Como tomar Chia para Emagrecer

Especialista da área:
atualizado em 13/03/2021

A chia ganhou bastante atenção nos últimos anos, devido a suas propriedades nutricionais, mas você sabe como tomar a chia para emagrecer? Mas indo um pouco mais além, outra duvida comum nas pessoas é se de fato a chia emagrece mesmo.

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Então, para responder de uma vez por todas essas perguntas, vamos conhecer um pouco mais sobre essa semente, seus efeitos na saúde e na boa forma e descobrir a melhor forma de incluir a chia na dieta.

O que é chia?

sementes de chia

A chia é uma semente comestível bastante cultivada no México, e que vem ganhando bastante atenção nos últimos anos, principalmente por seu valor nutricional.

Além disso, a chia tem um sabor neutro, o que faz com que ela possa ser usada em receitas doces e salgadas.

Assim, é possível usufruir dos benefícios dessa semente, incorporando-a em praticamente qualquer refeição.

Propriedades nutricionais da chia

As sementes de chia são ricas em ômega-3, antioxidantes, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Por isso, a chia é considerada por muitos como um suplemento alimentar natural.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de semente de chia seca.

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ComponenteValor por 100 g
Calorias442 kcal
Carboidratos42,1 g
Proteína16,5 g
Gorduras30,7 g
Fibra alimentar34,4 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

A chia emagrece?

mulher magra

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois existem poucos estudos que avaliam o poder emagrecedor da chia, além do fato de serem estudos pequenos, com poucas pessoas.

Mas, se levarmos em consideração os nutrientes que estão presentes na chia, é possível afirmar que sim, a semente pode ajudar bastante no emagrecimento, além de trazer benefícios para a saúde.

Entretanto, para que a perda de peso aconteça, é preciso associar o consumo da chia com uma rotina de atividades físicas e uma dieta equilibrada.

1. Fibras alimentares

A semente de chia é rica em fibras alimentares, com cerca de 10 g do nutriente para cada porção de 30 g do alimento. Isso significa que usar essa quantidade de chia nas receitas do dia a dia garante quase metade da recomendação diária de fibras.

E, quando falamos de emagrecimento e saúde, as fibras são essenciais, uma vez que elas:

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  • Promovem a sensação de saciedade;
  • Ajudam a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides;
  • Contribuem para um melhor controle da glicemia, além de ajudar a evitar os picos de insulina.

2. Ômega 3

Outro benefício da chia é o seu teor de ácido alfa-linoleico (ALA), um tipo de ômega 3 que está associado a benefícios para o coração. Assim, incluir a chia no cardápio pode ajudar a prevenir algumas doenças cardiovasculares.

3. Antioxidantes

A semente também é rica em compostos antioxidantes, como os polifenóis, o que faz dela uma ótima aliada na luta contra os danos causados pelos radicais livres.

Assim, a chia pode ajudar a prevenir e mesmo tratar problemas como:

  • Inflamações: A ação reguladora do sistema imunológico dos antioxidantes fazem da chia um alimento com propriedades anti-inflamatórias, além de contribuir para a prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Problemas cardíacos: Os antioxidantes também agem na proteção dos vasos sanguíneos, ajudando a prevenir a formação de placas gordurosas em suas pareces.

4. Proteínas

Por fim, a chia também é rica em proteínas vegetais, que além de promover a sensação de saciedade, são essenciais para a construção da massa muscular.

Onde acrescentar?

Pudim de chia

A chia polvilhada no cereal, salada de frutas ou iogurtes logo pela manhã é uma excelente forma começar o dia com energia e reduzir a fome das próximas horas.

Além disso, ela também é aliada da perda de peso, principalmente quando adicionada às sobremesas. Para isso, usar a chia como ingrediente de pudins, mousses e gelatinas pode ajudar a quem tem compulsão por doces.

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Assim, você poderá se sentir mais saciado com porções menores, além de estar ingerindo uma boa quantidade de fibras.

Abaixo você poderá conhecer algumas receitas com chia que, além de deliciosas, podem ajudar na perda de peso;

Dicas e cuidados

Para usar a chia em receitas, você deve deixar as sementes de molho por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, você perceberá que a água foi transformada em um gel, graças à presença das fibras solúveis. Então, use o gel e as sementes nas receitas.

Por ser rica em fibras, é recomendado beber bastante água enquanto estiver consumindo a chia. Isso é necessário porque as fibras, quando não são acompanhadas de uma boa hidratação, podem causar quadros como constipação e desconforto gástrico.

Além disso, a chia pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes e anti-hipertensivos. Então, se você usa algum desses medicamentos, é importante conversar com seu médico sobre a inclusão da chia na dieta.

Veja a seguir os vídeos sobre a chia e descubra mais sobre esse ótimo alimento.

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Tabela nutricional

Porção de 100 g de semente de chia seca.

ComponenteValor por 100 g
Calorias442 kcal
Carboidratos42,1 g
Proteína16,5 g
Gorduras30,7 g
Fibra alimentar34,4 g
Gorduras saturadas3,33 g
Gorduras monoinsaturadas2,31 g
Gorduras poli-insaturadas6,71 g
Cálcio631 mg
Ferro7,72 mg
Sódio16 mg
Magnésio335 mg
Fósforo860 mg
Potássio407 mg
Zinco4,58 mg
Cobre0,92 mg
Selênio55,2 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,5 mg
Tiamina0,62 mg
Riboflavina0,17 mg
Niacina8,83 mg
Vitamina C1,6 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você gosta de chia? Já provou esta semente de que forma? Tem alguma dica de como consumir a chia para emagrecer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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15 comentários em “Como tomar Chia para Emagrecer”

  1. Amo e não desgrudo mais da chia, linhaça,farelo de aveia,. Combino com tudo , prefiro n jantar pois não sinto fome ,então tomo um suco com chia idratada , gengibre,e mais umas coisitas.Realmente é maravilhoso,sinto _leve . Obrigada chia, linhaça,e claro no café da manhã um mingau com farelo de aveia,umaaaaa delícia . Obrigada!!!!

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  2. Gente , nunca mais largo a chia ,meu deus !!!!rsrs..Não vivo sem chia, linhaça,farelo de aveia,nessa minha vida.Realmente dá pra comer sem ter aquela ideia .Tipo:Estou de dieta,de verdade, é literalmente uma mudança maravilhosa de se alimentar.. Vamos q vamos .

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  3. Eu posso misturar a chia no prato pronto. Ex: faço meu prato para almoçar..arroz, feijão, carne e legumes…posso colocar ali uma colher de chia, vai ter algum efeito.
    Qual a quantidade de chia pode usar diariamente.
    Aguardo resposta
    Obrigada?

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  4. Estou comprando nesse site, chega direitinho.Estou vendo resultados mesmos com a Chia, tomo sempre antes do almoço e da janta pois me da sacies e não como muito.Vale a pena http://www.casacariri.com.br/?a_aid=7053

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