Sal rosa do Himalaia – Benefícios e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 05/04/2021

O sal está na base diária da nossa alimentação e, exceto para pessoas com condições específicas de saúde, é indispensável para dar sabor aos alimentos, e o sal rosa do Himalaia é um tipo de sal especial, que promete trazer diversos benefícios para a saúde. 

Vamos então conhecer um pouco mais deste tipo de sal, sua composição e descobrir se ele realmente faz bem.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é o sal rosa do Himalaia?

sal rosa do himalaia

O sal rosa do Himalaia tem uma composição parecida com a do sal marinho, com 98% de cloreto de sódio. Porém, ele contém traços de potássio, magnésio, cálcio e dezenas de outros minerais.

E é a presença desses outros minerais que confere tanto o sabor quanto a cor característicos do sal rosa do Himalaia. Ele é extraído de rochas próximas a cordilheira do Himalaia, e por isso leva este nome.

A sua origem

A cordilheira do Himalaia se estende por toda a Ásia, passando pela China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia.

Há centenas de milhões de anos atrás, esta era uma área coberta pela água do mar, mas ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra se moveram e assim surgiram as montanhas.

Com isso a água do mar evaporou-se, mas todos os seus minerais foram cristalizados sob o calor do sol e formaram o que hoje conhecemos como o sal rosa do Himalaia.

  Continua Depois da Publicidade  

Além estar em um ambiente limpo e cercada por neve durante todo o ano, as lavas de vulcões também cobriram a camada de sal, o que a protegeu da poluição moderna.

Assim, isto leva a crer que o sal rosa do Himalaia é o sal mais puro encontrado no nosso planeta e consiste em uma das melhores fontes de minerais naturais existentes, sendo muito mais saudável do que o sal de mesa processado, que a maioria das pessoas consome diariamente.

Quanto sal rosa do Himalaia você deve consumir? 

O consumo do sal rosa do Himalaia deve ser feito de forma similar à do sal comum

A Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) recomenda que o consumo de sal, para adultos, seja de no máximo 5g por dia, o que equivale a 2g de sódio, porque acima disso, o risco de desenvolvimento de hipertensão e outros problemas cardiovasculares aumenta.

Benefícios do sal rosa do Himalaia: eles realmente existem?

Muito se fala sobre as propriedades do sal do rosa do Himalaia, que ocorreriam em virtude de sua composição rica em mais de 80 minerais.

Entre os benefícios atribuídos ao sal rosa do Himalaia, temos:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Melhora problemas respiratórios;
  • Equilibra o pH do corpo;
  • Melhora quadros de distúrbios de sono;
  • Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue;
  • É afrodisíaco;
  • Melhora problemas gástricos.

Entretanto, esse sal contém apenas traços desses minerais, em quantidades insuficientes para exercer qualquer efeito biológico. Além disso, esses efeitos, até o momento, não foram comprovados por pesquisas científicas.

Mas o que se pode afirmar é que o sal do Himalaia é mais natural que o sal de mesa tradicional, que é muito refinado e normalmente contém aditivos para preservar as suas propriedades. O sal do Himalaia é menos artificial e geralmente não contém aditivos.

Dicas de como usar

salmão com sal rosa do himalaia
  • Para cozinhar: Você pode substituir o sal refinado pelo Sal Rosa usando moedores;
  • Na decoração: Muitas pessoas utilizam as rochas de sal como cristais decorativos;
  • No banho: O uso de cristais de sal rosa do Himalaia na banheira é bastante comum para banhos relaxantes, ajudando a tratar a fadiga e a dor muscular.

O sal do Himalaia ajuda a desintoxicar o corpo através de osmose no banho. À medida que a pele absorve os minerais saudáveis e o sódio migra da água para a camada exterior da pele, preserva-se a umidade das células e libera-se as toxinas do corpo.

Recomenda-se que o banho seja morno, próximo da temperatura corporal normal, e que se use cerca de 1 quilo de sal para 30 litros de água.

Riscos

O sal comum de mesa é enriquecido com iodo, uma vez que nosso corpo precisa dele para manter as funções da tireoide. Assim, quem substitui o sal iodado pelo sal rosa do Himalaia deve procurar outras fontes alimentares de iodo, como peixes, leite e ovos.

Outro potencial risco está relacionado a crença de que o sal rosa do Himalaia contém menos cloreto de sódio que o sal comum. Isso faz com que algumas pessoas o consumam em excesso, aumentando os riscos para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Por fim, veja um vídeo da nossa nutricionista mostrando se o sal rosa do Himalaia vale a pena mesmo e se é melhor para consumo.

Fontes e Referências adicionais

Você já conhecia o sal rosa do Himalaia? Já experimentou utilizá-lo nos alimentos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (124 votos, média 3,90)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

51 comentários em “Sal rosa do Himalaia – Benefícios e propriedades”

  1. A quem defende o sal comum, eu acho que deve usá-lo com maior frequência. E deixar que o sal do himalaia seja usado por quem desejar, vai pescar meu camarada.

    Responder
    • É tanta gente besta, irmão , nem responda a essas asneiras!! Sou hipertensa há mais de 20 anos e só agora com o uso do sal rosa, consegui aos poucos controlá-la!

      Responder
  2. Ao cidadão que malha o sal do himalaia, gostaria de dizer que, deve usar o sal comum e deixa cada qual usar o outro. Dizem que o sal de cozinha como você afirma é ótimo, logo eu acho que você deve tomar um Kg por dia e quem sabe ficar um super-homem, mas fica a seu critério. E lembranças a São Pedro.

    Responder
  3. Eu já uso o sal de Himalaia e já sentí diferenças na circulação.Tenho hipertensão venosa e porisso queria informações maiores da proporção de uso pq parece interferir muito.Uso na água e na comida,será que é muito?

    Responder
  4. Moro em Brasília, no Atacadão Assaí, q é do mesmo grupo supermercados Extra, o sal rosa do Himalaia, da marca frutos da terra, está por 4,99 500 gr

    Responder
  5. Pura besteira, so pra jogar dinheiro fora, se fizer uma alimentação com bastante frutas, legumes, folhas e grãos se consegue todos esses minerais em abundância. Outro contra-senso, como e aconselhável consumir pouco sal, as quantidades presentes em algumas pitadas para fazer uma refeição para uma família de 4 pessoas por exemplo, não vai atingir nem 5% das necessidades diárias de minerais de um ser humano, a não ser que cada pessoa consuma uma colher de sopa por dia.

    Responder
  6. Consumo aqui em em casa só sal natural por causa da minha hipertensão estou levando a pressão sob controle ,faço consultas semestrais estou me sentindo bem aos 77 anos o nosso sal é o Himalia moído e o sal grosso .

    Responder
  7. Eu acredito no sal rosa do Himalaia,ainda não usei,queria comprá-lo pela internet.Indique um bom site para isto.Grato

    Responder
  8. É por isso que algumas pessoas morrem com certas doenças. Por não acreditar no efeito de produtos naturais. Pena que ainda exista gente tão mente fechada.

    Responder
  9. Entendemos que os que reclamam sobre o uso desse Sal, são pessoas — infelizmente — que nunca estudaram os benefícios desse mineral. São inúmeros; O Sal branco é Sal sem nenhum mineral e péssimo para saúde.
    Estude 1º o produto ou consulte médico especializado — se possível um Nutrólogo –, depois faça seu depoimento.
    Infelizmente entendemos !!!

    Responder
  10. A minha opinião e que as pessoas deveriam respeitar opinião alheia ,quem acredita que faz bem e quer usar , usem; parem de ser ignorantes; parecem até um monte de pessoas revoltadas com a vida, o povo de mente fechada!

    Responder
  11. Infelizmente o Brasil não parece ser capaz de ensinar a se alimentar bem ja que nos temos 14 agrotóxicos proibidos mundialmente e a coca cola nossa tem “apenas” 9 vezes mais substâncias cancerígenas. La eles saíram para ruas revindicando que esse alto teor fosse baixado. Aqui quando se fala com procedência científica sobre as propriedades medicinais do sal do Hemalaia” que não é o país de contos de fadas mas realmente existe para ser feita pesquisas espalhadas na saúde dos asiático alguem aparece e diz que isso é piada.Não da bem para começar a discutir com essas pessoas porque sua mente são céticas e fechadas. Mas tudo bem. Tem pacientes que chegam ao meu consultório e já tem seu diagnóstico e o próprio remédio, só precisam da assinatura no final da receita, esse sr. Eu classificaria como um deles.

    Responder
  12. Sal do Himalaia é uma das piadas mais nojentas da atualidade.
    A indústria nacional tem plenas condições de beneficiar de forma mais saudável o nosso sal.

    Responder
  13. Eu já faço uso do sal do HIMALAIA, E PERCEBI QUE MINHA PRESSÃO COMEÇOU A BAIXA, DE 14/8 PRA 11/7, EU CONTINUO USANDO TEM SIDO UMA BENÇÃO NA MINHA CASA

    Responder
    • Verdade. Eu tbem pressão mt alta agora com o uso do sal normalizou. Estou cuidando da pressão, pois já tenho histórico na família de até perca dos rins.

      Responder
    • Bom dia, meu nome é João Antônio,eu estou com problema da pressão tomo remédio mas não regula tem dia que está alta ;será , que se usar sal do Himalaia vai regular na comida mulher já usa.

      Responder
  14. Sal do Himalai é coisa de frouxo… A humanidade tá há milhares de anos usando o sal comum… Aí começam a aparecer esses palhaços

    Responder
  15. O Sal do Himalaia é excelente para saúde de um modo geral. Quem critica infelizmente são pessoas que não têm conhecimento do produto, não estuda sobre o mineral e faz seu julgamento sem fundamento.
    Se tivessem problemas de saúde em que necessitassem usar o Sal do Himalaia e fossem curados, certamente mudariam seu julgamento sobre o produto.
    Tem tudo para dar certo, mas falta discernimento para entender sobre o assunto.

    Responder
  16. Olá Manoel. Moro em SC. No Walmart daqui 300g Nutrigold era R$ 34,90 promoção R$ 24,90. Na Americanas daqui 400g Himalayan Gourmet, era R$28,70 promoção é R$ 16,99. No Extra daqui 1kg era R$ 49,70, promoção R$ 29,90. Noutras lojas de produtos naturais daqui os preços de 1 kg giram entre R$ 20,00 e R$ 45,00. No Kitanda, internet, 1 kg Nutrigold era R$ 34,90 promoção R$ 27,90 sem o frete. No Mercado Livre 1kg começa a partir de R$ 11,00 + o frete. O velho “sal marinho”, não é o refinado, 1kg custa de R$ 4,00 a R$ 8,00. O sal marinho ainda contém plâncton, krill e outros micro nutrientes disponíveis na água do mar. Continuo convicto que não há razão para pagar mais no sal rosa importado. Se há muito cloreto de sódio no sal marinho, baixo a quantidade de sal que consumo. Obrigado pela gentileza em oferecer suas informações.

    Responder
  17. Li em outro artigo que, o sal refinado também tem 84 nutrientes, mais é tão mínima quantidade q não significa muita coisa, entendi que o problema do sal de mesa é a quantidade de tratamento que ele recebe, muito alta , acontece que o himalaia, não vai furar para sempre … E logo ele ficará escasso, tinha de haver um jeito de tratar melhor o sal do mar.

    Responder
    • Esse negócio de sal rosa deve ser mito. Fato é que 95% da população não pode pagar por este sal importado. Esse sal rosa faz é a alegria dos importadores. Ele também tem sódio, só que metade da quantidade existente no sal refinado. Os outros minerais podem ser obtidos com outros alimentos. A saída mais saudável é consumir menos sal. Agora, se queres te enganar, tasca sal rosa.

      Responder
      • Eu acredito nos benefícios do sal rosa, gostaria que todos
        pudessem comprá-lo ou que o sal comum, o açúcar a farinha de trigo a carne e todos os alimentos consumimos puros infelizmente não é assim e por isso vemos o aumento de doenças como o câncer aumentarem. Por este motivo uso o sal rosa e outros e alguns alimentos antioxidantes para minimizar os efeitos que estão no mercado. Se as pessoas deixarem de tomar refrigerantes que não alimentam e só fazem mal sobrará dinheiro para comprar algum alimento saudável e quando acabar o sal do Himalaia, empresas estarão produzindo alimentos saudaveis.

        Responder
        • Tens toda a razão, é claro que é verdade, por isso não está disponível para a “massa”, para o gado [pessoas] eles tem entalados, industrializados, transgênicos, panelas de ferro, refrigerantes, sal refinado, açúcar refinada… Todas essas coisas são bem baratas e acessíveis… Agora, as coisas melhores são $$$ apenas pra quem pode… Porque será? Vivemos em uma industria da doença/câncer, ok? Isso sustenta a industria farmacêutica… Dizer que o sal rosa é mentira é o mesmo que dizer que a açúcar refinada tem os mesmos valores refinados da açúcar mascavo, dizer que alimentos orgânicos [livres de agrotóxico] são mentira por serem mais caros… Ah por favor…

          Responder
          • Triste achar que outro ser humano é gado. Dizem que este outro é meu irmão. Para eu que sou “gado” prefiro consumir sal maritmo não refinado. Tem à venda por um preço acessível.

          • Até dá mais força sexual ao homem, basta diluir na água, e beber; depois a mulher que se aguente. Baixa a pressao e sobe o que é preciso de subir. Pode tomar e esperar. Se a mulher prestar é bão.

      • Não sei onde moras,eu moro,em SP capital e aqui, na zona cerealista, eu compro um quilo do sal rosa por R$ 5,00. Quanto ao Cl de sódio, 1000mg do rosa, tem 230mg de cl de sód e o
        sal comum tem 970. Obrigado.

        Responder
        • Nossa Manoel, será que não é falsificado? Eu vi numa loja de produtos naturais e estava R$44,00 o kilo e comprei um vidro com 90 grs por 15,00 reais. Cuidado para não ser enganado. Eu também moro em SP.

          Responder
          • Verdade tb tenho feito uso do sal rosa.
            Esta me ajudando emagrecer e ja tive um alivio considerável na enxaqueca.
            Tb pago caro por ele.
            20 reais 1 saquinho de 100 g