Sal rosa do Himalaia – Benefícios e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 05/04/2021

O sal está na base diária da nossa alimentação e, exceto para pessoas com condições específicas de saúde, é indispensável para dar sabor aos alimentos, e o sal rosa do Himalaia é um tipo de sal especial, que promete trazer diversos benefícios para a saúde. 

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos então conhecer um pouco mais deste tipo de sal, sua composição e descobrir se ele realmente faz bem.

O que é o sal rosa do Himalaia?

sal rosa do himalaia

O sal rosa do Himalaia tem uma composição parecida com a do sal marinho, com 98% de cloreto de sódio. Porém, ele contém traços de potássio, magnésio, cálcio e dezenas de outros minerais.

E é a presença desses outros minerais que confere tanto o sabor quanto a cor característicos do sal rosa do Himalaia. Ele é extraído de rochas próximas a cordilheira do Himalaia, e por isso leva este nome.

A sua origem

A cordilheira do Himalaia se estende por toda a Ásia, passando pela China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia.

Há centenas de milhões de anos atrás, esta era uma área coberta pela água do mar, mas ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra se moveram e assim surgiram as montanhas.

Com isso a água do mar evaporou-se, mas todos os seus minerais foram cristalizados sob o calor do sol e formaram o que hoje conhecemos como o sal rosa do Himalaia.

Além estar em um ambiente limpo e cercada por neve durante todo o ano, as lavas de vulcões também cobriram a camada de sal, o que a protegeu da poluição moderna.

Assim, isto leva a crer que o sal rosa do Himalaia é o sal mais puro encontrado no nosso planeta e consiste em uma das melhores fontes de minerais naturais existentes, sendo muito mais saudável do que o sal de mesa processado, que a maioria das pessoas consome diariamente.

Quanto sal rosa do Himalaia você deve consumir? 

O consumo do sal rosa do Himalaia deve ser feito de forma similar à do sal comum

  Continua Depois da Publicidade  

A Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) recomenda que o consumo de sal, para adultos, seja de no máximo 5g por dia, o que equivale a 2g de sódio, porque acima disso, o risco de desenvolvimento de hipertensão e outros problemas cardiovasculares aumenta.

Benefícios do sal rosa do Himalaia: eles realmente existem?

Muito se fala sobre as propriedades do sal do rosa do Himalaia, que ocorreriam em virtude de sua composição rica em mais de 80 minerais.

Entre os benefícios atribuídos ao sal rosa do Himalaia, temos:

  • Melhora problemas respiratórios;
  • Equilibra o pH do corpo;
  • Melhora quadros de distúrbios de sono;
  • Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue;
  • É afrodisíaco;
  • Melhora problemas gástricos.

Entretanto, esse sal contém apenas traços desses minerais, em quantidades insuficientes para exercer qualquer efeito biológico. Além disso, esses efeitos, até o momento, não foram comprovados por pesquisas científicas.

Mas o que se pode afirmar é que o sal do Himalaia é mais natural que o sal de mesa tradicional, que é muito refinado e normalmente contém aditivos para preservar as suas propriedades. O sal do Himalaia é menos artificial e geralmente não contém aditivos.

Dicas de como usar

salmão com sal rosa do himalaia
  • Para cozinhar: Você pode substituir o sal refinado pelo Sal Rosa usando moedores;
  • Na decoração: Muitas pessoas utilizam as rochas de sal como cristais decorativos;
  • No banho: O uso de cristais de sal rosa do Himalaia na banheira é bastante comum para banhos relaxantes, ajudando a tratar a fadiga e a dor muscular.

O sal do Himalaia ajuda a desintoxicar o corpo através de osmose no banho. À medida que a pele absorve os minerais saudáveis e o sódio migra da água para a camada exterior da pele, preserva-se a umidade das células e libera-se as toxinas do corpo.

Recomenda-se que o banho seja morno, próximo da temperatura corporal normal, e que se use cerca de 1 quilo de sal para 30 litros de água.

Riscos

O sal comum de mesa é enriquecido com iodo, uma vez que nosso corpo precisa dele para manter as funções da tireoide. Assim, quem substitui o sal iodado pelo sal rosa do Himalaia deve procurar outras fontes alimentares de iodo, como peixes, leite e ovos.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro potencial risco está relacionado a crença de que o sal rosa do Himalaia contém menos cloreto de sódio que o sal comum. Isso faz com que algumas pessoas o consumam em excesso, aumentando os riscos para a saúde.

Vídeo

Por fim, veja um vídeo da nossa nutricionista mostrando se o sal rosa do Himalaia vale a pena mesmo e se é melhor para consumo.

Fontes e Referências adicionais

Você já conhecia o sal rosa do Himalaia? Já experimentou utilizá-lo nos alimentos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (124 votos, média 3,90)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

51 comentários em “Sal rosa do Himalaia – Benefícios e propriedades”

  1. Já uso este sal há mais de dois anos. Não há melhor para a nossa saúde e deve ser seguido das orientações de consumo. Pois, o que consta acima sobre este Produto milagroso é – verdade – acredite quem quiser, porque testemunha uma pessoa séria sobre S.Rosa dos Himalaias, e não quero consumir outro, que não seja este….tenho dito e assino: – Francisco da Conceição Vaz, em Aradas – Aveiro, aos 21.12.2019…..

    Responder
  2. Olha troquei o sal comum pelo sal rosa e nao estou arrependida muitos beneficios prefiro pagar mas caro o sal do que comprar remedios

    Responder
  3. É preciso tomar cuidado para não ser enganado.
    Há muitos aproveitadores de ocasião, tanto no que diz respeito a aplicação de altos preços em pequenas quantidades, quanto aos que põe à venda um sal falsificado.
    Atenção na hora da compra e sempre bom.
    Eu compro aqui no RJ por cerca de 10,00 o kg em lojas de produtos naturais.
    Já uso faz tempo em porções mínimas.

    Responder
  4. Boa tarde! Já usei e ouvi muito sobre o sal rosa. Porém, a minha preocupação é: será mesmo q o sal q vem pra nós é puro do Himalaia? Pq já ouvi nutricionista dizendo do tanto de porcarias que se é acrescentado nele.

    Responder
  5. Geeeente, com pouquíssimas ressalvas, nunca vi tanta asneira como aqui nesses comentários!!! Quanta gente ignorante e que só pensa em fazer piadas…

    Responder
  6. Hoje ganhei 500g desse sal rosa do Himalayan irei usá-lo e depois venho falar para vocês, pois o ano passado tive problemas sérios com a pressão alta.
    Obrigada por essa matéria me ajudou bastante conhecer esse produto.

    Responder
  7. Boa noite
    Minha esposa tinha pressão 16 por 9 depois do sal rosa não passa de 13 por 8
    Sal rosa excelente
    Caro é remédio não cura e faz mal.

    Responder
  8. Eu mesmo estavs com pressão em até 15/8,5 comecei a usat o sal da himlaia hoje minha pressão está a 11/7 então eu acredito no sal.

    Responder
  9. Discussão sem sentido e inútil. Cada um procure o conhecimento por si só e faça sua opção de usar ou não. Porque uns querem influenciar nas decisões de outros? Cada um faça sua escolha e de sua opinião apenas para ajudar e não para querer ter razão. Uma discussão dessas é contraproducente para todos.

    Responder