Benefícios do psyllium – O que é, propriedades e como usar

Especialista:
atualizado em 21/09/2020

Os benefícios do psyllium são bastante conhecidos pro nutricionistas, profissionais de saúde e órgãos governamentais, e neste artigo você vai saber como ele pode ajudar na sua saúde e boa forma.

O psyllium é uma fibra solúvel natural derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata, de origem asiática. Sua fibra absorve água, e quando é misturada aos líquidos, pode aumentar em até 20 vezes o seu tamanho.

Ao final desse processo é formada uma espécie de “pasta” viscosa, que ao passar pelo intestino, ajuda a limpar as suas paredes, eliminando assim toxinas e resíduos, e ainda proporciona um efeito laxante suave.

Plantago ovata
Plantago ovata

Benefícios do psyllium

A ação do psyllium já se inicia no estômago, onde se junta aos alimentos parcialmente digeridos, seguindo então para o intestino. Lá ele absorve o excesso de água, amolecendo as fezes, e estimulando sua evacuação.

O consumo adequado de psyllium pode auxiliar nos seguintes tratamentos:

  • constipação;
  • diarreia;
  • colites;
  • hemorróidas;
  • fissuras anais;
  • doença de Crohn.

Ele também pode ser consumido para ajudar o intestino a funcionar com maior regularidade, potencializar o emagrecimento e contribuir para a saúde do coração, níveis de colesterol adequados e controle da diabetes, conforme veremos a seguir.

O psyllium melhora o funcionamento intestinal

Muitas vezes o intestino não é a nossa prioridade, mas quando ele não funciona bem nos sentimos irritados, mal-humorados, ansiosos, desconfortáveis, cansados e por aí vai.

Um dos principais benefícios do psyllium é o auxílio na melhora do trânsito intestinal.

Isso porque sendo uma potente fonte de fibras naturais (cerca de 80% da sua composição são fibras), quando elas entram em ação no intestino promovem uma “faxina”, ajudando a eliminar as toxinas e impurezas através das fezes.

Consumir o psyllium ajudará a reduzir a constipação e prevenir complicações como hemorróidas e fissuras anais, pois sua capacidade de absorver a água que passa pelo intestino ajuda a amolecer as fezes, facilitando a evacuação.

farelo de psyllium
Farelo de psyllium

Mesmo tendo um efeito laxativo, o psyllium pode ajudar nos quadros de diarreia, pois ao absorver os líquidos presentes no intestino, torna-se um composto viscoso, formador de volume, aumentando a espessura das fezes e retardando sua passagem pelo cólon.

E esses efeitos são alcançados sem formar gases ou qualquer outro desconforto digestivo. Isso porque os prebióticos do psyllium são fermentados de forma mais lenta do que outras fibras convencionais.

É importante ressaltar que para os casos de doenças crônicas, seguir a prescrição médica em relação à dosagem e à frequência do uso do suplemento é fundamental.

O psyllium ajuda no emagrecimento

Emagrecer não é tarefa fácil, requer mudanças principalmente na alimentação e atividade física. Inserir o psyllium na dieta faz dele um aliado, pois o fato de sua fibra expandir no estômago traz uma sensação maior de saciedade, ajudando a diminuir os excessos.

O psyllium atua ainda retardando o esvaziamento do estômago e diminuindo o apetite, o que auxilia qualquer pessoa dentro de um programa de perda de peso desde que o déficit calórico seja cumprido.

Ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Os níveis de açúcar no sangue exigem atenção, principalmente para pessoas com um quadro de diabetes. 

Incluir fibras na dieta pode manter um equilíbrio glicêmico apropriado principalmente após as refeições, isso porque elas ajudam a reduzir a velocidade com que carboidratos são absorvidos pelo organismo.

Uma fibra formadora de gel como o psyllium é ainda mais eficaz, pois sua digestão será mais lenta e esse processo também vai ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

O psyllium auxilia no controle dos níveis de colesterol

Conforme mencionado anteriormente, o consumo de psyllium promove uma “faxina” no intestino e ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes e eliminar impurezas, entre elas o LDL (colesterol ruim), enquanto contribui para a absorção do colesterol HDL (colesterol bom).

Ele ajuda a melhorar a saúde do coração e pressão arterial

Uma alimentação rica em fibras solúveis, como o psyllium, está associada a níveis mais baixos de triglicérides e de colesterol, e a um menor risco de doença cardiovascular.

Estudos realizados pelo European Journal of Clinical Nutrition em 2009 concluiu que o consumo de psyllium por pacientes com diabetes do tipo 2 melhorou não só o açúcar no sangue, mas também reduziu o risco de doenças cardíacas e circulatórias.

Como usar o psyllium?

Idealmente, o corpo de um adulto precisa de 25 a 30 gramas de fibras diariamente, sendo 25 para as mulheres e 30 gramas para os homens.

Uma colher de sopa de psyllium na versão em pó ou farelo contém cerca de 5 gramas de fibra e inseri-lo na dieta pode ajudar a suprir as necessidades diárias.

Não é recomendado usar o psyllium como única fonte de fibras na sua dieta. É indicado também o consumo de frutas e legumes para complementar a sua necessidade diária de fibras e outros nutrientes.

Veja como é fácil adicionar o psyllium na sua alimentação:

Misture o psyllium aos líquidos

Adicione uma colher de sopa do psyllium a um copo de água, suco, água de coco, shakes de proteína e smoothies de frutas.

Uma dica é deixar a fibra descansar em uma parte do líquido por alguns minutos, isso dará a ela a chance de hidratar e expandir de tamanho, e após esse processo você pode poderá misturar mais líquidos e obter a consistência desejada.

Turbine a sua aveia com o psyllium

Adicionar uma colher de sopa de psyllium para cada xícara de chá de aveia aumentará a quantidade de fibras presentes nela.

Use o psyllium como ingrediente no preparo de pães, bolos e biscoitos

O psyllium é um ingrediente popular para preparar algumas receitas, principalmente por não conter glúten e lactose. O psyllium contribui para melhorar a textura e elasticidade dos alimentos por mantê-los mais úmidos e macios.

Além disso, sua capacidade de expandir seu volume e formar um gel ajuda a trazer a consistência adequada para várias receitas. Utilizar meia colher de sopa de psyllium nas suas receitas deve ser suficiente para engrossá-las.

Por fim é possível polvilhar uma colher se sopa de psyllium nas sopas, cereais, coalhada ou iogurte, ou em outras refeições de sua preferência.

Onde comprar e quanto custa?

O psyllium é facilmente encontrado em casas de produtos naturais, zonas cerealistas, farmácias e em sites de produtos especializados. São comumente vendidos em forma de cápsulas, pó ou farelo.

Para se ter uma ideia de preço, uma embalagem de 1 Kg de psyllium costuma custar entre 50 e 70 reais. Já um frasco com 60 cápsulas de 500 mg costuma custar entre 30 e 40 reais.

Efeitos colaterais e segurança

O psyllium é uma forma saudável de incluir mais fibras na sua dieta, mas procure sempre seguir as instruções de consumo e não esqueça que ele absorve líquido. Então, beber muita água e manter-se hidratado durante o dia é fundamental.

Veja abaixo nossa nutricionista falando sobre alguns dos benefícios do psyllium.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar o que é e todos esses benefícios do psyllium para a saúde e boa forma? Tem curiosidade de experimentar e introduzir na dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (179 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

63 comentários em “Benefícios do psyllium – O que é, propriedades e como usar”

  1. Comprei ontem por indicação de uma amiga. Não sabia que tinha tantos benefícios. Só que como morro no interior do RJ, na minha cidade é muito caro. Paguei 13,00 em 100g. Será que poderia me indicar um site de confiança pra eu comprar mais em conta? Meus filhos estão com problemas sérios de constipação. Será que contribui também com a microbiota? Muito obrigada

  2. Nunca tinha ouvido falar dessa fibra, uma nutricionista me recomendou, vou começar a usar amanhã, só não sei a quantidade certa! Quero e preciso fazer uso desta fibra pois 9tenho vários motivos pra usar.

  3. Uso há quase 1 mês, e realmente é espetacular! intestino funciona perfeitamente e perdi 1 kilo nesses 30 dias.

  4. Estou sético pelo que acabei de ler, vou aderir para a perca de peso e inchaço no corpo.

    • EU. Homem, 1,76 de altura, 43 anos e estava com 142 kg.
      Eliminei 42 kilos em 2 anos
      A base era exatamente Low Carb e todos os dias Psyllium.
      Hoje mantendo o peso para daqui um tempinho voltar a eliminar.
      Associado a exercícios de HiiT e um bom método alimentar, dá certo sim!

  5. Bem interessante não conhecia psyllium…são muitos os benefícios.vou comprar principalmente para controle de diabetes e perca de peso..perdi 25 kilos na low carb.e agora está estacionado

  6. Boa noite!!!
    Estou com resistência a insulina,pré diabética,e já uso farinha de coco e de banana verde,e vou usar o psyllium também. Vamos ver se melhora a saúde.
    Abraços.