Pizza engorda? Como ela pode ajudar a emagrecer?

atualizado em

Todos nós gostamos de comer uma fatia de pizza de vez em quando, mas se você tem o objetivo de levar uma vida saudável, alguns questionamentos com certeza vêm à sua mente: será que pizza engorda? Será que comer pizza de vez em quando vai atrapalhar a minha dieta?

Mesmo que você leve um estilo de vida saudável e siga corretamente a sua dieta durante a semana, comer pizza demais no seu “dia do lixo” ou em todos os finais de semana pode atrapalhar os seus objetivos de perda de peso ou definição corporal. 

Aqui estão algumas informações que você precisa saber, se você ama pizza.

A pizza engorda?

Pizza
Infelizmente para os amantes de pizza, ela realmente é rica em calorias e gorduras

A pizza é um alimento muito rico em calorias e gordura. Uma fatia de pizza de muçarela, por exemplo, tem em torno de 250 a 350 calorias e de 10 a 17 gramas de gordura. A quantidade de calorias e de gorduras de uma fatia de pizza varia de acordo com os ingredientes utilizados na receita.

Também tenha em mente que o recheio da pizza que você pede determinará a quantidade de calorias que você irá ingerir. Isso quer dizer que um determinado sabor de pizza pode ter um maior potencial de te fazer engordar do que um outro sabor.

Por exemplo, uma pizza com tomate seco e pimentão tem menos calorias do que uma com pepperoni e calabresa. Enquanto uma fatia simples de pizza de muçarela pode ter de 250 a 350 calorias, você pode dobrar essa quantidade adicionando pepperoni, calabresa e outros tipos de queijo.

Como com qualquer outro alimento, a quantidade de pizza que você come e a frequência irão determinar se ela vai te fazer engordar ou não. Comer uma ou duas fatias não faz mal, mas comer metade da pizza irá adicionar muitas calorias desnecessárias à sua dieta. 

Comer uma fatia de pizza de vez em quando não te fará engordar, mas se ela fizer parte da sua rotina, o excesso de calorias ingeridas irá resultar no acúmulo de gordura corporal. 

Como você pode deixar a pizza mais saudável?

Embora as palavras “pizza” e “dieta” não sejam vistas frequentemente na mesma frase, você pode manter a pizza no cardápio, mesmo que você esteja tentando se alimentar de forma saudável e perder peso – é tudo uma questão de planejamento. 

Se você precisa perder uma grande quantidade de peso rapidamente, você não poderá mesmo comer pizza, mas se você está trabalhando em um plano de emagrecimento sustentável em longo prazo, poderá incluir uma pizza em seu cardápio de vez em quando. 

Emagrecer com saúde envolve um plano de reeducação alimentar. Fuja de dietas milagrosas que prometem resultados muito rápidos, pois você pode acabar sofrendo com o efeito sanfona

Para entender melhor o que é uma reeducação alimentar, não deixe de assistir ao vídeo da nossa nutricionista:

Quando for incluir a pizza em sua dieta, use estratégias que a deixe mais nutritiva e menos calórica. Por exemplo, a maioria das massas de pizza contribuem para o ganho de gordura corporal, porque são feitas de farinha refinada, o que as tornam ricas em carboidratos simples e pobres em fibras e nutrientes. Ao invés da farinha branca, use farinha integral e adicione grãos, para aumentar o teor de fibras. 

Economize calorias alterando, também, os recheios. Adicione mais proteínas, como frangos e ovos, e use menos queijo e embutidos. 

Só o fato de você acrescentar fibras e proteínas à sua pizza a deixará mais nutritiva e com maior potencial sacietogênico, ou seja, você se sentirá satisfeito(a) mais rapidamente, sem ter que comer muitos pedaços de pizza.

Cortando calorias

Para perder peso, você precisa criar um déficit calórico, por meio do aumento do gasto calórico com a prática de exercícios físicos e da redução do consumo calórico, através de dieta. 

Pensando nisso, ao inserir uma pizza em sua dieta, dê preferência para aquelas feitas com ingredientes integrais, pois assim seu índice glicêmico é reduzido, isto é, ela não promove um pico de glicemia e insulina no seu sangue. Esses picos são um dos fatores responsáveis pelo acúmulo de gordura corporal.

A gordura do queijo e as proteínas presentes no recheio também contribuem para a diminuição do índice glicêmico da pizza e para a promoção de maior saciedade. 

Só não exagere na quantidade de gordura, pois elas são muito densas em calorias. Tendo isso em mente, além de diminuir a quantidade de queijo, não regue sua pizza com azeite, outra fonte de gordura. 

Massa integral

A substituição da farinha refinada (branca) pela integral possibilita a ingestão de uma maior quantidade de vitaminas e de fibras. 

A Faculdade de Saúde Pública de Harvard mostrou, por meio de estudos, que a maioria das massas de pizza feitas de farinha refinada contam com apenas metade do teor de vitaminas B naturalmente presentes no trigo, e apenas 10% da concentração de vitamina E. Sem contar nas fibras que são perdidas no processo de refinamento.

A pizza feita de farinha integral, por outro lado, é rica em fibras, o que a torna um carboidrato complexo, que ajuda a manter seus níveis de açúcar no sangue balanceados e o seu apetite controlado. Veja quais são as diferenças entre carboidratos simples e complexos.

Recheios com poucas calorias

O recheio de uma pizza é tão importante quanto a massa, pois pode conter muitas calorias e gorduras escondidas. 

Escolha vários vegetais frescos e ervas e faça uma pizza vegetariana, ou então acrescente uma proteína magra, como frango desfiado e atum. 

Reduza o queijo

Pizza pouco queijo
Além de diminuir a quantidade de queijo na sua pizza, experimente tipos de queijo menos calóricos

O queijo é um ingrediente fundamental em qualquer pizza e você pode consumi-lo e ainda manter o seu peso. 

O primeiro passo é reduzir a quantidade de queijo que você coloca em sua pizza. Você pode descobrir que fica satisfeita(o) com metade da quantia usual. Experimente um pedaço com menos queijo e veja como sua pizza ainda fica apetitosa. 

Tente usar variedades de queijo com menos gorduras e calorias. Algumas opções saudáveis são o queijo muçarela feito com leite desnatado, o cheddar sem gordura ou o queijo cottage light.

Fontes e referências adicionais

Qual sabor de pizza você mais gosta? Com qual frequência você costuma comer pizza? Como você acha que pode deixá-la menos calórica? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário