O maracujá é uma fruta que está presente na sua lista de compras sempre que você vai à feira ou ao supermercado? Então, saiba que você está fazendo uma ótima escolha! Em primeiro lugar, porque ele é nutritivo, já que contém fibras, vitamina A, vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio.
Sem contar que é possível utilizar a fruta para fazer muitas receitas saborosas, desde um suco bem geladinho de maracujá para os dias de calor até um bolo de maracujá para saborear no final da tarde.
Mas, para aproveitar bem a fruta é importante saber direitinho como escolher o melhor maracujá possível. Então, vamos aprender?
Como escolher maracujá
Há uma série de fatores e características que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu maracujá. Por exemplo:
O tipo de maracujá
O primeiro passo é escolher o tipo de maracujá que você deseja usar. No Brasil, há três tipos principais: o azedo, o doce e o roxo. Comum nas feiras, o azedo é mais cítrico, amarelinho e tem uma casca redonda e grossa.
Enquanto o maracujá roxo é mais escuro, o doce lembra o mamão papaia. Esses dois últimos são mais difíceis de encontrar e o roxo geralmente é vendido apenas no início do ano.
De olho na casca
A casca é parte importantíssima na hora de escolher um maracujá. Opte por uma fruta que tem uma casca grossa e prefira as frutas que não estão verdes, o que indica que elas estão prontas para consumo, especialmente se você quiser usar o maracujá logo.
Além disso, é fundamental prestar atenção na textura: algumas espécies da fruta até são enrugadinhas, no entanto, o maracujá não deve conter manchas escuras ou ter aspecto de rachaduras.
Os maracujás azedos devem ter uma casca amarelinha mais enrugada, enquanto os maracujás doces devem ter uma casca bem lisa e firme. Ao mesmo tempo, quanto mais intensa for a cor do maracujá roxo, mais maduro ele está.
Tamanho x peso
Outra dica de ouro é que o maracujá deve aparentar ser pesado para o seu tamanho. Assim, ao comprar, segure a fruta para checar o seu peso. Quanto mais pesado o maracujá for, provavelmente mais polpa ele terá.
Na hora de escolher a fruta, uma recomendação é segurar maracujás do mesmo tamanho para comparar o peso e ficar com aquele que for mais pesado.
Aperte
Apertar a superfície na hora de escolher o maracujá é outra estratégia para saber se ele está maduro e bom para o consumo. Com os dedos, dê uma leve apertada na fruta, que deve segurar a pressão, mas ceder bem de leve. Já se ela romper, furar ou estiver muito rígida, não é uma boa ideia usá-la.
Se o maracujá precisar amadurecer
Caso ao chegar em casa, você perceba que mesmo com todas as dicas de como escolher maracujá, você pegou uma fruta que ainda precisa amadurecer, saiba que há o que fazer!
A dica é deixar o maracujá amadurecer fora da geladeira, já que a fruta pode precisar de algumas horas ou dias para ficar no ponto. Permita que ela descanse em temperatura ambiente, em um lugar seco, arejado e longe do sol.
Entretanto, fique de olho na fruta para que ela não passe do ponto e consuma o maracujá logo que ele amadurecer.
Outras dicas e cuidados
Mesmo que não se coma a casca do maracujá, é importante higienizar a fruta antes de cortar, para evitar que a faca usada para abri-la transfira alguma bactéria da casca para a polpa do maracujá.
A fruta é considerada um alimento seguro e saudável, no entanto, algumas pessoas podem ter alergia ao maracujá, o que é mais provável para quem sofre com alergia ao látex.
Por falar nisso, quem tem alergia ao maracujá ou ao látex também pode apresentar reações a outras frutas como abacate, banana, figo, melão, manga, kiwi, abacaxi, pêssego e tomate.
Outro ponto que vale citar é que a polpa do maracujá possui uma toxina chamada glicosídeo cianogênico, que em grandes quantidades pode provocar intoxicação. A toxina está presente em maiores quantidades em frutas muito novas e ainda verdes (não maduras). Porém, uma vez que a fruta está madura, o seu consumo é seguro.
Receitas com maracujá
Agora que já sabemos como escolher maracujá, que tal aprender diversas maneiras de utilizar a fruta nas refeições? Confira a seguir uma lista de receitas com maracujá disponíveis no nosso site!
- Receitas de suco de maracujá
- Receitas de mousse de maracujá
- Receita de molho de maracujá para salada
- Receita de bolo de maracujá vegano
- Receita de vitamina de maracujá
- Receitas de geleia de maracujá
- Receita de bolo de maracujá de caneca
- Veja todas as receitas com maracujá
Fontes e referências adicionais
- “Latex-fruit syndrome”: frequency of cross-reacting IgE antibodies, Allergy.
- Cyanogenic glycosides in plant-based foods available in New Zealand, Food Additives & Contaminants: Part A: Chemistry, Analysis, Control, Exposure & Risk Assessment.
Fontes e referências adicionais
- “Latex-fruit syndrome”: frequency of cross-reacting IgE antibodies, Allergy.
- Cyanogenic glycosides in plant-based foods available in New Zealand, Food Additives & Contaminants: Part A: Chemistry, Analysis, Control, Exposure & Risk Assessment.