9 Benefícios da Mutamba – O Que é, Para Que Serve, Chá e Dicas

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

A Mutamba é uma planta nativa de países da América do Sul e da América Central. Encontrada principalmente no México, trata-se de uma planta com propriedades medicinais utilizada para tratar problemas respiratórios como a asma, inflamações como a artrite reumatoide e até mesmo para evitar a calvície.

Vamos conhecer os benefícios da mutamba e aprender como preparar o chá a partir dessa planta que promete acabar com a queda de cabelo e tratar várias condições de saúde.

Mutamba – O que é?

A mutamba, conhecida cientificamente pelo nome Guazuma ulmifolia e pertencente à família de plantas Sterculiaceae, é uma árvore que atinge uma altura máxima de 30 metros. Apesar de existirem várias outras espécies do gênero Guazuma, a Guazuma ulmifolia é a mais popular. Sua madeira é muito aproveitada para a fabricação de objetos e a planta também é utilizada para fins medicinais.

O fruto da mutamba é doce e comestível, mas seus principais nutrientes são encontrados na casca da árvore.

Além do México, a planta também é facilmente encontrada no Brasil, especialmente na região amazônica. Desde muito tempo atrás, a mutamba é usada por povos latino-americanos para tratar inflamações, desconfortos gastrointestinais e até diabetes. Hoje em dia, a ciência permitiu comprovar vários desses usos da mutamba e é sobre eles que vamos falar abaixo.

Componentes e propriedades

Vários compostos fitoquímicos são responsáveis pelos inúmeros benefícios da mutamba para a saúde. Destacam-se as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, encontradas tanto na casca do caule quanto nas folhas da árvore, e sua raiz e fruto também podem ser aproveitados para tratar doenças.

Os principais compostos químicos encontrados na mutamba são as catequinas, os taninos, o ácido caurenoico, o precoceno, o cariofileno, as proantocianidinas (B2, B5 e C1), o beta-sitosterol, a mucilagem, os alcaloides, o farnesol, o friedelin e o precoceno I.

A maioria dos componentes benéficos da mutamba se concentram na casca da árvore. A casca da mutamba é rica em taninos e antioxidantes chamados de proantocianidinas. De acordo com estudos de pesquisadores japoneses, as proantocianidinas são especialmente úteis no combate à queda de cabelo e na prevenção da calvície.

A casca também apresenta ácido caurenoico, conhecido por suas propriedades antifúngicas e bactericidas.

As folhas de mutamba contêm cafeína que, quando consumida em moderação, traz benefícios para a saúde como a redução da fadiga e o aumento do foco e da concentração.

Para que serve

Segundo estudos publicados até hoje, a mutamba apresenta propriedades bactericidas, fungicidas, antivirais, antioxidantes, antiespasmódicas, antitumorais e anticancerígenas. Além disso, ela tem um efeito hipoglicêmico e hipotenso no organismo e ajuda a relaxar os músculos.

De acordo com alguns estudos e com a medicina tradicional, a mutamba pode ser usada para tratar condições como diarreia, dores gastrointestinais, hemorragias, asma, bronquite, inflamações, problemas renais, problemas cardiovasculares como a pressão alta, problemas no fígado, calvície, sífilis, feridas, problemas na pele e febre.

Também há relatos de que o chá de mutamba pode estimular os movimentos uterinos para facilitar o parto e tratar problemas na próstata.

Assim, a mutamba parece ser eficaz no combate a micro-organismos causadores de doenças e na prevenção de danos causados por radicais livres, além de ser útil na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e na cicatrização de feridas.

Benefícios da mutamba

Os benefícios da mutamba vêm sendo estudados há muito tempo. A partir de 1968, pesquisas científicas já eram realizadas para aprender sobre as propriedades da mutamba. Vamos ver com mais detalhes quais são esses benefícios para a nossa saúde?

1. Redução da pressão arterial elevada

Foi verificado em pesquisas que a administração de mutamba reduziu a pressão arterial elevada e diminuiu o ritmo cardíaco acelerado de animais, além de que esses efeitos se estendem aos seres humanos.

Em 2002, um estudo publicado por pesquisadores belgas mostrou que a mutamba é capaz de inibir a enzima angiotensina II. Isso significa que a planta pode ser tão eficaz quanto remédio prescritos para pressão alta chamados de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina) que promovem a dilatação dos vasos sanguíneo e diminuem a pressão arterial sanguínea.

2. Relaxante muscular

A mutamba também ajuda a relaxar os músculos, incluindo os envolvidos na contração do útero durante o parto. Por esse motivo, deve ser usado com muito cuidado por mulheres grávidas.

3. Combate a microrganismo como bactérias, fungos e vírus

Vários estudos realizados entre 1987 e 2003 já relatavam a atividade bactericida de extratos obtidos da casca da árvore e das folhas da mutamba. Foi atestado que um dos benefícios da mutamba é combater bactérias de várias espécies como: Bacillus, Staphylococcus, Streptoccoccus, Escherichia coli e Neisseria gonorrhoea.

Além do efeito bactericida, a mutamba também tem propriedades antivirais atestadas em estudos científicos. Ela é eficaz no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, que é causada por uma bactéria.

4. Efeito antioxidante e potencial contra o câncer

Estudos também confirmaram a ação antioxidante da mutamba devido à presença de vários compostos químicos antioxidantes encontrados na composição da planta.

A ação antioxidante é capaz de proteger o corpo de danos causados por radicais livres que podem causar várias doenças, inclusive o desenvolvimento de câncer através dos danos celulares causados por esses radicais. Também há estudos que indicam que a casca da mutamba contém compostos que podem ser tóxicos para células cancerosas.

Além disso, os compostos antioxidantes ajudam a manter a pele saudável e protegida contra o estresse oxidativo.

5. Prevenção e tratamento da diabetes

Há diversos estudos que indicam que um dos benefícios da mutamba é ajudar a reduzir os níveis altos de açúcar no sangue, o que pode ser um complemento no tratamento de diabetes do tipo 2.

No entanto, é importante tomar cuidado para não exagerar, já que níveis muitos baixos de açúcar no sangue podem causar crises hipoglicêmicas.

6. Combate a queda de cabelo e evita a calvície

Quando aplicada topicamente no couro cabeludo, a mutamba pode evitar a queda excessiva dos fios e até ajudar a prevenir alguns tipos de calvície.

A mutamba já faz parte da composição de diversos produtos para os cabelos como shampoos, condicionadores e tônicos capilares.

Estudos japoneses indicam que a procianidica B2 encontrada na mutamba atua como um agente que promove o crescimento do cabelo, podendo até estimular o crescimento dos fios em locais do couro cabeludo em que a queda é visível. Assim, ela pode fortalecer o couro cabeludo, deixando os fios mais fortes e saudáveis e prevenindo a queda e a calvície. Porém, se a causa da calvície estiver relacionada com uma deficiência hormonal, por exemplo, não espere que aplicar mutamba no couro cabeludo resolva o problema.

A mutamba também pode ajudar a evitar a proliferação de micro-organismos no couro cabeludo devido às suas propriedades antimicrobianas. Assim, é possível usar um extrato líquido ou o próprio chá de mutamba para massagear o couro cabeludo e remover caspas e piolhos, por exemplo. Além disso, outros benefícios da mutamba para o cabelo são a redução da oleosidade e a hidratação.

7. Alívio de problemas gastrointestinais

A mutamba ajuda a aliviar problemas gastrointestinais como dores de estômago, diarreia e inflamações no estômago. Isso porque ela relaxa os músculos digestivos e intestinais, facilitando o processo digestivo como um todo e evitando tais desconfortos.

As propriedades bactericidas, antivirais e antiparasitárias da mutamba também ajudam a manter a flora intestinal saudável e combater micro-organismos que causam a diarreia, por exemplo.

A mutamba também pode atuar na prevenção e no tratamento de ulceras gástricas e apresenta efeito diurético.

8. Tratamento de feridas

A mutamba é usada tradicionalmente por povos nativos das Américas para tratar feridas e aliviar erupções cutâneas e dermatites.

Além disso, devido às suas propriedades antimicrobianas, há benefícios para ajudar a tratar problemas como infecções na pele causadas por fungos, bactérias e parasitas.

9. Alívio de problemas respiratórios

O uso tradicional da mutamba envolve o tratamento de condições respiratórias como asma, bronquite além de gripes e resfriados.

A mutamba é eficaz no combate a essas doenças que atingem o sistema respiratório porque ela contribui para a limpeza das vias aéreas, eliminando especialmente vírus e bactérias alojadas nas vias respiratórias.

O chá de mutamba também é muito utilizado para aliviar tosses e reduzir a febre.

10. Outros benefícios da mutamba

Também há indícios de que a mutamba ajuda a acelerar a cicatrização de feridas e de que o estímulo ao suor e ao aumento da micção ajudam a eliminar toxinas e limpar órgãos como o fígado. 

Dicas

Logo abaixo, separamos algumas dicas sobre o consumo de mutamba e alguns cuidados que são precisos para evitar complicações de saúde.

– Dosagem

As doses recomendadas são de 1 a 3 xícaras de chá de mutamba por dia. Se optar pela mutamba na forma de suplemento em cápsulas, é indicado tomar até 2 gramas duas vezes ao dia ou seguir as orientações no rótulo do produto. Se você usar o extrato, deve tomar de 2 a 3 mililitros por dia.

De acordo com o uso popular, a dosagem pode variar de acordo com a condição a ser tratada.

  • Infecções respiratórias: Tomar de 2 a 3 xícaras de chá de mutamba por dia;
  • Cuidados com o cabelo: Lavar o cabelo pelo menos 2 vezes por semana para reduzir a queda dos fios.
  • Problemas gastrointestinais:
    • Chá – tomar de 2 a 3 xícaras de chá de mutamba diariamente;
    • Pó, folhas secas ou cápsulas – usar de 1 a 2 gramas de mutamba por dia;
    • Extrato – usar de 2 a 3 mililitros de extrato líquido de mutamba diariamente. 

– Como preparar o chá

O chá pode ser preparado a partir das folhas ou da própria casca da árvore de mutamba. Em lojas de produtos naturais, é possível encontrar a mutamba em pó ou em folhas secas.

Use cerca de uma colher de chá do pó ou um punhado de folhas secas ou frescas de mutamba para cada xícara de água. Ferva a água, adicione a mutamba e deixe em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Em seguida, deixe a mistura em infusão por mais 10 minutos. Coe a bebida e pronto.

– Cuidados na gravidez

Apesar de ser usado por parteiras para ajudar no parto, a mutamba (principalmente sua casca) deve ser evitada durante a gestação justamente por estimular contrações uterinas que podem causar um parto prematuro ou até um aborto.

Mulheres que estão amamentando também não são aconselhadas a usar a mutamba devido à ausência de dados sobre a segurança da planta em relação à saúde do bebê.

– Pessoas com doenças cardiovasculares ou diabetes

Pessoas que sofrem de doenças cardíacas ou têm pressão arterial elevada ou diabetes e que já tomam medicamento para essas condições devem ser cautelosas com o uso de mutamba, já que a planta tem propriedades que reduzem a pressão arterial e os níveis de glicose sanguínea, podendo resultar em pressão sanguínea ou índice glicêmico perigosamente baixos.

Dicas finais

Desde que respeitadas as contraindicações que envolvem o uso na gravidez e por pessoas que usam remédios para pressão arterial ou diabetes, é possível usar a mutamba sem risco de efeitos colaterais para a saúde. Se você quiser experimentar e aproveitar os benefícios mutamba como um tratamento alternativo ou complementar para diabetes ou hipertensão, consulte o seu médico e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto para evitar complicações de saúde e efeitos adversos indesejados.

Ao sentir qualquer sinal de reação alérgica ou sintomas desagradáveis, suspenda o uso da mutamba e busque apoio médico.

Na maioria dos casos, o uso moderado de mutamba não faz mal e pode ajudar a promover alívio imediato para problemas estomacais e condições respiratórias.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios da mutamba para a saúde listados acima? Já experimentou o consumo dessa planta de alguma forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,41 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “9 Benefícios da Mutamba – O Que é, Para Que Serve, Chá e Dicas”

  1. Usei a casca de mutamba para uma pequena queda de cabelo localizada na minha cabeça. Fiz o chá com casca e assim que esfriou usei chá no cabelo e passei aquela parte mole interna da casca no local da queda. O resultado após o uso é bem visível começou a crescer e ficar bem brilhante o cabelo. Adorei o resultado com o cabelo.

  2. Comecei tomar o chá das folhas 05.03.2020, no primeiro dia senti uma melhora no meu sono, vou continuar tomando, um abraço á todos!!!

  3. Eu não sabia q a mudança era tão eficaz para saúde comir muita quando criança NA fazenda do meu pai hoje tenho vários pés na chácara vou cuidar melhor deles

  4. Tenho um pé maravilhoso aqui no sítio e não sabia de suas propriedades, me indicaram pra emagrecer, aí vim buscar informações e descobri q é bom para o fígado, comecei tomar hoje , para o fígado, já que não encontrei aqui se é bom para emagrecer

  5. Vou começar hj…depois falo no que deu kkk aqui no meu nordeste tem muito dessas arvores e lembro de que quando criança nao so eu mais os animais comia…

  6. to tomando o chá apenas antes de dormi , e sentir que melhorou minha qualidade de sono , minha respiração também pois tenho muita sinusite , deu certo