Como Tomar Chia Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Há algum tempo, a chia estourou no segmento de emagrecimento e vem sendo amplamente comercializada em sites e lojas de alimentos saudáveis como um auxiliar na perda de peso. A chia é ficou famosa por auxiliar no controle da fome, reduzindo a gula por comida e diminuindo a quantidade de porções durante o dia. A chia é rica em nutrientes, o que contribui também para livrar o ser humano de doenças e torná-lo mais resistente e bem disposto às situações do dia a dia.

Antes de entendermos como tomar chia para emagrecer, vamos compreender o que é e qual é a sua composição.

Mas o que é chia?

Muitas pessoas, principalmente na atualidade, ouvem falar em dietas baseadas em chia. É chia nas emissoras de TV, chia em artigos de saúde, chia pra lá, chia pra cá, mas a pergunta que não quer calar é simples: o que é, de fato, a chia e de onde ela vem? A chia é uma semente comestível advinda do deserto da Salvia, cultivado no México sob influência da cultura maia e asteca.

O tempo é remoto e impreciso na história (meados de 3.500 a.C), mas sabe-se que essas populações utilizavam as sementes pretas e brancas como um impulsionador de energia, vital para a vida. Trazendo para a atualidade, a afirmação faz sentido, pois a chia é rica em ômega 3, ácidos graxos, proteínas, fibras, carboidratos, cálcio e substâncias antioxidantes que, de fato, dão mais energia e disposição.

Composição da chia

As sementes de chia são grãos integrais não processados que são absorvidas pelo organismo como sementes, diferente da linhaça, que é moída. Para se ter uma ideia de poder calórico, duas colheres de sopa correspondem a 116 calorias. Nessa pequena porção, existe uma considerável quantidade de proteína, carboidratos, fibras, gordura, vitaminas e minerais. Assim, a chia é recomendada por nutricionistas por ser um alimento rico e completo para a saúde e, de certa forma, para o emagrecimento.

Em duas colheres de sopa de sementes de chia existe 8,6g de fibras, 6g de proteínas e 9,4g de gorduras, sendo apenas 1,8g saturada.

Como tomar chia para emagrecer – Combinações

A chia tem um sabor leve, suave, até mesmo discreto aos paladares menos aguçados. Por isso é possível adicioná-lo a alimentos e também bebidas. Os alimentos que a chia pode ser acrescentada sem medo são vários: frutas, molhos, saladas, cereais, legumes, arroz e outros pratos que a criatividade permitir. As bebidas mais comuns para se tomar chia são iogurtes e sucos naturais. Quem costuma fazer pães caseiros em casa pode inserir a chia na preparação da massa e se beneficiar de suas propriedades.

O poder da chia no emagrecimento (ou não)

Vimos que a chia é rica em nutrientes e dá energia, mas e quanto ao emagrecimento? Ela realmente ajuda nesse processo? Como tomar chia para emagrecer? Então, na verdade, algumas pessoas afirmavam que a semente da chia após consumida crescia no organismo, expandindo e impedindo o consumo de mais alimentos, inibindo a fome.

Porém, estudos desenvolvidos por um professor DrPH de renome da Appalachian State University na Carolina do Norte demonstraram outros resultados. Em sua pesquisa, alguns participantes consumiram semente de chia por 12 semanas, mas não demonstraram nenhum resultado quanto à redução de gordura corporal e perda de peso, apenas benefícios ligados à saúde do coração.

Dessa maneira, sabe-se que a chia, por si só, não é uma semente mágica e milagrosa que surgiu das populações antigas para diminuir o peso das pessoas. A semente, unicamente, não produz muitos efeitos em pessoas obesas ou com sobrepeso. Essa pesquisa (citada acima), desenvolvida em 2009 e publicada na “Nutrition Research”, revelou que os participantes que consumiram 2 gramas das sementes diariamente não apresentaram os resultados de emagrecimento esperados pelos pesquisadores. Mas calma, continue lendo para entender como tomar chia para emagrecer.

Saciedade

Por mais que o alimento única e exclusivamente não seja aquilo que as pessoas esperavam ou sonhavam, a chia é um alimento importante para o plano de emagrecimento. E o seu principal fator de contribuição está na sua alta taxa de fibras. Em duas colheres de sopa, há quase 9g de fibras e 9,4g de gorduras boas. Sendo assim, ela pode contribuir, para a perda de peso, inibindo o apetite com a sensação de saciedade.

Onde acrescentar?

Assim, indica-se o consumo da semente polvilhada no cereal, salada de frutas ou iogurtes logo pela manhã para começar o dia com energia e reduzindo a fome das próximas horas.

A chia também é aliada da perda de peso quando adicionada às sobremesas. Algumas pessoas não conseguem controlar a compulsão por doces, portanto, uma boa forma de comer menos doce e de forma mais saudável é adicionar a chia na preparação de pudins, mousses e gelatinas. Assim, você poderá se sentir mais saciado com porções menores, diferente da quantidade que costuma consumir geralmente. Obviamente, é preciso preparar os pratos doces com leite com baixo teor de gordura, substituir o adoçante por xarope e evitar ingredientes engordativos, caso contrário, de nada adiantará o acréscimo da chia.

Nos intervalos entre as refeições, uma boa dica também é ingerir chás com chia. O chá, por si só, já tem um forte efeito saciante, e ao incluir a chia, esse fator pode ser ainda mais potencializado. Use o benefício a seu favor!

Recapitulando os benefícios da chia

Consumir chia contribui para a ingestão de gorduras saudáveis como o ômega 3 (importante para a memória e visão) e ácidos graxos. São fontes ricas de nutrientes, ajudam no funcionamento do cérebro e melhora da saúde do coração. Além disso, o consumo de gordura, quando equilibrado, ajuda a manter as taxas de açúcar sempre saudáveis no sangue e o apetite controlado. As sementes também ajudam a aumentar o metabolismo corporal, aumentando assim a energia para gasto em atividades físicas. Indica-se um copo de suco com chia antes das atividades para melhorar a performance.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você gosta de chia? Já provou esta semente de que forma? Tem alguma dica de como tomar chia para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (73 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

15 comentários em “Como Tomar Chia Para Emagrecer”

  1. Amo e não desgrudo mais da chia, linhaça,farelo de aveia,. Combino com tudo , prefiro n jantar pois não sinto fome ,então tomo um suco com chia idratada , gengibre,e mais umas coisitas.Realmente é maravilhoso,sinto _leve . Obrigada chia, linhaça,e claro no café da manhã um mingau com farelo de aveia,umaaaaa delícia . Obrigada!!!!

  2. Gente , nunca mais largo a chia ,meu deus !!!!rsrs..Não vivo sem chia, linhaça,farelo de aveia,nessa minha vida.Realmente dá pra comer sem ter aquela ideia .Tipo:Estou de dieta,de verdade, é literalmente uma mudança maravilhosa de se alimentar.. Vamos q vamos .

  3. Eu posso misturar a chia no prato pronto. Ex: faço meu prato para almoçar..arroz, feijão, carne e legumes…posso colocar ali uma colher de chia, vai ter algum efeito.
    Qual a quantidade de chia pode usar diariamente.
    Aguardo resposta
    Obrigada?

  4. Estou comprando nesse site, chega direitinho.Estou vendo resultados mesmos com a Chia, tomo sempre antes do almoço e da janta pois me da sacies e não como muito.Vale a pena http://www.casacariri.com.br/?a_aid=7053