O chá mate é uma das bebidas mais consumidas em algumas regiões do Brasil, como o Sul, seja por tradição, ou pelos benefícios que ela traz para a saúde.
E esses benefícios têm sido alvo de diferentes estudos, voltados às suas substâncias bioativas, como flavonoides e ácidos fenólicos, além da cafeína.
Por isso, vamos conhecer abaixo quais são as propriedades e os vários benefícios do chá mate à saúde e boa forma, além de aprender a preparar a bebida.
- Veja também: 6 alimentos ricos em flavonoides
Benefícios do chá mate
1. Ajuda a emagrecer
O chá mate é muito usado, seja na forma de cápsulas ou de infusão, como um estimulante do emagrecimento.
Isso se deve a uma série de efeitos do chá, como:
- Aumenta o rendimento dos exercícios: Os praticantes de esporte podem se beneficiar dos efeitos estimulantes do chá mate, que ajudam a acelerar o metabolismo, além de combater a fadiga muscular;
- Supressor de apetite: Outro efeito do chá mate é a inibição do apetite, devido à redução da velocidade de esvaziamento gástrico que ele promove;
- Aumenta a queima de gorduras: Além de acelerar o metabolismo, o chá mate contribui para uma maior queima de gorduras, principalmente quando seu uso está associado à prática de atividades físicas.
2. Ajuda no tratamento da esteatose hepática
Também conhecida como “gordura no fígado”, a esteatose hepática é um problema potencialmente grave.
Seu tratamento, na maioria dos casos, envolve apenas a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta saudável e equilibrada.
Mas o chá mate pode contribuir com esse tratamento, e pode acelerar a eliminação da gordura acumulada no fígado, desde que seja usado com moderação.
3. Ação diurética
A cafeína do chá mate tem um leve efeito diurético, que pode ser útil para aliviar os sintomas da retenção de líquidos, como a sensação de inchaço.
- Veja também: 7 chás diuréticos para ajudar a emagrecer
4. É rico em antioxidantes
Os polifenóis presentes no chá mate são antioxidantes potentes, combatem os danos causados pelos radicais livres. Assim, o seu consumo pode contribuir para a prevenção de problemas como:
- Envelhecimento precoce da pele: A ação dos antioxidantes na pele ajuda a manter a produção de colágeno, além de evitar o envelhecimento causado pelo estresse oxidativo;
- Inflamações e doenças autoimunes: Os antioxidantes têm um importante efeito regulador do sistema imunológico, e por isso, ajudam na prevenção de doenças inflamatórias e autoimunes;
- Doenças cardiovasculares: Esse efeito se deve tanto à redução dos níveis de colesterol, quanto ao efeito anti-inflamatório do mate;
- Doenças neurodegenerativas: Outro efeito dos antioxidantes é na melhora dos sintomas de algumas doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer, embora mais estudos na área precisem ser realizados para determinar a dose exata necessária.
5. Ajuda no controle da diabetes
Por fim, o chá mate ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, quando consumido regularmente.
Contraindicações
Apesar de o consumo de chá mate ser seguro para a maior parte das pessoas, alguns grupos devem consumi-lo com mais cuidado, e sempre procurar a orientação de um profissional.
São eles:
- Pessoas com gastrites e úlceras: A erva mate pode irritar a mucosa do estômago, agravando os sintomas de úlceras, gastrites e esofagites;
- Pessoas que sofrem de insônia: Por ter um efeito estimulante, o uso do mate pode afetar o sono, principalmente de quem já tem dificuldade para dormir;
- Hipertensos: O mate pode aumentar a pressão arterial, principalmente por seu efeito estimulante. E, quando se trata de uma pessoa com hipertensão, as consequências podem ser graves;
- Pessoas ansiosas e agitadas: O consumo, embora não seja contraindicado, deve ser feito com cuidado por essas pessoas;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando: O consumo de qualquer tipo de chá deve ser feito apenas com orientação de um profissional de saúde.
Como incluir o chá mate no cardápio?
O chá mate é extremamente versátil, e pode ser preparado puro ou em associação com outras ervas, frutas e especiarias, como:
A lista de associações é imensa, o que facilita a inclusão do chá mate no seu dia a dia.
Receita de chá mate
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de erva mate;
- 500 ml de água;
- Açúcar, adoçante ou mel a gosto.
Modo de preparo:
- Aqueça a água até começar a ferver;
- Depois, desligue o fogo e adicione a erva;
- Então, deixe em infusão por 5 a 10 minutos;
- Por fim, adoce como preferir.
Receita de chá mate detox
Ingredientes:
- 1 maçã com casca;
- 1 folha de couve sem o talo;
- 200 ml de água;
- 1 colher de sopa de erva mate;
- Gelo a gosto;
- Adoçante.
Modo de preparo:
- Aqueça a água até ferver e adicione a erva mate;
- Deixe em infusão por 5 minutos, e depois coloque para gelar na geladeira;
- Assim que o chá estiver frio, transfira para um liquidificador, juntamente com os outros ingredientes;
- Por fim, bata até o gelo ser triturado, e beba imediatamente.
Use e abuse da versatilidade do chá mate, no inverno e no verão.
Vídeo: Benefícios do chá mate
Assista ao vídeo abaixo para saber mais informações sobre as propriedades do chá mate.
E aí, gostou das dicas?
Aos 77 anos,com saúde , disposição e sem rugas! Chá mate Leão faz parte do histórico familiar,em casa nunca faltou, vovó, mamãe, e eu cresci tomando4 xícaras diariamente e SEM açúcar! Chá Mate Leão é prevenção de doenças! Recomendo fortemente à todos🙏❣️ Gratidão aos que plantam e comercializam essa bebida saudável!A natureza é a melhor farmácia que há!!
Quantas vezes ao dia devo tomar o cha mate para ele fazer efeito referente a esteose hepática?
alem de ser delicioso,refrescante e muito util a saude.amei****.
comecei hoje a noite preparei meu primeiro chá.
Quando eu tomo, para reduzir peso, tomo sem adoçar só com limão. É tudo isso aí que falou….além de deixar a pele linda pois se age sobre o fígado, o resultado aparece. Também li uma vez que ajuda na produção de colágeno como o chá verde. Se ajuda na produção de colágeno e da para ver porque estica a pele, poderia ser estudado para o caso de artrite e artrose…vou começar a fazer minha pesquisa pessoal, pois estou apresentando esses sintomas já.