Iogurte com Granola Engorda ou Emagrece?

A granola é um alimento produzido a partir da mistura de cinco cereais – o centeio, a aveia, o arroz, o trigo e o milho, que são torrados e misturados com mel ou açúcar mascavo e frutas como uvas-passas, flocos de maçã e castanhas.

Ela pode ser consumida no café da manhã ou no lanche da tarde, por exemplo, além de aparecer em receitas de barrinhas de cereais, bolos, tortas, sorvetes, vitaminas, pavês e pudins e servir de acompanhamento para o açaí.

No entanto, vamos falar abaixo sobre os efeitos da granola ao lado de outro companheiro: o iogurte.

Será que o iogurte com granola engorda ou emagrece?

Como sempre, vamos começar a nossa análise conferindo a quantidade de calorias que são encontradas no iogurte e na granola.

Iniciando pelo iogurte, vamos mostrar, na lista a seguir, o teor calórico que diferentes versões e marcas do produto podem apresentar:

  • Iogurte natural integral Nestlé: 126 calorias em um potinho de 170 g;
  • Iogurte de morango Nestlé: 149 calorias em um potinho de 180 g;
  • Iogurte natural desnatado Batavo: 72 calorias em um potinho de 170 g;
  • Iogurte desnatado com pedaços de morango Vidativa: 45 calorias em um potinho de 170 g;
  • Iogurte desnatado de morango light Ati Latte: 80 calorias em um potinho de 180 g;
  • Iogurte morango light Frimesa: 60 calorias em um potinho de 170 g;
  • Iogurte light Itambé: 80 calorias a cada 200 g;
  • Iogurte grego tradicional Vigor: 151 calorias a cada 100 g;
  • Iogurte grego zero Vigor: 54 calorias a cada 100 g;
  • Iogurte grego light Nestlé: 78 calorias a cada potinho de 90 g;
  • Iogurte grego frutas vermelhas: 150 calorias a cada 100 g.

Agora, vamos conhecer as quantidades de calorias encontradas em diferentes porções e marcas da granola: 

  • Granola Linea: 157 calorias a cada ½ xícara ou 40 g;
  • Granola Cróqui: 168 calorias a cada ½ xícara ou 40 g;
  • Granola Green People: 288 calorias a cada 50 g;
  • Granola Trio: 120 calorias a cada ½ xícara ou 40 g;
  • Granola Tia Sônia: 116 calorias a cada 30 g;
  • Granola Taeq: 147 calorias a cada ½ xícara ou 40 g;
  • Granola Nutrigold: 61 calorias a cada 2 colheres de sopa de 20 g;
  • Granola de cereais Kobber: 111 calorias a cada ½ xícara ou 40 g;
  • Granola integral Jasmine: 163 calorias a cada ½ xícara ou 40 g;
  • Granola de cereais e frutas Naturale: 165 calorias a cada 40 g;
  • Granola com castanhas Martigran: 131 calorias a cada 2 colheres de sopa de 40 g;
  • Granola tradicional light Vitao: 149 calorias a cada ½ xícara ou 40 g;
  • Granola sem glúten Sabor Vital: 37 calorias a cada colher de sopa de 10 g.

Começando pelo iogurte, vemos que é possível encontrar versões do alimento com teor calórico bastante reduzido, enquanto outros apresentam uma quantidade mais elevada. 

Para quem segue uma dieta de emagrecimento baseada na diminuição da quantia de calorias ingeridas, vale a pena escolher versões de iogurtes mais pobres em calorias, como é o caso do iogurte desnatado com pedaços de morango de 45 calorias por 170 g ou do iogurte light de morango com 60 calorias nas mesmas 170 g, por exemplo. 

Por sua vez, a granola é um alimento que carrega um teor mais elevado de calorias, e muitos profissionais recomendam que as pessoas que se encontram fora do peso adequado ou não têm o hábito de praticar atividades físicas consumam porções reduzidas do alimento.

Portanto, falando-se de um ponto de vista calórico, entender se o iogurte com granola engorda ou emagrece varia conforme o tamanho das porções utilizadas. 

Por exemplo, uma coisa é a pessoa tomar um potinho de iogurte de 45 calorias com uma colher de sopa de granola de 37 calorias, resultando em 82 calorias; outra coisa bem diferente é comer um iogurte grego de 150 calorias com duas xícaras de granola integral de 326 calorias, totalizando 476 calorias, certo? 

A composição dos alimentos

Quando analisamos se o iogurte com granola engorda, também precisamos prestar atenção à composição desses produtos. Um ponto importante neste sentido é checar o teor de açúcar desses produtos e optar pelas versões que tenham a menor quantidade de açúcar, já que o consumo em excesso da substância está associado ao aumento de peso.

O especialista no fígado, doutor Juan Gallegos, explicou que quando há o consumo de muito açúcar, todo esse açúcar precisa ser armazenado em algum lugar: de acordo com o especialista, ele vai parar dentro das células de gordura.

Gallegos esclareceu também que depois que o açúcar em excesso é ingerido e entra no organismo, ele vai parar na corrente sanguínea. Quando o pâncreas percebe que os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, secreta o hormônio insulina, que faz com o açúcar parta para algumas células, principalmente as do fígado e as musculares, para que ele seja utilizado como energia, completou o especialista.

Ele ainda ressaltou que se essa energia em excesso não é utilizada, ela precisa ser armazenada em algum lugar, ou seja, o açúcar acaba sendo transformado em depósitos de gordura no corpo.

As proteínas

Se o seu objetivo é emagrecer ou manter o peso apropriado, quando for escolher o iogurte para comer ao lado da granola, o ideal é selecionar aquele que apresenta a maior quantidade de proteínas.

As proteínas auxiliam a combater a elevação do peso graças ao fato de fazer com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo e promover o controle dos níveis de açúcar no sangue (o descontrole das taxas de glicose está associado ao aumento da fome).

O corpo utiliza uma quantidade maior de calorias para metabolizar as proteínas do que necessita para fazer o mesmo com os carboidratos e as gorduras.

As fibras

Assim como as proteínas, as fibras promovem a saciedade no corpo humano, o que auxilia a controlar o apetite.

A granola é um alimento que serve como fonte de fibras. Para se ter uma ideia, uma porção de ½ xícara ou 40 g da granola integral Jasmine é composta por 4 g de fibras.

Entretanto, não podemos esquecer que a granola é classificada como um alimento calórico. Assim, o ideal não é combinar a ½ xícara de granola integral com o iogurte, mas sim uma porção menor, como duas colheres de sopa ou 20 g, que podem apresentar 2 g de fibras.

A combinação de iogurte com granola é uma boa opção de cardápio para o café da manhã justamente por contribuir com a saciedade do organismo.

Alimentos vendidos como saudáveis mas que não são tão saudáveis assim

Segundo informações do Health Line/Authority Nutrition, alguns tipos de granola podem ser vendidos como comidas boas para a dieta mas que, na realidade, podem provocar o aumento do peso.

Conforme a publicação, é preciso checar os ingredientes da granola para poder determinar se ela pode contribuir ou não com a dieta para emagrecer.

Alguns produtos podem trazer componentes saudáveis como aveia e nozes, porém, são altamente processados, recebem o acréscimo de ingredientes como açúcar e óleo e os misturam em uma embalagem que estimula o consumo em excesso, o que não é positivo para a saúde ou boa forma, pelo contrário.

A nutricionista Anna Raymond afirmou que a maioria das granolas são classificadas como ricas em açúcar, com mais de 12,5 g da substância a cada 100 g.

Segundo Raymond, todo esse açúcar é adicionado para melhorar o gosto do produto. A nutricionista ainda alertou que as diretrizes de saúde recomendam não consumir mais do que 90 g de açúcar diariamente.

Ela também alertou para não sermos confundidos com a presença do mel na granola – segundo ela, isso ainda é açúcar.

Assim, é fundamental dar preferência a granolas orgânicas, preparadas com ingredientes saudáveis, que não sejam altamente processadas e tenham poucas quantidades de açúcar ou mel.

Considerações 

Melhor do que saber se o iogurte com granola engorda é procurar tornar toda a dieta controlada, equilibrada, saudável e nutritiva, garantindo que a alimentação forneça os nutrientes e energia que o corpo requer para funcionar, sem faltas ou excessos.

Para quem tem um objetivo específico – emagrecer, manter o peso, ganhar músculos – o ideal é contar com o acompanhamento de um bom nutricionista que saberá indicar como deve funcionar a dieta de cada um, tendo em vista não somente a meta a ser alcançada como também a saúde da pessoa.

Vídeos:

E aí, gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o iogurte com granola engorda, dependendo da forma de consumo? Tem costume de fazer esse lanchinho ou café da manhã? Comente abaixo!

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5 comentários em “Iogurte com Granola Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu como com iogurte integral, pois o meu objetivo é apenas perda de pequena gordura localizada no abdômen, e até porque eu acho o iogurte desnatado intragável.
    E quanto a banana amassada com aveia ou granola, também é um bom lanche da tarde, certo?

  2. Eu tomo o iogurte integral, pois o meu objetivo não é emagrecimento, e sim um pequeno acúmulo de gordura abdominal.
    A banana com aveia ou granola também é uma boa para esse horário?

  3. Ao contrario, como estou mudando meus hábitos alimentares, para mim resultou no emagrecimento, pois meu café da manhã era pão com manteiga café com leite presunto queijo e algumas torradas com geleia. Agora como toda manhã um pote de iogurte grego light mais 4 colheres de granola . E depois disso uma xícara grande de café preto.No meu caso foi muito positiva esse hábito

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