Benefícios do Alho-Poró – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 20/08/2020

Bom para a saúde da gestante, para o sistema imunológico e para o sistema cardiovascular: conheço os benefícios do alho-poró e como usar!

Pertencente à mesma família das cebolas e dos alhos, apesar do sabor mais suave, o alho-poró é um alimento considerado excelente para a saúde em função de suas inúmeras propriedades.

O vegetal era muito usado pelos antigos gregos, egípcios e romanos, sendo especialmente admirado por seus benefícios para a garganta. Acreditava-se que o alho-poró era excelente para manter a voz forte e que isto era fundamental para os grandes imperadores e oradores da época.

O alimento tem alto teor de nutrientes, entre eles o cálcio, o magnésio, o manganês, o sódio, o ferro, o potássio, o cobre, o zinco, a vitamina C, a vitamina B3 (niacina), a vitamina B2 (riboflavina), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B6 (piridoxina) e o ácido fólico. O vegetal também contém altos teores de fibras e possui baixas calorias, podendo ser acrescentado em inúmeras receitas na culinária do dia a dia.

Para que serve o alho-poró?

Estudos e análises a respeito da composição do alimento têm indicado quais são os benefícios do alho-poró. Confira para que serve o vegetal:

  • Ação antioxidante;
  • Saúde cardiovascular;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Saúde digestiva;
  • Aliada do emagrecimento;
  • Saúde gestacional;
  • Menos inflamação crônica;
  • Auxílio ao combate ao câncer.

Benefícios do alho-poró: saiba como usar!

Ele pode ser feito cozido, refogado ou assado. Recomenda-se o cozimento al dente para não perder a textura e o sabor mais suave. Ao usar o alho-poró, lave bem o vegetal e faça um corte próximo às raízes e outro no final do caule, próximo das folhas. As raízes não são utilizadas, as folhas podem ser aproveitadas em caldos e sopas e a parte branca é a mais usada, podendo ser cortada em anéis.

Conheça receitas com alho-poró para emagrecer, aprenda como preparar sopas light de alho-poró e experimente as receitas de creme de alho-poró light.

Propriedades nutricionais em 100g de alho-poró

Energia61 calorias
Carboidratos14,1 g
Proteínas1,5 g
Gorduras0,3 g
Colesterol0 mg
Fibras1,8 g

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do alho-poró para a saúde e boa forma? Tem costume de consumi-lo em que tipo de receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do Alho-Poró – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. comprei o alho poro por engano,na verdade queria salsão. procurei saber com usar e seus benefícios confesso que fiquei admirada com tantos benefícios.

  2. Já fiz o alho poró de várias formas, mas a que mais uso são as folhas verdes, mastigo e sinto que passa a fome e a vontade por doce.

  3. Três formas que mais utilizo o alho poró:

    – Salada de repolho (repolho roxo, repolho branco e alho poró – todos crus e cortados em tiras finas, tempera com sal, azeite de oliva e vinagre de vinho branco)

    – Arroz temperado com alho poró, azeite de oliva e açafrão em pó.

    – Arroz de calabresa com alho poró.

    Difícil dizer qual o mais gostoso.

  4. Gosto muito do alho poró!!
    Todos os dias, no meu café da manhã, preparo dois ovos inteiros com o alho poró e queijo parmesão.
    Refogo superficialmente o alho poró num fio de azeite, acrescento os ovos, um tiquinho de sal e o parmesão.
    Delicioso!

  5. Refogado com cebola. Bata dois ovos com 200 ml de leite, acrescente ao refogado e leve ao forno. Se quiser polvilhe parmesão. Fica divino!