7 Benefícios do Suco de Uva – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/02/2020

Os benefícios do suco de uva estão diretamente ligados às propriedades da uva. Pequena, refrescante, deliciosa, boa para fazer sucos, tortas, doces e muitas outras receitas, a uva é um alimento que não pode faltar na sua dieta. Você verá abaixo os seus maiores benefícios e ainda aprenderá uma receita incrível de suco integral.

O que o vinho e a uva passa têm em comum? Ambos são produtos derivados da uva, uma fruta que começou a ser cultivada há aproximadamente 8 mil anos atrás, no lugar que conhecemos atualmente como Oriente Médio.

Quando pensamos em uvas, logo nos vem a imagem de um belo cacho de uvas roxinhas e brilhantes. Mas, quando falamos dos benefícios do suco de uva, também devemos lembrar das uvas verdes. Elas são cheias de polifenóis em suas sementes e cascas, auxiliam na proteção do coração e possuem ação anticancerígena, antienvelhecimento e antimicrobiana – e esse é só o começo. Você precisa conhecer os maiores benefícios do suco de uva verde e como fazer.

Uma das maiores perguntas sobre os benefícios do suco de uva integral é sobre a sua capacidade de ser emagrecedor. Tomar esta bebida quando aparece aquela vontade de comer doces ajuda a diminuir o consumo de calorias ao longo do dia, mas será que é apenas isso? Descubra se o suco integral de uva emagrece mesmo

Outra frutinha que tem sido muito procurada pelos seus incríveis benefícios é o cranberry. Não é tão fácil de encontrá-la in natura no Brasil, mas seu suco já está nas gôndolas de todos os grandes mercados e lojas especializadas. Você precisa conhecer para que ele serve, suas propriedades e os maiores benefícios do suco de cranberry para a saúde e boa forma. 

Porém, não é nem do vinho ou da uva-passa que vamos tratar abaixo. Vamos conhecer os benefícios do suco de uva para a saúde, entender para que serve e aprender a preparar uma receita de suco de uva integral.

Para que serve? 7 benefícios do suco de uva

1. As propriedades nutricionais da uva

Uma série de benefícios do suco de uva ocorrem por conta dos inúmeros nutrientes presentes na fruta que são importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo.

De acordo com informações do site Live Science, a lista inclui: carboidratos, cálcio, ferro, vitamina A e vitamina C. Segundo a nutricionista Alissa Rumsey, a fruta também contém cobre, vitaminas do complexo B e vitamina K.

O suco de uva também é composto por nutrientes como manganês e potássio além de colina.

Apenas meio copo de suco de uva é capaz de trazer benefícios para a saúde. Essa porção fornece 50% da ingestão diária de vitamina C, que é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

2. Efeito antioxidante

Outro dos benefícios do suco de uva é a sua ação antioxidante, que contribui com o combate aos radicais livres, que são substâncias prejudiciais que podem danificar as células, causar doenças e estão associadas a problemas como câncer, doenças no coração e ao envelhecimento precoce.

Uma pesquisa feita na Universidade de Glasgow na Escócia avaliou 13 tipos de sucos e identificou que o suco de uva era o que tinha a maior e mais ampla gama de polifenóis (substâncias com propriedades antioxidantes), além da bebida ter sido classificada pelo estudo no primeiro lugar em relação ao teor de antioxidantes de maneira geral.

Além disso, segundo um estudo publicado em 2009 no Journal of Nutrition, consumir suco de uva diariamente pode diminuir os danos oxidativos ao DNA em células do sistema imunológico. 

3. Diminuição dos riscos de desenvolvimento de coágulos sanguíneos

Pesquisadores da Universidade de Georgetown nos Estados Unidos relataram em uma edição de 2001 do jornal Circulation (Circulação) benefícios do suco de uva para a diminuição das chances de aglutinação das plaquetas que foram coágulos nas artérias.

O resultado disso é o reforço ao óxido nítrico que protege o revestimento arterial e impede que as artérias coagulem. Isso é importante para prevenir ataques no coração.

Porém, a página ressaltou que foi determinado pelo estudo que seria necessário ingerir seis copos com cerca de 230 ml de suco de uva para equiparar os benefícios de duas taças de vinho tinto em relação ao combate à coagulação do sangue.

4. Redução do colesterol

O suco de uva possui compostos chamados flavonoides que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol ruim, o LDL. Essa oxidação do LDL pode provocar o acúmulo de placa nas artérias e causar uma doença chamada aterosclerose.

O Livestrong apresentou algumas pesquisas que embasam a afirmação. Uma delas foi publicada no jornal Circulation (Circulação) em 1999 e foi feita com 15 pessoas que tinham artérias estreitas, que tomaram aproximadamente 230 ml de suco de uva roxa por dia durante 14 dias.

O resultado foi que esses participantes apresentaram uma diminuição significativa na oxidação do LDL e foi observado que seu sangue fluía mais livremente nas artérias.

O outro estudo foi publicado no Journal of Nutrition (Jornal da Nutrição, tradução livre) em 2005 e indicou que cerca de 35 g de suco de uva em pó misturados com água ajudaram a diminuir o colesterol. Um outro estudo dessa mesma revista publicado em 2009 atestou que o suco de uva pode aumentar os níveis do colesterol bom, reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e promover a vasodilatação, o que também contribui para o controle da pressão arterial.

5. Sistema imunológico

Em uma pesquisa feita na Universidade da Flórida, 85 adultos tomaram em torno de 350 ml de suco de uva roxa concórdia durante nove semanas. A conclusão do experimento foi que essas pessoas tiveram um aumento em seus organismos de um tipo de célula que detecta toxinas e coloca o sistema imunológico em alerta vermelho.

Outro estudo publicado no Journal of Medicinal Food em 2011 mostrou que o suco de uva melhora a imunidade em pessoas saudáveis de meia-idade devido ao aumento dos níveis de vitamina C e também por causa da melhor função de células envolvidas na imunidade do corpo.

6. Saúde do cérebro

Mais um dos benefícios do suco de uva também pode referir-se ao cérebro. Uma pesquisa feita na Universidade de Cincinnati, em que adultos mais velhos com declínio da memória beberam entre aproximadamente 440 ml e 620 ml de suco de uva concórdia.

Foi observado nesse estudo publicado em 2010 no The British Journal of Nutrition que eles tiveram uma melhora em listar aprendizados e recordações e em sua memória espacial.

Resultados como esse sugerem que as substâncias encontradas no suco de uva podem ser aplicadas no futuro no tratamento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e a demência.

7. Redução da pressão arterial

Uma edição de 2004 da publicação Biofactors relatou que pessoas que receberam 5,5 ml de suco de uva por cada kg de peso corporal diariamente durante oito semanas apresentaram uma diminuição significativa da pressão arterial. O efeito foi creditado à ação dos polifenóis das uvas.

A presença de potássio nas uvas também contribuir para manter a pressão arterial em níveis saudáveis. A deficiência nesse mineral está relacionada ao aumento do risco de problemas de saúde como a hipertensão, doenças cardíacas e derrame.

Como fazer suco de uva integral 

Ingredientes: 

  • 350 g de uvas vermelhas ou verdes sem caroços;
  • Açúcar ou adoçante a gosto (opcional);
  • 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão natural e fresco;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ xícara de água gelada;
  • Cubinhos de gelo.

Modo de preparo:

Lavar as uvas embaixo de água fria; Colocar as uvas no liquidificador e adicionar o açúcar ou adoçante, caso perceba que as frutas não estão muito docinhas; Acrescentar a água gelada e bater até adquirir uma substância uniforme; Adicionar a pitada de sal e mexer. Espremer o suco de limão e misturar. Servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural de uva imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Suco de uva é tão bom para o coração quanto o vinho

Você já deve ter ouvido falar que tomar uma taça de vinho por dia faz bem para o coração. Será que o mesmo é válido para o suco de uva?

Diversos estudos indicam que o suco de uva pode fornecer benefícios semelhantes aos do vinho tinto para a saúde, como por exemplo:

  • Redução de risco de coágulos sanguíneos;
  • Prevenção de danos aos vasos sanguíneos do coração;
  • Diminuição do colesterol do tipo LDL;
  • Manutenção da pressão arterial.

Além de ingerir suco de uva diariamente, você também pode consumir a fruta já que muitos antioxidantes estão presentes na casca e na semente das uvas. Ingerir a fruta inteira também traz a vantagem de obter fibras dietéticas importantes para a saúde. 

Seja como suco, vinho ou fruta pura, as uvas são ótimas aliadas para manter uma boa saúde e para se prevenir contra várias doenças.

Vídeo: 

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você já imaginava todos esses benefícios do suco de uva para a saúde? Tem o costume de tomar essa bebida em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

26 comentários em “7 Benefícios do Suco de Uva – Para Que Serve e Propriedades”

  1. O meu problema era no intestino…Gente sofri horrores,tenho 34 anos e entrei na menopausa precose e mudou tudo no meu organismo….Sou adepta a medicina natural e uma das coisas que me ajudou muito foi o suco de uva…Consegui até emagrecer coisa que estava sendo impossível…

  2. eu tomo mais ou menos 1 litro de suco de uva natural, me sinto bem, mas tem algum problema tomar todos os dias, eu deixei de tomar café porque tirava meu sono ai passo o dia no suco de uva e agua.

  3. Eu comprei,uma delícia, parece vinho, mas oferece muito mais benefícios,mais forte que muitos vinhos baratos por aí,de imediato já notei um benefício,tomei duas doses e me deu um sono,deitei e dormi umas oito horas…suco de uva integral,aprovado,porém é preciso moderação por causa da frutose,eu vou misturar com limão,para dar aquele UP no fígado!

  4. Plablua@gmail.com
    Notei que esse suco puro me deu mais energia notei também que acabou com a dor nas pernas me senti muito muito bem mesmo depois de consumir suco de uva puro

    • Marta, eu estava com muitas varizes nas duas pernas e acima do calcanhar. Nunca tomei remédio ou fiz procedimento. Tomo 500 ml de uva integral todo dia e nem faço exercícios. Nao sei se tem ralação com o cunsumo de uva, mas as varizes diminuíram em 80% – e sendo que suas dores nas pernas passaram, nas minhas sumiram as varizes.

  5. Olá suco de uva integral deve ser tomado anoitecer antes de durmir ou pela manhã quero tomar. Obrigada

      • Todos os dias meu neto Tomaz me pergunta quais são as vitaminas do suco de uva integral. Ele toma religiosamente no almoço e no jantar. Agora que sei os benefícios e as propriedades, vou dar uma aula para ele. Obrigada

    • Tomo 500 ml de suco de uva integral diariamente. Até no exame do coração não apareceu uma artéria ruim. O sistema vascular ficou excelente. Não sei se é relacionado, mas até varizes nas pernas diminuíram em razão de boa circulação (melhora nas válvulas e nas veias defeituosas) Atenção nas embalagens, pois tem suco integral com antioxidante – nao é consevante mas é química. Poucas marcas são sem absolutamente nada, contendo apenas a uva (não é devido eu fazer propaganda) – leiam os rótulos.

  6. Meu LDL era muito baixo não passava de 32 após tomar suco de uva meu LDL passou para 40 LDL e cinto melhor e disposto.

  7. Tenho problemas com glicose, tenho de controlar através de remédios,Glifage 500 mg, tomo todos os dias, um copo de suco de uva natural AURORA, CAMPO LARGO OU CASA DA SERRA, no almoço e um na janta, sempre com 10% de água, gostaria de saber se o suco de uva natural contém açucar!! e tomar todos os dias, como faço á tempo, pode prejudicar o nivel de açucar no sangue! atenciosamente, Carlos Alberto.

  8. Sou do ES e tenho uma experiência a compartilhar . Minha mãe já teve 9 AVC, já faz um ano que está sem ter devido os medicamentos muito fortes que toma. há um mês tirei todos os medicamentos só deixando o de dormir pois ela era diabética e usava tbm remédio de colesterol.tem um mês que dou duas vezes ao dia o suco de uva integral comprado em supermercado, ela teve uma melhora significativa pois voltou a falar está controlada a glicose não tem indício de colesterol sem contar que sua alto estima aumentou muito pois só chorava e não comia bem. Ela tem 68 anos e de um mês pra cá voltou a comer e interagir com a família,parece que a depressão está passando.Sei que devo ter feito algo errado para a medicina mas estou feliz por ver minha mãe se recuperando dia a pós dia.

    • Nossa que maravilha Jaqueline, eu confio muito mais nos produtos naturais para melhora da saúde do que medicamentos. Você está sem dúvidas no caminho certo tanto que os resultados estão aparecendo.

  9. Sou de Portugal. Preciso mto comprar para o meu pai que ja teve 6 infartos. Como me podem ajudar? Ca nao existe e disseram que tem que ser dessa marca “uva so”.
    Sabem de algum site brasileiro que venda para Portugal? Nao encontro e preciso muito ajudar meu pai.

    • Não precisa ser desta marca. O importante é que seja da uva escura e integral. Acredito que há em Portugal suco de uva tinto integral. Não precisa importar de outro lugar.

  10. Suco de uva engorda?
    Qual é a quantidade ideal por dia?
    Eu produzo o suco de uva é sem acréscimo de açúcares e aditivos ou conservantes. Suco natural da uva bordô.
    Gostaria de receber informações diversas sobre o suco de uva.
    Obrigado.