9 benefícios da mutamba – O que é, para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/05/2022

A mutamba é uma planta utilizada em diversos países para a fabricação de remédios caseiros, devido aos benefícios que ela pode trazer para a saúde.

Entre os muitos efeitos atribuídos a esta planta medicinal, os mais conhecidos se devem a suas propriedades adstringentes, desobstruentes do fígado, antibiótica e antidiabética.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, o que será que a ciência tem a dizer sobre esses benefícios? Para responder a essas dúvidas, a seguir vamos conhecer melhor essa planta e seus potenciais efeitos para a saúde, além de aprender a preparar o chá de mutamba.

O que é a mutamba?

A mutamba, conhecida cientificamente pelo nome Guazuma ulmifolia, é uma árvore de grande porte comum em boa parte da América Latina.

Além disso, por estar presente em diversos países, ela é conhecida por muitos nomes diferentes, como:

  • Mutambo
  • Mucungo
  • Fruta-de-macaco
  • Embireira
  • Pau-de-pomba
  • Guamaca
  • Pojó
  • Guaxima-macho
  • Embira
  • Guácimo de ternero
  • Pixoy
  • Xuyuy

Ela é muito usada por povos tradicionais como tratamento para inflamações, desconfortos gastrointestinais e até diabetes, e por este motivo, a planta vem sendo bastante estudada em vários centros de pesquisa.

Benefícios da mutamba

Mulher penteando o cabelo
Os benefícios da mutamba incluem até mesmo os cabelos

Os benefícios da mutamba vêm sendo estudados há muito tempo, desde 1968, com o objetivo de verificar se os usos tradicionais da planta têm fundamento científico. Então, a seguir, vamos conhecer os benefícios que esses estudos já comprovaram:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Redução da pressão arterial 

Algumas pesquisas, feitas com modelos animais, mostram que a administração de mutamba reduz a pressão arterial elevada, além de diminuir o ritmo cardíaco. 

Outro estudo, de 2002, mostrou que a mutamba é capaz de inibir a enzima angiotensina II. Isso significa que a planta pode ser tão eficaz quanto remédios prescritos para pressão alta chamados de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina) usados no tratamento da hipertensão.

Entretanto, estudos maiores, feitos com seres humanos, são necessários para afirmar com certeza que a mutamba realmente pode ser usada como tratamento para pressão arterial alta.

2. Estimulante uterino

A mutamba também estimula os músculos do útero, intensificando a contração do útero durante o parto. Por esse motivo, ela deve ser usada com muito cuidado por mulheres grávidas.

3. Ação antibiótica

Vários estudos realizados entre 1987 e 2003 já relatavam a atividade bactericida de extratos obtidos da casca da árvore e das folhas da mutamba, e sua ação afetava, inclusive, bactérias patológicas, como:

  • Bacillus subtilis
  • Salmonella sp. 
  • Staphylococcus aureus
  • Escherichia coli 
  • Neisseria gonorrhoea.

4. Efeito antioxidante 

Estudos também confirmaram a presença de compostos químicos antioxidantes na composição da planta.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o uso da mutamba pode auxiliar no combate aos danos causados pelos radicais livres, como inflamações, envelhecimento precoce da pele e até mesmo alguns tipos de câncer.

5. Prevenção e tratamento da diabetes

Há diversos estudos que indicam que um dos benefícios da mutamba é ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser um complemento no tratamento de diabetes do tipo 2.

No entanto, é importante tomar cuidado para não exagerar, já que níveis muito baixos de açúcar no sangue podem causar crises de hipoglicemia.

6. Combate a queda de cabelo 

Quando aplicada topicamente no couro cabeludo, a mutamba pode evitar a queda excessiva dos fios e até ajudar a prevenir alguns tipos de calvície.

Além disso, a planta ainda contribui para o tratamento e a prevenção da caspa e de infecções do couro cabeludo.

Por este motivo, a mutamba é muito usada na composição de diversos produtos para os cabelos, como shampoos, condicionadores e tônicos capilares.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Alívio de problemas gastrointestinais

A mutamba ajuda a aliviar problemas gastrointestinais, como dores de estômago e diarreia, devido a sua ação nos músculos digestivos e intestinais.

Outro ponto importante é que as propriedades bactericidas, antivirais e antiparasitárias da mutamba também ajudam a manter a flora intestinal saudável, uma vez que combate micro-organismos patogênicos.

8. Tratamento de feridas

Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, a mutamba pode ajudar a tratar problemas de pele, como inflamações e infecções causadas por fungos, bactérias e parasitas.

9. Alívio de problemas respiratórios

O uso tradicional da mutamba envolve o tratamento de condições respiratórias como asma, bronquite, além de gripes e resfriados.

Isso acontece porque essa planta medicinal auxilia na redução de inflamações do sistema respiratório, o que ajuda a melhorar os sintomas das condições citadas acima. Além disso, o chá de mutamba também é muito utilizado para aliviar tosses e reduzir a febre.

Dosagem

Chá de mutamba
O chá é uma das formas de usar a mutamba

As doses normalmente recomendadas são de 1 a 3 xícaras pequenas de chá de mutamba por dia. 

Mas, caso opte pela mutamba na forma de suplemento em cápsulas ou o extrato, é importante seguir as orientações no rótulo, uma vez que os fabricantes utilizam dosagens diferentes na fabricação dos produtos. 

Outro ponto importante é que, de acordo com o uso popular, a dosagem pode variar de acordo com a condição a ser tratada:

  • Infecções respiratórias: Tomar de 2 a 3 xícaras de chá de mutamba por dia.
  • Cuidados com o cabelo: Lavar o cabelo pelo menos 2 vezes por semana, para reduzir a queda dos fios.
  • Problemas gastrointestinais: Tomar de 2 a 3 xícaras de chá de mutamba diariamente.

Como preparar o chá de mutamba

O chá pode ser preparado a partir das folhas ou da própria casca da árvore de mutamba, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Ingredientes:

  • 300 ml de água 
  • Uma colher de chá de pó de mutamba OU um punhado de folhas frescas OU duas colheres de sopa de folhas secas.*

*Você pode utilizar diferentes partes da planta, seja fresca ou seca.

Modo de preparo:

  • Aqueça a água em uma panela e, assim que iniciar a fervura, adicione a mutamba
  • Então, deixe a mistura em fogo baixo por cerca de 10 minutos
  • Em seguida, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos
  • Por fim, coe a bebida e sirva-se.

Dicas e cuidados

Apesar de ser um remédio natural utilizado em diversos países, o uso de grandes quantidades de mutamba pode causar alguns problemas de saúde, como:

  • Desconforto gástrico
  • Hipoglicemia
  • Danos ao fígado e aos rins

Por isso, é recomendável utilizar a planta medicinal com cautela e sem exageros, além de consultar um médico para saber se ela é realmente indicada para o seu caso.

Além disso, mulheres que estão amamentando também não devem usar a mutamba, uma vez que não se sabe os efeitos que a planta pode ter na saúde do bebê.

Por fim, pessoas que já utilizam medicamentos para tratar condições como diabetes e doenças cardiovasculares devem ser cautelosas com o uso de mutamba. Isso é importante para evitar, por exemplo, quedas bruscas de pressão e glicemia, que podem causar mal-estar intenso e mesmo desmaios.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar dos benefícios da mutamba para a saúde listados acima? Já experimentou o consumo dessa planta de alguma forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média 3,46)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

19 comentários em “9 benefícios da mutamba – O que é, para que serve e dicas”

  1. Olá,eu acabei de descobrir os benefícios dessa planta e já preparei um chá de casca de mutamba.
    #adorei o sabor e vou cuidar da saúde né.

    Responder
  2. A mutamba e muito boua eu recomendo estava com uma crise de garganta tomei apenas dois chá e estou mim sentindo bem melhor….

    Responder
  3. Tenho um lindo pé de mutamba em meu sitio, e costumo usar a casca pra chá quando quero perder peso, super funciona

    Responder
  4. Tomo chás das folhas, cascas e dos frutos da mutamba desde criança. Acabo de descobrir algo que médicos e estudiosos deveriam aprofundar na pesquisa, porque eu e minha esposa tivemos o COVID ela com maior risco pois é diabética e junto com o COVID pegou DENGUE mas por usarmos regularmente o chá da mutamba com a casca do Jatobá e Angico, ficamos apenas 2 dias com o sintoma desaparecendo totalmente o vírus de nosso organismo, sem falar da limpeza de nossos pulmões, fígado e rins. Comercializo a verdadeira MUTAMBA que tem mais propriedades medicinais que as demais regiões do Brasil que é de Goiás até o Tocantins, devido as características do cerrado e sua flora! Se alguém precisar cobro uma pequena taxa pelo trabalho e preparação e envio para qualquer parte do Brasil, com despesa de correios pelo destinatário. Contato pelo e-mail abaixo.

    Responder
    • Fala Jose Benedito estou com a Omicron há 8 dias e estou com uma leve catarro e falta de ar gostaria de comprar seus produtos e saber como se prepara obrigado que Deus abençõe.

      Responder
  5. Uso a mutamba, tenho 68 anos, tinha verrugas e desapareceram, faço o champô e uso e o cabelo para de cair. Vou usar q acredito q faz bem.

    Responder
  6. Tenho um lindo pé no meu sítio, e uso para o fígado e para perder peso, ele desincha , e pro cabelo faço um tônico com a entrecasca fresca, fica um líquido espesso, gelatinoso, ótimo para quedas e da um super brilho

    Responder
  7. Nunca tinha ouvido falar da planta muamba, agora que sei dos seu benefícios vou procurar fazer o uso diário junto com meu esposo, achei muito importante está pesquisa, uma vez que as indústria farmacêutica não indicam por medo de não consumimos os medicamentos que alguns médicos nos receita, remédios esses que nos deixam como dependentes químicos, sendo que a natureza nos oferece quase todo tipo de remédios caseiros que necessitamos e isso os médicos não receita para seus pacientes.

    Responder
  8. Usei a casca de mutamba para uma pequena queda de cabelo localizada na minha cabeça. Fiz o chá com casca e assim que esfriou usei chá no cabelo e passei aquela parte mole interna da casca no local da queda. O resultado após o uso é bem visível começou a crescer e ficar bem brilhante o cabelo. Adorei o resultado com o cabelo.

    Responder
  9. Comecei tomar o chá das folhas 05.03.2020, no primeiro dia senti uma melhora no meu sono, vou continuar tomando, um abraço á todos!!!

    Responder
  10. Eu não sabia q a mudança era tão eficaz para saúde comir muita quando criança NA fazenda do meu pai hoje tenho vários pés na chácara vou cuidar melhor deles

    Responder
  11. Tenho um pé maravilhoso aqui no sítio e não sabia de suas propriedades, me indicaram pra emagrecer, aí vim buscar informações e descobri q é bom para o fígado, comecei tomar hoje , para o fígado, já que não encontrei aqui se é bom para emagrecer

    Responder
  12. Vou começar hj…depois falo no que deu kkk aqui no meu nordeste tem muito dessas arvores e lembro de que quando criança nao so eu mais os animais comia…

    Responder
  13. to tomando o chá apenas antes de dormi , e sentir que melhorou minha qualidade de sono , minha respiração também pois tenho muita sinusite , deu certo

    Responder