Agachamento avanço afundo invertido com halteres – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 03/08/2022

O agachamento avanço afundo invertido com halteres é um tipo de afundo em que você desloca a perna para trás para fazer o agachamento.

Ele é uma boa opção de exercício para membros inferiores, especialmente para quem tem algum problema ou lesão no joelho. Isso porque o recuo para trás na hora de agachar não sobrecarrega a articulação do joelho, como ocorre no agachamento avanço afundo tradicional.

  Continua Depois da Publicidade  

Neste exercício dinâmico e multiarticular, os músculos mais ativados são os quadríceps (parte da frente), os isquiotibiais (parte detrás da coxa) e os glúteos. Como o agachamento avanço afundo invertido é unilateral, os músculos são trabalhados igualmente em ambos os lados, o que pode ser útil para evitar assimetrias musculares.

quadríceps, isquiotibiais e glúteos
O agachamento avanço afundo invertido com halteres trabalha vários músculos da perna

De fato, incluir o agachamento avanço afundo no seu treino de pernas ajuda a soltar os quadris, a corrigir a postura, a aumentar a flexibilidade e a melhorar o equilíbrio e a mobilidade. Todos esses benefícios que o exercício oferece melhoram a qualidade de vida, já que ajudam na mobilidade física em atividades do cotidiano que envolvem levantar, sentar, agachar ou dar um passo à frente ou para trás.

Como fazer agachamento avanço afundo invertido

agachamento afundo para trás

Antes de mais nada, mantenha a boa postura. Para isso, deixe a coluna reta, os ombros para trás e o abdômen ativado.

Depois disso, afaste os pés aproximadamente na mesma largura dos ombros, e deixe os pés e os joelhos apontando para a frente. Em seguida, segure um halter em cada mão mantendo os braços estendidos.

Então, inicie o agachamento avanço afundo invertido com halteres dando um passo para trás ao mesmo tempo em que flexiona o joelho até a coxa da frente ficar paralela ao chão. Depois disso, dê um passo para a frente enquanto levanta e retorna à posição inicial.

  Continua Depois da Publicidade  

O exercício é invertido porque você deve dar um passo para trás no momento de agachar. Ao fim do agachamento, volte para a posição inicial dando um passo para a frente.

Quando terminar a série, repita com a outra perna. Você pode fazer 2 ou 3 séries de 10 a 12 repetições cada.

Erros comuns

Afundo inverso
Alguns erros no movimento do exercício podem atrapalhar os ganhos e provocar lesões

Os erros que você pode evitar na hora de fazer o agachamento avanço afundo invertido com halteres são os seguintes.

Entortar os joelhos

Deixar os joelhos dobrarem para dentro ou para fora durante a execução do exercício é um erro que pode resultar em dores ou lesões.

Esse desalinhamento do joelho pode ser um sinal de fraqueza e desequilíbrio tanto nos músculos adutores como nos abdutores da coxa. Se esse for seu caso, é importante incluir exercícios como a abdução e também a adução na máquina para fortalecer esses músculos e melhorar o agachamento.

Também vale a pena reduzir um pouco a carga usada para se concentrar no equilíbrio e no aumento da flexibilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Encostar o joelho no chão

Não é necessário encostar o joelho da perna de trás no solo durante o agachamento. Na verdade, fazer isso pode prejudicar a patela do joelho a longo prazo.

Além disso, não deixar o joelho tocar o chão aumenta a tensão sobre os músculos, o que pode gerar melhores resultados na hipertrofia muscular.

Usar halteres muito pesados

Não adianta usar halteres muito pesados se você ainda não domina os movimentos do exercício. De fato, exagerar no peso pode aumentar o risco de acidentes além de prejudicar a eficácia do exercício.

Por isso, foque em aprender a execução correta sem pesos antes de fazer o exercício com halteres.

Curvar a coluna

É muito importante manter as costas retas durante o agachamento avanço afundo invertido, não apenas para preservar a postura como também para evitar dores na lombar, bem como dores nos ombros.

Deixar as pernas muito ou pouco espaçadas

O ideal é deixar os pés afastados aproximadamente na mesma largura dos ombros. Isso ajuda no equilíbrio e protege as articulações dos joelhos durante o agachamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixar o joelho ultrapassar o pé 

Lembre-se de não deixar o joelho da frente ultrapassar as pontas dos dedos do pé. Você pode garantir isso mantendo um ângulo de 90 graus na hora de agachar. 

Dicas finais

Preste atenção no equilíbrio e também na postura para não se machucar. Assim, mantenha abdômen contraído, ombros para trás, peito aberto e coluna ereta.

O agachamento avanço afundo invertido requer bastante equilíbrio. Portanto, treine bastante e não desista na primeira dificuldade, pois trata-se de um excelente exercício para fortalecer os músculos das pernas e também os glúteos.

Fontes e referências adicionais

Você prefere fazer o avanço afundo tradicional ou invertido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário