me pedem todos os dias.

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  4. Em um saco de papel de pão coloque o milho de pipoca, dobre a ponta do saco duas vezes e coloque no microondas com a parte dobrada para baixo. Ative o botão pipoca por duas vezes e caso mesmo assim não tenta estruturado tudo coloque novamente e ative novamente o botão pipoca.

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    • Em microondas??!!
      Estourar pipoca em microondas, o resultado é uma massa morta sem nenhum valor nutricional (zero absoluto).
      Agora se a pessoa não se importa com um alimento que não nutre em nada, que então para acompanhar esse tipo de alimento a “melhor” bebida é a água destilada que tem zero de sais minerais.

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  5. Tenho uma pipoqueira elétrica sem óleo , faz a pipoca em 5 m , sequinha , blablabla , faço pipoca o tempo todo , estou uma bola , NUNCA , que 1 xicara de milho tem somente 32 kalorias , eu uso metade de 1 xicara e rende 3 potes de pipoca , estou um balão , não me importo com gordura e sim na quantidade de “ hormonios “ ou vitaminas que posso estar consumindo .

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    • É uma xícara de pipoca estourada, sem óleo e sem sal (apesar de que o sal não altera o valor calórico) que contém 31 Kcal, e não uma xícara de milho sem estourar.
      O ganho de peso tem vários fatores ralacionados, não dá para isolar e responsabilizar um único hábito.

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    • Núbia talvez vc não tenha lido direito,, o que está escrito é uma xícara de milho estourado, ou seja de pipoca.

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  6. Adorei a informação, pois gosto muito de pipoca. Uso muito a tradicional feita na pipoqueira mesmo com pouco sal. Gostari a de saber se existe uma forma no preparo que não leve nenhum tipo de óleo ficaria melhor ainda.

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    • Lindauria, basta colocar água no lugar do óleo. O milho de pipoca precisa apenas do calor para estourar, mas para não acontecer de queimar, coloca-se água, estoura tudo normal. Coloque 1 colher de água para cada 1 colher de milho de pipoca. Mexa normalmente até começar estourar. Fica suuuper saudável e deliciosa 🙂

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  7. Depois que tomei conhecimento dos benefícios da pipoca, passei a consimir todos os dias. Faço na pipoqueira eletrica, depois rego um pouco de azeite de oliva e salpico pouco sal ! Virou hábito no café da tarde. Troquei o pão com manteiga pela pipoca. Só q tem um porém q não sei se faço certo : COMO MIUIIITO rsrs uma tigelona cheia ! Kkk mas…ta td ok com meu peso !?

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  8. Faço na panela mesmo! É tão fácil fazer pra que por em microondas! Um pouco de sal e óleo de girassol fica uma delícia.

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  9. Adoro pipoca.
    Não como pipoca de microndas, prefiro a natural.
    Tinha problemas de constipação é a pipoca regulou meu intestino.
    Achei interessante a informação quanto a fazer a pipoca somente com o calor, não sabia. Vou testar.
    Amei a matéria!!

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    • Eu gosto da pipoca de panela mesmo. A de microondas acho o cheiro muito forte . Mas não me estresso com o peso, gosto de colocar uma colher rasa de manteiga para estourar. Fica mais gostosa.

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    • O melhor óleo para fazer a pipoca é o Óleo de Coco da Copra.
      É uma dupla super Funcional.
      Eu achava que o Azeite era bom, mas não é, porque perde uma grande parte dos benefícios desse óleo.
      Acredito que no planeta não existe outro óleo melhor que o Óleo de Coco para estourar pipoca.

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  10. Adoro pipoca e faço com óleo de coco. Estou de dieta e muitas vezes, consumo no lanche da tarde ou à noite. Prefiro fazer na panela mesmo, pois o microondas detona todos os nutrientes de qualquer alimento.

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  11. Amo pipoca. É meu passa tempo nos estudos e assistindo filmes. Faço em casa com azeite extra virgem ou no microonda com aguá.

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  12. não sei se tem a ver com todo esse estudo, mas desde criança sou viciada em comer pipoca, todo santo dia, e as pessoas pensam que sou irmã do meu filho de 9 anos, pois não tenho rugas e mantenho o peso equilibrado desde a adolescência..Quando as pessoas me perguntam como eu mantenho a aparencia de menina aos 34 anos eu digo : pipoca é o segredo.. rs e olha que eu fumo.

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  13. Faço a pipoca sequinha num saco de pão…. No micro ondas…. Como ao natural sem óleo, manteiga ou sal.. Super saudável….

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  14. Não tinha ideia de que pipoca vai muito além de uma diversão quantas coisas boas que há na pipoca.sempre que faço pipoca faço com água no microondas e fica ótima

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      • Eu amo pipoca, virou um vício diário, eu tinha problema de ressecamento, por ser uma fonte de fibra,me fez muito bem.
        Faço a pipoca todos os dias na panela e óleo normal.
        No meu caso,achei que ganhei uns quilinhos e eu amei!

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    • Faço no microondas mas para cada colher de milho uma de agua, uma pitada de sal rosa. Cubro a vasilha com papel filme, evfaço uns furos com o garfo no plástico. 5 min e está pronta! Zero oleo!

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    • Óleo de girassol pra quê? Fica sequinha só na aparência externa, mas ela absorveu tudo! Não precisa usar gordura alguma para fazer pipoca. Faça com água na panela ou no microondas.

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    • Muito bom saber que existe uma opção bem simples de preço e preparo, rica em antoxidantes. A minha versã vai na panela de cerâmica, pouca banha pura de porco e um pouci de açucar demerara, depois de pronta ainda quente pouvilho cacau 100% puro. Fica una delícia e ainda mais potente em polifenóis .

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