Benefícios do Gengibre – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2020

Os benefícios do gengibre são muitos, e vão desde a melhora de problemas digestivos até a sua ação antibacteriana.

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Além disso, essa raiz, tão famosa por seu sabor característico, tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Então, vamos conhecer mais sobre este condimento, seus usos medicinais, além de aprender como incluí-lo na dieta.

A história do gengibre

Chá de gengibre com laranja e mel
Chá de gengibre com laranja e mel

Oriundo do sul da Ásia, o gengibre chegou à Europa através do lucrativo comércio de especiarias.

Os exploradores espanhóis levaram a erva para as Índias Ocidentais (México e América do Sul), como uma forma de torná-la mais acessível, tendo em vista que esta era uma especiaria muito cara e de grande demanda entre o povo europeu.

Até os dias atuais, o gengibre é bastante usado na culinária, e famoso por suas propriedades medicinais.

Como utilizar o gengibre

O gengibre pode ser consumido na forma de chás, sucos, em pedaços frescos ou em pó. Os rizomas – termo usado para designar caules subterrâneos como o gengibre – quando jovens têm um sabor suave e podem ser utilizados em conservas.

Já o suco dos rizomas maduros é um ingrediente frequentemente utilizado na culinária indiana, e comum nas cozinhas chinesa, japonesa, vietnamita e outras do sul asiático, sendo usado para aromatizar pratos vegetarianos, frutos do mar e carnes.

O pó de gengibre é um condimento para receitas de pães, biscoitos, bolos e cervejas e o gengibre desidratado tem sabor bem mais forte e picante que o gengibre in natura, e pode ser consumido como se fosse uma bala.

Quais as propriedades do gengibre?

gengibre fatiado
Raiz de gengibre

O gengibre é um tempero aromático, de sabor pungente e picante. E, dentre todas as substâncias ativas presentes no gengibre, o gingerol merece maior destaque. Ele é o principal responsável pelo sabor característico do gengibre e por várias das suas propriedades medicinais.

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E já existem estudos, como este que foi publicado no periódico Advances in experimental medicine and biology em 2016, que mostram que esse composto possui atividade antioxidante, e pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Quais os benefícios do gengibre?

Entenderemos agora, com mais detalhes, quais os benefícios do gengibre para a saúde e boa forma.

1. É um excelente remédio para alergias, gripes e resfriados

O gengibre sempre foi muito usado para o tratamento de gripes e resfriados, e seu chá alivia o desconforto na garganta e no nariz.

Além disso o gengibre também é usado no tratamento de alergias relacionadas ao trato respiratório, uma vez que ele tem propriedades anti-histamínicas, efeito demonstrado em um estudo publicado em 2016 no periódico The Journal of nutritional biochemistry.

2. É um grande aliado para quem emagrecer

O gengibre contribui bastante para o emagrecimento, através de uma série de efeito, como veremos a seguir:

  • Ajuda a manter o trânsito intestinal, evitando quadros de constipação;
  • É um alimento termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo;
  • É considerado também um inibidor natural do apetite já que proporciona uma sensação de saciedade, e, consequentemente, reduz a ingestão calórica;
  • Ajuda a suprimir a produção de cortisol no organismo, que é um hormônio que estimula o acúmulo de gordura na região abdominal.

Para auxiliar no processo de emagrecimento é aconselhável ingerir pedaços de gengibre fresco (junto com saladas, por exemplo) e não consumi-lo apenas como chá, pois nessa forma seus ingredientes ativos podem ficar muito diluídos.

Mas é importante lembrar que ele não é um alimento milagroso, e que seu uso deve estar associado a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.

3. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

O gengibre é rico em antioxidantes, como o gingerol. Essas substâncias ajudam a combater os efeitos do acúmulo dos radicais livres, e assim a prevenir e tratar problemas de saúde como:

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  • Doenças inflamatórias e autoimunes: esse efeito se deve a regulação do sistema imunológico, evitando reações exageradas. Além disso, por ter uma ação anti-inflamatória, o gengibre pode funcionar como um analgésico natural;
  • Certos tipos de câncer: outro efeito dos antioxidantes é a proteção contra mutações no DNA, provocadas muitas vezes pelos radicais livres.

Uma pesquisa publicada em 2001 no periódico Arthritis and Rheumatism, mostrou que em um estudo controlado com 247 pessoas com osteoartrite no joelho, aquelas que tomaram extrato de gengibre apresentaram menos sinais de dor, o que indica que a inflamação foi reduzida.

Além disso, existem pesquisas que dão suporte à utilização do gengibre para reduzir os níveis da dor e melhorar a mobilidade em portadores de artrite reumatoide.

4. O gengibre alivia a dor muscular

Uma pesquisa publicada em 2010 no The Journal of Pain mostrou que o consumo diário de gengibre alivia as dores musculares após a prática de exercícios físicos.

5. Ele pode ajudar a melhorar náuseas e vômitos

O gengibre tem se mostrado uma boa alternativa para o tratamento de náuseas e vômitos, incluindo os que são comuns durante a gravidez, como foi demonstrado neste estudo no periódico European review for medical and pharmacological sciences em 2015.

Nesse sentido, um outro estudo de revisão bem recente, publicado em 2018 na revista Food Science & Nutrition, fez uma constatação semelhante.

Nele, uma dose diária de 1.500 mg de extrato de gengibre consumida de forma fracionada ao longo do dia mostrou ajudar a aliviar os sintomas de náuseas e de outros problemas gastrointestinais, como os gases, má digestão e constipação.

6. Ele ajuda no tratamento do diabetes e da síndrome metabólica

Um estudo realizado na China em 2018 e publicado no periódico Evidence-based complementary and alternative medicine descobriu que o uso regular do gengibre ajuda a melhorar o controle glicêmico e a resistência à insulina, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Assim, o gengibre pode vir a se tornar um aliado no tratamento do diabetes e da síndrome metabólica.

7. O gengibre também tem ação antimicrobiana

Por fim, o gengibre também apresenta atividade contra vírus e bactérias, que ainda estão sendo estudadas com mais detalhes.

  • Atividade antiviral: Um estudo publicado na revista Journal of ethnopharmacology mostrou que o gengibre fresco é eficaz contra o vírus sincicial respiratório, um causador comum de infecções respiratórias, principalmente em crianças.
  • Atividade antibacteriana: O óleo essencial do gengibre tem ação contra algumas bactérias, embora mais estudos sejam necessários para avaliar melhor esse efeito.

Receitas

Biscoitos de gengibre, tradição natalina

Veja a seguir algumas receitas que vão trazer os benefícios do gengibre para o seu dia a dia de uma forma deliciosa:

Cuidados

Apesar de todos os benefícios do gengibre já citados, seu consumo deve ser feito com cuidado, e sem exageros.

  • Pessoas que fazem o uso de medicamentos para controlar diabetes ou hipertensão arterial devem conversar com seu médico antes de incluírem o gengibre na dieta, já que isso pode provocar um quadro de hipoglicemia ou uma queda significativa da pressão arterial;
  • Pacientes com distúrbios hemorrágicos devem evitar o consumo de gengibre devido ao alto risco de hemorragia por reduzir a taxa de coagulação sanguínea;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem consultar um médico antes de usarem o gengibre

E quanto aos efeitos colaterais do gengibre, eles são raros e ocorrem principalmente quando se consome a raiz em doses muito altas. Nesses casos a pessoa pode apresentar azia, diarreia e irritação na mucosa oral e gástrica.

Assista aos vídeos abaixo que tratam das propriedades do gengibre para a saúde e a boa forma.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais
  1. Borrelli, Francesca, et al. “Effectiveness and safety of ginger in the treatment of pregnancy-induced nausea and vomiting.” Obstetrics & gynecology 105.4 (2005): 849-856.
  2. Ficker, Christine E., et al. “Inhibition of human pathogenic fungi by ethnobotanically selected plant extracts.” Mycoses 46.1‐2 (2003): 29-37.
  3. Ippoushi, Katsunari, et al. “[6]-Gingerol inhibits nitric oxide synthesis in activated J774. 1 mouse macrophages and prevents peroxynitrite-induced oxidation and nitration reactions.” Life sciences 73.26 (2003): 3427-3437.
  4. Ryan, Julie L., et al. “Ginger (Zingiber officinale) reduces acute chemotherapy-induced nausea: a URCC CCOP study of 576 patients.” Supportive care in cancer 20.7 (2012): 1479-1489.
  5. Black, Christopher D., et al. “Ginger (Zingiber officinale) Reduces Muscle Pain Caused by Eccentric Exercise.” The Journal of Pain 11.9 (2010): 894-903.

Você já conhecia todos esses benefícios do gengibre para a saúde? Você costuma consumi-lo com frequência? De que formas? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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33 comentários em “Benefícios do Gengibre – Para que serve e como usar”

  1. Porque Dr. Rafael Freitas na sua explicação sobre os vilões da nossa alimentação apresenta uma foto bem chamativa do GENGIBRE. SUGERE COM CLAREZA QUE GENGIBRE É UM VILÃO!!!!

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  2. comecei a 2 dias mastigar pedacinhos de gengibre a gripe ta saindo essa gripe forte to sentindo melhoras sinto o cheiro das coisas e o paladar ta ficando bom melhorei da garganta ele so traz benefícios. Eu sou diabético vou continuar usando ele depois quero ver a glicose como ficou.

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  3. jã tomo suco de couve com laranja, maçã e gengibre h ã algum tempo, por ser termogênico achei q pudesse aumentar minha pressão. FELIZMENTE o q li foi o contrario o gengibre ajuda a baixar a pressão.

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  4. Quantos benefícios!!!
    Eu tive experiência com a falta de paladar e olfato mais de um mês, incrível foi sensacional, utilizei dois dias pedaços pequenos e cru, estou no segundo dia e percebi que aos poucos o cheiro e o sabor estão voltando! Graças à Deus!
    Como é triste não sentir sabor nem cheiro!!!

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  5. Bom comecei a tomar um suco detox ontem que leva o gengibre não me fez muito bem não ou sejaffiquei muito enjoado sem querer come nada o gengibre pode fazer mal para o estômago?

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  6. sebastiao n marques,eu uso ate mesmo como tipo um chiclete na boca e minha garganta melhoroumuito,porque eu faco muito uso da voz para pregar,eminha voz tinha dias que estava muito roca,apos o uso da gengibre e a graca de deus estoubeleza e me sinto muito melhor.gengiibre,tao simplis,tao baratoe tao eficaz.

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  7. Eu consumo o gengibre na conserva no vinagre de arroz e uma colher de chá de açúcar e uma de sal corta ele bem fininho e deixa por 8 dia aí é só usa na salada e na própria comida muito bom.

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  8. Faço uso do gengibre há seis meses, após uma crise grave de hipoclicimia provocada por esforço exessivo. Foi-me indicado por um médico endocrinologista, doutorado, descendente dos índios caiiganges.O resultado foi imediato e impressionante. É inquestionável sua atuação para uma melhor disposição geral em atividades do cotidiano. Também é um tônico poderoso para a perfórmance sexual em geral.

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  9. sou portador de válvula mitral metálica e por isso preciso manter meu sangue anticoagulado, tomando marevan todos os dias, além disso tomo remédios para controle da pressão e do diabetes.
    posso fazer uso do gengibre/

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  10. Eu; com esse Santo remédio plantado em casa, não me ligava que o mesmo era tão bom, quase pra tudo que se possa imaginar; há duas semanas comecei a fazer uso; e fui ver seus benefícios e o poder que ele tem! ……É muito ótimo, tudo que eu precisava está nele; já até colir várias raízes lavei pra tirar a terra e guardei na geladeira, agora pra mim ele vale OURO.!

    AMEI; depois que descobrir o seu valor!

    Analuna

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  11. Comecei a fazer uso do gengibre, como um pedacinho cru , mas também quando faço carne assada coloco pe. dacinhos dentro da carne. Faço uso de remédio para hipertensão, mas eu só como um pedacinho de manhã e a tarde, será que faz mal Porque tenho inflamação na garganta a muito tempo não doí da mau hálito e também deu H- pilori .

    Devo continuar usando, responde-me por favor.

    Obrigada

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  12. Eu uso o gengibre há 3 meses, faço o suco com couve, ponho couve, gengibre, hortelã, abacaxi, laranja, tomo em jejum todos os dias, e maravilhoso, me sinto super bem, tinha dores nas pernas por causa das várizes, hoje estou ótima, emagreci, minhas pernas não incharam mais, não fico mais sem ele. Recomendo 26/042016

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  13. o gengibre é um ótimo cicatirzante para o couro cabeludo, bater um pedaço de gengibre(05 cm) com meio copo americano de água filtrada, peneirar e o suco passar na cabeça e deixar ”esquentar na cabeça”. depois é só lavar e passar o creme de preferência.
    o cabelo cresce, fica maleável e o melhor elimina todas as feridas, irritações normais do uso frequente da escova de cabelo.

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  14. Na época da festa JUNINA é comum encontrar a Bebida QUENTÃO feita de gengibre, água açúcar e aguardente. Para quem gosta é uma bebida saborosa e nutritiva e excluindo o aguardente torna-se um chá gostoso. Será que pode substituir o açúcar por um adoçante? Sou diabético.

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  15. Eu mastigo pedacinhos de gengibre,engulo o oleo que ele solta,e o bagacinho joga-se fora: eficiente para qualquer tipo de alteração na garganta,rouquidão,raspando ,alitose etc tambem ralo um pouquinho em qualquer tipo de alimento,não engorda,baixa o colesterol!

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  16. Quanto ao Gengibre eu ja uso faz tempo, desde 2013, quando começou as minhas complicações. No caso da hipertensão, obesidade , muitas dores articulares e inflamação nos joelhos das pernas. A ajuda que necessito é como reduzir o peso. Que nao reduz com tendência de aumentar. Obrigada.

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