Um caldo de galinha na forma de cubinho ou tablete, daquele que compramos no mercado, ajuda a dar sabor a vários pratos. Entretanto, eles têm um problema sério: geralmente são cheios de sódio.
Consumir sódio demais pode provocar retenção de líquidos e inchaço. Além disso, o excesso do mineral traz o risco de problemas no coração, problemas nos rins, osteoporose, pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC) e câncer no estômago.
Para não encher as suas refeições de sódio, vale a pena evitar esses caldos de frango industrializados. Mas, para não deixar de dar sabor aos seus pratos, vale a pena aprender como fazer o caldo de frango caseiro com tempero natural.
A receita é feita com ossos de frango ao lado de vegetais e temperos como cebola, salsão, cenoura, alho-poró, louro, alecrim, cravo, pimenta-do-reino e cúrcuma. Vale a pena experimentar!
Portanto, aprenda como preparar o caldo de frango caseiro com tempero natural agora mesmo e utilize-o nos seus próximos pratos! O passo a passo está logo a seguir:
Caldo de frango caseiro com tempero natural
Equipamento
- Barbante
- Escorredor
- Panela funda
Ingredientes
- 3 quilos ossos de frango
- 200 gramas cebola em cubos médios ou dividida ao meio
- 100 gramas salsão em cubos médios
- 100 gramas cenoura em cubos médios
- 1 talo alho-poró
- 2 folhas louro
- 2 ramos tomilho
- 1 talo alecrim
- 5 cravos-da-Índia
- 5 pimenta-do-reino
- 1 pedaço cúrcuma (opcional)
- 5 litros água (ou o suficiente para cobrir)
- 1 fio azeite de oliva
Instruções
- Colocar o louro, o alecrim e o tomilho entre o talo de alho-poró. Amarrar com um barbante e reservar.
- Espetar os cravos na cebola. Lavar bem os ossos e escorrer.
- Colocar um fio de azeite em uma panela e levar ao fogo. Adicionar a cebola e refogar levemente. Adicionar a cenoura e os ossos. Refogar levemente outra vez.
- Acrescentar água até cobrir os ossos. Juntar o salsão, o buquezinho de alho-poró, a pimenta e a cúrcuma.
- Deixar ferver e colocar em fogo brando assim que levantar fervura. Cozinhar em fogo brando por quatro horas. Sempre que necessário, retirar a gordura e as impurezas que se formarem na superfície do caldo.
- Após, coar tudo e deixar o caldo esfriar. Quando já estiver frio, remover a gordura que se formar na superfície. Armazenar o caldo em potinhos, saquinhos ou forminhas de gelo. Se quiser, pode congelar.
Notas
- Este caldo de frango dura até três dias na geladeira ou três meses no congelador.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?