Pizza Engorda? Como Ela Pode Ajudar a Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 26/06/2014

Todos nós gostamos de comer uma fatia de pizza de vez em quando. Você já pensou se a pizza está prejudicando sua dieta? A pizza engorda? Mesmo que você leve um estilo de vida saudável, comer pizza demais pode fazer com que você pese mais do que deveria. Aqui estão algumas das coisas que você deve saber se você ama pizza.

A Pizza Engorda?

Pizza no geral é rica em calorias e gordura. Enquanto todo restaurante usa ingredientes diferentes, uma fatia geralmente contém de 250 a 300 calorias. Pizza Hut tende a ter mais massa, mas no final, tudo varia de acordo com a receita do restaurante.

Também tenha em mente que o tipo de pizza que você pede irá determinar a quantidade de calorias e quanto ela engorda. Uma pizza com tomate seco e pimentão irá te fazer engordar menos do que uma com pepperoni e salsicha. Enquanto uma fatia simples de pizza pode ter de 250 a 300 calorias, você pode dobrar essa quantidade adicionando pepperoni, salsicha, ou outros recheios.

Como com qualquer outra coisa, a quantidade de pizza que você come e a frequência irá determinar se ela vai te fazer engordar ou não. Comer uma ou duas fatias não faz mal, mas comer metade da pizza irá adicionar muitas calorias desnecessárias à sua dieta. Comer uma fatia de pizza de vez em quando não faz mal, mas pessoas que comem esse alimento rico em calorias regularmente podem querer procurar outras opções.

Como Você Pode Deixar a Pizza Mais Saudável?

Embora as palavras “pizza” e “dieta” não sejam vistas frequentemente na mesma sentença, você pode manter a pizza no cardápio, mesmo que você esteja tentando comer de forma saudável e perder peso – é tudo uma questão de planejamento. Se você precisa perder uma grande quantidade de peso rapidamente, você não poderá mesmo comer pizza, mas se você puder, tranquilamente, emagrecer em um mês, você poderá comê-la.

A maioria das massas de pizza engorda pelo fato de serem feitas de farinha refinada, o que as torna ricas em carboidratos e com poucas fibras e nutrientes. Use grãos integrais, vegetais e outros recheios com poucos carboidratos para tornar sua pizza saudável e mais satisfatória, assim você se sente cheia mais rápido, come menos calorias e perde peso.

Cortando Calorias

Para perder meio quilo, você precisa queimar 3500 calorias a mais do que você come. Você pode cortar as calorias de forma mais efetiva com exercícios e dieta, comendo alimentos com poucas calorias e saciantes. Comer alimentos com baixo índice glicêmico, como uma pizza de vegetais integral e com pouca gordura, pode te ajudar a perder peso mais rápido. Alimentos com baixo índice glicêmico contêm menos carboidratos e te ajudam a manter seus níveis de açúcar no sangue equilibrados para reduzir vontades de comer. Fique sempre atento a essas coisas pois é muito importante evitar as coisas que atrapalham a perda de peso.

Massa Integral

Você ainda pode comer uma pizza tradicional com a massa feita com farinha em uma dieta. Apenas se certifique de que a massa é integral. A Faculdade de Saúde Pública de Harvard aponta que a maioria das massas de pizza é feita de farinha refinada, da qual foram retiradas as fibras assim como metade das vitaminas B do trigo e 90 por cento da sua vitamina E. Uma pizza integral é rica em fibras, tornando-a um carboidrato complexo que ajuda a manter seus níveis de açúcar no sangue balanceados e te satisfaz.

Recheios Com Poucas Calorias

Os recheios em uma pizza são tão importantes quanto a massa e podem conter calorias e gorduras escondidas. Escolha vários vegetais frescos e ervas para uma pizza vegetariana com pouca gordura. Se você prefere carne na sua pizza, deixe de lado o presunto e a salsicha e substitua por carnes com proteína magra como frango grelhado ou peixe, ou atum enlatado. Adicione purê de espinafre ao seu molho de tomate por uma dose extra de fibras.

Reduza o Queijo

Queijo é um ingrediente importante em todos os tipos de pizza, mas você ainda pode comer seu queijo e perder peso. O primeiro passo é reduzir a quantidade de queijo que você coloca na sua pizza. Você pode descobrir que fica satisfeita com metade da quantia usual. Experimente com menos queijo e veja o sabor. Use variedades com menos gordura e poucas calorias. O recomendado é muçarela feita com leite desnatado, cheddar sem gordura ou queijo cottage light.

Você gosta de Pizza? Já experimentou os sabores mais saudáveis? O que você acha? Para você, qual recheio de pizza engorda mais? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário