Água com limão antes de dormir emagrece? Faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 04/10/2021

Beber água com limão pode trazer vários benefícios à saúde, pois além de hidratar, o limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, é uma excelente fonte de minerais como cálcio e fósforo que favorecem a saúde da pele e dos ossos, além de ser um desintoxicante natural.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que tomar água com limão antes de dormir emagrece? Apesar da água com limão não aumentar a queima de calorias do corpo, é uma bebida rica em nutrientes antioxidantes que pode auxiliar o organismo a eliminar toxinas, facilitando assim, o processo de perda de peso.

No entanto, a água com limão sozinha não possibilita a perda de quilos e para a diminuição da gordura corporal é necessária a adoção de uma alimentação balanceada.

Além de ajudar no emagrecimento, a água com limão pode trazer outros benefícios para a saúde, então, confira a seguir as principais vantagens dessa poderosa combinação.

Água com limão emagrece?

Alguns nutricionistas indicam beber um copo de água com limão antes das refeições para preencher o estômago e evitar a ingestão exagerada de alimentos.

Além disso, a bebida apresenta poucas calorias e há relatos de que o ácido cítrico encontrado no limão pode acelerar o metabolismo, fazendo com que mais calorias sejam queimadas e que o organismo armazene menos gordura em seus tecidos adiposos.

A água com limão também pode tornar a digestão mais efetiva, o que é bom para qualquer pessoa que está buscando a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas qual a diferença entre tomar água com limão antes de dormir ou durante o dia?

agua com limão

Embora não existam evidências científicas para confirmar se o efeito da água com limão é diferente de acordo com o horário em que a bebida é consumida, há relatos de que antes de dormir a água com limão é capaz de ajudar na perda de peso por meio do estímulo à digestão e da desintoxicação do corpo enquanto você dorme.

Além dos efeitos mencionados acima, o que se espera ao beber água com limão antes de dormir é que a bebida vai estimular a digestão e fazer com que problemas como constipação sejam resolvidos na manhã seguinte e isso pode ajudar na perda de peso.

Além disso, a água com limão é diurética e ajuda a desintoxicar o corpo. Um corpo livre de toxinas funciona melhor de uma maneira geral, o que também pode contribuir para a queima de calorias.

É eficaz beber água com limão para perder peso?

Apesar de não fazer mal para a maioria das pessoas, a água com limão provavelmente não vai causar a perda de peso independentemente do horário que você decidir tomar, pois ela não é uma bebida milagrosa para essa finalidade.

Porém, os compostos presentes no limão podem sim facilitar a perda de peso desde que você siga uma dieta equilibrada e adequada às suas necessidades calóricas diárias. O que de fato é comprovado pela ciência para perder peso é seguir uma dieta hipocalórica e adotar um estilo de vida mais saudável que inclua a prática de atividades físicas.

Dicas de consumo

Para preparar a água com limão, é só espremer o limão em uma colher de sopa e colocar em 1 xícara de água (morna ou fria, de acordo com sua preferência) e, se a casca estiver bem higienizada, deixe ela “descansando” dentro da água até o momento de tomar.

  Continua Depois da Publicidade  

Para evitar que a água fique com um gosto ruim ou que a bebida perca suas propriedades, é indicado beber a água com limão assim que ela for preparada. Se isso não for possível, consuma toda a bebida ainda no mesmo dia.

Faz mal tomar água com limão?

É seguro tomar água com limão, mas podem ocorrer alguns efeitos adversos como:

  • Danos ao esmalte dos dentes: O hábito de tomar água com limão à noite pode prejudicar os dentes. Isso porque o ácido presente no limão é corrosivo e pode causar a destruição do esmalte dos dentes. No entanto, basta beber a água com o auxílio de um canudo ou então escovar os dentes logo em seguida para que não sobre nenhum resíduo nos dentes.
  • Desconforto estomacal: Principalmente as pessoas que sofrem de problemas estomacais podem sofrer com o ácido presente na água com limão. Algumas pessoas podem sentir uma leve azia. Se isso se repetir por muitos dias, pode ser melhor parar de consumir a bebida. Entretanto, para algumas pessoas, o limão pode até ter um efeito benéfico contra a azia por conta de sua função alcalinizante, que ocorre depois de ser metabolizado pelo organismo. A dica aqui é consumir a bebida com moderação.

Benefícios da água com limão

água com limão

A água com limão antes de dormir pode ajudar na desintoxicação do corpo durante a noite e uma ótima maneira para aproveitar os benefícios desta fruta é adicionando algumas gotas de limão à água.

Dentre os principais benefícios de tomar água com limão antes de dormir, destacam-se:

1. Melhora a qualidade do sono

A ingestão de água com limão antes de dormir pode ajudar a equilibrar os nutrientes como as vitaminas e os minerais, restabelecendo os níveis que foram desregulados durante o dia. Esse equilíbrio ajuda na estabilização hormonal, no aumento dos níveis de energia para o dia seguinte e no reparo de músculos e articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

Tudo isso promove o relaxamento do corpo, que estará energizado e descansado para o dia seguinte. Antes de deitar, ao tomar água com limão todas as noites, o sono tende a se tornar mais profundo e reparador.

Porém, algumas pessoas podem se sentir mais agitadas logo após tomar a água com limão. Nesses casos, pode ser melhor tomar a bebida de manhã para não atrapalhar o sono.

2. Pode ajudar na queima calórica e perda de peso

Há quem defenda que a água queima calorias naturalmente e que ao beber água gelada, a queima calórica é ainda mais eficaz. A ideia é que ao beber água fria com limão, o corpo vai precisar realizar esforço para manter a temperatura corporal, o que aumentaria a taxa em que o metabolismo queima as calorias.

Por outro lado, outras pessoas alegam que beber água fria pode afetar negativamente a digestão e que, para a gordura ser eliminada, o melhor é tomar água morna com limão.

O fato é que em nenhum dos casos existem estudos científicos que comprovem que beber água com limão pode resultar em perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Hidrata o corpo

É indispensável para a saúde que o corpo fique hidratado ao longo do dia e isso também é essencial durante o sono. Assim, tomar um copo de água com limão antes de dormir pode ajudar a repor os líquidos perdidos durante o dia e manter o corpo hidratado durante o sono.

A hidratação é muito importante para que o sangue seja bombeado corretamente para todo o corpo, aumentando os níveis de energia ao acordar.

4. Combate micro-organismos

Pesquisas como a publicada em 2015 no Journal of Medical Microbiology, concluiu que as limoninas encontradas nos limões ajudam a prevenir o acúmulo de bactérias do tipo Streptococcus. Tais bactérias podem causar uma série de infecções e problemas de saúde como infecções respiratórias e bucais.

Beber água com limão pode ajudar a evitar a proliferação desses micro-organismos e ajudar o sistema imune a combater as bactérias.

5. Estimula o sistema imunológico

garrafa de água com limão

A abundância de vitamina C que o limão oferece faz dele um ótimo estimulante para o sistema imunológico e suas propriedades antioxidantes também são perfeitas para promover a saúde da pele.

A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que torna mais eficaz o combate a vários tipos de microorganismos que ameaçam a saúde. Além disso, a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, que são células sanguíneas essenciais para o bom funcionamento deste sistema.

6. Promove a desintoxicação do organismo

O efeito diurético da água com limão pode auxiliar o corpo a eliminar toxinas. Quando ingerida logo antes de dormir, a água com limão morna faz com o que o organismo seja lentamente desintoxicado durante a noite.

O ácido cítrico do limão ajuda a maximizar a função de enzimas, o que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação, e pode até mesmo ajudar a combater pedra nos rins.

7. Participa da saúde digestiva

Os movimentos intestinais podem ser regulados com a ajuda de uma xícara de água com limão antes de dormir, auxiliando o processo digestivo. O consumo regular pode reduzir significativamente a ocorrência de constipação.

Além disso, o ácido presente no limão ajuda a saliva a começar a digestão da comida ainda na boca e os compostos encontrados no limão estimulam as secreções digestivas no estômago.

A água com limão também pode melhorar a absorção de nutrientes, diminuindo o inchaço e facilitando a digestão. Por fim, a bebida também estimula o fígado e pode beneficiar funções de algumas enzimas no corpo.

Segundo a medicina Ayurveda, o sabor azedo do limão é o responsável por esse estímulo que promove a boa digestão dos alimentos e evita o acúmulo de toxinas no corpo.

8. Pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas

O limão é considerado um protetor do coração e dos vasos sanguíneos por possuir ação antioxidante e ser uma poderosa fonte de flavonoides e vitamina C. Os flavonoides antioxidantes das frutas cítricas, em especial a hesperidina e a naringina, auxiliam no combate às doenças cardiovasculares.

Uma grande pesquisa realizada na Universidade de Tóquio demonstrou que a presença de vitamina C no organismo ajuda a prevenir o acidente vascular cerebral (AVC).

O simples fato do limão ser rico em pectina, uma fibra que estimula a saciedade por formar um gel no estômago, contribui para o controle da glicose e da redução da obesidade, fatores que também promovem a melhoria cardiovascular como um todo.

O limão ainda é rico em potássio, o que favorece a melhoria do fluxo sanguíneo e regula a pressão arterial. A hipertensão é um fator de risco importante para derrames e infartos.

9. Ajuda a prevenir o surgimento de pedras nos rins

Em 2014, um estudo publicado no Korean Journal of Urology mostrou que a vitamina C e o ácido cítrico podem ajudar a impedir a formação de alguns tipos de pedras nos rins ou até ajudar a tratar o problema.

Os cientistas afirmam que a inclusão de vitamina C e ácido cítrico na alimentação diária de quem já teve pedras nos rins pode reduzir o risco de desenvolver o problema novamente.

10. Melhora o humor

pessoa feliz

A água com limão pode melhorar os níveis de energia devido à melhor circulação sanguínea, à hidratação e à reposição de nutrientes. Isso afeta diretamente o humor, podendo fazer com que a pessoa se sinta não só com mais energia como também apresente uma sensação de bem estar.

Na aromaterapia, o aroma do limão também contém propriedades energizantes que melhoram o humor e ajudam a limpar a mente.

Além disso, o limão também pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão, pois há uma possível relação que vem sendo estudada sobre o funcionamento adequado do intestino e a síntese de neurotransmissores essenciais, como a serotonina, para a regulação do humor.

11. Promove a saúde da pele

A presença de compostos antioxidantes e de vitamina C no limão pode trazer benefícios para a pele. Isso porque essas substâncias podem proteger a pele contra a ação de radicais livres que podem levar ao envelhecimento precoce e a vitamina C estimula a produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e saudável.

12. Efeito anti-inflamatório

De acordo com vários estudos científicos, a vitamina C pode reduzir inflamações devido ao seu efeito anti-inflamatório e o limão é uma poderosa fonte desta vitamina. Para seu melhor uso, utilize a casca, que é a parte com maior quantidade de terpenos, as substâncias mais importantes e funcionais do alimento.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já ouviu falar que tomar água com limão antes de dormir emagrece? Pretende experimentar essa técnica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 4,23)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

13 comentários em “Água com limão antes de dormir emagrece? Faz mal?”

  1. Gostei muito das informações sobre o uso do limão com água, mas eu faço uso dele todas as manhãs e a noite ,só que sem água. Isso é bom ou prejudicial a minha saúde? Tenho reflexo e gastrite, mas até o momento não sinto nenhum incômodo fazendo uso dessa fruta maravilhosa. E aí continuo ou não a toma-lo??? Grata bjs.

    Responder
  2. Tem uma semana que estou tomando água natural com limão e estou me sentindo desinchada e com mais disposição! Tenho arritmia, depois dessa bebida, estou bem melhor. Porém não parei de tomar meu medicamento.

    Responder
  3. Tomo água com limão a noite antes de dormir, tomo com água fria e não gelada.Sinto muita disposição no dia seguinte e super hidratada.Estou na menopausa e percebi muita umidade na vagina depois que comecei fazer uso da água com limão.Comecei tomar por acaso,nem sabia que era bom,como senti muito bem,fui pesquisar água com limão p ver se era benéfico p o organismo e deparei com relatos falando do bem que faz.Estou amando.

    Responder
  4. BOA NOITE 28 JAN 2020

    COMEÇANDO HOJE A TOMAR ÁGUA GELADA COM LIMÃO. VAMOS VER O RESULTADO DAQUI A ALGUM TEMPO. VOLTO E COMENTO

    Responder
  5. Estou tomando à noite e tenho acordado pela manhã muito mais disposta e a visão bem melhor.
    Não sinto mais desconforto abdominal nem dor nas articulações. Estou muito feliz é um tratamento maravilhoso!
    Tenho diabete tipo 2 e hipotiroidismo mas já me sinto outra pessoa!

    Responder