Limão

Limão Acelera o Metabolismo? Como Usar?

O limão pode aparecer nas nossas refeições em uma refrescante e gelada limonada para auxiliar a enfrentar os dias mais quentes, em chás para ajudar a esquentar nos dias mais frios ou como tempero e molho para dar um sabor a mais para saladas e carnes, por exemplo.

Isso sem contar nas receitas de bolos, tortas, mousses, cupcakes, brownies e até brigadeiros que podem trazer o ingrediente, apesar de adicionarem muitas calorias e açúcar à fruta.

O alimento traz em sua composição nutrientes como fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato /ácido fólico) e vitamina C.

Será que o limão acelera o metabolismo? 

Você já ouviu falar dessa história que o limão acelera o metabolismo? Será que isso é realmente verdade ou não?

O principal fator determinante da velocidade metabólica não são os alimentos consumidos, mas sim a quantidade de exercício praticado.

Além disso, ingerir mais água – o que envolve a água com ou sem o limão – pode acelerar ligeiramente o metabolismo.

Pesquisas apontam que a taxa metabólica de homens e mulheres saudáveis registrou um aumento de 30% depois que eles consumiram dois copos de água. Entretanto, esse efeito observado durou somente de 10 a 40 minutos depois da ingestão da água. Ressaltamos que em momento algum foi mencionado nenhuma influência do limão nesse aumento de metabolismo.

Pesquisas sobre os efeitos específicos da água com limão em relação ao metabolismo são limitadas. Entretanto, como a água é o ingrediente principal da água com limão, a bebida carrega os mesmos benefícios de estímulo ao metabolismo da água normal.

A água morna com limão por si só não provoca nenhuma diminuição no peso. Porém, destaca-se que consumir água morna, fria, com ou seu limão pode dar aquela força para o metabolismo.

Isso porque manter-se hidratado é um componente importante de uma dieta saudável justamente porque aumenta o metabolismo.

Muito já foi comentado a respeito da ligação do consumo do limão com o aumento do metabolismo, e grande parte dos pesquisadores afirmam que a fruta não provoca esse efeito. Entretanto, existem aqueles que indicam que a fruta poderia ter um efeito possível, leve e indireto neste sentido.

Eles consideram que o potássio do limão é fundamental para um metabolismo saudável e, por auxiliar a digestão de proteínas e gorduras, a fruta pode exercer um papel indireto na produção e no abastecimento dos músculos, o que pode melhorar a habilidade de queimar calorias.

Ou seja, mesmo que seja verdade que o limão acelera o metabolismo, esse efeito seria indireto e leve.

Como usar o limão?

Com tudo o que aprendemos até aqui, vimos que não é possível afirmar com segurança que o limão acelera o metabolismo. Entretanto, isso não significa que a fruta seja inútil para quem está de olho em adquirir ou manter a boa forma.

Por exemplo, a água com limão é uma boa receita para incrementar o sabor da água, principalmente para aqueles que não curtem ingerir a água pura, de uma forma que não torna a bebida calórica.

Observou-se que em curto prazo a água com limão pode auxiliar a diminuir o inchaço, tendo em vista que a bebida trabalha como um diurético natural, porém, leve.

Alertamos que, para quem sofre com o inchaço em longo prazo, o ideal é descobrir o que está provocando o problema e livrar-se desses hábitos. A melhor maneira de descobrir a causa do inchaço persistente é consultar-se com o médico.

Vale lembrar que para perder peso é necessário seguir toda uma alimentação que seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada, preferencialmente contando com o acompanhamento de um nutricionista, que saberá indicar o programa alimentar mais seguro e eficiente para cada pessoa.

Também vale a pena fazer um check-up médico para saber que tipo de exercício físico e em que intensidade você pode treinar e pedir ao profissional a indicação de um treinamento que ajude a acelerar o seu metabolismo. Lembrando que a prática de atividades físicas promove uma maior queima calórica por parte do corpo.

Além disso, é fundamental ter o auxílio de um educador físico durante a prática dos treinos, para assegurar a eficiência e a segurança dos exercícios.

Cuidados com a água com limão

Vale alertar ainda que, ainda que a água de limão seja uma bebida de consumo seguro, os ácidos presentes na fruta podem danificar o esmalte dos dentes ao longo do tempo, o que torna os dentes propensos ao desenvolvimento de cáries.

Para controlar esse efeito colateral da água de limão, sugerimos consumir a bebida com o auxílio de um canudinho, sempre que possível, como forma de evitar o contato do limão com os dentes.

Outra tática importante é lavar a boca com água depois de ingerir a água com limão. Estudos dizem que é necessário aguardar o período de uma hora antes de escovar os dentes.

Escovar enquanto o esmalte dos seus dentes está em um estado “amolecido pelo ácido” pode resultar em danos. Se você toma a água com limão no café da manhã, então é uma boa ideia escovar os dentes antes do café da manhã.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o limão acelera o metabolismo? Tem o costume de ingerir água com limão diariamente para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*