Como perder gordura da barriga com a dieta certa

Especialista da área:
atualizado em 14/06/2021

A chave para perder gordura da barriga é um plano de dieta saudável e balanceado que não deixe de fora nenhum nutriente e que respeite porções. Você também não pode parar de fazer exercícios na sua busca por perder gordura da barriga.

  Continua Depois da Publicidade  

Hoje você vai conhecer os conselhos de Priya Kathpal, Nutricionista na Birla Research & Life Sciences de Mumbai, sobre o que é um bom plano de dieta para perder barriga.

Priya Kathpal
Priya Kathpal é indiana, nutricionista e empresária

1. Melhore seus hábitos alimentares

Deixe de lado todas as tentações por comidas que não são saudáveis, se você quer perder a barriga. Muitos de nós comemos alimentos pouco saudáveis por conta da tentação, mas esse não pode ser um hábito comum para um plano de dieta que busca uma barriga mais definida.

Segundo Priya, “a maior causa de uma barriga flácida e cheia de gorduras é comer besteiras, como guloseimas e alimentos açucarados”.

Está imaginando por que esses alimentos são ruins para você? Priya nos ajuda com a resposta, ela diz: “Devido ao alto nível de açúcar e carboidratos presente nesses alimentos, e seu alto índice glicêmico, a velocidade de absorção de glicose aumenta gerando picos de insulina e até mesmo predisposição para doenças como a diabetes tipo 2 por exemplo”.

Então fique de olho no que você come, porque você vai estar acumulando esse tipo de alimento no seu corpo, especialmente na região do abdômen, sob a forma de gordura”.

balas e doces
Alimentos com alto nível de açúcar e carboidratos causam acúmulo de gorduras na barriga

2. Adicione ácidos graxos ômega-3 em pelo menos uma refeição

Se você ama peixe e quer perder a gordura da barriga, então aproveite os alimentos que contém os ácidos graxos ômega-3. A chave é moderação.

Segundo Priya, “Alimentos com ácidos graxos ômega-3 não apenas ajudam a perder a gordura abdominal, mas também são bons para a saúde do coração. Além disso, eles também previnem o ganho de peso e mantêm uma boa saúde. Escolha alimentos como o salmão, linhaça, soja e nozes para conseguir uma quantidade adequada de ácido graxo ômega-3″.

sardinhas ômega 3
As sardinhas são ricas em ômega 3

3. Escolha bons carboidratos

Para ajudar a perder gordura da barriga, escolha uma dieta repleta de frutas e vegetais que são ricos em bons carboidratos, que são os carboidratos complexos, uma excelente fonte de energia com baixo índice glicêmico.

Evite bolachas, biscoitos recheados e sobremesas o máximo possível. Entretanto, embora bons carboidratos ajudem a reduzir a gordura naturalmente, o seu consumo em excesso vai te fazer ganhar peso. Na verdade, se você passar do limite, isso pode de fato prejudicar sua saúde, aumentar seus níveis de insulina, e reduzir sua taxa metabólica, já que o corpo não consegue processar muitos carboidratos.

Portanto, para perder barriga de forma eficaz, escolha uma dieta com poucos carboidratos vindos de cereais e grãos integrais. Sua dieta deve ser uma mistura de carboidratos bons, proteínas e gorduras boas. Os alimentos integrais são ótimas fontes de fibras, que causam saciedade e tem menor índice glicêmico.

  Continua Depois da Publicidade  

pães integrais
Pães integrais são uma ótima fonte de fibras

4. Nada de comida no meio da noite

Mantenha um hábito de terminar seu jantar as 20 horas. Sabemos que para muitos é difícil jantar tão cedo, mas se você não for capaz de fazer isso então Priya sugere que você faça uma pequena refeição antes de dormir e não fique “beliscando” no fim de tarde e início da noite, pois isso deixa sua digestão mais lenta e gera níveis altos de açúcar no sangue, o que acaba resultando em acúmulo de gordura abdominal.

Portanto, se você quer perder barriga, mude seus hábitos noturnos, corte os petiscos da sua dieta, e dê preferência a alimentos com baixo índice glicêmico.

Alimentos com baixo índice glicêmico
Dê preferência aos alimentos de baixo índice glicêmico (IG)

5. Escolha castanhas como petiscos ao invés de salgadinhos

Inclua castanhas nos seus petiscos noturnos, se o seu objetivo é perder a barriga. Nozes e sementes (sementes de abóbora, sementes de girassol, sementes de melancia, sementes de linhaça, dentre outras) são ricas em fibras, proteínas e gorduras monoinsaturadas, que são gorduras boas para o metabolismo.

Inclua castanhas como amêndoas, castanhas do Pará, avelãs e amendoins. Mas não consuma em excesso. Pegue um punhado ou duas colheres de sobremesa de castanhas e sementes. Mais que isso, seu corpo irá armazenar gordura extra.

castanha do Pará
Castanha do Pará

6. O café da manhã é muito importante

Se você está planejando perder peso, então não deixe de tomar o café da manhã todos os dias. Ele é a parte mais importante de um plano para perda de peso, por que ele ajudar a manter sua taxa metabólica ativa e o nível de açúcar no sangue estável, o que promove a saciedade por mais tempo, além de fornecer mais energia para as atividades do dia.

“Escolha produtos integrais para o café da manhã, para diminuir a velocidade da sua digestão. As fibras presentes nesses grãos integrais ajudam a manter a sensação de saciedade mesmo com a ingestão de menos alimentos”, diz Priya.

café da manhã saudável
O café da manhã é a refeição mais importante do dia, segundo Priya

Vídeo do especialista

Assista a este vídeo da nossa nutricionista explicando por que é importante perder a gordura na barriga:

Você conhece outras dicas para perder a barriga? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 4,36)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Como perder gordura da barriga com a dieta certa”