Benefícios do Alho-poró, como consumi-lo e dicas

Especialista:
atualizado em 01/12/2020

O alho-poró é um vegetal da mesma família das cebolas e dos alhos, entretanto com sabor mais suave, sendo excelente para a nossa saúde em função de suas inúmeras propriedades.

Conhecido também alho-francês, alho-macho, alho porró, porro-bravo, porro-hortense, entre outros, possui formato cilíndrico, sendo branca na parte que fica embaixo da terra e verde-escuro nas folhas.

Alho-poró

Benefícios do alho-poró

O alho-poró é um ótimo alimento para o nosso organismo, pois tem alto teor de nutrientes, fibras e possui baixa caloria.

Dentre os seus benefícios para a saúde, os mais importantes estão relacionados às seguintes propriedades:

  1. Ação antioxidante;
  2. Ajuda a saúde cardiovascular;
  3. Fortalece o sistema imunológico;
  4. Ação antiinflamatória;
  5. Auxilia o sistema digestivo;
  6. Ajuda no emagrecimento;
  7. Bom para o bebê;
  8. Pode ajudar a prevenir tumores.

Vamos ver a seguir maiores detalhes sobre cada um desses benefícios do alho-poró.

1. Possui propriedades antioxidantes

Por conta de sua alta concentração de antioxidantes, principalmente vitamina C e zinco, pode contribuir para a prevenção de muitas doenças crônicas degenerativas, como câncer e mal de Alzheimer.

Isso acontece porque essas substâncias são capazes de neutralizar e reduzir os danos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

2. Auxílio na saúde do sistema cardiovascular

Outro benefício importante dos antioxidantes presentes no alho-poró é a saúde cardiovascular.

Eles ajudam a reduzir o acúmulo de colesterol nas artérias e regular a pressão, auxiliando, assim, na prevenção de muitas doenças associadas.

Além disso, ajudam na eliminação da homocisteína, que em excesso causa alterações nos vasos sanguíneos, levando a doenças cardiovasculares.

Veja também o que é a homocisteína baixa ou alta.

3. Alho-poró no sistema imunológico

Como já destacado anteriormente, o alho-poró é rico em vitamina C. De acordo com diversos estudos, essa vitamina pode auxiliar na melhora do sistema imunológico, sendo importante na prevenção e alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

4. Diminui o risco de doenças inflamatórias crônicas

Estudos mostram benefícios do alho-poró em reduzir o risco de doenças inflamatórias crônicas, como diabetes, obesidade e artrite.

5. Aumenta a saúde do sistema digestivo

O alho-poró por ser rico em fibras, pode não só fortalecer e limpar o trato gastrointestinal, como também melhorar a absorção de nutrientes.

Além disso, o alho-poró contém prebióticos, que são bactérias boas e que ajudam a estimular os movimentos do intestino, evitando a constipação.

6. Auxilia no processo de emagrecimento

Outro benefício das fibras contidas no alho-poró é auxiliar as pessoas que querem perder peso. Isso ocorre pelo aumento da sensação de saciedade, reduzindo, assim, a ingestão alimentar.

Além disso, estudos mostram que o alho-poró contém uma substância chamada de inulina, um tipo de fibra alimentar que ajuda a regular os níveis de hormônios que controlam o apetite.

Conheça também algumas receitas utilizando o alho-poró que podem lhe auxiliar no emagrecimento.

7. Importante na formação do bebê

O alto teor de ácido fólico presente no alho-poró ajuda a prevenir problemas congênitos relacionados ao sistema nervoso do bebê, especialmente nas primeiras quatro semanas de gestação.

8. O alho-poró no combate ao câncer

Por fim, o alho-poró pode atuar positivamente contra o câncer, por ser uma boa fonte de sulfatos de alilo. Estudos evidenciaram que essa substância é capaz de ajudar na luta contra o crescimento de tumores.

Como usar o alho poró?

É bastante simples utilizar o alho-poró em muitas receitas no nosso dia a dia, pois pode ser consumido nas saladas, sopas, risotos, quiches, entre muitos outros.

Além disso, para aproveitar melhor o seu sabor e textura, independentemente da forma de preparo, é importante deixar al dente.

Propriedades nutricionais do alho-poró

O alho-poró é fonte de vitaminas, principalmente a vitamina C, minerais e fibras, justificando todos os seus benefícios para a nossa saúde.

ComposiçãoComposição em 100 g% VD (*)
Calorias29 kcal = 123 kJ1
Carboidrato6,9 g2
Proteína1,4 g2
Gorduras
Fibras2,5 g10
Cálcio33,6 mg3
Ferro0,6 mg4
Magnésio10,7 mg4
Fósforo36,5 mg5
Potássio224 mg6
Zinco0,2 mg3
Vitamina A16,2 mcg5
Vitamina C14,1 mg31
(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
Fonte: TBCA

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do alho-poró para a saúde e boa forma? Tem costume de consumi-lo em que tipo de receitas? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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10 comentários em “Benefícios do Alho-poró, como consumi-lo e dicas”

  1. comprei o alho poro por engano,na verdade queria salsão. procurei saber com usar e seus benefícios confesso que fiquei admirada com tantos benefícios.

  2. Já fiz o alho poró de várias formas, mas a que mais uso são as folhas verdes, mastigo e sinto que passa a fome e a vontade por doce.

  3. Três formas que mais utilizo o alho poró:

    – Salada de repolho (repolho roxo, repolho branco e alho poró – todos crus e cortados em tiras finas, tempera com sal, azeite de oliva e vinagre de vinho branco)

    – Arroz temperado com alho poró, azeite de oliva e açafrão em pó.

    – Arroz de calabresa com alho poró.

    Difícil dizer qual o mais gostoso.

  4. Gosto muito do alho poró!!
    Todos os dias, no meu café da manhã, preparo dois ovos inteiros com o alho poró e queijo parmesão.
    Refogo superficialmente o alho poró num fio de azeite, acrescento os ovos, um tiquinho de sal e o parmesão.
    Delicioso!

  5. Refogado com cebola. Bata dois ovos com 200 ml de leite, acrescente ao refogado e leve ao forno. Se quiser polvilhe parmesão. Fica divino!