Kefir de Água ou Leite – Qual é Melhor, Diferenças e Como Transformar

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atualizado em 25/06/2020

Kefir de água ou leite: qual é melhor e quais são as diferença entre eles? Veja se tem como transformar um em outro e mais dicas.

Embora ambos tenham muito em comum, cada um deles tem seus próprios probióticos (veja o que são), tempos de preparo, valores nutricionais, sabores, etc.

Se você está começando a sua própria criação de kefir e ainda não decidiu se irá fazer kefir de água ou leite, ou talvez esteja fazendo ambas e precisa parar com uma delas devido à falta de tempo e é hora de escolher qual é a melhor para você, aqui você verá várias informações que irão te ajudar a tomar essas decisões.

O que é Kefir

Kefir é uma bebida criada a partir da fermentação de bactérias e leveduras produzida através da cultura de micro-organismos que estão naturalmente presentes nos grãos de kefir. Seu nome vem do eslavo “keif”, que significa “bem viver” ou “bem-estar”.

O kefir é feito usando grãos “iniciais” que normalmente são doados por outras pessoas que já possuem culturas desses micro-organismos, que são tradicionalmente adicionados ao leite ou à água. Além dessas duas opções, há quem faça seu kefir adicionando leite ou água de coco, leite de cabra ou de arroz.

Em seguida, basta deixá-los fermentar por cerca de 24 horas à temperatura ambiente. Após esse tempo, os grãos são coados e transferidos para um novo frasco de leite para ser usado novamente, enquanto que o líquido que ficou está cheio de probióticos e pronto para beber.

A razão pela qual esse alimento se tornou tão popular é devido às “boas bactérias” que ele contém. Esses micro-organismos específicos encontrados na bebida são conhecidos por apoiar a saúde digestiva e prevenir o crescimento de bactérias nocivas no intestino. Além disso, o processo de fermentação libera vitaminas e minerais e não há aditivos, produtos químicos ou qualquer outra coisa artificial.

Kefir de água ou leite: diferenças

Kefir de água e kefir de leite são bem parecidos, porém eles mantêm algumas diferenças básicas. Embora ambos os fermentos sejam feitos com grãos de kefir, o de leite é feito com leite de vaca, ou algum substituto como o leite de cabra, leite de coco, arroz, entre outros, enquanto que o outro é feito com água adoçada com açúcar.

No caso de primeiro, a sua consistência é mais parecida com a de um iogurte, enquanto que o de água é uma bebida.

– Sabor

O kefir de leite tem gosto de um iogurte potente e azedo, enquanto que o de água é semelhante a um refrigerante. Se a fermentação do kefir na água for interrompida precocemente, ela irá reter um nível de doçura, enquanto que como o leite não é doce – nem mesmo a fermentação precoce resultada em um kefir de leite com sabor doce, ele simplesmente será menos azedo e forte.

Tanto o feito com leite como o feito com água podem ser aromatizados e pode-se adicionar frutas ou alguma outra fonte aromatizante.

– Vitamina B1, B12, Biotina e Vitamina K

Tanto o kefir do leite como o de água contêm quantidades elevadas de vitamina B1, B12, B7 (biotina) e K isso porque elas se desenvolvem durante a fermentação e não são fornecidas pela base, seja de leite ou água.

– Valor probiótico

O kefir de leite tem um valor probiótico maior do que o de água, totalizando cerca de 30 a 50 diferentes cepas de probióticos, enquanto que 10 a 15 estão presentes no kefir de água.

– Outros fatores nutricionais

Enquanto que o conteúdo probiótico desempenha um papel importante e é a razão pela qual tanto o kefir quanto outros produtos fermentados estão cada vez mais populares, eles também contêm outros elementos nutricionais.

Estas vitaminas, minerais e outros componentes são graças ao alimento base que o item fermentado é feito; portanto, no caso dos kefirs, novamente o de leite é considerado mais rico em nutrientes. O kefir do leite contém altos níveis de:

  • Magnésio e cálcio: uma análise mostrou que o kefir do leite contém quantidades elevadas de cálcio e magnésio em formas que são facilmente digeríveis. Como o kefir de água não contém leite ou outra fonte desses minerais, ele não contém magnésio ou cálcio.
  • Proteína: por fim, o kefir do leite contém uma boa quantidade de proteínas, chegando a 10 gramas por copo, sendo que todos os oito aminoácidos essenciais estão presentes, enquanto que o kefir de água não contém proteínas, pois seu alimento base é o açúcar e a água.

– Tempo de fermentação

O tempo que leva para fermentar o kefir de leite irá depender muito da porporção de grãos de kefir em relação à quantidade de leite e à temperatura. Dependendo destes dois fatores, pode levar de 1 a 5 dias para que ocorra a fermentação.

Assim como o de leite, o tempo de fermentação do kefir de água irá variar de acordo com a quantidade de grãos, água doce e temperatura, podendo levar entre 1 e 2 dias.

– Facilidade de consumo

Na hora de escolher entre kefir de água ou leite, a facilidade de consumo é um aspecto importante, especialmente se você estiver fazendo e consumindo por motivos de saúde.

Fazer um kefir que seja incorporado facilmente na sua dieta e programação diária é uma boa ideia, pois ao contrário, você pode acabar se esquecendo de consumir.

Se você já tem o hábito de comer iogurte natural comprado e gosta do sabor, você poderá simplesmente substituí-lo pelo kefir, e caso não goste muito do sabor, pode simplesmente incorporá-lo a vitaminados ou saboreá-lo com frutas.

Sua grande quantidade de proteína o transforma em um ótimo aditivo para shakes, refeições líquidas e cafés da manhã. Aproveite para conferir algumas receitas com kefir para emagrecer.

No caso do kefir de água, que é considerado por muitas pessoas um refrigerante probiótico natural, ele é efervescente, picante e ligeiramente doce. Se você está tentando cortar o refrigerante ou outras bebidas que são carregadas com açúcar, o kefir com água pode ser o seu melhor amigo.

Você também pode adicionar sabor ao kefir de água adicionando frutas. Veja ainda outras receitas com kefir de água que podem servir para sua dieta.

Qual é melhor, afinal?

Escolher o kefir de água ou leite tem as suas vantagens e desvantagens. Enquanto o de leite ganha pontos a mais no que diz respeito ao seu valor probiótico e nutrientes adicionais, como o cálcio que é facilmente absorvido, além de conter quantidades impressionantes de proteína na forma de todos os oito aminoácidos essenciais, o de água ganha pontos a mais por ser mais rápido e por não ser necessário ter leite, apenas água e açúcar – além de ser muito fácil de consumir.

O kefir de água pode ser tomado no lugar de um refrigerante comum, um hábito que muitas pessoas querem eliminar, e também é ótimo para as crianças que normalmente não gostam muito do sabor forte do kefir de leite.

No entanto, é importante ter em mente que esta suavidade e doçura que torna o kefir de água menos azedo é uma indicação de níveis mais elevados de açúcar.

Como transformar kefir de leite em kefir de água

Dissolva ¼ de xícara de açúcar não refinada em 1 litro de água e em seguida adicione 1/8 de colher de chá de sal marinho não refinado. Se quiser adicionar minerais, o que é opcional, você pode colocar ½ colher de chá de melaço.

Adicione os grãos de kefir de leite que estão ativos a essa solução com água e deixe fermentar durante 4-5 dias à temperatura ambiente. Separe os grãos que ficaram na água e os coloque em uma nova mistura de água com açúcar (1/4 de xícara de açúcar para 1 litro de água).

Deixe fermentar à temperatura ambiente por cerca de 12 a 24 horas menos que o anterior que você fermentou por 4-5 dias.

Repita o passo acima reduzindo o tempo de fermentação em 12-24 horas para cada lote até que o período de fermentação seja de 48 horas ou menos.

Neste ponto, os grãos fermentados em leite foram convertidos em grãos de kefir de água.

Como transformar kefir de água em leite

Transformar kefir de água em leite é bem mais complicado que o contrário, e por isso essa troca não é aconselhável.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia qual é melhor para você: kefir de água ou leite? Já experimentou ambos? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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